A digitalização representa novos desafios para as escolas e oferece aos alunos e aos professores novos potenciais para as aulas. Ela é onipresente. As empresas percebem que o mundo está mudando profundamente, e as escolas também percebem isso.
A digitalização no ensino pode aumentar a motivação e a cooperação e fomentar o processo de aprendizagem. Contudo, isso tem menos a ver com os equipamentos do que com sua utilização em aulas diversificadas. Uma coisa está bem clara: o futuro de nossa sociedade dependerá de como nós desenvolvemos os potenciais e talentos dos jovens. Nesse contexto, o alto nível de educação como fundamento de nossa sociedade do conhecimento, sua configuração ativa e seu desenvolvimento digital contínuo têm um papel central. Portanto, uma sociedade em transformação tecnológica também precisa de uma escola em transformação.
Nos últimos anos, nossa escola tem estado intensamente envolvida na questão da digitalização, e gradualmente trabalharemos para conquistar cada vez mais o mundo tecnológico com o objetivo de nos inserir na era moderna sem negligenciar os princípios pedagógicos e os conceitos de valores.
Nós queremos continuar a desenvolver os pensamentos e ideias dos fundadores de nossas escolas, originalmente concebidas para emigrantes suíços.
Em virtude da alta qualidade nos programas local e IB, nós conseguimos nos estabelecer em um nicho que dá valor a uma escola familiar com uma oferta educacional orientada a competências e foco multilíngue. Ficamos felizes por nossas escolas suíço-brasileiras de padrão internacional poderem contar com inúmeras crianças de origem brasileira entre seus alunos.
Temos orgulho de termos construído num país longínquo um pedaço significativo da cultura de nosso país de origem. Queremos manter e desenvolver ainda mais as nossas escolas com o objetivo de garantir a alta qualidade também em longo prazo, sob um olhar suíço.
Graças ao empenho incansável de nosso corpo docente, a alta motivação de nossos alunos e o grande apoio por parte dos pais, conseguimos, no ano de 2019, em todas as áreas, dar continuidade ao trabalho bem-sucedido do ano anterior. Os alunos das duas escolas conseguiram mais uma vez excelentes resultados no programa IB e um índice de sucesso de 100%.
O novo conceito sem diretor-geral mostrou resultado, e queremos continuar a apoiar e a acompanhar a escola cada vez mais. Queremos remover barreiras com o objetivo de nos adaptarmos continuamente às modificações e aos desafios. É importante que o Conselho de Administração tenha um bom entrosamento com os diretores para fazer com que a escola não somente opere no presente, mas também siga rumo a um futuro estratégico bem planejado.
Nesse sentido, queremos expressar nossos agradecimentos ao nosso cantão de patronato pelo competente apoio de longos anos. Também queremos prestar homenagem e agradecer a todas as pessoas que apoiaram ativamente nossa escola ao longo dos anos desde sua constituição. Agradecemos aos educadores, diretores, todos os membros da associação, os membros do Conselho de Administração, o Consulado Geral da Suíça, o Departamento Federal de Cultura e a Educationsuisse, os quais sempre acompanham as escolas de forma competente e com muito empenho.
Agradecemos especialmente a todos os pais, que nos honram com sua grande confiança e nos confiam seus filhos para o trabalho de formação escolar. Em todos os anos, como eu sempre destaco e mais uma vez quero recordar, os alunos estiveram e estão no centro da escola e continuarão a estar no futuro!
Ronald Hugo Felder
Presidente do Conselho de Administração
Conselho de Administração | |
Presidente | Ronald Hugo Felder |
Vice-Presidente | Bruno Larsen |
Conselheiros | Alfredo Attié Jr. Brena Pimentel Bäumle Frédéric Roger Maurice Yannick Drouin Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer Jacqueline Louise Hefti Caramurú Manuela Esther Merki Marcel Salzmann
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Conselho Fiscal | |
Membros Efetivos | Sérgio Renato Tinguely Werner Stettler |
Conselho Consultivo | |
Membros Obrigatórios | |
Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo Cônsul da Suíça em São Paulo | Urs Brönnimann Xaver Schönbächler (até 03.07.2019) Michael Schweizer (a partir de 04.07.2019) |
Representantes do Corpo Docente | Heitor França |
Presidente anterior do Conselho de Administração | Gunar Hohl |
Membros Eleitos | Sergio Mestieri Chammas |
Durante o primeiro semestre, são realizadas atividades de Orientação Profissional com os alunos da 2ª série do Ensino Médio. A Orientação Profissional compreende aplicação de testes vocacionais (de uso exclusivo do psicólogo), palestras de profissionais externos de diversas áreas e entrevistas individuais.
