RELATÓRIO ANUAL

PALAVRA DO PRESIDENTE

Ronald Hugo Felder

A digitalização representa novos desafios para as escolas e oferece aos alunos e aos professores novos potenciais para as aulas. Ela é onipresente. As empresas percebem que o mundo está mudando profundamente, e as escolas também percebem isso.

A digitalização no ensino pode aumentar a motivação e a cooperação e fomentar o processo de aprendizagem. Contudo, isso tem menos a ver com os equipamentos do que com sua utilização em aulas diversificadas. Uma coisa está bem clara: o futuro de nossa sociedade dependerá de como nós desenvolvemos os potenciais e talentos dos jovens. Nesse contexto, o alto nível de educação como fundamento de nossa sociedade do conhecimento, sua configuração ativa e seu desenvolvimento digital contínuo têm um papel central. Portanto, uma sociedade em transformação tecnológica também precisa de uma escola em transformação.

Nos últimos anos, nossa escola tem estado intensamente envolvida na questão da digitalização, e gradualmente trabalharemos para conquistar cada vez mais o mundo tecnológico com o objetivo de nos inserir na era moderna sem negligenciar os princípios pedagógicos e os conceitos de valores.

Nós queremos continuar a desenvolver os pensamentos e ideias dos fundadores de nossas escolas, originalmente concebidas para emigrantes suíços.

Em virtude da alta qualidade nos programas local e IB, nós conseguimos nos estabelecer em um nicho que dá valor a uma escola familiar com uma oferta educacional orientada a competências e foco multilíngue. Ficamos felizes por nossas escolas suíço-brasileiras de padrão internacional poderem contar com inúmeras crianças de origem brasileira entre seus alunos.

Temos orgulho de termos construído num país longínquo um pedaço significativo da cultura de nosso país de origem. Queremos manter e desenvolver ainda mais as nossas escolas com o objetivo de garantir a alta qualidade também em longo prazo, sob um olhar suíço.

Graças ao empenho incansável de nosso corpo docente, a alta motivação de nossos alunos e o grande apoio por parte dos pais, conseguimos, no ano de 2019, em todas as áreas, dar continuidade ao trabalho bem-sucedido do ano anterior. Os alunos das duas escolas conseguiram mais uma vez excelentes resultados no programa IB e um índice de sucesso de 100%.

O novo conceito sem diretor-geral mostrou resultado, e queremos continuar a apoiar e a acompanhar a escola cada vez mais. Queremos remover barreiras com o objetivo de nos adaptarmos continuamente às modificações e aos desafios. É importante que o Conselho de Administração tenha um bom entrosamento com os diretores para fazer com que a escola não somente opere no presente, mas também siga rumo a um futuro estratégico bem planejado.

Nesse sentido, queremos expressar nossos agradecimentos ao nosso cantão de patronato pelo competente apoio de longos anos. Também queremos prestar homenagem e agradecer a todas as pessoas que apoiaram ativamente nossa escola ao longo dos anos desde sua constituição. Agradecemos aos educadores, diretores, todos os membros da associação, os membros do Conselho de Administração, o Consulado Geral da Suíça, o Departamento Federal de Cultura e a Educationsuisse, os quais sempre acompanham as escolas de forma competente e com muito empenho.

Agradecemos especialmente a todos os pais, que nos honram com sua grande confiança e nos confiam seus filhos para o trabalho de formação escolar. Em todos os anos, como eu sempre destaco e mais uma vez quero recordar, os alunos estiveram e estão no centro da escola e continuarão a estar no futuro!

 

 

Ronald Hugo Felder

Presidente do Conselho de Administração

Conselho de Administração

Presidente

Ronald Hugo Felder

Vice-Presidente

Bruno Larsen

Conselheiros

Alfredo Attié Jr.

Brena Pimentel Bäumle

Frédéric Roger Maurice Yannick Drouin

Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer

Jacqueline Louise Hefti Caramurú

Manuela Esther Merki

Marcel Salzmann

 

Conselho Fiscal

Membros

Efetivos

Sérgio Renato Tinguely

Werner Stettler

 

Conselho Consultivo

Membros Obrigatórios

Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo

Cônsul da Suíça em São Paulo                          

Urs Brönnimann

Xaver Schönbächler (até 03.07.2019)

Michael Schweizer (a partir de  04.07.2019)

Representantes do Corpo Docente

Heitor França

Presidente anterior do Conselho de Administração

Gunar Hohl

Membros Eleitos

Sergio Mestieri Chammas

EDITORIAL DA DIREÇÃO ESCOLAR

Orientação profissional

Durante o primeiro semestre, são realizadas atividades de Orientação Profissional com os alunos da 2ª série do Ensino Médio. A Orientação Profissional compreende aplicação de testes vocacionais (de uso exclusivo do psicólogo), palestras de profissionais externos de diversas áreas e entrevistas individuais. 

Os testes formais têm como principal objetivo identificar os interesses e as preferências profissionais dos alunos, bem como avaliar a maturidade para a escolha profissional e o grau de desenvolvimento das habilidades. As palestras com profissionais externos aproximam os alunos do mercado de trabalho, mostrando-lhes dificuldades e diversas possibilidades de carreira.

