RELATÓRIO ANUAL

PALAVRA DO PRESIDENTE

Ronald Hugo Felder Presidente do Conselho de Administração

Oportunidade para uma reorientação

Não podemos presumir que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a maior benção que pode ocorrer com pessoas e países, porque sempre traz progresso. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, as descobertas e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’.

Citação parcial de Albert Einstein (1879 – 1955)

O Brasil passou por um ano difícil, caracterizado por uma grave crise econômica que já assola nosso país há alguns anos. As pessoas não aguentam mais, todos nós esperamos por tempos melhores e acreditamos que eles de fato chegarão. Contudo, somente esperar, acreditar, criticar e aguardar passivamente não é suficiente, é necessário que façamos a nossa parte, porque juntos seremos mais fortes.

O mesmo também vale para nossa Escola. Graças à boa estrutura, à competente gestão operacional dos diretores, à experiência pedagógica de nossos professores cuidadosamente selecionados e a uma boa organização administrativa, nós podemos ter orgulho de pertencermos a uma associação singular. Nossa Escola consegue superar crises, aprender com elas e se desenvolver constantemente, com foco sempre na máxima qualidade, tanto na área pedagógica quanto na área administrativa. Somos uma escola familiar, que entende como apoiar os alunos e, por meio do ensino orientado para as competências, sabe como exigir o desempenho deles para torná-los jovens responsáveis, independentes e críticos. No Ensino Médio, todos os alunos concluem com sucesso o Programa Internacional IB e a grande maioria adquire o diploma. Paralelamente a isso, os jovens são também preparados para a conclusão do currículo brasileiro e, portanto, para os vestibulares nacionais. O objetivo de cada aluno é ter, ao final, muitas portas abertas para suas diferentes opções. No ano passado, assim como nos outros anos, pudemos comemorar significativos sucessos. Com base nos excelentes resultados do programa IB, nosso grande desafio é manter e até melhorar esse alto padrão, fazendo as adaptações que forem necessárias.

Tudo isso somente será possível se aceitarmos o rápido desenvolvimento mundial e nos adaptarmos à nova mudança digital. Por esse motivo, agradecemos a nossos cantões patronos Basel-Stadt (Sr. Crispin Hugenschmidt) e ao cantão de Aargau (Sr. Frederic Voisard) pelo competente e irrestrito apoio.
Já no mês de abril do próximo ano, teremos nas duas escolas a visita do responsável pedagógico do cantão de Basel-Stadt, o Sr. Pierre Felder, com quem faremos uma intensa troca de experiências e com cujos conselhos e sugestões preciosos daremos um passo à frente. Deve-se sempre lembrar que somos uma escola “Swiss Government Approved” e que somente por meio da reflexão, revisão, melhoria, acompanhamento e aceitação permanentes, em conjunto com outras 17 escolas suíças no mundo, podemos assegurar a alta qualidade sob o nome de Swissness.

Além dos cantões patronos, nós também recebemos os serviços de consultoria da Educationsuisse (diretora Barbara Sulzer Smith) e do BAK – o Departamento Federal de Cultura – (responsável Fiona Wigger). Em conjunto com Bruno Larsen (vice-presidente do Conselho de Administração) e os diretores Marcel Brunner e Marc Schumacher, pudemos participar, em julho, em Berna, da interessante conferência anual das escolas suíças. O tema principal desse encontro foi identificar, em conjunto com as outras 17 escolas, o maior número possível de sinergias, tanto no que diz respeito à diretoria quanto ao conselho de administração, e promover o intercâmbio.

A Educationsuisse e o BAK estão se empenhando ativamente para fazer com que todas as escolas “Swiss Government Approved” possam manter e desenvolver o mesmo alto padrão. Nessa ocasião, nós gostaríamos de expressar à Educationsuisse e ao BAK nosso agradecimento.

Nas duas escolas suíço-brasileiras, em São Paulo e em Curitiba, houve mudanças significativas na organização ao longo de 2018. Jürg Leuenberger, diretor-geral das duas escolas, retornou à Suíça depois de mais de dois anos. A direção das escolas foi reestruturada: os respectivos diretores pedagógicos e a diretora-administrativa (assuntos pedagógicos e econômicos) administram as instituições. Mudanças significativas assim representam um grande desafio, mas também oferecem uma oportunidade. Por esse motivo, estamos contentes que as duas escolas continuam a se desenvolver de forma constante e positiva.

No Conselho de Administração, também houve algumas mudanças por ocasião da eleição de renovação realizada na Assembleia Geral. Após longa participação no Conselho de Administração como membro, vice-presidente e presidente, o Senhor Gunar Hohl não se recandidatou ao cargo. O Conselho de Administração agradece ao Senhor Gunar por seu empenho como presidente na gestão do conselho. Roberto Zürcher (vice-presidente) e Flavia Hesse (membro do Conselho de Administração) também não se recandidataram ao cargo. Agradecemos a Flavia e Roberto pela competente participação no Conselho de Administração.
Estamos contentes em dar as boas-vindas a Jacqueline Hefti Caramurú, Brena Bäumle e Frédéric Drouin como novos membros do Conselho de Administração. Jacqueline Caramurú possui estreitos vínculos com a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo como mãe e pelo seu grande engajamento no Conselho Consultivo; Frédéric Drouin é pai e Brena Bäumle é mãe que têm filhos que estudam ou que estudaram em nossa Escola.

