RELATÓRIO ANUAL

PALAVRA DO PRESIDENTE

Ronald Hugo Felder

Oportunidade para uma reorientação

Não podemos presumir que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a maior benção que pode ocorrer com pessoas e países, porque sempre traz progresso. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, as descobertas e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’.

Citação parcial de Albert Einstein (1879 – 1955)

 O Brasil passou por um ano difícil, caracterizado por uma grave crise econômica que já assola nosso país há alguns anos. As pessoas não aguentam mais, todos nós esperamos por tempos melhores e acreditamos que eles de fato chegarão. Contudo, somente esperar, acreditar, criticar e aguardar passivamente não é suficiente, é necessário que façamos a nossa parte, porque juntos seremos mais fortes.

O mesmo também vale para nossa Escola. Graças à boa estrutura, à competente gestão operacional dos diretores, à experiência pedagógica de nossos professores cuidadosamente selecionados e a uma boa organização administrativa, nós podemos ter orgulho de pertencermos a uma associação singular. Nossa Escola consegue superar crises, aprender com elas e se desenvolver constantemente, com foco sempre na máxima qualidade, tanto na área pedagógica quanto na área administrativa. Somos uma escola familiar, que entende como apoiar os alunos e, por meio do ensino orientado para as competências, sabe como exigir o desempenho deles para torná-los jovens responsáveis, independentes e críticos. No Ensino Médio, todos os alunos concluem com sucesso o Programa Internacional IB e a grande maioria adquire o diploma. Paralelamente a isso, os jovens são também preparados para a conclusão do currículo brasileiro e, portanto, para os vestibulares nacionais. O objetivo de cada aluno é ter, ao final, muitas portas abertas para suas diferentes opções. No ano passado, assim como nos outros anos, pudemos comemorar significativos sucessos. Com base nos excelentes resultados do programa IB, nosso grande desafio é manter e até melhorar esse alto padrão, fazendo as adaptações que forem necessárias.

Tudo isso somente será possível se aceitarmos o rápido desenvolvimento mundial e nos adaptarmos à nova mudança digital. Por esse motivo, agradecemos a nossos cantões patronos Basel-Stadt (Sr. Crispin Hugenschmidt) e ao cantão de Aargau (Sr. Frederic Voisard) pelo competente e irrestrito apoio.

Já no mês de abril de 2019, teremos nas duas escolas a visita do responsável pedagógico do cantão de Basel-Stadt, o Sr. Pierre Felder, com quem faremos uma intensa troca de experiências e com cujos conselhos e sugestões preciosos daremos um passo à frente. Deve-se sempre lembrar que somos uma escola “Swiss Government Approved” e que somente por meio da reflexão, revisão, melhoria, acompanhamento e aceitação permanentes, em conjunto com outras 17 escolas suíças no mundo, podemos assegurar a alta qualidade sob o nome de Swissness.

Além dos cantões patronos, nós também recebemos os serviços de consultoria da Educationsuisse (diretora Barbara Sulzer Smith) e do BAK – o Departamento Federal de Cultura – (responsável Fiona Wigger). Em conjunto com Bruno Larsen (vice-presidente do Conselho de Administração) e os diretores Marcel Brunner e Marc Schumacher, pudemos participar, em julho, em Berna, da interessante conferência anual das escolas suíças. O tema principal desse encontro foi identificar, em conjunto com as outras 17 escolas, o maior número possível de sinergias, tanto no que diz respeito à diretoria quanto ao conselho de administração, e promover o intercâmbio.

Educationsuisse e o BAK estão se empenhando ativamente para fazer com que todas as escolas “Swiss Government Approved” possam manter e desenvolver o mesmo alto padrão. Nessa ocasião, nós gostaríamos de expressar à Educationsuisse e ao BAK nosso agradecimento.

Nas duas escolas suíço-brasileiras, em São Paulo e em Curitiba, houve mudanças significativas na organização ao longo de 2018. Jürg Leuenberger, diretor-geral das duas escolas, retornou à Suíça depois de mais de dois anos. A direção das escolas foi reestruturada: os respectivos diretores pedagógicos e a diretora-administrativa (assuntos pedagógicos e econômicos) administram as instituições. Mudanças significativas assim representam um grande desafio, mas também oferecem uma oportunidade. Por esse motivo, estamos contentes que as duas escolas continuam a se desenvolver de forma constante e positiva. 