As entrevistas individuais permitem conhecer melhor o perfil do aluno e também auxiliam a esclarecer dúvidas quanto à realidade de mercado de trabalho. Além disso, possibilitam que dinâmicas profissionais sejam desenvolvidas e orientam quanto às habilidades que as diferentes profissões exigem. 

Ao final do processo, os alunos recebem feedback, também individual, para que possam realizar de forma mais consciente as escolhas das disciplinas que cursarão no IB Diploma.

Dias pedagógicos

No início e no fim de cada semestre, durante os Dias Pedagógicos, o corpo docente se reúne para a realização de diversas atividades. No total, são doze dias dedicados exclusivamente ao desenvolvimento profissional de nossa equipe. Liderados pela Gestão escolar, os professores são estimulados a repensar suas práticas pedagógicas. Nesses dias, são definidas as prioridades de cada área.

Em 2019, os focos foram a promoção do ensino baseado em competências, a aplicação de formas de aprendizagem cooperativas, novos contextos pedagógicos, como a chamada “aprendizagem em grupos de idade mista – ADL”, a promoção da competência digital dos alunos e dos professores e a valorização do ensino de Alemão.

Outros inputs importantes são sempre fornecidos pela Direção Nacional de Segurança Operacional e Inovações no Currículo Nacional. Igualmente essenciais são as atualizações do Departamento Psicopedagógico para todos os colaboradores.

Nos Dias Pedagógicos, sempre há espaço e tempo para o trabalho individual dos professores, seja na preparação das aulas do semestre, seja na avaliação do semestre anterior. Para promover o desenvolvimento e a confiança da equipe, também houve momentos de informalidade, nos quais os professores puderam conversar e se conhecer um pouco melhor.

Por ocasião do Dia dos Professores, tivemos um encontro pedagógico e um passeio para uma chácara localizada no Parque das Araucárias. O foco desse dia foi o aprofundamento da aplicação de formas de aprendizagem cooperativas.

 

O papel dos Pais

A educação holística e moderna só pode ser alcançada em conjunto com os pais. Neste contexto, a confiança mútua é fundamental. Ela pode ser desenvolvida por meio da comunicação eficaz e do respeito recíproco. A parceria entre os pais e a Escola só é possível se houver uma base comum em relação a alguns pontos centrais da cultura escolar. Para aumentar os vínculos com os novos pais, são organizados eventos logo após a manifestação de interesse pela Escola. Nesses momentos, a cultura escolar, os princípios fundamentais da nossa pedagogia, a metodologia e a didática adotadas e as principais características da comunicação de nossa instituição são apresentadas. Os pais são convidados a conhecer nossas salas de aula e todas as demais instalações.

Os pais sempre são envolvidos no processo de aprendizagem, seja por meio de uma comunicação proativa e transparente, seja em frequentes reuniões sobre o nível de aprendizagem dos alunos. Para incluir os pais no processo de desenvolvimento escolar, existem os chamados “Pais Representantes”, que estão em estreito contato com a direção escolar. A comunicação aberta possibilita, a qualquer momento, entrevistas com os professores e com a coordenação de nível. 

Além disso, outras ferramentas de comunicação permitem que os pais sejam informados sobre o desenvolvimento escolar, a pedagogia e os processos administrativos: nossa página web, nossas  newsletters mensais ou nosso novo aplicativo. 

A Associação de Pais e Alunos coordena e organiza a participação dos pais, em conjunto com a Gestão Escolar, especialmente em relação à vida cultural na Escola. O envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos alunos é muito importante.

 

Desenvolvimento de competências

Desde o começo da jornada acadêmica dos nossos alunos, são aplicadas diferentes estratégias pedagógicas, com metodologias mais modernas, como os planos semanais e trabalhos com oficinas e projetos.  Todos os recursos têm como princípio a descoberta, a resolução de problemas, a aprendizagem por meio da ação e da responsabilidade e levam em conta o desenvolvimento e o trabalho das competências sociais, a autocompetência e a proficiência, respeitando o tempo e a necessidade de cada aluno. 

Cabe ao professor muito mais do que somente transmitir conhecimento: ele deve facilitar a aprendizagem de seus alunos, desafiá-los a cumprir suas tarefas e superar suas dificuldades, além de levá-los à construção do próprio aprendizado. As observações feitas durante o trabalho possibilitam que identifiquemos dificuldades específicas e tracemos planos individuais de trabalho com o intuito de estimular cada aluno de acordo com sua necessidade. 

O resultado desse trabalho aponta para maior autonomia, autoconfiança, criatividade, iniciativa, produtividade, responsabilidade, autoconhecimento e alegria nas próprias conquistas. Também desenvolve perseverança, calma, organização e maior interesse pelo próprio aprendizado.  

CAS (Creativity, Activity, Service)

O objetivo do CAS é que os alunos possam se envolver em experiências e projetos nas áreas de criatividade, atividade e serviço e, assim, coloquem em prática todos os atributos do IB Learner Profile. Vale lembrar que, desde a Educação Infantil, nossos aprendizes já são levados a colocar em prática os atributos estabelecidos pelo IB.  