O Conselho de Administração também passou por mudanças operacionais e agora coopera muito de perto com os diretores na orientação estratégica e administrativa da Escola, sem interferir, no entanto, em questões pedagógicas e operacionais. Essa mudança significa uma maior participação de todos os membros do Conselho de Administração. A novidade é que, a partir deste ano, a reunião mensal do Conselho de Administração é realizada alternativamente em São Paulo e em Curitiba.

Para cumprirmos nossas elevadas metas relacionadas à educação otimizada e direcionada para o futuro de nossos alunos e alunas, precisamos do apoio e da cooperação do Conselho de Administração, do Conselho Consultivo, do Conselho Fiscal, da diretoria, das diretorias escolares, do corpo docente, dos colaboradores, mas também dos consulados suíços (cônsul-geral Urs Brönnimann e cônsul Xaver Schönbächler), que participam ativamente de todas as nossas reuniões do Conselho de Administração e atuam como interface com o BAK; também contamos com o auxílio da embaixada suíça (Sr. Andrea Samedani), de patrocinadores do setor privado e da Câmara de Comércio Suíço-Brasileira em São Paulo. A todos os nossos agradecimentos.

O Conselho de Administração também agradece principalmente aos pais por seu engajamento e por sua confiança em nosso trabalho, assim como a todos os colaboradores por seu incansável empenho em prol da comunidade escolar e do desenvolvimento dos educandos.

Para finalizar, gostaríamos de agradecer a todas as nossas crianças e a nossos alunos: são eles que estão no centro e é a eles que pertence o futuro.

Ronald Hugo Felder
Presidente do Conselho de Administração

Conselho de Administração

Presidente

Ronald Hugo Felder

Vice-Presidente

Bruno Larsen

Conselheiros

Alfredo Attié Jr.

Brena Pimentel Bäumle

Frédéric Roger Maurice Yannick Drouin

Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer

Jacqueline Louise Hefti Caramurú

Marcel Salzmann

Manuela Esther Merki

Conselho Fiscal

Membros

Efetivos

Sérgio Renato Tinguely

Werner Stettler

Conselho Consultivo

Membros Obrigatórios

Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo

Cônsul da Suíça em São Paulo                          

Urs Brönnimann

Xaver Schönbächler

Representantes do Corpo Docente

Heitor França

Presidente anterior do Conselho de Administração

Gunar Hohl

Membros Eleitos

Sergio Mestieri Chammas

EDITORIAL DA DIREÇÃO ESCOLAR

Organização Pais e Escola

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O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba compartilha da visão geral de que a educação é um projeto conjunto entre os pais e a escola. Nessa parceria, ambos têm suas tarefas e responsabilidades separadas, embora possa haver sobreposições.

 

A formação é, em primeiro lugar, uma responsabilidade da escola e a educação é, principalmente, uma responsabilidade dos pais. No entanto, a educação também acontece na escola e, é claro, os pais também ensinam seus filhos – de modo que as competências não podem ser claramente separadas, criando superfícies de atrito. Para evitar conflitos, é fundamental que os pais e a escola – de preferência em conjunto com os filhos – dialoguem constante e construtivamente.

 

A fim de promover ainda mais a confiança necessária para a comunicação entre os pais e a escola, uma nova organização de pais, nomeada “Eltern und Schule” (Pais e Escola), foi fundada no ano passado. Entre os seus objetivos estão a expansão da cooperação dos pais nos eventos escolares, o trabalho em rede desses familiares, especialmente os recém-chegados à escola, bem como a inclusão de ex-alunos na comunidade escolar e o uso de experiências pessoais dos pais, por exemplo, para palestras aos outros pais ou a realização de excursões.

01 - Especial - Eltern und Schule para Tico Tico ale

Dia Pedagógico 15/10

No dia 15 de outubro, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba organizou pela primeira vez um Dia Pedagógico na Primavera. Para isso, o corpo docente e a gestão pedagógica foram até o Rancho Caminho das Águas. O objetivo do encontro foi a capacitação e o desenvolvimento da equipe docente por meio do trabalho conjunto sobre o desenvolvimento da qualidade do ensino. Em workshops com grupos mistos de professores que atuam em diferentes níveis de ensino, foram elaborados os cenários escolares mais concretos sobre a diferenciação em sala de aula. Esse trabalho em conjunto também proporcionou uma oportunidade para atualizar métodos de ensino concretos e formas sociais de ensino já conhecidas.