No Conselho de Administração, também houve algumas mudanças por ocasião da eleição de renovação realizada na Assembleia Geral. Após longa participação no Conselho de Administração como membro, vice-presidente e presidente, o Senhor Gunar Hohl não se recandidatou ao cargo. O Conselho de Administração agradece ao Senhor Gunar por seu empenho como presidente na gestão do conselho. Roberto Zürcher (vice-presidente) e Flavia Hesse (membro do Conselho de Administração) também não se recandidataram ao cargo. Agradecemos a Flavia e Roberto pela competente participação no Conselho de Administração.

Estamos contentes em dar as boas-vindas a Jacqueline Hefti Caramurú, Brena Bäumle e Frédéric Drouin como novos membros do Conselho de Administração. Jacqueline Caramurú possui estreitos vínculos com a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo como mãe e pelo seu grande engajamento no Conselho Consultivo; Frédéric Drouin é pai e Brena Bäumle é mãe que têm filhos que estudam ou que estudaram em nossa Escola.

O Conselho de Administração também passou por mudanças operacionais e agora coopera muito de perto com os diretores na orientação estratégica e administrativa da Escola, sem interferir, no entanto, em questões pedagógicas e operacionais. Essa mudança significa uma maior participação de todos os membros do Conselho de Administração. A novidade é que, a partir deste ano, a reunião mensal do Conselho de Administração é realizada alternativamente em São Paulo e em Curitiba.

Para cumprirmos nossas elevadas metas relacionadas à educação otimizada e direcionada para o futuro de nossos alunos e alunas, precisamos do apoio e da cooperação do Conselho de Administração, do Conselho Consultivo, do Conselho Fiscal, da diretoria, das diretorias escolares, do corpo docente, dos colaboradores, mas também dos consulados suíços (cônsul-geral Urs Brönnimann e cônsul Xaver Schönbächler), que participam ativamente de todas as nossas reuniões do Conselho de Administração e atuam como interface com o BAK; também contamos com o auxílio da embaixada suíça (Sr. Andrea Samedani), de patrocinadores do setor privado e da Câmara de Comércio Suíço-Brasileira em São Paulo. A todos os nossos agradecimentos. 

O Conselho de Administração também agradece principalmente aos pais por seu engajamento e por sua confiança em nosso trabalho, assim como a todos os colaboradores por seu incansável empenho em prol da comunidade escolar e do desenvolvimento dos educandos. 

Para finalizar, gostaríamos de agradecer a todas as nossas crianças e a nossos alunos: são eles que estão no centro e é a eles que pertence o futuro.

 

Ronald Hugo Felder

Presidente do Conselho de Administração

 

Conselho de Administração

Presidente

Ronald Hugo Felder

Vice-Presidente

Bruno Larsen

Conselheiros

Alfredo Attié Jr.

Brena Pimentel Bäumle

Frédéric Roger Maurice Yannick Drouin

Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer

Jacqueline Louise Hefti Caramurú

Marcel Salzmann

Manuela Esther Merki

Conselho Fiscal

Membros

Efetivos

Sérgio Renato Tinguely

Werner Stettler

 

Conselho Consultivo

Membros Obrigatórios

Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo

Cônsul da Suíça em São Paulo                          

Urs Brönnimann

Xaver Schönbächler

Representantes do Corpo Docente

Heitor França

Presidente anterior do Conselho de Administração

Gunar Hohl

Membros Eleitos

Sergio Mestieri Chammas

EDITORIAL DA DIREÇÃO ESCOLAR

Semana da Língua Alemã

Pela terceira vez consecutiva, entre os dias 07 e 15 de abril de 2018, teve espaço a Semana da Língua Alemã. Por iniciativa das embaixadas da Suíça, Alemanha, Áustria, Bélgica e Luxemburgo, mais de 500 eventos culturais ocorreram em todo o país. Na nossa Escola, houve uma programação com diversas atividades na língua alemã: apresentações musicais da nossa banda, narrações de histórias contadas por alunos do Ensino Fundamental II para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, dramatizações e flashmobs durante os intervalos, entre outras. 

Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)

A OBA é um evento aberto a todas as escolas para alunos desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a última série do Ensino Médio. O objetivo é promover e difundir, a partir de um curso preparatório e de um exame, o estudo da Astronomia e da Astronáutica em todos os níveis escolares. 

Anualmente, cerca de 800.000 alunos em todo o Brasil participam da OBA, dos quais aproximadamente 5% recebem medalha. Na Escola Suíço-Brasileira, a participação dos alunos do EF II e do Ensino Médio foi voluntária. Já os alunos do 5º ano do EF I participaram obrigatoriamente, já que o conteúdo “Astronomia” faz parte do currículo dessa turma. 116 alunos de nossa Escola fizeram a prova, dos quais 29 foram premiados com medalhas: 11 de bronze, 09 de prata e 9 de ouro. Pela primeira vez, todos os nossos alunos do 6º ano também participaram da XII MOBFO – Mostra Brasileira de Foguetes: os jovens fizeram o lançamento dos foguetes que eles mesmos construíram. Pela participação nessas atividades – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes -, todos os alunos receberam certificado de participação.

Utilização da floresta com os alunos de todos os níveis – inauguração do caramanchão

A partir de 2018, o novo caramanchão no bosque permitiu aos professores e alunos aproveitarem a área verde de forma ainda mais diversificada. Debaixo da cobertura, é possível unir toda a turma para a realização de atividades. Esse espaço foi, também neste ano, bem aproveitado pelas crianças e pelos adolescentes. Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I reúnem-se no bosque semanalmente, participando de atividades de diferentes disciplinas. Além das aulas normais, lá também são realizadas atividades especiais, como o desfile de lanternas na Festa Junina, a “Sobrevivência ao Ar Livre”, atividade da Semana de Oficinas no Ensino Fundamental II, o Café da Manhã Coletivo da Educação Infantil toda última sexta-feira do mês, a tradicional Festa da Salsicha no último dia de aula de cada semestre, entre outras. 

SMUM - Swiss Model United Nations

Desde 2018, a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo possui seu próprio MUN-Club. MUN significa uma simulação das Nações Unidas, na qual estudantes representam importantes personalidades da política mundial – chefes de estado, ministros etc. – e se posicionam em uma roda de debate referente a um cenário criado pela gerência de um evento MUN.

Desde 2017, adolescentes interessados participam em eventos externos – por exemplo, no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba ou na Escola Panamericana de Salvador. Pela primeira vez, nossos alunos organizaram um evento SMUN interno na Escola. No total, participaram 100 alunos da 1ª à 4ª séries do Ensino Médio, com grande interesse e engajamento. Para viabilizar esse evento, no período da manhã de um sábado, o Comitê de Organização (grupo composto por alunos que se formaram no ano passado) realizou uma oficina para os interessados. O objetivo foi familiarizar os participantes com o modelo de simulação das Nações Unidas. O idioma de todas as simulações é o Inglês.

Semana de Oficinas do Ensino Fundamental II

Durante a última semana de aulas do 1º semestre, todos os alunos do Ensino Fundamental II participaram da Semana de Oficinas. Em grupos mistos (do 6º até o 9º ano), eles trabalharam em diferentes atividades preparadas pelos professores: sobreviver na natureza, cozinhar, jogar xadrez, jogar baralho, fazer trabalhos manuais na marcenaria, fabricar bijuteria, elaborar jogos sociais, entre outras. O objetivo da semana é, principalmente, a integração de todos os alunos.   

