RELATÓRIO ANUAL

PALAVRA DO PRESIDENTE

Ronald Hugo Felder

A digitalização representa novos desafios para as escolas e oferece aos alunos e aos professores novos potenciais para as aulas. Ela é onipresente. As empresas já perceberam que o mundo está mudando profundamente e as escolas, mais do que nunca, começam a incorporar essa realidade.

A digitalização no ensino pode aumentar a motivação e a cooperação e fomentar o processo de aprendizagem.
Contudo, isso tem menos a ver com os equipamentos do que com sua utilização em aulas diversificadas. Uma coisa está bem clara: o futuro de nossa sociedade dependerá de como
nós desenvolvemos os potenciais e os talentos dos jovens.

Nesse contexto, o alto nível de educação como fundamento de nossa sociedade do conhecimento, sua configuração ativa e seu desenvolvimento digital contínuo têm um papel central.
Portanto, uma sociedade em transformação tecnológica também precisa de uma escola em transformação.

Nos últimos anos, nossas escolas têm estado intensamente envolvidas na questão da digitalização. Gradualmente, com o objetivo de nos inserir na era moderna, trabalharemos
para conquistar cada vez mais o mundo tecnológico, sem negligenciar os princípios pedagógicos e os conceitos de valores.

Nós queremos continuar a desenvolver os pensamentos e os ideais dos fundadores de nossas escolas, originariamente concebidas para imigrantes suíços.

Em virtude da alta qualidade nos programas nacional e IB, nós conseguimos nos estabelecer em um nicho que dá valor a uma escola familiar, com uma oferta educacional orientada
a diversas competências, sempre com foco multilíngue.

Ficamos felizes por nossas escolas suíço-brasileiras, de padrão internacional, poderem contar com inúmeras crianças de origem brasileira entre seus alunos.

Orgulhamo-nos de termos construído em um país longínquo um pedaço significativo da cultura de nosso país de origem.

Queremos desenvolver ainda mais as nossas escolas e manter sempre a alta qualidade, de acordo com os padrões suíços.

Graças ao incansável empenho de nosso corpo docente, à grande motivação de nossos alunos e ao grande apoio dos pais, conseguimos, no ano de 2019, em todas as áreas, dar continuidade ao trabalho bem-sucedido do ano anterior. Os alunos das duas escolas conseguiram, mais uma vez, excelentes resultados no programa IB e um índice de aprovação de 100%.

A nova estrutura, que aboliu o cargo de Diretor-Geral, mostrou resultado e desejamos, cada vez mais, continuar a apoiar e a acompanhar as escolas. Queremos remover barreiras, com o objetivo de nos adaptarmos continuamente às modificações e aos desafios. É importante que o Conselho de Administração tenha um bom relacionamento com os diretores para fazer com que as escolas não operem somente no presente, mas também sigam rumo ao futuro, de forma estratégica e bem planejada.

Nesse sentido, expressamos agradecimentos aos nossos Cantões-Patronos pelo valioso apoio de longos anos.

Também prestamos homenagem e agradecemos a todas as pessoas que apoiaram ativamente nossas escolas desde sua fundação. Agradecemos aos educadores, diretores, todos os membros da associação, aos membros do Conselho de Administração, ao Consulado-Geral da Suíça, ao Departamento Federal de Cultura e a Educationsuisse, os quais sempre, com muita competência e empenho, acompanham as escolas. Agradecemos especialmente a todos os pais, que nos honram com sua grande confiança na formação acadêmica dos seus filhos. Em todos os anos, como eu sempre destaco e mais uma vez quero recordar, os alunos são o elemento central de nossas escolas e assim continuarão no futuro!

Ronald Hugo Felder

Presidente do Conselho de Administração

Conselho de Administração

Presidente

Ronald Hugo Felder

Vice-Presidente

Bruno Larsen

Conselheiros

Alfredo Attié Jr.