Aprendizagem de Competências em Geral

O ensino voltado às competências baseia-se na percepção de que apenas o ensino holístico pode proporcionar uma aprendizagem real e sustentável para toda a vida, além de que é sempre orientado para a ação. No ensino baseado em competências, o conteúdo das disciplinas serve como um veículo para a aquisição da autocompetência e da competência social, que são imprescindíveis para a vida pessoal e profissional. Evidentemente, os alunos devem continuar a aprender certos conteúdos de cor, pois “memorizar” é também uma competência para a vida.

 

No Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, os professores são apoiados e incentivados a planejar e a realizar suas aulas da melhor forma para que os alunos tenham a maturidade necessária para uma carreira universitária de sucesso e uma vida bem-sucedida. As competências não podem ser adquiridas pelos alunos exclusivamente em sala de aula. Por esse motivo, desde a Educação Infantil, existem inúmeros projetos, nos quais os nossos alunos devem demonstrar suas competências em situações reais. Acima de tudo, eles aprendem que é importante estar ativo, ou seja, sair da zona de conforto, realizar o que é planejado e refletir constantemente sobre as ações.

 

 

GIN e TED ed

A fim de explorar e desenvolver ainda mais as competências de nossos alunos no Ensino Médio, organizamos uma série de projetos. Dois deles são parte integrante de uma rede internacional de educação. Ou seja, diversas outras escolas no mundo fazem parte ao mesmo tempo, tornando os projetos ainda mais importantes, pois, além de trabalharem a individualidade e a própria comunidade escolar, nossos alunos conseguem ampliar globalmente seus horizontes, quesito necessário na vida contemporânea.

 

Um desses projetos é o GIN (Global Issues Network), que visa à produção de artigos, apresentações, conceitos e estudos de assuntos ligados às preocupações globais, principalmente de sustentabilidade: uso e gasto de energia, lixo, alimentação, eliminação de produtos nocivos à natureza, entre outros.

Em 2018, um grupo de alunos do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba desenvolveu um trabalho de conscientização para evitar o desperdício de alimentos. Toda a escola (alunos, professores, pais e funcionários) foi envolvida, inclusive o restaurante. O bom resultado foi obtido depois de alguns meses: tivemos uma redução de 50% no nível de desperdício de alimentos!

 

Como forma de estender o que foi realizado no Colégio, os alunos partem em abril de 2019 para a conferência internacional, no Peru, para dividir seus trabalhos e resultados com outras escolas de diversos países.

Pensando na mesma linha, mas ampliando as possibilidades de temas, o projeto TED-Ed é desenvolvido entre os alunos, que produzem vídeos de conferências (aproximadamente de 15 minutos) sobre diversos assuntos (os temas normalmente são livres). O importante, nesse caso, é que toda a preparação, organização, pesquisa, divisão de assuntos e gravação são de responsabilidade dos próprios alunos (com a ajuda, naturalmente, de professores). Em 2018, foram realizados três vídeos de diversos assuntos que serão exibidos em nossa comunidade escolar e, possivelmente, compartilhado entre os inscritos do canal TED-Ed pelo mundo todo.

 

É importante ressaltar que, além de desenvolver as competências e habilidades de aprendizagem entre nossos alunos, procuramos também fazer sentido prático para nossa sociedade, ou seja, são ideias e realizações que transcendem as salas de aula.

 

TOK

 

TOK (Theory of Knowledge) é uma das matérias centrais do programa internacional IB. Como se sabe, os alunos escolhem as suas matérias divididas em seis áreas de conhecimento (Artes, Língua 1, Língua 2, Ciências, Matemática e Sociedade/indivíduos). Além dessas áreas, os alunos fazem o programa CAS (Criatividade, Atividade e Serviço), escrevem um ensaio na área desejada e cursam as aulas de TOK.

 

Normalmente, os professores de TOK têm formação em Filosofia ou Sociologia, porém, não há regras fixas para se tornar professor dessa disciplina. O que importa, de fato, é entender que os questionamentos desenvolvidos dentro dessa disciplina são aqueles essenciais para a formação do aluno IB. Ou seja, a forma de perguntar, pesquisar, desenvolver ideias e apresentá-las são parte do que se estuda em TOK. É importante entender, nesse sentido, que a forma adequada para se questionar os conhecimentos, confrontá-los e desenvolvê-los reside, segundo TOK, na pergunta central e básica: “How do you know?”.

 

Sendo assim, TODOS os professores IB DEVEM ser professores de TOK (direta ou indiretamente). O que desenvolvemos no Colégio Suíço-Brasileiro é uma escala na qual todos os professores fazem workshops de TOK e se tornam, ao longo de dois anos, professores dessa disciplina, dividindo o trabalho com o professor principal de Teoria do Conhecimento. Dessa forma, sempre temos dois professores trabalhando diretamente com os alunos nessa matéria e, consequentemente, todo o grupo de professores usando as ideias, os pensamentos e o desenvolvimento fundamental da filosofia IB.