Concurso em Alemão: debate entre jovens

Também em 2018, os nossos alunos do Ensino Médio participaram da competição nacional “Debates de Jovens”. Trata-se do maior projeto na Alemanha para a formação linguística e política. Na América do Sul, a iniciativa é promovida pelo Centro de Ensino Escolar no Exterior e também aqui em nosso país pode ser considerada uma competição que estimula a formação linguística e política do indivíduo. Nos debates, com temas atuais da política, economia e ciências, os participantes assumem uma posição favorável ou contrária e realizam a discussão de acordo com determinados regulamentos para as conversas, as perguntas e as respostas. O objetivo é chegar à final nacional, sediada em Porto Alegre. Nesse ano, nossos dois candidatos conseguiram estar lá. No Brasil, a competição é realizada desde 2012. 

 

Palestra sobre prevenção do uso de drogas

Como no ano passado, a Escola convidou nesse ano um palestrante para o tema “Consumo de álcool e drogas e as suas consequências”. Em 2017, já havíamos recebido um médico especialista na área; em 2018, recebemos um ex-dependente de drogas, que realizou cinco palestras: para o corpo docente, para pais, para alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Essa série de palestras pode ser considerada parte integrante de nosso programa de prevenção às drogas, iniciado a partir do final do Ensino Fundamental II e supervisionado por nosso psicólogo escolar, também especialista nessa área.  

Mostra de Música e Arte

Mostra de música (198)
Pag 17

Em 2018, pela primeira vez depois de muitos anos, as apresentações do Ensino Médio de Música e Arte foram novamente realizadas em um único evento. As obras de arte criadas pelos alunos durante o ano letivo foram apresentadas nos corredores da Escola. Na sequência, os alunos do curso de Música apresentaram ao público seu trabalho, preparado durante todo o ano letivo.  

Semana da Economia

ASSEMBLEIA GERAL DAS EMPRESAS (62)

Todos os anos, em outubro, os alunos da 4ª série do Ensino Médio participam da Semana da Economia, ministrada pela Fundação Ernst Schmidheiny. Com supervisão de especialistas vindos da Suíça, os quais atuam no setor privado ou como consultores autônomos, nossos jovens são introduzidos ao mundo empresarial. Eles criam uma empresa virtual, definem as posições de liderança e simulam, por meio de um software especialmente desenvolvido para a Semana da Economia, os sucessivos anos de atuação dela no mercado. A tarefa é projetar, produzir, comercializar e vender um produto. Trata-se de uma simulação do mundo real dos negócios. Os alunos trabalham em grupos e as aulas são ministradas exclusivamente em Alemão e/ou Inglês. Para encerrar a Semana da Economia, é realizada a Assembleia Geral, com a apresentação dos resultados. Como de costume, no ano passado também estavam presentes pais, professores e representantes do Consulado-Geral e do Swiss Business Hub. Como ocorre em todos os anos, a Semana da Economia foi realizada em conjunto com os alunos do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. Como destaque desse evento, pode ser mencionada a visita à fábrica de aviões da Embraer, em São José dos Campos.

IV. Jogos Interescolares

Pela quarta vez consecutiva, foram realizadas, no mês de setembro, as competições esportivas e jogos amistosos da Escola Suíço-Brasileira. Participaram 26 outras escolas de São Paulo. Durante quatro semanas, as crianças e os adolescentes realizaram jogos amistosos e disputaram competições nas modalidades de futebol de salão, voleibol, handebol, basquete e ginástica olímpica. Por ocasião da festa de abertura, houve uma apresentação de capoeira e de patinação.   

Certificados de Línguas

Na Escola Suíço-Brasileira, todas as crianças e os adolescentes aprendem diferentes idiomas. Nos anos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, aprendem exclusivamente Alemão e Português; a partir do Ensino Fundamental II, também aprendem Inglês e Francês. Alemão se torna a primeira língua de imersão, seguido pelo Inglês. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, as crianças estão em contato com o idioma alemão em metade das disciplinas. Já no 5º ano, os alunos realizam um primeiro trabalho comparativo, não pelo certificado, mas sim para terem uma primeira experiência de uma prova linguística mais abrangente. A partir do final do Ensino Fundamental II e início do Ensino Médio, nossos jovens realizam seus primeiros exames de línguas em Alemão e Francês para obterem certificados. No final do Ensino Médio, os alunos realizam os exames para o diploma DSD II (Alemão), diploma DELF/DALF, em Francês, e o Cambridge Advanced Certificate, em Inglês. O objetivo de todos os alunos com esses certificados é manter as portas abertas nos países em que poderão estudar futuramente.  