Brena Pimentel Bäumle

Frédéric Roger Maurice Yannick Drouin

Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer

Jacqueline Louise Hefti Caramurú

Manuela Esther Merki

Marcel Salzmann

 

Conselho Fiscal

Membros Efetivos

 

Sérgio Renato Tinguely

Werner Stettler

 

Conselho Consultivo

Membros Obrigatórios

Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo

 

Urs Brönniman

Representantes do Corpo Docente

Flávio Stresser Araújo

Heitor França

Presidente anterior do Conselho de Administração

Gunar Hohl

Membros Eleitos

Sergio Mestieri Chammas

RELATÓRIO DA GESTÃO DE SÃO PAULO

Encontro das Escola Suíças no Brasil

Nos dias 24 e 25 de março, ocorreu o encontro bienal das Escolas Suíço-Brasileiras de São Paulo e de Curitiba. Em uma manhã de sábado, 40 colaboradores voluntários, entre eles professores e funcionários administrativos, embarcaram com destino ao Colégio de Curitiba. Além do curso interno de formação contínua organizado pela escola anfitriã aos participantes de ambas as escolas, houve também uma programação cultural. O principal objetivo do encontro é promover a troca de experiências e a integração.

Visita de Basel-Stadt

Entre 25/03 e 01/04, o Sr. Pierre Felder, Delegado Pedagógico do Cantão de Basel-Stadt para a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, visitou-nos com o objetivo de fazer um levantamento de informações para avaliação da atual situação da Escola e em qual direção ela deve desenvolver-se. As conclusões dessa avaliação fornecerão à nossa instituição suporte para a definição dos principais pontos no desenvolvimento escolar para os próximos anos.

Autoavaliação do IB

A cada 5 anos, as Escolas IB passam por um processo de auditoria realizado pela Organização IB. Nele, inclui-se a autoavaliação de vários itens, como a política de línguas e a política de avaliações. Com base nesse trabalho, é elaborado um plano de ação válido para os próximos 5 anos. Integrantes de todos os setores da comunidade escolar – professores, alunos, pais – tiveram importante participação nesse processo de reflexão e autoavaliação, orientados pela Coordenação IB.

O Grupo da Qualidade Pedagógica

Nesse ano, o Grupo da Qualidade Pedagógica dedicou-se especialmente ao trabalho com o tema “Sucesso Escolar”. Foram analisados, de forma aprofundada, os fatores que podem contribuir para o êxito do aluno. Os workshops realizados nos Dias de Planejamento incluíram, além da apresentação de algumas teorias para os professores, várias dinâmicas relativas à autonomia e à motivação, importantes pilares na construção do sucesso escolar. Esse trabalho continuará no próximo ano, com novos pontos relevantes para a concretização desse tema. O Grupo da Qualidade Pedagógica é constituído pelo Diretor e por professores de cada um dos níveis de ensino.

Revisão dos Planos Curriculares

Com a participação de todos os professores, iniciou-se nesse ano a revisão de todos os planos curriculares, válidos para todas as disciplinas oferecidas pela Escola. A revisão baseou-se nos princípios do plano curricular 21, do currículo IB e do currículo brasileiro BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Como instituição bilíngue, é obrigatória a integração dos planos curriculares internacionais e brasileiros.

Apresentação de universidades estrangeiras

Todos os anos, diferentes universidades estrangeiras apresentam-se a nossos alunos. Representantes da HSG, EHL, assim como universidades alemãs, americanas, canadenses, francesas e britânicas, dirigem-se a nossos jovens para trazer-lhes informações e esclarecimento de dúvidas. Além dessas palestras, também levamos nossos alunos do Ensino Médio a eventos externos em outras escolas. Uma opção que desperta cada vez mais o interesse de pais e alunos é o ensino superior em uma universidade de língua alemã na Suíça, na Alemanha ou na Áustria, bem como a vida relacionada a esses países. O Diretor realizou uma palestra sobre intercâmbio para apresentar informações sobre o tema, além das principais características do ensino superior e da vida em um desses países.

Programa de Estágio

Todos os anos, o estágio obrigatório é realizado tanto por alunos da 2ª série quanto por alunos da 4ª série do Ensino Médio. Os jovens têm a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho e construir suas primeiras impressões sobre ele. Enquanto os alunos da 2ª série têm sua primeira experiência profissional, os da 4ª série, que acabaram de prestar os exames IB, já estão na iminência de definir a carreira que pretendem seguir. O estágio pode ser cumprido em São Paulo ou no exterior.

Semana da Língua Alemã

Foram realizadas na Escola atividades especiais em todas as séries para comemorar a Semana da Língua Alemã, promovida anualmente. O objetivo, como nos anos anteriores, é o incentivo à aprendizagem da língua alemã. Paralelamente às competições de leitura no Ensino Fundamental II, jovens do Ensino Médio ofereceram entretenimento musical nos intervalos. Alunos do Ensino Fundamental II realizaram atividades com as crianças da Educação Infantil; os alunos das séries terminais do Ensino Fundamental I fizeram para as mais novas do mesmo nível escolar a leitura de histórias escritas por elas mesmas.
Durante essa Semana, foram promovidas, no Brasil inteiro, atividades e eventos referentes à língua alemã e à cultura dos países de língua alemã. Trata-se de uma iniciativa em conjunto com as embaixadas da Suíça, da Alemanha, da Áustria, de Luxemburgo e da Bélgica.