Sustentabilidade

Uma das funções mais importantes de uma escola, de modo geral, é ser um elemento que permita que o indivíduo (aluno) esteja entre a sociedade e a família. Não podemos negar, dessa forma, que os assuntos de importância social são urgentes e devem ser, mais do que apenas ensinados, praticados por todos os cidadãos de modo a contribuir com o desenvolvimento do espaço em que vivemos.

 

Assim, optamos por uma educação voltada para o desenvolvimento de competências que permitam aos nossos alunos usá-las de diversas formas e em muitas ocasiões. Entender o espaço em que moramos, seus problemas, as possíveis soluções ou os caminhos a serem tomados é importante para que isso aconteça de forma efetiva.

 

Pensando de uma forma mais pragmática e essencial, oficializamos em nossa escola a criação de um grupo para lidar com assuntos de sustentabilidade. A equipe reúne professores, alunos e membros da gestão com a finalidade de movimentar, de forma ampla, e abranger o maior número possível de ações e pessoas envolvidas. As competências de nossos alunos e professores são usadas a fim de conseguirmos interagir com nossa comunidade escolar, identificando pontos críticos, os quais precisam ser mais bem trabalhados e desenvolvidos.

 

Para tanto, essa equipe começou sua atuação em três frentes distintas:

 

1. Incentivando os alunos (do Fundamental 2 e do Ensino Médio) a participarem do projeto GIN (Global Issues Network). Ou seja, o tema de interesse global a ser trabalhado ao longo do ano foi “como evitar o desperdício de alimentos em nosso dia a dia”. Eles planejaram, nesse caso, uma campanha com apelo bastante visual e informativo, alcançando a conscientização (e prática) de muitas pessoas.

 

 

2. O aproveitamento de nosso espaço verde para a criação e cuidado do Bosque Suíço, cultivo de produtos orgânicos em nossa Horta Comunitária e plantio de outras plantas medicinais e chás em espaços “esquecidos” pela escola. Sendo assim, todos os alunos, a partir do 2º ano do Fundamental 1 até o Ensino Médio, trabalham nesses aspectos, organizando atividades pedagógicas e práticas nesses espaços naturais.

 

3. Plástico 0. Durante o dia a dia em nossa escola, todos os alunos, professores e funcionários têm suas próprias canecas ou garrafas para água, café, chá etc. Em todos os eventos festivos que organizamos, oferecemos, por um valor simbólico, uma caneca feita de fibra de coco. Assim, todos os visitantes podem participar do nosso projeto de Plástico 0. Eliminamos também o uso de talheres e pratos plásticos quando oferecemos a alimentação.

 

Além dessas três linhas principais, estamos sempre abertos e disponíveis para outras ações de desenvolvimento social que nossa comunidade escolar possa sugerir. Recentemente, por exemplo, fomos presenteados pela Embaixada Suíça de Brasília com uma estação meteorológica que fornece, assim como outras espalhadas em diversas escolas pelo mundo, muitos dados ligados ao clima mundial. Essas informações são recolhidas em uma central.

 

Dessa forma, outros projetos podem surgir em nossa comunidade escolar, realçando o uso das competências como motor propulsor, a fim de melhorar o nível de desenvolvimento social dentro e fora dela.  

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Avaliação Baseada em Competências

A matriz curricular define o que os alunos podem e devem aprender na escola para atender a futuras exigências, por exemplo na família, na profissão e na sociedade. A Matriz Curricular 21 e a Base Nacional Comum Curricular descrevem e definem as competências e temas multidisciplinares, assim como as competências específicas para o nosso Colégio.

No início do ano letivo de 2018, no 1º ano do Ensino Fundamental, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba introduziu uma avaliação voltada a competências em forma de um parecer descritivo.

 

Em cada matéria, as contribuições orais, práticas e escritas dos alunos formam a base para a avaliação. No entanto, não apenas os resultados, mas também o progresso da aprendizagem, os trabalhos individuais e em grupo, bem como as competências sociais são levados em consideração.

Semanas IB

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No período de abril a novembro de 2018, foram realizadas semanas de atributos IB no nosso Colégio, com ênfase nos dez atributos do IB Learner Profile.

 

As crianças da Educação Infantil e os alunos do Ensino Fundamental e Médio participaram, de forma ativa e engajada, das semanas IB. Os atributos IB já faziam parte do trabalho pedagógico da Educação Infantil, no entanto, durante as semanas do projeto, de forma mais intensa e específica, os professores trabalharam com diferentes métodos de aprendizagem e estudo. Cada turma da Educação Infantil se dedicou ao atributo escolhido e, assim, surgiram ótimos projetos e bons conhecimentos. Eles foram apresentados e documentados na entrada do Colégio em forma de uma pequena exposição.

 

No Ensino Fundamental, foi realizado um método de ensino referente a cada atributo e, em seguida, divulgado na homepage do Colégio.

 

No Ensino Médio, foram elaborados trabalhos sobre um atributo e apresentados aos alunos do Ensino Fundamental. Isso proporcionou a toda a comunidade escolar, alunos e pais, uma consciencialização para os atributos IB. 

