A infraestrutura de uma escola sofre constante desgaste e demanda manutenções e contínuas melhorias para garantir a funcionalidade e a qualidade das instalações. Foram muitas as novidades em 2019. A Sala de Marcenaria foi totalmente renovada; construímos duas novas e modernas Salas de Música, com isolamento acústico adequado; o Almoxarifado e o Ambulatório ganharam novos espaços e as adaptações para atender à legislação de acessibilidade foram finalizadas. A instalação de divisórias retráteis possibilitou a transformação de uma sala de aula em duas, proporcionando mais flexibilidade na distribuição das aulas. O Ginásio recebeu um novo piso, próprio para a prática de esportes, e os jardins da Escola reviveram, com um novo projeto de paisagismo.
Sempre atentos às atualizações necessárias para segurança e agilidade dos processos de informação, implantamos o boleto eletrônico e o último módulo – compras e gestão de estoques – do sistema ERP (Enterprise Resource Planning) utilizado pela Escola; também migramos a nossa plataforma de correio eletrônico para uma plataforma em nuvens. A agenda digital da Escola, disponível para sistemas Android
e IOS, a partir do segundo semestre, é mais uma importante ferramenta de comunicação com a comunidade escolar, permitindo o acesso a comunicados, notícias, convites, lembretes, calendários, Extranet e canais de atendimento.
No setor de alimentação, a estrutura de preços do restaurante foi ampliada e os novos preparos com a introdução de alimentos orgânicos, proporcionaram refeições mais saudáveis e saborosas. Alinhados com os projetos de preservação do meio ambiente, introduzimos no refeitório copos reutilizáveis em substituição aos copos descartáveis utilizados anteriormente.
Nossa 3ª Semana de Educação Alimentar, de 18 a 23 de março, envolveu todos os alunos em diversas atividades, motivando-os a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis e equilibradas. Os alunos visitaram a exposição, falaram sobre lanches saudáveis, participaram das oficinas culinárias e assistiram à palestra “Cozinha Invisível”, de Dani Leite.
Na Festa Junina, as danças típicas, as brincadeiras do Paraíso Infantil e a Praça de Alimentação garantiram o sucesso do evento.
A 1ª Semana de Educação Digital ocorreu em agosto, com o objetivo de oferecer aos alunos mais uma oportunidade para a reflexão sobre o uso saudável, seguro, responsável e ético da Internet. Além da exposição com diversas informações sobre o assunto e de atividades planejadas pelos professores, a semana teve como destaque as palestras ministradas pela Dra. Patrícia Peck, advogada especializada em Direito Digital, para alunos a partir do 4º ano, professores, funcionários e pais.
Em setembro, recebemos a Exposição “Viagem de Spix e Martius pelo Brasil (1817-1820)” , gentilmente cedida pelo Instituto Martius-Staden. A mostra destaca o legado excepcional dos dois pesquisadores e a impressionante viagem de 10.000 km dos naturalistas alemães pelo Brasil do século XlX.
Preocupados com a segurança de alunos, professores e colaboradores, realizamos, no mês de novembro, a simulação do Plano de Abandono do Prédio. O treinamento foi rápido e muito bem-sucedido. Também em novembro, com o tema “Sustentabilidade”, nosso tradicional Bazar, com diversas atrações, venda de produtos artesanais e farta oferta gastronômica, atraiu um público de 2.500 pessoas.