Neste ano, nossos alunos desenvolveram diversos projetos e experiências, muitos deles com a contribuição da comunidade escolar, seja por meio de arrecadações, seja pela participação nas barracas de brincadeiras da Festa Junina e do Bazar. Também houve projetos fora do ambiente escolar, mas sempre beneficiando diferentes comunidades. 

 

Projeto Político-Pedagógico PPP

No ano de 2019, foi finalizado o Projeto Político Pedagógico do Colégio, o PPP, documento integrado com o IB – Bacharelado Internacional – e o Rahmenplan 21 da Suíça. Em comum, eles abordam as competências e os atributos do IB Learner Profile. Os três principais norteadores são complementares entre si e possibilitam que os alunos tenham uma visão potencializada de mundo.

A primeira versão do PPP foi feita em 2008. Antes disso, o Colégio trabalhava com diretrizes pedagógicas. A cada ano, foram sendo feitas alterações até chegarmos à versão final.

A parte específica sobre os conteúdos a serem ministrados é chamada de Proposta Comum Curricular – PPC -, base para o planejamento anual dos professores.

Nessa Proposta, cada disciplina possui uma fundamentação teórica, uma abordagem metodológica, objetivos, competências, instrumentos de avaliação, temas transversais e os conteúdos em si. Mesmo trabalhando por competências, é evidente que os conteúdos básicos são muito importantes para os alunos. Assim, ao fim do processo, os adolescentes estão preparados para o IB, o ENEM e o vestibular.

Para o Colégio, mais importante do que o conteúdo é a aplicação dele e a metodologia, ou seja, o “aprender a aprender”. Ao longo da vida estudantil, o aluno vai aprendendo a assimilar e a acumular conhecimentos de forma que lhe sejam base para vida.

Na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, temos novas diretrizes que otimizam tempo e garantem um fio condutor para todos os conteúdos e disciplinas. Em 2020, vários instrumentos suíços, como a metodologia, serão testados pelos professores. O documento é vivo, constantemente recebe ajustes e poderá ser consultado pelos pais na Biblioteca. Uma cópia está disponível na Coordenação, na Secretaria e na Direção.

Os conteúdos das disciplinas devem sempre respeitar a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – de nosso país e os Referenciais Internacionais. Para cumprir ambos, temos na matriz uma carga horária bem maior que as 800 horas exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e os 200 dias letivos, cumpridos em todos os níveis.

O PPP é um documento a que cada professor tem acesso, o qual deve estar sempre atualizado em relação à disciplina que ministra (dentro da Proposta Pedagógica Curricular). O PPP, o PCC e o REGIMENTO são os norteadores de toda a prática pedagógica desenvolvida no Colégio. 

 

Organização Pais e Escola (Eltern und Schule)

A Organização Pais e Escola (Eltern und Schule) foi criada com o objetivo de promover a integração e a colaboração entre toda a comunidade escolar. Com participação voluntária e aberta a todos os pais e mães de alunos, a Eltern und Schule é orientada pelos seguintes princípios:

  • Contribuição para a crescente integração entre Pais e Colégio, desenvolvimento da dinâmica escolar, assistência e integração de toda a comunidade do Colégio.
  • Proposta de iniciativas e projetos voltados aos interesses da comunidade escolar (atividades culturais, esportivas, sociais, palestras, entre outras).
  • Atuação em conjunto com a Gestão para planejar e coordenar a realização de eventos.
  • Promoção e incentivo da diversidade internacional.
  • Respeito à política oficial do Colégio e cumprimento das recomendações gerais da Gestão, a quem cabe a decisão final sobre as iniciativas propostas. Os interessados em conhecer melhor as atividades da organização podem acessar o site do Colégio. 

Neste ano, a Eltern und Schule realizou as seguintes iniciativas: 

  • Cafeteria do Teatro Recuérdam;
  • Momento cultural em homenagem à semana da Língua Portuguesa;
  • Inauguração dos brinquedos lógicos para uso nas pausas;
  • Palestras: “Alimentação Saudável” e “Conecte-se ao que Importa” (riscos do uso excessivo do celular na relação entre Pais e filhos);
  • Inauguração do Xadrez Gigante como opção para as pausas;
  • Momento Gastronômico na Semana da Língua Alemã. 
 

TEDxYouth@chpr

Em 2018, alguns alunos do Ensino Médio, junto com a Coordenação de Nível, organizaram um novo clube de atividades extras para o desenvolvimento das palestras TED Education. A ideia era reunir um grupo de alunos interessados em refletir sobre alguns temas específicos para desenvolverem suas pesquisas, materiais de apoio e apresentações (de aproximadamente 15 minutos). Toda a comunidade escolar pode ter acesso a esses trabalhos, que são filmados e postados na nossa página oficial do youtube.

Essa atividade despertou grande interesse e os participantes resolveram transformá-la em um evento oficial. O grupo recebeu autorização oficial para sediar um evento, que recebeu o nome de TEDxYouth@chpr. 

Foram definidas as 9 apresentações da conferência, que giravam em torno do tema “Think outside the box”, sendo sete delas feitas por nossos alunos e duas por convidados externos. O evento aconteceu no miniauditório da UTFPR, em Curitiba. Houve duas apresentações, com casa lotada, para membros da nossa comunidade escolar. 