Dia de Enfoque Curricular - Redação de Português

No Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, os professores de Português organizam um dia de projeto para cada uma dessas turmas. Trata-se da possibilidade de oferecer aos jovens diferentes estímulos para a produção de textos. O foco é a comunicação escrita e a aquisição de técnicas de redação na língua. Cada aluno escreve, ao final da manhã, um texto, que não será corrigido pelos próprios professores da Escola, mas sim por um instituto especializado. Dessa forma, examinadores externos também fornecerão feedback. O trabalho centrado na comunicação escrita está relacionado à grande importância dessa competência nos Exames Nacionais.  

Aulas de Recuperação Paralela e Plantão de Dúvidas

Também no ano passado, crianças e adolescentes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental I tiveram bom aproveitamento das aulas de Recuperação Paralela e do Plantão de Dúvidas. Por um lado, trata-se de oferecer apoio, de maneira mais rápida possível, a crianças com dificuldades; por outro, de oferecer possibilidades àqueles que voluntariamente querem receber apoio adicional. Essas aulas estimulam autonomia e exigem responsabilidade, como também deve ser no ensino do dia a dia, mas com a possibilidade de que os alunos aprendam de forma individual ou em pequenos grupos. Semanalmente, às quartas-feiras à tarde, os alunos se encontram em grupos nas salas de aula, na Biblioteca e nos corredores. Dessa forma, aproveitam, especialmente os adolescentes, a possibilidade de se apoiarem mutuamente.  

Departamento Psicopedagógico

Desde o início do ano de 2018, estamos trabalhando com um novo conceito psicopedagógico. A ideia é que nossas quatro psicopedagogas estejam mais integradas ao ensino e ofereçam às crianças, dependendo do caso, apoio tanto de forma integrativa quanto de forma individualizada. Em cada nível de ensino, uma psicopedagoga atua e se reporta diretamente à Coordenação Pedagógica. Por meio do novo conceito, a comunicação entre os professores, as psicopedagogas e os pais tornou-se mais eficaz e eventuais medidas poderão ser acordadas e implementadas de forma mais rápida. No próximo ano, esse novo conceito de trabalho deverá ser aprimorado e consolidado.  

Administração

O principal objetivo em 2018 foi adequar as instalações da Escola à lei de acessibilidade. Os corrimãos foram trocados por modelos padronizados, os pisos receberam sinalização, foram construídas rampas e sanitários para pessoas com necessidades especiais e instaladas plataformas de acesso na Biblioteca e no Auditório.

Além dos demais serviços rotineiros de manutenção, da atualização de equipamentos, do sistema elétrico, do mobiliário e de mais uma etapa da troca das esquadrias, o Bosque recebeu um caramanchão, as coberturas de vidro nas áreas da Educação Infantil foram trocadas e iniciamos a substituição das telhas existentes por telhas de aço galvalume, mais resistentes às intempéries.

Na área administrativa, foram desenvolvidos trabalhos na consolidação do módulo contábil implantado no ano anterior e no atendimento das obrigações legais.

Na busca constante para a melhoria dos processos, foi implantado o projeto de impressão segura, que garante a confidencialidade das informações e diminui significativamente o volume de impressões. No segundo semestre, foi lançado o projeto de integração da área administrativa da Escola de São Paulo e do Colégio de Curitiba.

Em fevereiro, recebemos Dra. Patrícia Peck, Sócia-Fundadora e Diretora de Inovação do escritório Patrícia Peck Pinheiro e Advogados e Presidente do Instituto i-Start e Movimento Escola mais Segura, para ministrar palestras a alunos, pais e professores sobre “ Novos Desafios da Educação Digital”.

As reuniões da Comissão de Alimentação aconteceram regularmente durante o ano, promovendo a integração entre alunos, pais e Escola, em um assunto que interessa a todos. Em março, ocorreu a 2ª Semana de Educação Alimentar, com o envolvimento de todos os alunos em atividades, exposições e palestras sobre os mais diferentes temas, com destaque para: pirâmide alimentar, leitura de rótulos e alimentos ultraprocessados.