Os testes formais têm como principal objetivo identificar os interesses e as preferências profissionais dos alunos, bem como avaliar a maturidade para a escolha profissional e o grau de desenvolvimento das habilidades. As palestras com profissionais externos aproximam os alunos do mercado de trabalho, mostrando-lhes dificuldades e diversas possibilidades de carreira.
As entrevistas individuais permitem conhecer melhor o perfil do aluno e também auxiliam a esclarecer dúvidas quanto à realidade de mercado de trabalho. Além disso, possibilitam que dinâmicas profissionais sejam desenvolvidas e orientam quanto às habilidades que as diferentes profissões exigem.
Ao final do processo, os alunos recebem feedback, também individual, para que possam realizar de forma mais consciente as escolhas das disciplinas que cursarão no IB Diploma.
No início e no fim de cada semestre, durante os Dias Pedagógicos, o corpo docente se reúne para a realização de diversas atividades. No total, são doze dias dedicados exclusivamente ao desenvolvimento profissional de nossa equipe. Liderados pela Gestão escolar, os professores são estimulados a repensar suas práticas pedagógicas. Nesses dias, são definidas as prioridades de cada área.
Em 2019, os focos foram a promoção do ensino baseado em competências, a aplicação de formas de aprendizagem cooperativas, novos contextos pedagógicos, como a chamada “aprendizagem em grupos de idade mista – ADL”, a promoção da competência digital dos alunos e dos professores e a valorização do ensino de Alemão.
Outros inputs importantes são sempre fornecidos pela Direção Nacional de Segurança Operacional e Inovações no Currículo Nacional. Igualmente essenciais são as atualizações do Departamento Psicopedagógico para todos os colaboradores.
Nos Dias Pedagógicos, sempre há espaço e tempo para o trabalho individual dos professores, seja na preparação das aulas do semestre, seja na avaliação do semestre anterior. Para promover o desenvolvimento e a confiança da equipe, também houve momentos de informalidade, nos quais os professores puderam conversar e se conhecer um pouco melhor.
Por ocasião do Dia dos Professores, tivemos um encontro pedagógico e um passeio para uma chácara localizada no Parque das Araucárias. O foco desse dia foi o aprofundamento da aplicação de formas de aprendizagem cooperativas.
A educação holística e moderna só pode ser alcançada em conjunto com os pais. Neste contexto, a confiança mútua é fundamental. Ela pode ser desenvolvida por meio da comunicação eficaz e do respeito recíproco. A parceria entre os pais e a Escola só é possível se houver uma base comum em relação a alguns pontos centrais da cultura escolar. Para aumentar os vínculos com os novos pais, são organizados eventos logo após a manifestação de interesse pela Escola. Nesses momentos, a cultura escolar, os princípios fundamentais da nossa pedagogia, a metodologia e a didática adotadas e as principais características da comunicação de nossa instituição são apresentadas. Os pais são convidados a conhecer nossas salas de aula e todas as demais instalações.
Os pais sempre são envolvidos no processo de aprendizagem, seja por meio de uma comunicação proativa e transparente, seja em frequentes reuniões sobre o nível de aprendizagem dos alunos. Para incluir os pais no processo de desenvolvimento escolar, existem os chamados “Pais Representantes”, que estão em estreito contato com a direção escolar. A comunicação aberta possibilita, a qualquer momento, entrevistas com os professores e com a coordenação de nível.
Além disso, outras ferramentas de comunicação permitem que os pais sejam informados sobre o desenvolvimento escolar, a pedagogia e os processos administrativos: nossa página web, nossas newsletters mensais ou nosso novo aplicativo.
A Associação de Pais e Alunos coordena e organiza a participação dos pais, em conjunto com a Gestão Escolar, especialmente em relação à vida cultural na Escola. O envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos alunos é muito importante.
Desde o começo da jornada acadêmica dos nossos alunos, são aplicadas diferentes estratégias pedagógicas, com metodologias mais modernas, como os planos semanais e trabalhos com oficinas e projetos. Todos os recursos têm como princípio a descoberta, a resolução de problemas, a aprendizagem por meio da ação e da responsabilidade e levam em conta o desenvolvimento e o trabalho das competências sociais, a autocompetência e a proficiência, respeitando o tempo e a necessidade de cada aluno.