Para 2020, preparamos o segundo evento TEDxYouth@chpr, que acontecerá no próprio Colégio no fim do 1º semestre do ano letivo.  

Nossa escola organiza um TED-Ed Club e um evento TEDx. O TED é uma organização que tem o objetivo de transmitir “Ideias que valem a pena serem divulgadas”, relacionadas à tecnologia, ao entretenimento e ao design. Conversas on-line de pessoas de todo o mundo com as ideias mais inovadoras e interessantes também norteiam o nosso TED-Ed Club. Nele, os alunos da escola podem desenvolver palestras TED sobre o que mais gostam e que acreditam que vale a pena compartilhar. Esse ano, nós também realizamos um evento TEDx. A letra “x” significa um evento organizado de forma independente, neste caso, pelos alunos e colaboradores da escola. Trata-se de um evento TED licenciado, no qual pessoas de fora da escola podem participar e assistir às palestras apresentadas. Todas as palestras TED feitas pelos TED-Ed Clubs e o evento TEDx são postados no YouTube para que nossas ideias de inovação e nossos pensamentos se espalhem no mundo inteiro.

Internacionalidade - Viagem de Intercâmbio entre professores

Uma escola internacional não deve ser entendida apenas como uma instituição na qual os conteúdos das disciplinas são ministrados em um idioma estrangeiro. Tampouco se deve considerar apenas que a escola está relacionada a algum país diferente do nosso. É isso e muito mais. De modo resumido, a internacionalidade se dá quando entendemos as diferenças culturais, quando podemos incorporá-las em nossas vidas dentro da comunidade escolar, fazendo com que aceitemos e compartilhemos características do outro.

Naturalmente, quando nos comunicamos em outro idioma, toda essa carga cultural, emocional, social está (e deve estar) presente. É como se incorporássemos uma personagem diferente de quando falamos a língua materna. Sob essa perspectiva, falar um idioma estrangeiro é, também, tornar-se internacional. 

Quando todas essas características aparecem juntas, ganhamos, de forma geral, uma mentalidade internacional. Uma das formas bem eficazes para que esse processo aconteça (ou ao menos se desenvolva) é quando estamos em um país estrangeiro (ou quando recebemos estrangeiros em nossa escola, por exemplo). 

Nosso Colégio usa como estratégia de internacionalização viagens de intercâmbio com nossos alunos, professores e funcionários. Há alguns anos, convidamos professores de todos os níveis para passarem algumas semanas na Suíça com o objetivo de visitarem escolas, cidades, conhecerem pessoas, trocarem experiências, aprenderem e ensinarem sobre educação. Dessa forma, estamos construindo um pouco mais de nosso caráter de escola internacional. 

Dentro dessa linha de pensamento, também recebemos professores e alunos de outras escolas (sobretudo da Suíça e da Alemanha). Assim, conseguimos entender também um pouco da metodologia europeia, parte importante de nossa cultura. Devemos olhar para nós mesmos com olhar estrangeiro.

 

Encontro de Ex-Alunos | Setembro 2019

Em setembro, realizamos o primeiro encontro oficial de ex-alunos do nosso Colégio.  Foi um sábado em que revivemos alegres momentos e reencontramos amigos, colegas, professores, ex-alunos e ex-professores, pessoas que marcaram os 40 anos de história do Colégio. O evento também permitiu conhecer os caminhos profissionais e pessoais que ex-alunos traçaram. Pudemos perceber, mais uma vez, o verdadeiro sentido de sermos uma escola que, em sua essência, educa “com o coração, cabeça e mãos”. Sempre buscamos manter os laços com nossos alunos, criando uma rede que nos permite permanecer como parte da história deles.

Muitos ex-alunos acabam se tornando professores do Colégio ou funcionários administrativos; outros fazem estágio conosco. Assim, continuam fazendo parte da comunidade escolar. 

 

A sustentabilidade no Colégio Suíço-Brasileiro

Ao longo do ano de 2019, a sustentabilidade esteve presente em diversas atividades, projetos e ações em nosso Colégio.

É importante notar que a sustentabilidade não está apenas na proteção ao meio ambiente ou nos cuidados com a natureza, mas também nas pequenas ações do dia a dia, como um melhor aproveitamento do tempo de estudo para os alunos, a melhor forma de se organizar para os trabalhos a serem entregues, a melhor performance nas atividades esportivas e culturais, entre outras.

Alguns projetos de maior porte destacaram-se (e ainda continuarão no ano de 2020) em nossa comunidade escolar, como a utilização de canecas (não mais os copos descartáveis), hoje com 100% de adesão, o cuidado com o desperdício de comida (que teve uma redução de mais de 50% desde o início do projeto), a horta orgânica e a aquisição de uma cesta com produtos da região (e também orgânicos), a fabricação de composteiras com minhocas, entre outros.

Na nova construção do Colégio, também houve a preocupação com o meio ambiente, desde a utilização da luz natural até o uso de energia solar. Além disso, há o controle do uso de água e melhor aproveitamento dos espaços para nossos alunos.

Sustentabilidade continuará sendo um tema muito importante dentro do Colégio e deve envolver toda a comunidade escolar.  