Na Festa Junina, as danças típicas, o Paraíso Infantil e a praça de alimentação garantiram o sucesso do evento. Ainda em junho, por ocasião da Copa do Mundo, toda a comunidade escolar foi convidada para a transmissão do jogo Brasil x Suíça. O evento contou com a participação de 350 pessoas, que apreciaram um típico almoço suíço e participaram do sorteio de camisetas oficiais no final do jogo.

Em novembro, com o tema “São Paulo e Basel-Stadt”, nosso tradicional Bazar, com diversas atrações, venda de artesanato e várias opções gastronômicas, atraiu um público de 2.300 pessoas.

Dados referentes ao ano letivo 2018

Gestão do Colégio

Diretor-Executivo

Marcel Brunner

Diretora de Marketing e Administração

Karin Lillian Michaelis Buelau

Diretora Escolar

Andréa Pimentel

Coordenador Pedagógico do 9º ano do Ensino

Fundamental e Ensino Médio

Rubens Henrique Camargo Bueno

Coordenador Pedagógico do 4º ao 8º ano

do Ensino Fundamental 

Maurus Martin Sommerer

Coordenador Pedagógico da Educação Infantil

ao 3º ano do Ensino Fundamental 

Martin Bucher

Coordenação IB

Saulo Benjamin Vianna (até 06/2018)

Andreas Panse (a partir 07/2018)

  

Estrutura Pedagógica e Alunos Matriculados

Alunos matriculados

 

Suíços

Brasileiros e

Outras Nacionalidades

Total

Jardim I

10

34

44

Jardim II

9

46

55

Educação Infantil

19

80

99

1º ano

12

50

62

2º ano

16

56

72

3º ano

8

46

54

4º ano

15

49

64

5º ano

12

45

57

Ensino Fundamental I

63

246

309

6º ano

9

44

53

7º ano

10

41

51

8º ano

8

44

52

9º ano

7

41

48

Ensino Fundamental ll

34

170

204

1ª série

8

39

47

2ª série

11

27

38

3ª série

9

27

36

4ª série

3

33

36

Ensino Médio

31

126

157

Total – Início do Ano Letivo

147

622

769

 

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS NO PRIMEIRO DIA LETIVO

Diplomas

 

Diplomas de língua

Língua

Exame

Prova

Participantes

Aprovados

Aprovados %

 

 

Alemão

 Resultado de imagem para bandeira alemanha

IVA

A2

70

56

80%

DSD I

B1

45

33

73%

DSD II

B2
C1

25

18

72%

 

 Francês

Resultado de imagem para bandeira frança

DELF

A1

A2

B1

47

38

32

47

38

31

100%

100%

97%

DELF

B2

4

3

75%

DALF

C1

9

9

100%

Inglês

Resultado de imagem para bandeira inglaterra

 CAE

B2 / C1

C2

24

11

22

11

92%

100%

APROVAÇÃO DIPLOMA IB

ib pt

APROVAÇÃO ICDL (International Computer Driving Licence)

ICDL Port KBU

Carreira dos Formandos

ÁREAS DE INTERESSE  2014 A 2018

Área de interesse dos 132 formandos = 81,98% do total de 161 formandos no período de 2014 a 2018

Universidades frequentadas no Brasil – 2014 a 2018

brasil PT 24042019

Base de cálculo dos 132 alunos nas universidades – 68 entraram em universidades brasileiras

OUTRAS UNIVERSIDADES FREQUENTADAS NO BRASIL

EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas

Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Escola Superior de Artes Célia Helena

Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Albert Einstein‎

Faculdade de Direito Damásio de Jesus

PUC/RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UNISA – Universidade Santo Amaro

Universidade Anhembi Morumbi

Universidades frequentadas no exterior – 2014 a 2018

Exterior PT 24042019

Base de cálculo dos 132 alunos nas universidades – 64 entraram em universidades no exterior