Cabe ao professor muito mais do que somente transmitir conhecimento: ele deve facilitar a aprendizagem de seus alunos, desafiá-los a cumprir suas tarefas e superar suas dificuldades, além de levá-los à construção do próprio aprendizado. As observações feitas durante o trabalho possibilitam que identifiquemos dificuldades específicas e tracemos planos individuais de trabalho com o intuito de estimular cada aluno de acordo com sua necessidade.
O resultado desse trabalho aponta para maior autonomia, autoconfiança, criatividade, iniciativa, produtividade, responsabilidade, autoconhecimento e alegria nas próprias conquistas. Também desenvolve perseverança, calma, organização e maior interesse pelo próprio aprendizado.
O objetivo do CAS é que os alunos possam se envolver em experiências e projetos nas áreas de criatividade, atividade e serviço e, assim, coloquem em prática todos os atributos do IB Learner Profile. Vale lembrar que, desde a Educação Infantil, nossos aprendizes já são levados a colocar em prática os atributos estabelecidos pelo IB.
Neste ano, nossos alunos desenvolveram diversos projetos e experiências, muitos deles com a contribuição da comunidade escolar, seja por meio de arrecadações, seja pela participação nas barracas de brincadeiras da Festa Junina e do Bazar. Também houve projetos fora do ambiente escolar, mas sempre beneficiando diferentes comunidades.
No ano de 2019, foi finalizado o Projeto Político Pedagógico do Colégio, o PPP, documento integrado com o IB – Bacharelado Internacional – e o Rahmenplan 21 da Suíça. Em comum, eles abordam as competências e os atributos do IB Learner Profile. Os três principais norteadores são complementares entre si e possibilitam que os alunos tenham uma visão potencializada de mundo.
A primeira versão do PPP foi feita em 2008. Antes disso, o Colégio trabalhava com diretrizes pedagógicas. A cada ano, foram sendo feitas alterações até chegarmos à versão final.
A parte específica sobre os conteúdos a serem ministrados é chamada de Proposta Comum Curricular – PPC -, base para o planejamento anual dos professores.
Nessa Proposta, cada disciplina possui uma fundamentação teórica, uma abordagem metodológica, objetivos, competências, instrumentos de avaliação, temas transversais e os conteúdos em si. Mesmo trabalhando por competências, é evidente que os conteúdos básicos são muito importantes para os alunos. Assim, ao fim do processo, os adolescentes estão preparados para o IB, o ENEM e o vestibular.
Para o Colégio, mais importante do que o conteúdo é a aplicação dele e a metodologia, ou seja, o “aprender a aprender”. Ao longo da vida estudantil, o aluno vai aprendendo a assimilar e a acumular conhecimentos de forma que lhe sejam base para vida.
Na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, temos novas diretrizes que otimizam tempo e garantem um fio condutor para todos os conteúdos e disciplinas. Em 2020, vários instrumentos suíços, como a metodologia, serão testados pelos professores. O documento é vivo, constantemente recebe ajustes e poderá ser consultado pelos pais na Biblioteca. Uma cópia está disponível na Coordenação, na Secretaria e na Direção.
Os conteúdos das disciplinas devem sempre respeitar a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – de nosso país e os Referenciais Internacionais. Para cumprir ambos, temos na matriz uma carga horária bem maior que as 800 horas exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e os 200 dias letivos, cumpridos em todos os níveis.
O PPP é um documento a que cada professor tem acesso, o qual deve estar sempre atualizado em relação à disciplina que ministra (dentro da Proposta Pedagógica Curricular). O PPP, o PCC e o REGIMENTO são os norteadores de toda a prática pedagógica desenvolvida no Colégio.
A Organização Pais e Escola (Eltern und Schule) foi criada com o objetivo de promover a integração e a colaboração entre toda a comunidade escolar. Com participação voluntária e aberta a todos os pais e mães de alunos, a Eltern und Schule é orientada pelos seguintes princípios:
Neste ano, a Eltern und Schule realizou as seguintes iniciativas:
Em 2018, alguns alunos do Ensino Médio, junto com a Coordenação de Nível, organizaram um novo clube de atividades extras para o desenvolvimento das palestras TED Education. A ideia era reunir um grupo de alunos interessados em refletir sobre alguns temas específicos para desenvolverem suas pesquisas, materiais de apoio e apresentações (de aproximadamente 15 minutos). Toda a comunidade escolar pode ter acesso a esses trabalhos, que são filmados e postados na nossa página oficial do youtube.