IB Caring na Aula de Educação Física

A fim de colocar em prática as competências do IB (IB Learner Profile), alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio desenvolveram, a cada semana previamente determinada, atividades em todas as disciplinas relacionadas a cada um dos 10 atributos.

 

Os alunos do 6º ano A e B trabalharam o Atributo IB “Caring” durante as aulas de Educação Física. Para que fosse possível conciliar o atributo às aulas, vivenciaram diferentes paradesportos, entre eles o Goalball.

 

O Goalball é uma prática esportiva destinada aos deficientes visuais. Portanto, os alunos necessitavam estar vendados para que a atividade acontecesse. Além disso, todos os outros alunos, que estavam de fora (aguardando a sua vez), precisavam ficar em total silêncio. No início de cada partida, para que conseguissem se posicionar no campo de jogo, os alunos vendados necessitavam da ajuda de um dos colegas de classe.

 

O objetivo de incluir paradesportos nas atividades escolares transcende o ambiente da quadra. Neste caso, faz com que os alunos tenham empatia e despertem um olhar mais próximo em relação às dificuldades enfrentadas por portadores de deficiência, fortalecendo sentimentos como solidariedade, inclusão social e respeito ao próximo e às diferenças.

Ampliação das Mídias Sociais

Em janeiro de 2018, o Colégio iniciou as atividades de ampliação dos seus canais de mídias sociais, com a finalidade de compartilhar e prover mais informações da rotina escolar, como também atualizar a comunidade sobre as importantes datas e eventos do ano letivo. Atualmente, o Colégio está ativo nas seguintes plataformas: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube e Sound Cloud.

 

Além disso, iniciamos em 2018 a produção de artigos educativos com conteúdos relevantes a todo o âmbito escolar, contendo curiosidades, histórias, estatísticas e uma grande diversidade de informações relacionadas à cultura, costumes e filosofia do Colégio Suíço-Brasileiro. 

 

Os acessos aos artigos, assim como as informações de acessos às nossas redes sociais, podem ser encontrados na nossa homepage oficial: www.chpr.aesb.com.br

Capacitação dos Professores

 

No Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, atribuímos grande importância à educação continuada e à capacitação, a fim de garantir o profissionalismo da comunidade escolar e adaptação à constante mudança do Colégio.

 

Neste contexto, seis professores visitaram várias escolas na Suíça, incluindo a inovadora “Oberstufe”, em Wädenswil, no Cantão de Zurique, o “Freie Gymnasium”, em Berna, e a “Kantonsschule”, em Aarau. Os professores aprenderam sobre os conceitos de ensino e aprendizagem, o aprendizado autônomo e formas avançadas de aprendizado.

 

Além disso, no final de agosto, quatorze professores de língua alemã participaram do Congresso Brasileiro dos Professores de Alemão em Curitiba e discutiram questões sobre como ministrar no futuro aulas de Alemão.

 

Posteriormente, as competências metodológicas apresentadas durante o congresso foram expostas no grupo dos professores de Alemão.

 

Ao mesmo tempo, as visitas institucionalizadas dos colegas em sala de aula possibilitaram aos professores trocar constantemente exemplos de boas práticas e refletir sobre suas próprias aulas.

 

Também, durante os Dias de Planejamento, ocorreram impulsos para a orientação de competência e eventos teóricos e práticos, os quais são sempre eficazes para garantir a qualidade do ensino no nosso Colégio.

 

 

Saúde e Segurança no Colégio

Preocupado com a saúde e com a segurança dos funcionários e dos alunos, o Colégio Suíço-Brasileiro tem investido tempo, recursos financeiros, pessoais e apoio para a manutenção de um ambiente de trabalho adequado e estimulador para os colaboradores, além de capacitá-los para que possam estar preparados para uma situação de risco ou emergência.

Esse tipo de medida acaba por unir os integrantes da equipe e contribui para que a proatividade ocorra de forma espontânea e eficaz.

 

A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde. No momento, essa comissão é composta por 8 membros devidamente capacitados que se reúnem mensalmente para discutir aspectos referentes à proatividade e à busca de possíveis melhorias identificadas. A Cipa é renovada anualmente: a partir de janeiro de 2019, iniciar-se-á um novo mandato.

 

No ano de 2018, o Colégio investiu também em uma equipe de Brigada de Incêndio com formação mais ampla. O Colégio já havia oferecido vários cursos de treinamento. Essa equipe mais especializada foi composta por 22 funcionários que participaram do treinamento interno e externo de 20 horas de aprofundamento com a empresa Cadenas. Durante o treinamento, os colaboradores foram capacitados a prevenir e a combater incêndio e também a atuar nos primeiros socorros.

Atrelado a essa brigada, duas simulações de evacuação de área foram organizadas no ano. A equipe da CIPA e da Brigada atuaram de forma conjunta para realizar esse procedimento. A última simulação foi realizado no mês de outubro com o Ensino Fundamental e Ensino Médio. As datas do plano de evacuação foram enviadas no calendário letivo para aprovação do Núcleo de Educação, cumprindo, assim, a legislação vigente da Secretaria de Estado de Educação com a Instrução nº 024/2012 SEED/SUED: Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola.