Semana de estudos

Em outubro, foram realizadas as Semanas de Estudos do EF2 e do EM. O objetivo é trabalhar um tema gerador em cada série, de forma interdisciplinar, com aulas e visitas cujo propósito é ampliar os conhecimentos e desenvolver a autonomia e a responsabilidade dos alunos. 

Turma

Tema

Local

6º ano

Imigração e belezas naturais dos Campos Gerais

Colônia Witmarsum, Castro, Cânion Guartelá – PR

7º ano

Plantas e animais do Vale do Itajaí

Gaspar – SC

8º ano

Ecossistemas Litorâneos

Ilha de Cananeia – SP

9º ano

Estudos Ambientais e Culturais na Ilha Catarina

Florianópolis, Cacupé – SC

1. EM

Estado de São Paulo: domínios biomorfoclimáticos.

Campos do Jordão e Ubatuba – SP

2. EM

Ambientes naturais de Floresta

Atlântica e do estuário da Baía Babitonga

São Francisco do Sul e Itapoá – SC

3. EM

Aspectos históricos, culturais e ambientais da cidade de Brasília e seus arredores

Brasília – DF

A última série do EM participa da Semana da Economia, evento que reúne os alunos da última série do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba e da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo.  Ocorre alternadamente em Curitiba e em São Paulo. Esse ano foi realizado em Curitiba.

O objetivo dessa Semana é, com a ajuda do programa WIWAG, proporcionar aos alunos um mergulho no mundo de um executivo. Os jovens são acompanhados por professores suíços, profissionais da área de Economia que ministram aulas sobre o tema. Após as primeiras orientações, os alunos fundam empresas virtuais, elaboram estratégias, criam um logotipo e dividem a gerência das empresas entre si (Direção, Departamento Pessoal, Fundos e Material, Desenvolvimento, Produção, Almoxarifado, Marketing). Cada dia conta como um ano empresarial. A tarefa é, observando-se vários critérios (Economia, Ecologia, Área Social, entre outras), conduzir a empresa na busca do sucesso e da vitória contra a concorrência. O auge da semana é a Assembleia Geral, que acontece no último dia, sexta-feira. 

Turma

Tema

Local

4. EM

Semana da Economia

Curitiba – PR 

App de comunicação

O Colégio Suíço-Brasileiro lançou seu Aplicativo Oficial de Comunicação. O principal objetivo é a centralização da comunicação. Pelo App, é possível ter acesso a todas as informações dos eventos do Colégio, aos comunicados gerais e das turmas, ao calendário anual e à documentação institucional. Pelo aplicativo, também é possível entrar em contato com o Colégio utilizando os canais oficiais de atendimento disponíveis.

Cultura de feedback

Já há algum tempo, práticas de feedback estão sendo introduzidas, implementadas e periodicamente realizadas na Escola. O principal objetivo dessa ferramenta é possibilitar o contínuo desenvolvimento do professor e a reflexão sobre a qualidade das aulas, destacando-se os pontos fortes e observando-se os itens que necessitam de atenção. Além disso, feedbacks também têm o efeito de promover as competências pessoais e sociais tanto de quem o realiza quanto de quem o recebe, pois abrem uma perspectiva de reflexão e de clara comunicação sobre a conduta e a ação.

Nos últimos anos, foram introduzidos os feedbacks periódicos fornecidos pelos pais, que respondem a perguntas sobre a qualidade do desenvolvimento escolar. Também já foram institucionalizados os feedbacks dos professores à direção escolar, assim como os feedbacks dos alunos aos professores.

Foram realizados encontros de avaliação formativa, com o objetivo de pais e professores, em conjunto com o aluno, analisarem o progresso na aprendizagem. Essa modalidade de feedback  deverá ser institucionalizada em breve para todos os níveis escolares.

Nos próximos anos, a cultura de feedback se tornará cada vez mais parte integrante da Escola. Novas formas de feedback serão gradualmente incluídas: para o ano de 2020, por exemplo, está prevista a introdução do feedback entre alunos e colaboradores.

 

Desenvolvimento da língua alemã

A língua é chave para a educação e pré-requisito para a participação ativa na vida social. Por esse motivo, a Escola concentrou esforços para promover a comunicação entre os alunos. Com o auxílio dos projetos – estação de rádio, troca de correspondências com outras escolas no exterior, suporte digital -, a competência linguística dos alunos foi estimulada.

A Escola dá particular importância à formação contínua, que visa a melhorar a qualidade do ensino de Alemão. Como exemplos, destacam-se: workshop sobre o tema “Aprendizagem sensível de línguas” para todos os professores de Alemão; cursos de formação contínua da ZFA, na Alemanha, com a participação de dois de nossos professores. Por meio dessas e de outras ações, novos inputs foram oferecidos aos alunos.

A valorização da leitura foi uma grande preocupação da Escola neste ano letivo. Criamos estímulos à leitura e uma transparente cultura de leitura foi desenvolvida nas salas de aula. Os professores de Alemão conduziram o projeto “Dia da Leitura”. Entre outras atividades, foram realizadas competições de leitura em voz alta com o objetivo de motivar os alunos para a língua alemã, em especial para a leitura dramatizada, e de promover o intercâmbio entre as escolas de língua alemã.