Alemanha
Charité – Universitätsmedizin Berlin
FAU – Friedrich Alexander Universität
Humboldt Universität zu Berlin
LMU – Ludwig-Maximilians-Universität München
TU – Technische Universität Berlin
TU – Technische Universität München
Universität Passau

EUA
ASU – Arizona State University
CCA – California College of the Arts
Hult – International Business School San Francisco
Michigan State University
New York University
Purdue University
SCAD – The University for Creative Careers
USF – University of South Florida
Yale University

 

 

Holanda
Erasmus University Rotterdam
Leiden University
Maastricht University

Canadá
UBC – The University of British Columbia
University of Toronto
Vancouver Film School

Suíça
EHL – Ecole hôtelière Lausanne
EPFL – École polytechnique fédérale Lausanne
ETH – Eidgenössische Technische Hochschule Zürich
HSG – Universität St. Gallen

Inglaterra
Imperial College London
King’s College London
LSE – London School of Economics
University of Leeds
University of Reading

França
L’Université Paris-Sud
Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne

Suécia
Malmö Universitet
Stockholms Universitet

Austrália
QUT – Queensland University of Technology
The University of Sydney

Espanha
IE University

Outras
Argentina
UCA – Pontifícia Universidad Católica Argentina

Portugal
UC – Universidade de Coimbra

EVENTOS

 

 

 

 

 

 

  • Programa de intercâmbio na Alemanha com visita à Suíça

 

  • Abertura Oficial do Ano Letivo

 

  • Cerimônia do Cone – 2º ano EF I

 

  • Semana de Enfoque Curricular Mamanguá 4ª série EM

  • Carnaval – Educação Infantil ao 3º ano do EF I

  • Palestra Dra. Patricia Peck aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio

  • Exames Orais de Língua IB – 4ª série EM

  • Semana de Educação Alimentar

  • Inauguração do caramanchão (quiosque) no Bosque da Escola

  • 3ª série do Ensino Médio – intérpretes voluntários no 1º World Economic Forum da América Latina

  • Semana da Língua Alemã

  • Dia de Enfoque Curricular (DEC) de Redação – 8º ano

  • Dia de Integração – 3º e 4º anos EF I

  • Entrega dos certificados de Alemão DSD A1 – 6º ano do EF II

  • Semana de Enfoque Interdisciplinar

  • Procura de ovos – Jardim ll e 1º ano

  • 5º ano – Visita ao M.A.As – Museu Aberto de Astronomia

  • Passeio ao Pet Zoo – 2º ano

  • Dia de Integração – 2º e 5º anos

  • Incentivo da Língua Alemã – Concurso de Leitura

  • 1º ano – Visita à Cooperativa de Reciclagem

  • Festa Junina

  • Passeio das Lanternas

  • Semana de oficinas do EF II

  • Entrega dos Diplomas: “Canguru sem Fronteiras” (Olimpíada de Matemática)

  • Transmissão do Jogo de Futebol da Copa do Mundo: Suíça – Brasil

  • Churrasco da salsicha

  • Dias de Planejamento Julho

  • Volta às aulas – 2º semestre

  • Dia Nacional da Suíça

  • Dia de Integração do Jardim II e 1º ano

  • Dia Esportivo 9º ano – Casa de Pedra

  • Um dia de música em Francês

  • Visita ao Centro Histórico – 4º ano

  • Dia Esportivo (DESP) 6ª ano – Atibaia

  • 27ª Feira do Livro

  • Sarau Literário – Ensino Médio

  • Semana de Estudos de Economia – 4ª Série do Ensino Médio

  • Apresentação de Teatro – 3º ano D2

  • Palestra João Blota: “Prevenção ao uso de drogas”

  • Halloween – 9º ano EF II

  • Olimpíada Brasileira de Astronomia 5º ano

  • Bazar “Basel-Stadt e São Paulo”

  • Mostra de Música do Ensino Médio

  • Festival do Minuto

  • São Nicolau – 1º ano

  • Formatura – 4ª série EM

  • Formatura – 9º ano EF II

  • Apresentação do Jardim I

  • Concerto do 3º ano

FOTOS