 

Por razões de respeito às etapas do plano, a Educação Infantil permaneceu fora da simulação de evacuação. Todos os colaboradores e alunos seguiram o plano de abandono e evacuaram o prédio. Reuniram-se na quadra, local pré-definido. Para os alunos, nem sempre é agradável participar desse tipo de evento, mesmo que ele dure em média apenas 5 minutos. Os adultos, porém, reconhecem o valor de possuir um plano para qualquer eventualidade e possuem uma conduta padronizada e planejada. Nosso intuito é despertar, junto aos alunos, a importância dessa ação. Em dezembro, durante os dias de planejamento dos professores, a equipe da Brigada de Emergência reforçou com todos os colaboradores as regras de evacuação e alguns pontos destacados como possibilidade de melhoria. Esses itens foram apurados na reunião de feedback da Brigada e CIPA e foram registrados em ata após as simulações práticas.

 

Além disso, em 2018, também foram realizados dois treinamentos de combate ao incêndio. O objetivo para o ano de 2019 é que todos os colaboradores sejam capacitados interna e externamente nesse quesito e que toda a Instituição de Ensino participe ativamente.

 

A Brigada de Incêndio será cada vez mais numerosa, visando à própria segurança dos colaboradores e dos discentes. No início do ano letivo de 2019, a próxima equipe de Brigada será formada.

 

O Colégio busca, desta forma, adequar-se ao Decreto maior nº 4837/12, atendendo medidas básicas de segurança, não somente contra incêndio, mas também em situações de pânico e desastre natural.

 

Essa Comissão está devidamente implantada e busca desenvolver-se a cada nova situação.

 

 

Ampliação da Cultura de Feedback

O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba sente-se comprometido com a cultura da qualidade e busca melhoria contínua dentro da escola. Isso só pode ser alcançado se o maior número possível de partes interessadas estiver envolvido no processo de feedback. Por esse motivo, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba começou a institucionalizar novas formas de feedback em 2018. Durante o ano, por meio do primeiro feedback dos professores para a Gestão sobre a qualidade do desenvolvimento escolar e o primeiro feedback on-line dos pais sobre a qualidade educacional da escola, experimentamos novas ferramentas. O intuito é realizar o mesmo processo no ano de 2019, de modo que se torne parte integrante da cultura escolar. Ao avaliar os feedbacks, a Gestão recebeu ideias valiosas, obteve conhecimentos interessantes, conseguiu visualizar alguns “pontos cegos” e fez uso dessas informações para o desenvolvimento da qualidade.

Cultura da Paz

A integração dos pais com a comunidade escolar não garante somente a melhoria da base de confiança entre o Colégio e a família, mas serve também para usufruir dos conhecimentos profissionais dos pais.

Há um ano, o projeto de mediação “Cultura da Paz” foi fundado pelos pais. Seu objetivo é prevenir o bullying entre os alunos, buscar soluções e romper o silêncio na comunidade escolar para alcançar uma atitude positiva em relação ao clima e à cultura escolar.

 

Nesse contexto, o grupo de mediação dos pais organizou uma palestra sobre o tema, a fim de sensibilizar os alunos. Além disso, o grupo de mediação montou uma caixa de diálogo para os alunos no hall da entrada do Colégio. Foram criadas estruturas no nível escolar para uma ação clara contra violações de regras. No grupo dos professores, o tópico foi discutido preventivamente. Além disso, os alunos do Ensino Fundamental 2 elaboraram uma mascote como símbolo da paz.

 

O projeto “Cultura para a Paz” e todas as medidas tiveram um efeito positivo no clima escolar e na nossa cultura escolar.

Desenvolvimento da Língua Alemã

A língua é a chave para a educação e a participação na sociedade. Portanto, a educação linguística e a promoção da linguagem de crianças e jovens em nosso Colégio são muito importantes. Consequentemente, os professores de Alemão definiram como foco as competências linguísticas, projetos e a promoção da linguagem.

 

No ano letivo de 2018, a promoção da leitura foi um fator-chave. Foram criados estímulos especiais de leitura para os alunos e desenvolvida uma cultura perceptível de leitura nas salas de aula. Os professores de Alemão realizaram o dia do projeto de leitura em 13 de novembro de 2018, com o lema ”Ler traz esperteza”. Além disso, aconteceram concursos de leitura, que tiveram como objetivo motivar os alunos para a aprendizagem da língua alemã, em especial para a leitura criativa, e para promover o intercâmbio entre as escolas de língua alemã. Introduzimos também o programa de promoção de leitura digital, o Antolin.

 

Outro aspecto da linguagem é que ela não significa apenas falar, pois a linguagem é um modo de vida. É por isso que realizamos o projeto de debates no Ensino Médio. Ao debater, essa ideia surge por si só. Não se trata apenas de ensino de idiomas, mas também de desenvolvimento pessoal, formação de opinião e, muitas vezes, também de formação política.