O domínio de um idioma vai muito além de falar: é também uma manifestação de vida. Por esse motivo, o projeto “Debate no Ensino Médio” teve continuação também neste ano letivo. Além disso, os professores reuniram-se para planejar a Semana da Língua Alemã em todas as séries, de modo a aproximar toda a comunidade escolar à cultura e à língua alemã.

Ano Novo, turma nova, sala nova

Para que haja crescimento, existe a necessidade de mudanças. Mudanças estão relacionadas à transformação. Assim, nossa Educação Infantil pôde receber mais uma turma de alunos para o Infantil IV. Também ganhamos um novo ambiente para os alunos do Infantil V, um espaço agradável e próprio para o desenvolvimento das crianças, dando-lhes oportunidade de ter uma nova percepção da escola, um novo caminho, novos brinquedos, mais espaço. Tudo isso contribui para o desenvolvimento da autonomia e da segurança. Também se construíram banheiros adequados para essa faixa etária. No começo do ano letivo, inauguramos o novo espaço: as famílias puderam mostrar aos seus filhos o novo ambiente e disponibilizaram um tempo para brincar com seus filhos.

CIPA

Neste ano, a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, trabalhou com afinco e dedicação, de modo a tornar sempre presente e ativo o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde. A comissão, renovada anualmente, é composta por 8 integrantes, sendo 4 eleitos e 4 indicados pela Instituição.

O Colégio é preocupado e atuante na segurança e na prevenção. Investe tempo e recursos para que os ambientes de trabalho sejam adequados para os colaboradores, além de capacitá-los para que possam estar preparados para uma situação de risco ou de emergência. É bem importante que, além da Gestão, uma comissão neutra possa estar sempre alerta para as normas e as leis que regem o país.

A comissão deste ano investiu tempo para analisar os riscos no processo de trabalho, para a elaboração de um mapa de risco e para a verificação e a análise de pontos de segurança vulneráveis. 

As reuniões ocorreram mensalmente e a equipe trabalhou com motivação.

A comissão também reuniu todos os colaboradores nos dias de planejamento, tanto em julho quanto em janeiro, para palestras educativas.

Todos os anos, o colégio aborda e apoia a Campanha de Prevenção da AIDS.

Para que medidas preventivas sejam adotadas de maneira adequada, conhecimentos na área de segurança do trabalho são essenciais.

 A cada ano, a equipe passa por uma capacitação de 20h. 

Um acidente de trabalho é aquele que ocorre dentro da empresa. A comissão realiza o estudo desses acidentes e faz a classificação deles.

 A equipe elaborou um checklist para que todos os colaboradores saibam como agir ao soar o alarme de incêndio. Isso facilita a atuação em conjunto. Também os alunos treinaram o abandono do prédio três vezes durante o ano. Cada vez, a simulação é mais rápida e eficaz.

A comissão identificou a necessidade de adquirir alguns equipamentos de proteção e novos EPIs, os quais foram comprados pela Gestão.

 Também foi elaborado um projeto para um muro de escalada seguro no colégio.

 A SIPAT foi realizada em julho nos dias pedagógicos.

Foi criado um manual para a eleição da CIPA, com todos os detalhes para evitar qualquer dúvida.

A equipe também preparou um teatro sobre segurança, alertando e ensinando como agir em caso de incêndio, tiroteio, alagamento, ataque de abelhas, desabamento, invasão da escola e entrada de animais domésticos e peçonhentos.

Um trabalho que recebeu destaque ocorreu em conjunto com alunos e professores do vespertino: alguns brinquedos que ofereciam alguma possibilidade de risco foram substituídos por pneus, decorados pelos alunos.

Assim, o Colégio busca adequar-se ao Decreto maior nº 4837/12, atendendo medidas básicas de segurança não somente contra o incêndio, mas também em eventuais momentos de pânico e desastre natural.

A Comissão está devidamente implantada e busca desenvolver-se a cada nova situação. 

Novo prédio

Em 23/11/2019, com convidados de honra e participantes de toda a comunidade escolar, a Escola realizou a inauguração do novo prédio. Na ocasião, também estiveram presentes dois representantes do cantão de patronato de Aargau, que vieram especialmente para esse evento.

O novo prédio do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba será uma nova atração arquitetônica no centro de Pinhais. Na concepção dos espaços, uma das preocupações foi garantir que as necessidades pedagógicas fossem plenamente atendidas. A nova construção, flexível, aberta e espaçosa, possibilita que os alunos criem seus próprios ambientes de aprendizagem. 

O novo prédio oferece um espaçoso e bem iluminado restaurante. Distribuídas em dois andares, estão dez salas de aula para as turmas IB.

Em breve, será ainda construída uma ala com outras oito salas de aula. Também está prevista a construção do Auditório e da Biblioteca.

Uma passarela ligará os dois prédios do Colégio, o novo e o antigo, o que também constitui uma novidade arquitetônica, visto que é a primeira do gênero em Pinhais. 

 

Dados referentes ao ano letivo 2019

GESTÃO DO COLÉGIO

Diretor-Executivo

Marc Schumacher

Diretora Escolar

Denise Spredemann Friesen

Coordenador Pedagógico do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Carlos Machado Jr.