Essa atividade despertou grande interesse e os participantes resolveram transformá-la em um evento oficial. O grupo recebeu autorização oficial para sediar um evento, que recebeu o nome de TEDxYouth@chpr.
Foram definidas as 9 apresentações da conferência, que giravam em torno do tema “Think outside the box”, sendo sete delas feitas por nossos alunos e duas por convidados externos. O evento aconteceu no miniauditório da UTFPR, em Curitiba. Houve duas apresentações, com casa lotada, para membros da nossa comunidade escolar.
Para 2020, preparamos o segundo evento TEDxYouth@chpr, que acontecerá no próprio Colégio no fim do 1º semestre do ano letivo.
Nossa escola organiza um TED-Ed Club e um evento TEDx. O TED é uma organização que tem o objetivo de transmitir “Ideias que valem a pena serem divulgadas”, relacionadas à tecnologia, ao entretenimento e ao design. Conversas on-line de pessoas de todo o mundo com as ideias mais inovadoras e interessantes também norteiam o nosso TED-Ed Club. Nele, os alunos da escola podem desenvolver palestras TED sobre o que mais gostam e que acreditam que vale a pena compartilhar. Esse ano, nós também realizamos um evento TEDx. A letra “x” significa um evento organizado de forma independente, neste caso, pelos alunos e colaboradores da escola. Trata-se de um evento TED licenciado, no qual pessoas de fora da escola podem participar e assistir às palestras apresentadas. Todas as palestras TED feitas pelos TED-Ed Clubs e o evento TEDx são postados no YouTube para que nossas ideias de inovação e nossos pensamentos se espalhem no mundo inteiro.
Uma escola internacional não deve ser entendida apenas como uma instituição na qual os conteúdos das disciplinas são ministrados em um idioma estrangeiro. Tampouco se deve considerar apenas que a escola está relacionada a algum país diferente do nosso. É isso e muito mais. De modo resumido, a internacionalidade se dá quando entendemos as diferenças culturais, quando podemos incorporá-las em nossas vidas dentro da comunidade escolar, fazendo com que aceitemos e compartilhemos características do outro.
Naturalmente, quando nos comunicamos em outro idioma, toda essa carga cultural, emocional, social está (e deve estar) presente. É como se incorporássemos uma personagem diferente de quando falamos a língua materna. Sob essa perspectiva, falar um idioma estrangeiro é, também, tornar-se internacional.
Quando todas essas características aparecem juntas, ganhamos, de forma geral, uma mentalidade internacional. Uma das formas bem eficazes para que esse processo aconteça (ou ao menos se desenvolva) é quando estamos em um país estrangeiro (ou quando recebemos estrangeiros em nossa escola, por exemplo).
Nosso Colégio usa como estratégia de internacionalização viagens de intercâmbio com nossos alunos, professores e funcionários. Há alguns anos, convidamos professores de todos os níveis para passarem algumas semanas na Suíça com o objetivo de visitarem escolas, cidades, conhecerem pessoas, trocarem experiências, aprenderem e ensinarem sobre educação. Dessa forma, estamos construindo um pouco mais de nosso caráter de escola internacional.
Dentro dessa linha de pensamento, também recebemos professores e alunos de outras escolas (sobretudo da Suíça e da Alemanha). Assim, conseguimos entender também um pouco da metodologia europeia, parte importante de nossa cultura. Devemos olhar para nós mesmos com olhar estrangeiro.
Em setembro, realizamos o primeiro encontro oficial de ex-alunos do nosso Colégio. Foi um sábado em que revivemos alegres momentos e reencontramos amigos, colegas, professores, ex-alunos e ex-professores, pessoas que marcaram os 40 anos de história do Colégio. O evento também permitiu conhecer os caminhos profissionais e pessoais que ex-alunos traçaram. Pudemos perceber, mais uma vez, o verdadeiro sentido de sermos uma escola que, em sua essência, educa “com o coração, cabeça e mãos”. Sempre buscamos manter os laços com nossos alunos, criando uma rede que nos permite permanecer como parte da história deles.
Muitos ex-alunos acabam se tornando professores do Colégio ou funcionários administrativos; outros fazem estágio conosco. Assim, continuam fazendo parte da comunidade escolar.
Ao longo do ano de 2019, a sustentabilidade esteve presente em diversas atividades, projetos e ações em nosso Colégio.