 

 

DADOS REFERENTES AO ANO LETIVO 2018

Colaboradores

GESTÃO DO COLÉGIO  

Diretor-Executivo

Marc Schumacher

Diretora escolar 

Denise Spredemann Friesen

Coordenador Pedagógico 9º ano do EF à 4ª série do EM 

Carlos Machado Jr.

Coordenadora Pedagógica  EF 2º ao 8º ano

Monique Simone Veith Oviedo Guarderas

Coordenadora Pedagógica Educação Infantil e EF  até 1º ano

Petra Klara Katharina Blomeyer

Gerente Financeiro 

Edgar Pereira dos Santos

Gerente Administrativa

Christiane Luise Obst

Gerente TI

Luiz Gustavo Ortigara

Estrutura Pedagógica e Alunos Matriculados

Alunos matriculados

 

Suíços

Brasileiros e

Outras Nacionalidades

Total

Infantil II e III

3

64

67

Infantil IV e V

6

78

84

Educação Infantil

9

142

151

1º ano

3

42

45

2º ano

4

46

50

3º ano

2

42

44

4º ano

4

37

41

5º ano

1

37

38

Ensino Fundamental I

14

204

218

6º ano

37

37

7º ano

4

41

45

8º ano

1

42

43

9º ano

3

36

39

Ensino Fundamental ll

8

156

164

1ª série

3

25

28

2ª série

1

37

38

3ª série

3

22

25

4ª série

2

14

16

Ensino Médio

9

98

107

Total – Início do Ano Letivo

40

600

640

 

 

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS NO PRIMEIRO DIA LETIVO

Diplomas

 

Diplomas de língua

Língua

Exame

Participantes

Aprovados

Aprovados %

Alemão

 


A1

40

33

83%

A2

55

50

90%

DSD – I (A2/B1)

51

51

100%

DSD – II (B2/C1)

10

9

90%

Francês

 

DELF A2

2

2

100%

DELF B2

1

1

100%

DALF C1

1

1

100%

Inglês

 

PET

34

32

94%

CAE

10

9

90%

CPE

1

1

100%

APROVAÇÃO INTERNACIONAL BACCALAUREATE DIPLOMA

Carreira dos Formandos

ÁREAS DE INTERESSE – 2014 A 2018

BASE DE CÁLCULO: DE 76 FORMANDOS NO PERÍODO DE 2014 A 2018

Universidades frequentadas no Brasil – Período de 2014 a 2018

BASE DE CÁLCULO: DE 59 FORMANDOS, NO PERÍODO DE 2014 A 2018, 42 ALUNOS ENTRARAM EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Universidades frequentadas no exterior – Período de 2014 a 2018

Base de cálculo: de 59 Formandos, no perído de 2014 a 2018, 17 alunos entraram em universidades no exterior

EVENTOS

• Dias de Planejamento

• Primeiro dia de aula

• Primeira assembleia do Schülerparlament -Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

• Passeio e piquenique no Bosque Municipal de Pinhais – alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

• Passeio à “Vila dos Animais” – alunos do Acompanhamento Matutino

• Visita ao Museu de Arte Indígena – alunos do 3º ano do Ensino Fundamental

• Participação no evento BRAMUN em Salvador-o maior evento nacional de simulação da ONU – alunos do 9º ano à 4ª série do Ensino Médio

• Participação no Concurso Internacional “Canguru de Matemática” – alunos do 5º ano ao Ensino Médio

• Visita à Agência dos Correios – alunos do 3º ano do Ensino Fundamental

• Passeio à Chácara Tio Miro Acampamento – alunos do Acompanhamento Vespertino

• Primeira assembleia do Schülerparlament – Ensino Fundamental 1

• Dia Esportivo – Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

• Dia de Integração Educação Infantil

• Semana de Estudos 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1

• Reunião sobre o projeto „Educação Infantil sem brinquedos industrializados“ – pais do Infantil V 

• Passeio ao “Rancho Caminho das Águas” – crianças do Infantil IV

• Semana da Língua Alemã

• Participação do curso “Aprendendo E… Vivendo!”, programa para a prática educativa de transito – alunos do 5º ano

• Entrega dos diplomas de proficiência em línguas estrangeiras (Alemão, Inglês e Francês) e ICDL (Informática)

• Início das provas IB – alunos da 4ª série do Ensino Médio

• Reunião do Schülerparlament -Ensino Fundamental 1

• Passeio pelos parques e praças de Curitiba – alunos da 1ª série do Ensino Médio

• Dia da Família

• Passeio e piquenique no Bosque Municipal de Pinhais – crianças do Infantil V 

• Visita ao Solar do Barão – Fundação Cultural de Curitiba – alunos da 1ª série do Ensino Médio

• Participação na simulação da ONU realizada pela escola alemã Humboldt Schule em São Paulo – alunos do Ensino Médio