Coordenador Pedagógico do 2º ao 8º ano do Ensino Fundamental 

Monique Simone Veith Oviedo Guarderas

Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental 

Petra Klara Katharina Blomeyer

Gerente Financeiro

Edgar Pereira dos Santos

Gerente Administrativa 

Christiane Luise Obst

Gerente TI

Luiz Gustavo Ortigara

Estrutura Pedagógica e Alunos Matriculados

estrutura Pedagógica

Stufe

Nível

Alter

Idade

Klasse

Série/Ano

 

Kindergarten

Educação Infantil

2

Kindergarten II         Infantil II

 

3

Kindergarten III         Infantil III

 

4

Kindergarten IV          Infantil IV

 

5

Kindergarten V         Infantil V

 

Primarstufe

Ensino Fundamental I

6

1. Klasse                   1º ano

Stufen und externe Sprachdiplome

Níveis e Certificações Externas de Exames de Línguas

7

2.Klasse                    2º ano

8

3.Klasse                    3º ano

Deutsch

Alemão

Französisch

Francês

Englisch

Inglês

9

4.Klasse                    4º ano

10

5.Klasse                    5º ano

A1

Sekundarstufe

Ensino Fundamental II

11

6.Klasse                    6º ano

12

7.Klasse                    7º ano

A2

13

8.Klasse                    8º ano

14

9.Klasse                    9º ano

A2/B1

 

PET

Gymnasialstufe

Ensino Médio

15

1. Klasse                   1ª série

B2

A2

FCE

16

2. Klasse             2ª série

B1

FCE/CAE

17

3. Klasse             3ª série

B2/C1

B2

CAE

18

4. Klasse       4ª série

B2/C1

Vestibular – Abgangsdiplom der brasilianischen Gymnasialstufe und Vorbereitung zum Eintritt an brasilianische Universitäten.

 Vestibular – Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Preparação para lngresso em Universidades Brasileiras.

Diplom des International Baccalaureate (IB), weltweite Zulassung zu diversen Universitäten. 2. Semester der 2. Klasse des

Gymnasiums bis und mit 1. Semester der 4. Klasse des Gymnasiums.

Diploma do Bacharelado Internacional (IB), reconhecido em diversas Universidades no Exterior. Do 2° semestre da 2ª série EM ao 1°   

                semestre da 4ª série EM.

Alunos matriculados 

 

Suíços

Brasileiros e

Outras Nacionalidades

Total

Infantil II e III

3

61

64

Infantil IV e V

4

99

103

Educação Infantil

7

160

167

1º ano

3

46

49

2º ano

3

47

50

3º ano

5

41

46

4º ano

2

39

41

5º ano

4

37

41

Ensino Fundamental I

17

210

227

6º ano

1

44

45

7º ano

37

37

8º ano

4

40

44

9º ano

1

44

45

Ensino Fundamental ll

6

165

171

1ª série

1

33

34

2ª série

3

22

25

3ª série

2

32

34

4ª série

3

19

22

Ensino Médio

9

106

115

Total – Início do Ano Letivo

39

641

680

 

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS NO PRIMEIRO DIA LETIVO

Diplomas

 

DIPLOMAS DE LÍNGUA

Língua

Exame

Participantes

Aprovados

Aprovados %

Alemão

Resultado de imagem para bandeira alemanha

 

A1

81

60

74%

A2

74

42

58%

DSD – I (A2/B1)

49

47

96%

DSD – II (B2/C1)

14

8

57%

Francês

Resultado de imagem para bandeira frança

DELF A2

13

13

100%

DELF B2

2

2

100%

DALF C1

2

1

50%

Inglês

Resultado de imagem para bandeira inglaterra

PET

37

37 

100%

CAE

19

18

95%

CPE

APROVAÇÃO DIPLOMA IB

Carreira dos Formandos

ÁREAS DE INTERESSE – 2015 A 2019

Base de cálculo: 70 formandos no período de 2015 a 2019. 

Universidades frequentadas no Brasil – 2015 a 2019

UNIVERSIDADES FREQUENTADAS NO BRASIL

Base de cálculo: dos 56 formandos, no período de 2015 a 2019,  34 entraram em universidades brasileiras.

Universidades frequentadas no exterior – 2015 a 2019

Base de cálculo: dos 56 formandos, no período de 2015 a 2019,  22 entraram em universidades brasileiras.

EVENTOS

  • Dias de Planejamento 1º semestre

  • Reunião de pais
  • Primeiro dia de aula

  • Reunião de pais representantes
  • Apresentação dos projetos MUN e TED pelos alunos do Ensino Médio aos alunos do 9º ano do EF

  • Dia Esportivo

  • Dia de Integração Educação Infantil
  • Visita ao “Museu de Arte Indígena – MAI” 3º ano 
  • Visita ao D.E.R – alunos do 5º ano
  • Apresentação do projeto GIN pelos alunos do Ensino Médio aos alunos do 9º ano do EF
  • Feira de Universidades Internacionais
  • Canguru de Matemática 
  • Encontro Escolas Suíças em Curitiba
  • Reunião informativa da Gestão para pais interessados
  • Semana de Estudos 1º ao 5º ano

  • Reunião sobre o projeto „Educação Infantil sem brinquedos industrializados“ – pais do Infantil V 