Semana de Enfoque Curricular (SEC)

SEC 8º ano - Petar (129)

Como em todos os anos, na primeira semana de outubro, ocorrem as Semanas de Estudos (SECs). Os alunos do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental I passam 3 dias da semana longe de suas casas. Já a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II, os alunos viajam a semana inteira. A SEC está sempre vinculada a uma área de estudos e tem o objetivo de ampliar os conhecimentos e explorar diversos temas fora do ambiente escolar. As crianças e os jovens se dedicam às artes, à proteção da natureza e à sustentabilidade, a temas históricos, ao trabalho social ou à economia.

Swiss Model United Nations (SMUN)

Durante os eventos Model United Nations (MUN), os alunos participantes representam suas delegações em comitês que se reúnem diversas vezes. Os debates possibilitam que os alunos aprimorem seus conhecimentos de diplomacia e relações internacionais e melhorem sua oratória e outras habilidades na Língua Inglesa. Além disso, a participação nos eventos MUN fortalece a malha de relações com alunos de outros locais e instituições. Em 2019, as delegações da Escola Suíço-Brasileira participaram de diversos eventos MUN, organizados pelo Colégio Humboldt, pelo Colégio Visconde de Porto Seguro, pelo Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, pela Escola Panamericana da Bahia, em Salvador, e pela Instituto Ivoti, no Rio Grande do Sul. Durante a última semana de aulas, em dezembro, ocorreu na nossa Escola o evento SMUN (Swiss Model United Nations), organizado pelos próprios alunos do Ensino Médio, com a participação dos alunos do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba.

ELO (Educação de Liderança Outdoor)

O objetivo desse programa, realizado na 3ª série do Ensino Médio, é promover aptidões e habilidades, como liderança, comunicação, organização, autonomia, entre outras. Durante um semestre, uma vez por semana, os jovens frequentam um curso preparatório. Para concluir o programa, os próprios participantes organizam uma expedição. Entre 3 e 5 dias, mergulham na natureza e vivem incríveis experiências. Eles mesmos são responsáveis pela definição do destino da viagem, pela elaboração e controle do orçamento, pela organização do transporte, pelas hospedagens e pela alimentação. Normalmente, os participantes fazem uma caminhada pelas quase intocadas montanhas cobertas pela Mata Atlântica, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Operação Wallacea

De dois em dois anos, ocorre a Expedição Operação Wallacea, envolvendo alunos da 3ª e da 4ª séries do Ensino Médio. Trata-se de uma atividade voluntária, na qual os jovens prestam ajuda a universidades britânicas no levantamento de dados naturais para fins de pesquisa. Os participantes viajam para uma das regiões de pesquisa definidas pela Operação Wallacea. Neste ano, os alunos, acompanhados por um de nossos professores de Ciências Naturais, estiveram em Honduras.

Curso de Primeiros Socorros

O curso de Primeiros Socorros passou a ser oferecido gratuitamente aos nossos alunos da 2ª e da 4ª séries do Ensino Médio. Ministrado por professores especializados e seus assistentes, o curso oferecerá aos participantes o Certificado de Primeiros Socorros.

V. Jogos Interescolares (JIESB)

Com o objetivo de promover atividades esportivas, foram realizados pela quinta vez os Jogos Interescolares. Durante o mês de setembro, 25 escolas de São Paulo participaram em competições e jogos amistosos nas modalidades de voleibol, futebol, basquete, handebol e ginástica olímpica. Os jogos foram disputados durante a semana, após as aulas regulares, e aos sábados.

Liga Esportiva das Escolas de Língua Alemã (LEELA)

Neste ano, ocorreu o lançamento da LEELA, associação esportiva que reúne todas as escolas de língua alemã em São Paulo. Nos finais de semana, são realizadas competições e jogos amistosos nas modalidades de voleibol, futebol, basquete e handebol entre os alunos que participam nos cursos esportivos complementares. O objetivo é promover a atividade esportiva, assim como a integração dos alunos de diferentes escolas de língua alemã.
As escolas participantes da associação esportiva são, além da nossa, Benjamin Constant, Humboldt, Porto Seguro e Rudolf Steiner.