• Noite de talentos

• Palestras de pais participantes do projeto “Cultura para a paz” – turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio

• Olimpíada de Matemática – alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

• Visita ao “Instituto Cervantes” – alunos do curso de Espanhol

• Evento interno „Jugend debattiert“ (jovens debatem) – alunos do Ensino Médio

• Reunião do Schülerparlament – Ensino Fundamental 1

• Visita à Biblioteca Pública de Curitiba – alunos do 1º ao 5º ano (Acompanhamento Vespertino)

• Festa Junina

• Reunião de encerramento do projeto “Educação Infantil sem brinquedos industrializados” – pais do Infantil V

• Visita ao Museu de História Natural do Capão da Imbuia – alunos do Infantil II a V (Acompanhamento Vespertino)

• Viagem de intercâmbio ao Canadá – alunos do 9º ano e do Ensino Médio

• Reunião do Schülerparlament

• Término do 1º semestre

• Semana de Planejamento para os professores 

• CAS – Início dos projetos – alunos da 2ª série do Ensino Médio

• Início do 2º semestre

• Comemoração do Dia Nacional da Suíça

• Reunião do Schülerparlament

• Torneio esportivo – alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio

 • Apresentação de canções em alemão no Bosque Alemão – alunos do 3º ano do Ensino Fundamental

• Passeio à Chácara Mata Nativa – alunos do Acompanhamento Vespertino

• Evento SMUN (Simulação das Nações Unidas) – alunos do Ensino Médio

• Provas escritas de Alemão DSD 1 e DSD 2 – alunos do 9º ano à 4ª série do Ensino Médio

• Festa da Lanterna na Educação Infantil

• Visita ao Centro Universitário UNICURITIBA para participação no evento do JÚRI SIMULADO – alunos da 2ª à 4ª série do Ensino Médio

• Semana da Língua Francesa

• Visita à Casa da Mulher Brasileira” – alunos da 2ª série do Ensino Médio (CAS)

 

   

• Workshops com o tema “Bullying” do projeto „Cultura para a paz“ – alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio

• Visita ao Zoológico – alunos do Infantil V

• Passeio ao Centro de Curitiba – alunos da 2ª série do Ensino Médio

• Feira Medieval no Colégio – alunos da 2ª série do Ensino Médio

• Reunião do Schülerparlament

• Provas orais de Alemão DSD I e II – alunos do 9º ano ao Ensino Médio

• Visita à Biblioteca Pública do Paraná em Curitiba – alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

• Passeio à Chácara Reserva Serelepe“ – crianças do Infantil II e III

• Dia da Família – Educação Infantil

• Fundação oficial da Organização “Pais e Escola”

• Período de rematrícula

• Semana de Estudos – 6º ano à 3ª série do Ensino Médio

• Semana de Economia na Escola Suíço-Brasileira de São Paulo – alunos da 4ª série do Ensino Médio

• Passeio à “Chácara Terra Viva” – crianças da Educação Infantil

• Passeio ao “Rancho Caminho das Águas” – alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

• Dia Pedagógico dos professores no “Rancho Caminho das Águas”

• Atividades sociais no Hospital Angelina Caron – alunos da 2ª série do Ensino Médio (CAS)

• Visita à Sociedade Crescer – alunos do Ensino Médio (CAS)

• Feira de Conhecimento e Feira do Livro

• Provas de Alemão DSD A1 e A2 – alunos do Ensino Fundamental 2

• Entrega dos certificados do Schülerparlament

• Reunião referente à transição para o 6º ano – pais do 5º ano

• Reunião referente à transição para o 1º ano do Ensino Fundamental – pais do Infantil V

• Passeio ao “Rancho Caminho das Águas” – crianças do Infantil III

• Coquetel para os Pais Representantes

• Passeio ao Parque Mikewood  – alunos do Acompanhamento Matutino e Vespertino

• Participação no evento SALMUN em Salvador – alunos do Ensino Médio

• Visita ao Laboratório de Física da UFPR – alunos IB

• Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração

• Bazar e Mercado de Pulgas

• Passeio ao Parque Mikewood  – alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental

• Almoço de integração – 3º ano A e B do Ensino Fundamental

• Passeio à Morretes e Paranaguá – alunos do 5º ano

• Passeio ao „Centro Cívico“ – alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

• Passeio à „Chácara Terra Viva“ – alunos do 3º ano do Ensino Fundamental

• Apresentação da peça de teatro “Le Petit Prince” pelos alunos do curso de teatro – para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, colaboradores e pais

• Feira de livros usados

• Visita do São Nicolau na Educação Infantil e no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

• Passeio à “Chácara Caminho das Águas” – crianças do Infantil V

• Formatura no Restaurante Madalosso – alunos do 9º ano e da 4ª série do Ensino Médio

• Jogos Olímpicos no Colégio – alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental

• Confecção do cone escolar – alunos e pais do Infantil V

• Festa de confraternização de final do ano – colaboradores e Membros do Conselho de Administração de Curitiba

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