É importante notar que a sustentabilidade não está apenas na proteção ao meio ambiente ou nos cuidados com a natureza, mas também nas pequenas ações do dia a dia, como um melhor aproveitamento do tempo de estudo para os alunos, a melhor forma de se organizar para os trabalhos a serem entregues, a melhor performance nas atividades esportivas e culturais, entre outras.
Alguns projetos de maior porte destacaram-se (e ainda continuarão no ano de 2020) em nossa comunidade escolar, como a utilização de canecas (não mais os copos descartáveis), hoje com 100% de adesão, o cuidado com o desperdício de comida (que teve uma redução de mais de 50% desde o início do projeto), a horta orgânica e a aquisição de uma cesta com produtos da região (e também orgânicos), a fabricação de composteiras com minhocas, entre outros.
Na nova construção do Colégio, também houve a preocupação com o meio ambiente, desde a utilização da luz natural até o uso de energia solar. Além disso, há o controle do uso de água e melhor aproveitamento dos espaços para nossos alunos.
Sustentabilidade continuará sendo um tema muito importante dentro do Colégio e deve envolver toda a comunidade escolar.
Em outubro, foram realizadas as Semanas de Estudos do EF2 e do EM. O objetivo é trabalhar um tema gerador em cada série, de forma interdisciplinar, com aulas e visitas cujo propósito é ampliar os conhecimentos e desenvolver a autonomia e a responsabilidade dos alunos.
Turma | Tema | Local |
6º ano | Imigração e belezas naturais dos Campos Gerais | Colônia Witmarsum, Castro, Cânion Guartelá – PR |
7º ano | Plantas e animais do Vale do Itajaí | Gaspar – SC |
8º ano | Ecossistemas Litorâneos | Ilha de Cananeia – SP |
9º ano | Estudos Ambientais e Culturais na Ilha Catarina | Florianópolis, Cacupé – SC |
1. EM | Estado de São Paulo: domínios biomorfoclimáticos. | Campos do Jordão e Ubatuba – SP |
2. EM | Ambientes naturais de Floresta Atlântica e do estuário da Baía Babitonga | São Francisco do Sul e Itapoá – SC |
3. EM | Aspectos históricos, culturais e ambientais da cidade de Brasília e seus arredores | Brasília – DF |
A última série do EM participa da Semana da Economia, evento que reúne os alunos da última série do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba e da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo. Ocorre alternadamente em Curitiba e em São Paulo. Esse ano foi realizado em Curitiba.
O objetivo dessa Semana é, com a ajuda do programa WIWAG, proporcionar aos alunos um mergulho no mundo de um executivo. Os jovens são acompanhados por professores suíços, profissionais da área de Economia que ministram aulas sobre o tema. Após as primeiras orientações, os alunos fundam empresas virtuais, elaboram estratégias, criam um logotipo e dividem a gerência das empresas entre si (Direção, Departamento Pessoal, Fundos e Material, Desenvolvimento, Produção, Almoxarifado, Marketing). Cada dia conta como um ano empresarial. A tarefa é, observando-se vários critérios (Economia, Ecologia, Área Social, entre outras), conduzir a empresa na busca do sucesso e da vitória contra a concorrência. O auge da semana é a Assembleia Geral, que acontece no último dia, sexta-feira.
Turma | Tema | Local |
4. EM | Semana da Economia | Curitiba – PR |
O Colégio Suíço-Brasileiro lançou seu Aplicativo Oficial de Comunicação. O principal objetivo é a centralização da comunicação. Pelo App, é possível ter acesso a todas as informações dos eventos do Colégio, aos comunicados gerais e das turmas, ao calendário anual e à documentação institucional. Pelo aplicativo, também é possível entrar em contato com o Colégio utilizando os canais oficiais de atendimento disponíveis.
Já há algum tempo, práticas de feedback estão sendo introduzidas, implementadas e periodicamente realizadas na Escola. O principal objetivo dessa ferramenta é possibilitar o contínuo desenvolvimento do professor e a reflexão sobre a qualidade das aulas, destacando-se os pontos fortes e observando-se os itens que necessitam de atenção. Além disso, feedbacks também têm o efeito de promover as competências pessoais e sociais tanto de quem o realiza quanto de quem o recebe, pois abrem uma perspectiva de reflexão e de clara comunicação sobre a conduta e a ação.
Nos últimos anos, foram introduzidos os feedbacks periódicos fornecidos pelos pais, que respondem a perguntas sobre a qualidade do desenvolvimento escolar. Também já foram institucionalizados os feedbacks dos professores à direção escolar, assim como os feedbacks dos alunos aos professores.