Sebalter e a Banda dos Curumins

Em outubro, tivemos a honra de receber em nossa Escola, durante a XIX Settimana della Lingua Italiana, Sebalter, renomado cantor e músico do Ticino. Em conjunto com a banda de jovens Curumins – um projeto social de São Paulo, conduzido pelo Sr. Alberto Eisenhardt, natural do Ticino –, a comunidade escolar teve o prazer de assistir a um concerto suíço-brasileiro.

Palestra de Rosely Sayão

A palestra de Rosely Sayão, psicóloga renomada no Brasil, teve como tema os desafios no ensino e foi direcionada aos pais e aos professores da Escola.

Administração

A infraestrutura de uma escola sofre constante desgaste e demanda manutenções e contínuas melhorias para garantir a funcionalidade e a qualidade das instalações. Foram muitas as novidades em 2019. A Sala de Marcenaria foi totalmente renovada; construímos duas novas e modernas Salas de Música, com isolamento acústico adequado; o Almoxarifado e o Ambulatório ganharam novos espaços e as adaptações para atender à legislação de acessibilidade foram finalizadas. A instalação de divisórias retráteis possibilitou a transformação de uma sala de aula em duas, proporcionando mais flexibilidade na distribuição das aulas. O Ginásio recebeu um novo piso, próprio para a prática de esportes, e os jardins da Escola reviveram, com um novo projeto de paisagismo.

Sempre atentos às atualizações necessárias para segurança e agilidade dos processos de informação, implantamos o boleto eletrônico e o último módulo – compras e gestão de estoques – do sistema ERP (Enterprise Resource Planning) utilizado pela Escola; também migramos a nossa plataforma de correio eletrônico para uma plataforma em nuvens. A agenda digital da Escola, disponível para sistemas Android 
e IOS, a partir do segundo semestre, é mais uma importante ferramenta de comunicação com a comunidade escolar, permitindo o acesso a comunicados, notícias, convites, lembretes, calendários, Extranet e canais de atendimento.

No setor de alimentação, a estrutura de preços do restaurante foi ampliada e os novos preparos com a introdução de alimentos orgânicos, proporcionaram refeições mais saudáveis e saborosas. Alinhados com os projetos de preservação do meio ambiente, introduzimos no refeitório copos reutilizáveis em substituição aos copos descartáveis utilizados anteriormente.

Nossa 3ª Semana de Educação Alimentar, de 18 a 23 de março, envolveu todos os alunos em diversas atividades, motivando-os a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis e equilibradas. Os alunos visitaram a exposição, falaram sobre lanches saudáveis, participaram das oficinas culinárias e assistiram à palestra “Cozinha Invisível”, de Dani Leite.

Na Festa Junina, as danças típicas, as brincadeiras do Paraíso Infantil e a Praça de Alimentação garantiram o sucesso do evento.

A 1ª Semana de Educação Digital ocorreu em agosto, com o objetivo de oferecer aos alunos mais uma oportunidade para a reflexão sobre o uso saudável, seguro, responsável e ético da Internet. Além da exposição com diversas informações sobre o assunto e de atividades planejadas pelos professores, a semana teve como destaque as palestras ministradas pela Dra. Patrícia Peck, advogada especializada em Direito Digital, para alunos a partir do 4º ano, professores, funcionários e pais.

Em setembro, recebemos a Exposição “Viagem de Spix e Martius pelo Brasil (1817-1820)” , gentilmente cedida pelo Instituto Martius-Staden. A mostra destaca o legado excepcional dos dois pesquisadores e a impressionante viagem de 10.000 km dos naturalistas alemães pelo Brasil do século XlX.

Preocupados com a segurança de alunos, professores e colaboradores, realizamos, no mês de novembro, a simulação do Plano de Abandono do Prédio. O treinamento foi rápido e muito bem-sucedido. Também em novembro, com o tema “Sustentabilidade”, nosso tradicional Bazar, com diversas atrações, venda de produtos artesanais e farta oferta gastronômica, atraiu um público de 2.500 pessoas.

