Oportunidade para uma reorientação
Não podemos presumir que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a maior benção que pode ocorrer com pessoas e países, porque sempre traz progresso. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, as descobertas e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’.
Citação parcial de Albert Einstein (1879 – 1955)
O Brasil passou por um ano difícil, caracterizado por uma grave crise econômica que já assola nosso país há alguns anos. As pessoas não aguentam mais, todos nós esperamos por tempos melhores e acreditamos que eles de fato chegarão. Contudo, somente esperar, acreditar, criticar e aguardar passivamente não é suficiente, é necessário que façamos a nossa parte, porque juntos seremos mais fortes.
O mesmo também vale para nossa Escola. Graças à boa estrutura, à competente gestão operacional dos diretores, à experiência pedagógica de nossos professores cuidadosamente selecionados e a uma boa organização administrativa, nós podemos ter orgulho de pertencermos a uma associação singular. Nossa Escola consegue superar crises, aprender com elas e se desenvolver constantemente, com foco sempre na máxima qualidade, tanto na área pedagógica quanto na área administrativa. Somos uma escola familiar, que entende como apoiar os alunos e, por meio do ensino orientado para as competências, sabe como exigir o desempenho deles para torná-los jovens responsáveis, independentes e críticos. No Ensino Médio, todos os alunos concluem com sucesso o Programa Internacional IB e a grande maioria adquire o diploma. Paralelamente a isso, os jovens são também preparados para a conclusão do currículo brasileiro e, portanto, para os vestibulares nacionais. O objetivo de cada aluno é ter, ao final, muitas portas abertas para suas diferentes opções. No ano passado, assim como nos outros anos, pudemos comemorar significativos sucessos. Com base nos excelentes resultados do programa IB, nosso grande desafio é manter e até melhorar esse alto padrão, fazendo as adaptações que forem necessárias.
Tudo isso somente será possível se aceitarmos o rápido desenvolvimento mundial e nos adaptarmos à nova mudança digital. Por esse motivo, agradecemos a nossos cantões patronos Basel-Stadt (Sr. Crispin Hugenschmidt) e ao cantão de Aargau (Sr. Frederic Voisard) pelo competente e irrestrito apoio.
Já no mês de abril de 2019, teremos nas duas escolas a visita do responsável pedagógico do cantão de Basel-Stadt, o Sr. Pierre Felder, com quem faremos uma intensa troca de experiências e com cujos conselhos e sugestões preciosos daremos um passo à frente. Deve-se sempre lembrar que somos uma escola “Swiss Government Approved” e que somente por meio da reflexão, revisão, melhoria, acompanhamento e aceitação permanentes, em conjunto com outras 17 escolas suíças no mundo, podemos assegurar a alta qualidade sob o nome de Swissness.
Além dos cantões patronos, nós também recebemos os serviços de consultoria da Educationsuisse (diretora Barbara Sulzer Smith) e do BAK – o Departamento Federal de Cultura – (responsável Fiona Wigger). Em conjunto com Bruno Larsen (vice-presidente do Conselho de Administração) e os diretores Marcel Brunner e Marc Schumacher, pudemos participar, em julho, em Berna, da interessante conferência anual das escolas suíças. O tema principal desse encontro foi identificar, em conjunto com as outras 17 escolas, o maior número possível de sinergias, tanto no que diz respeito à diretoria quanto ao conselho de administração, e promover o intercâmbio.
A Educationsuisse e o BAK estão se empenhando ativamente para fazer com que todas as escolas “Swiss Government Approved” possam manter e desenvolver o mesmo alto padrão. Nessa ocasião, nós gostaríamos de expressar à Educationsuisse e ao BAK nosso agradecimento.