Foram realizados encontros de avaliação formativa, com o objetivo de pais e professores, em conjunto com o aluno, analisarem o progresso na aprendizagem. Essa modalidade de feedback deverá ser institucionalizada em breve para todos os níveis escolares.
Nos próximos anos, a cultura de feedback se tornará cada vez mais parte integrante da Escola. Novas formas de feedback serão gradualmente incluídas: para o ano de 2020, por exemplo, está prevista a introdução do feedback entre alunos e colaboradores.
A língua é chave para a educação e pré-requisito para a participação ativa na vida social. Por esse motivo, a Escola concentrou esforços para promover a comunicação entre os alunos. Com o auxílio dos projetos – estação de rádio, troca de correspondências com outras escolas no exterior, suporte digital -, a competência linguística dos alunos foi estimulada.
A Escola dá particular importância à formação contínua, que visa a melhorar a qualidade do ensino de Alemão. Como exemplos, destacam-se: workshop sobre o tema “Aprendizagem sensível de línguas” para todos os professores de Alemão; cursos de formação contínua da ZFA, na Alemanha, com a participação de dois de nossos professores. Por meio dessas e de outras ações, novos inputs foram oferecidos aos alunos.
A valorização da leitura foi uma grande preocupação da Escola neste ano letivo. Criamos estímulos à leitura e uma transparente cultura de leitura foi desenvolvida nas salas de aula. Os professores de Alemão conduziram o projeto “Dia da Leitura”. Entre outras atividades, foram realizadas competições de leitura em voz alta com o objetivo de motivar os alunos para a língua alemã, em especial para a leitura dramatizada, e de promover o intercâmbio entre as escolas de língua alemã.
O domínio de um idioma vai muito além de falar: é também uma manifestação de vida. Por esse motivo, o projeto “Debate no Ensino Médio” teve continuação também neste ano letivo. Além disso, os professores reuniram-se para planejar a Semana da Língua Alemã em todas as séries, de modo a aproximar toda a comunidade escolar à cultura e à língua alemã.
Para que haja crescimento, existe a necessidade de mudanças. Mudanças estão relacionadas à transformação. Assim, nossa Educação Infantil pôde receber mais uma turma de alunos para o Infantil IV. Também ganhamos um novo ambiente para os alunos do Infantil V, um espaço agradável e próprio para o desenvolvimento das crianças, dando-lhes oportunidade de ter uma nova percepção da escola, um novo caminho, novos brinquedos, mais espaço. Tudo isso contribui para o desenvolvimento da autonomia e da segurança. Também se construíram banheiros adequados para essa faixa etária. No começo do ano letivo, inauguramos o novo espaço: as famílias puderam mostrar aos seus filhos o novo ambiente e disponibilizaram um tempo para brincar com seus filhos.
Neste ano, a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, trabalhou com afinco e dedicação, de modo a tornar sempre presente e ativo o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde. A comissão, renovada anualmente, é composta por 8 integrantes, sendo 4 eleitos e 4 indicados pela Instituição.
O Colégio é preocupado e atuante na segurança e na prevenção. Investe tempo e recursos para que os ambientes de trabalho sejam adequados para os colaboradores, além de capacitá-los para que possam estar preparados para uma situação de risco ou de emergência. É bem importante que, além da Gestão, uma comissão neutra possa estar sempre alerta para as normas e as leis que regem o país.
A comissão deste ano investiu tempo para analisar os riscos no processo de trabalho, para a elaboração de um mapa de risco e para a verificação e a análise de pontos de segurança vulneráveis.
As reuniões ocorreram mensalmente e a equipe trabalhou com motivação.
A comissão também reuniu todos os colaboradores nos dias de planejamento, tanto em julho quanto em janeiro, para palestras educativas.
Todos os anos, o colégio aborda e apoia a Campanha de Prevenção da AIDS.
Para que medidas preventivas sejam adotadas de maneira adequada, conhecimentos na área de segurança do trabalho são essenciais.
A cada ano, a equipe passa por uma capacitação de 20h.
Um acidente de trabalho é aquele que ocorre dentro da empresa. A comissão realiza o estudo desses acidentes e faz a classificação deles.
A equipe elaborou um checklist para que todos os colaboradores saibam como agir ao soar o alarme de incêndio. Isso facilita a atuação em conjunto. Também os alunos treinaram o abandono do prédio três vezes durante o ano. Cada vez, a simulação é mais rápida e eficaz.