Dados referentes ao ano letivo 2019

Gestão do Colégio

Diretor-Executivo

Marcel Brunner

Diretora de Marketing e Administração

Karin Lillian Michaelis Buelau

Diretora Escolar

Andréa Pimentel

Coordenador Pedagógico do 9º ano do Ensino

Fundamental e do Ensino Médio

Rubens Henrique Camargo Bueno

Coordenador Pedagógico do 4º ao 8º ano

do Ensino Fundamental 

Maurus Martin Sommerer

Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil

ao 3º ano do Ensino Fundamental 

Dominique Steiner

Coordenação IB

Andreas Panse 

  

Estrutura Pedagógica e Alunos Matriculados

Alunos matriculados

 

Suíços

Brasileiros e

Outras Nacionalidades

Total

Jardim I

6

38

44

Jardim II

12

47

59

Educação Infantil

18

85

103

1º ano

11

51

62

2º ano

9

51

60

3º ano

13

58

71

4º ano

8

47

55

5º ano

10

51

61

Ensino Fundamental I

51

258

309

6º ano

11

42

53

7º ano

8

45

53

8º ano

8

43

51

9º ano

8

40

48

Ensino Fundamental ll

35

170

205

1ª série

6

36

42

2ª série

10

32

42

3ª série

9

27

36

4ª série

9

26

35

Ensino Médio

34

121

155

Total – Início do Ano Letivo

138

634

772

 

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS NO PRIMEIRO DIA LETIVO

Diplomas

Diplomas de língua

Língua

Exame

Prova

Participantes

Aprovados

Aprovados %

Alemão

 Resultado de imagem para bandeira alemanha

IVA

A2

55

47

85%

DSD I

B1

52

33

63%

DSD II

B2 / C1

38

29

76%

Francês

Resultado de imagem para bandeira frança

 

DELF

A1

A2

B1

47

41

16

47

41

16

100%

100%

100%

DELF

B2

21

21

100%

DALF

C1

3

2

67%

Inglês

Resultado de imagem para bandeira inglaterra

 

CAE

B2

C1

C2

5

16

10

4

16

10

80%

100%

100%

APROVAÇÃO DIPLOMA IB

IB PORT

APROVAÇÃO ICDL (International Computer Driving Licence)

ICDL PORT

Carreira dos Formandos

ÁREAS DE INTERESSE  2015 a 2019
Áreas de interesse de 2015-2019 PORT

Área de interesse dos 126 formandos = 78% do total de 162 formandos no período de 2015 a 2019.

Universidades frequentadas no Brasil – 2015 a 2019

Univ Brasil PORT

Base de cálculo dos 126 alunos nas universidades – 73 entraram em universidades brasileiras.

OUTRAS UNIVERSIDADES FREQUENTADAS NO BRASIL

  • Centro Universitário Senac
  • EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas
  • Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Escola Superior de Artes Célia Helena
  • Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Albert Einstein‎
  • Faculdade de Direito Damásio de Jesus
  • FEI – Faculdade de Engenharia Industrial
  • FIA – Fundação Instituto de Administração
  • PUC RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Souza Lima – Conservatório e Faculdade de Música
  • UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
  • UNISA – Universidade Santo Amaro
  • Universidade Anhembi Morumbi

Universidades frequentadas no exterior – 2015 a 2019

Univ exterior PORT

Base de cálculo dos 126 alunos nas universidades – 53 entraram em universidades no exterior

 

Alemanha

Akademie für Künste ASK Berlin

Charité – Universitätsmedizin Berlin

FAU – Friedrich Alexander Universität

Humboldt Universität zu Berlin

LMU – Ludwig-Maximilians-Universität München

TU – Technische Universität Berlin

TUM – Technische Universität München

Universität Passau

 

EUA

ASU – Arizona State University

Michigan State University

New York University

Purdue University

USF – University of South Florida

Yale University

 

 

 

 

 

Holanda

Erasmus University Rotterdam

Leiden University

Maastricht University

 

Canadá

UBC – The University of British Columbia

University of Toronto

Vancouver Film School

 

Suíça

EHL – Ecole hôtelière Lausanne

EPFL – École polytechnique fédérale Lausanne

ETH – Eidgenössische Technische Hochschule Zürich

HSG – Universität St. Gallen

 

 

 

 

 

 

 

Inglaterra

Imperial College London

King’s College London

University of Reading

 

Suécia

Malmö Universitet

Stockholms Universitet

 

Espanha

IE University

 

 

Outras

 Austrália

The University of Sydney

 França

L’Université Paris-Sud

 Portugal

UC – Universidade de Coimbra

EVENTOS

  • Programa de intercâmbio na Alemanha com visita à Suíça

  • Dias de Planejamento 1º semestre

 