  • Semana da língua alemã

  • Passeio para Chácara Terra Viva – Infantil II

  • Passeio ao Rancho Caminho das Águas – Infantil V 

  • Workshop Matemática com os pais do 3º ano EF

  • Palestra – Conecte-se ao que importa

  • Evento de leitura Instituto Goethe – 1º ao 3º ano EFI

  • Dia Mundial da Conscientização do autismo

  • Apresentação Grupo Töwe

  • Reunião informativa da Gestão para pais interessados

  • Início provas IB – 4ª série EM

  • Entrega dos diplomas de proficiência em línguas estrangeiras (Alemão, Inglês e Francês) e ICDL (Informática)

  • Dia da Família

  • Noite de talentos 

  • Evento interno de “Jugend debattiert”

  • Passeio no Bosque Municipal de Pinhais – alunos do AM e AV

  • Reunião do Schülerparlament

  • Aula de Química – CA

  • Jovens Debatem
  • Dia da Leitura

  • Concurso de Leitura

  • Peça Canto 5 e 8 da Odisseia

  • Workshop Marburgerkonzentrationskonzept – 3º ano EFI

  • Visita ao Planetário instalado no pátio do Colégio – alunos de todos os níveis

  • Olimpíada Brasileira de Matemática – alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

  • Festa Junina

  • Oficina sobre a escrita hieroglífica e cuneiforme – alunos da 1ª série do Ensino Médio

  • Reunião do Schülerparlament

  • Término do 1º semestre

  • Inauguração do Xadrez Gigante

  • Reunião informativa da Gestão para pais interessados

  • Semana de Planejamento para os professores 

 

  • Início do 2º semestre

 

  • Reunião informativa da Gestão para pais interessados
  • Dia Esportivo – Educação Infantil

  • Comemoração do Dia Nacional da Suíça        

  • Reunião do Schülerparlament 

  • Festa da Lanterna na Educação Infantil

  • SMUN

  • Simulado DSD 

  • Passeio Chácara Reserva Serelepe – Infantil II e III 
  • Reunião de pais representantes com a coordenação
  • Reunião do Schülerparlament
  • Encontro De Ex-alunos E Ex-professores
  • Semana de rematrícula
  • Dia da Família – Educação Infantil
  • Visita ao teatro para assistir a peça “A Floresta d’água”, apresentado pelo Diverte Cultural, no Teatro Fernanda Montenegro – Infantil IV e V.
  • Semana da Língua Italiana
  • Entrega dos Diplomas do IB aos alunos da 4ª série do Ensino Médio.
  • Inauguração dos brinquedos lógicos com os integrantes da associação Eltern und Schule para os alunos do Ensino Fundamental I. 
  • Reunião informativa da Gestão para pais interessados
  • Semana de Estudos – 6º ano à 3ª série do Ensino Médio 
  • Visita ao Zoológico – Alunos do Infantil V
  • Semana de Economia dos alunos da 4ª série com a participação de alunos da Escola Suíça de São Paulo em Curitiba
  • Reunião informativa da Gestão para pais interessados
  • Feira de Conhecimento e Feira do livro
  • Dia Pedagógico no Rancho Caminho das Águas
  • Passeio ao Palácio Iguaçu – 5º ano
  • Festa da Primavera na Educação Infantil
  • Semana da Língua Francesa
  • Semana da Língua Portuguesa
  • Uma noite na biblioteca – 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I
  • Realização das provas de proficiência em Alemão A1 e A2 no Fundamental I e II
  • Palestra “O protagonismo dos pais no sucesso dos filhos – Diálogos construtivos”
  • Reunião sobre a transição para o 6º ano – pais do 5º ano
  • Reunião sobre a transição para o 1º ano do Ensino Fundamental – pais do Infantil V
  • Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração
  • Inauguração do novo prédio do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, com a presença do representante do cantão de Argóvia, e outras autoridades locais e suíças
  • Bazar e Mercado de Pulgas
  • Passeio ao Parque Mikewood – Acompanhamento Matutino e Vespertino
  • Almoço de integração – 3º ano A e B
  • Passeio de integração à Chácara Terra Viva – alunos do 3º ano A e B do Ensino Fundamental
  • Reunião informativa da Gestão para pais interessados
  • Passeio a Morretes/Paranaguá – alunos do 5º ano
  • Passeio a Chácara Mata Nativa – alunos da 1º ano EFI
  • Passeio ao Parque Mikewood – alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
  • Passeio ao Rancho Caminho das Águas – alunos do Infantil II
  • Apresentação de teatro “Recuérdame” pelos alunos do curso extracurricular de teatro – alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio e colaboradores do Colégio
  • Visita do São Nicolau na Educação Infantil e no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental  
  • Feira de livros usados
  • Entrega de Diplomas
  • Festa de Formatura no Restaurante Madalosso – alunos do 9º ano e da 4ª série do Ensino Médio.
  • Confecção do cone escolar pelos alunos junto com seus pais – Infantil V
  • Festa de confraternização de final do ano dos colaboradores e Membros do Conselho de Administração de Curitiba
  • Visita ao Museu Paranaense – alunos do 8º ano
  • Coquetel para os Pais Representantes