A comissão identificou a necessidade de adquirir alguns equipamentos de proteção e novos EPIs, os quais foram comprados pela Gestão.
Também foi elaborado um projeto para um muro de escalada seguro no colégio.
A SIPAT foi realizada em julho nos dias pedagógicos.
Foi criado um manual para a eleição da CIPA, com todos os detalhes para evitar qualquer dúvida.
A equipe também preparou um teatro sobre segurança, alertando e ensinando como agir em caso de incêndio, tiroteio, alagamento, ataque de abelhas, desabamento, invasão da escola e entrada de animais domésticos e peçonhentos.
Um trabalho que recebeu destaque ocorreu em conjunto com alunos e professores do vespertino: alguns brinquedos que ofereciam alguma possibilidade de risco foram substituídos por pneus, decorados pelos alunos.
Assim, o Colégio busca adequar-se ao Decreto maior nº 4837/12, atendendo medidas básicas de segurança não somente contra o incêndio, mas também em eventuais momentos de pânico e desastre natural.
A Comissão está devidamente implantada e busca desenvolver-se a cada nova situação.
Em 23/11/2019, com convidados de honra e participantes de toda a comunidade escolar, a Escola realizou a inauguração do novo prédio. Na ocasião, também estiveram presentes dois representantes do cantão de patronato de Aargau, que vieram especialmente para esse evento.
O novo prédio do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba será uma nova atração arquitetônica no centro de Pinhais. Na concepção dos espaços, uma das preocupações foi garantir que as necessidades pedagógicas fossem plenamente atendidas. A nova construção, flexível, aberta e espaçosa, possibilita que os alunos criem seus próprios ambientes de aprendizagem.
O novo prédio oferece um espaçoso e bem iluminado restaurante. Distribuídas em dois andares, estão dez salas de aula para as turmas IB.
Em breve, será ainda construída uma ala com outras oito salas de aula. Também está prevista a construção do Auditório e da Biblioteca.
Uma passarela ligará os dois prédios do Colégio, o novo e o antigo, o que também constitui uma novidade arquitetônica, visto que é a primeira do gênero em Pinhais.
GESTÃO DO COLÉGIO |
Diretor-Executivo | Marc Schumacher |
Diretora Escolar | Denise Spredemann Friesen |
Coordenador Pedagógico do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio | Carlos Machado Jr. |
Coordenador Pedagógico do 2º ao 8º ano do Ensino Fundamental | Monique Simone Veith Oviedo Guarderas |
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental | Petra Klara Katharina Blomeyer |
Gerente Financeiro | Edgar Pereira dos Santos |
Gerente Administrativa | Christiane Luise Obst |
Gerente TI | Luiz Gustavo Ortigara |
estrutura Pedagógica
Stufe Nível | Alter Idade | Klasse Série/Ano | |||
Kindergarten Educação Infantil | 2 | Kindergarten II Infantil II | |||
3 | Kindergarten III Infantil III | ||||
4 | Kindergarten IV Infantil IV | ||||
5 | Kindergarten V Infantil V | ||||
Primarstufe Ensino Fundamental I | 6 | 1. Klasse 1º ano | Stufen und externe Sprachdiplome Níveis e Certificações Externas de Exames de Línguas | ||
7 | 2.Klasse 2º ano | ||||
8 | 3.Klasse 3º ano | Deutsch Alemão | Französisch Francês | Englisch Inglês | |
9 | 4.Klasse 4º ano | ||||
10 | 5.Klasse 5º ano | A1 | – | – | |
Sekundarstufe Ensino Fundamental II | 11 | 6.Klasse 6º ano | |||
12 | 7.Klasse 7º ano | A2 | – | – | |
13 | 8.Klasse 8º ano | ||||
14 | 9.Klasse 9º ano | A2/B1 | PET | ||
Gymnasialstufe Ensino Médio | 15 | 1. Klasse 1ª série | B2 | A2 | FCE |
16 | 2. Klasse 2ª série | B1 | FCE/CAE | ||
17 | 3. Klasse 3ª série | B2/C1 | B2 | CAE | |
18 | 4. Klasse 4ª série | B2/C1 | |||