  • IB Diploma Mock Exams 4ª série Ensino Médio

 

 

  • Abertura Oficial do Ano Letivo

  • Cerimônia do Cone – 2º ano EF I

  • Semana de Enfoque Curricular Mamanguá 4ª série EM

  • Apresentação do trabalho referente ao Processo de Autoavaliação do IB 2019

 

  • Dia de Enfoque Curricular (DEC) Extended Essay – 3ª série Ensino Médio

  • Carnaval – Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental I

  • Comemoração do Dia da Bibliotecária – Alunos do 2º e dos 3º anos do Ensino Fundamental I

  • Exames orais de línguas – 4ª série do  Ensino Médio

  • 3ª Semana de Educação Alimentar

  • Dia de Integração – 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I

  • 4ª Semana da Língua Alemã no Brasil 

  • Entrega dos certificados de Alemão DSD A2

  • Competição de leitura em Alemão – 7º e 9º anos do Ensino Fundamental II

  • Páscoa – Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I

  • Passeio ao Pet Zoo – 2º ano do Ensino Fundamental I

  • Dia Esportivo (DESP) 7º ano do Ensino Fundamental II – Passeio Ciclístico no Parque do Ibirapuera

  • Dia de Integração – 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I

  • “Músicos de Bremen”, do Colégio de Curitiba – Apresentação Musical para os alunos do Ensino Fundamental II

  • HUMUNITED – Model United Nations – 2ª e 3ª séries do Ensino Médio

  • Festa Junina

  • Passeio das Lanternas

  • ELO (Educação de Liderança Outdoor) 3ª série do Ensino Médio no FLONA – Floresta Nacional Ipanema: Atividades Outdoor para Desenvolver Habilidades de Trabalho em Equipe

  • Semana de oficinas do Ensino Fundamental II

  • Evento On-Running, com a participação de alunos do Ensino Médio

  • ELO (Educação de Liderança Outdoor) – Parque Nacional Serra dos Órgãos

  • OpWall (Operação Wallacea) – Alunos da Escola em Dominica. Objetivo: coleta de dados e pesquisa científica. Uma semana na mata e uma semana no mar

  • Dias de Planejamento 2º semestre

  • Volta às Aulas – 2º semestre

  • Dia Nacional da Suíça

  • Dia de Integração do Jardim II e do 1º ano do Ensino Fundamental I

  • Alunos do Ensino Médio no Swiss Model United Nation (SMUN) – Curitiba

  • 1ª Semana de Educação Digital – Palestra aos Pais – Dra. Patricia Peck: Geração Digital – Oportunidades e Perigos

  • V. Jogos Interescolares Escola Suíço-Brasileira (JIESB)– competições e jogos amistosos, com a participação de diferentes escolas

  • Exposição Itinerante e Projeto Cultural – Viagem de Spix & Martius pelo Brasil

  • 28º Feira do Livro e Sarau Literário do Ensino Médio

  • Semana de Estudos de Economia 4ª série do Ensino Médio – em Curitiba

  • Semana de Enfoque Curricular (SEC)

  • Apresentação Musical Sebalter e a Banda dos Curumins

  • Apresentações Orais e Feira de Projetos Criativos PP – 1ª série do Ensino Médio

 

 

  • Mock Exame CAE (Inglês) 4ª série do Ensino Médio – Provas Escritas

 

  • Prova A2 Alemão – 7º ano do Ensino Fundamental II, níveis D3 e D4 e 8º ano do Ensino Fundamental II, nível D2

  • Apresentações de Estágio – 2ª Série EM

  • Campanha de Prevenção ao Bullying “Chega de Bullying” – 6º ano do Ensino Fundamental II
  • Mini-MUN (Model United Nations) – Alunos do Ensino Médio

  • BAZAR 2019 – Tema “Sustentabilidade”

  • SALMUN (Salvador Model United Nations) – 1ª, 2ª e 4ª séries do Ensino Médio

  • Palestra Rosely Sayão
  • Entrega de medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) – 5º Ano do Ensino Fundamental I

 

  • Apresentações Orais do Extended Essay 3ª série do Ensino Médio

 

  • Comemoração de São Nicolau – Educação Infantil até 3º ano do Ensino Fundamental I

  • Cerimônia de Formatura da 4ª série do Ensino Médio

  • Cerimônia de Formatura do 9º ano do Ensino Fundamental II

  • Jogos Esportivos do Ensino Fundamental II