Vestibular – Abgangsdiplom der brasilianischen Gymnasialstufe und Vorbereitung zum Eintritt an brasilianische Universitäten. Vestibular – Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Preparação para lngresso em Universidades Brasileiras. | |||||
Diplom des International Baccalaureate (IB), weltweite Zulassung zu diversen Universitäten. 2. Semester der 2. Klasse des Gymnasiums bis und mit 1. Semester der 4. Klasse des Gymnasiums. Diploma do Bacharelado Internacional (IB), reconhecido em diversas Universidades no Exterior. Do 2° semestre da 2ª série EM ao 1° semestre da 4ª série EM. |
Alunos matriculados | |||
| Suíços | Brasileiros e Outras Nacionalidades | Total |
Infantil II e III | 3 | 61 | 64 |
Infantil IV e V | 4 | 99 | 103 |
Educação Infantil | 7 | 160 | 167 |
1º ano | 3 | 46 | 49 |
2º ano | 3 | 47 | 50 |
3º ano | 5 | 41 | 46 |
4º ano | 2 | 39 | 41 |
5º ano | 4 | 37 | 41 |
Ensino Fundamental I | 17 | 210 | 227 |
6º ano | 1 | 44 | 45 |
7º ano | – | 37 | 37 |
8º ano | 4 | 40 | 44 |
9º ano | 1 | 44 | 45 |
Ensino Fundamental ll | 6 | 165 | 171 |
1ª série | 1 | 33 | 34 |
2ª série | 3 | 22 | 25 |
3ª série | 2 | 32 | 34 |
4ª série | 3 | 19 | 22 |
Ensino Médio | 9 | 106 | 115 |
Total – Início do Ano Letivo | 39 | 641 | 680 |
EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS NO PRIMEIRO DIA LETIVO |
DIPLOMAS DE LÍNGUA | ||||
Língua | Exame | Participantes | Aprovados | Aprovados % |
Alemão
| A1 | 81 | 60 | 74% |
A2 | 74 | 42 | 58% | |
DSD – I (A2/B1) | 49 | 47 | 96% | |
DSD – II (B2/C1) | 14 | 8 | 57% | |
Francês | DELF A2 | 13 | 13 | 100% |
DELF B2 | 2 | 2 | 100% | |
DALF C1 | 2 | 1 | 50% | |
Inglês | PET | 37 | 37 | 100% |
CAE | 19 | 18 | 95% | |
CPE | – | – | – |
APROVAÇÃO DIPLOMA IB |
ÁREAS DE INTERESSE – 2015 A 2019 |
Base de cálculo: 70 formandos no período de 2015 a 2019.
Universidades frequentadas no Brasil – 2015 a 2019 |
Base de cálculo: dos 56 formandos, no período de 2015 a 2019, 34 entraram em universidades brasileiras.
Universidades frequentadas no exterior – 2015 a 2019 |
Base de cálculo: dos 56 formandos, no período de 2015 a 2019, 22 entraram em universidades brasileiras.
Dias de Planejamento 1º semestre
Dia Esportivo
Semana de Estudos 1º ao 5º ano
Reunião sobre o projeto „Educação Infantil sem brinquedos industrializados“ – pais do Infantil V
Semana da língua alemã
Passeio para Chácara Terra Viva – Infantil II
Passeio ao Rancho Caminho das Águas – Infantil V
Workshop Matemática com os pais do 3º ano EF
Palestra – Conecte-se ao que importa
Evento de leitura Instituto Goethe – 1º ao 3º ano EFI
Dia Mundial da Conscientização do autismo
Apresentação Grupo Töwe
Reunião informativa da Gestão para pais interessados
Início provas IB – 4ª série EM
Entrega dos diplomas de proficiência em línguas estrangeiras (Alemão, Inglês e Francês) e ICDL (Informática)
Dia da Família
Noite de talentos
Evento interno de “Jugend debattiert”
Passeio no Bosque Municipal de Pinhais – alunos do AM e AV
Reunião do Schülerparlament
Aula de Química – CA
Dia da Leitura
Concurso de Leitura
Peça Canto 5 e 8 da Odisseia
Workshop Marburgerkonzentrationskonzept – 3º ano EFI
Visita ao Planetário instalado no pátio do Colégio – alunos de todos os níveis
Olimpíada Brasileira de Matemática – alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Festa Junina
Oficina sobre a escrita hieroglífica e cuneiforme – alunos da 1ª série do Ensino Médio
Reunião do Schülerparlament
Término do 1º semestre
Inauguração do Xadrez Gigante
Reunião informativa da Gestão para pais interessados
Dia Esportivo – Educação Infantil
Comemoração do Dia Nacional da Suíça
Reunião do Schülerparlament
Festa da Lanterna na Educação Infantil
SMUN
Simulado DSD