A pandemia do novo Coronavírus deixou o sistema de saúde mundial e a economia totalmente fora de ordem. Essa grave situação nos afeta diretamente e mudou completamente a nossa rotina. Empresas optaram pelo home office e as escolas tiveram de mudar para o ensino a distância. Reuniões são realizadas de forma on-line, por videoconferências ou webinars. No início, todos pensaram que o vírus da Covid-19 estaria erradicado até meados de 2020 e o mundo poderia retornar à normalidade a partir de 2021. Porém, devido a mutações do vírus e à dificuldade de manter as medidas higiênicas e de segurança em diversas localidades, isso se mostrou um grande equívoco. O mundo foi assolado pela segunda e terceira ondas. Ficou constatado que devemos nos preparar para um longo e árduo caminho e que precisamos aprender a conviver com o vírus.
A digitalização nas escolas, desde o início da pandemia, passou a fazer parte do nosso cotidiano. Como já destacado no ano passado, a tecnologia, mais do que nunca, fez-se necessária, propondo novos desafios e oferecendo aos alunos e aos professores novos potenciais para o ensino. Neste novo cenário que estamos vivendo, ficou comprovado que foi assertiva a nossa decisão de nos preocuparmos com o tema da digitalização durante os últimos anos e trabalharmos nisso sucessivamente para dominarmos o mundo tecnológico-virtual e nos inserirmos na modernidade, sem perdermos os princípios pedagógicos e os valores nos quais acreditamos.
Para assegurarmos a excelência de nossas escolas dentro da perspectiva “Swissness”, foi essencial manter a flexibilidade desde o início da pandemia, adaptar continuamente as operações escolares às novas exigências impostas pelo novo cenário, às diretrizes e às recomendações dos órgãos oficiais, ou seja, nos reinventar a todo momento. Para enfrentarmos esses grandes desafios, foi necessário um grande investimento adicional e o empenho de crianças, pais, professores, direção escolar e conselho de administração.
Graças ao incansável empenho de nossa equipe – Gestão Escolar e corpo docente – e à grande motivação por parte de nossos alunos, com o apoio e a confiança dos pais, conseguimos, apesar das limitações deste momento, repetir, em todas as áreas, o sucesso do ano anterior. Os alunos das duas escolas novamente atingiram excepcionais resultados no IB.
Reto Schafflützel, nosso novo diretor-executivo do Colégio Suíço de Curitiba, assumiu o seu cargo em 15 de julho de 2020 e se adaptou bem a Curitiba. É um diretor competente, que consegue dirigir o Colégio com “a cabeça, o coração e as mãos”. Com grande satisfação para o Conselho de Administração, as duas escolas, São Paulo e Curitiba, apresentam um trabalho muito positivo de cooperação entre os dois diretores. Damos a Reto as boas-vindas e manifestamos os nossos votos de sucesso. O Conselho de Administração também agradece ao diretor Marc Schumacher, que deixou o Colégio de Curitiba em maio de 2020, após dois anos e meio de dedicação.
Com relação à organização da estrutura da direção, foram concretizadas mudanças estratégicas já planejadas anteriormente. Depois de 15 anos e meio, encerraram-se em dezembro de 2020 as atividades da Sra. Karin Buelau (Diretora de Marketing e Administração) na nossa Associação. Foram anos de muita dedicação e engajamento. Com sua competente direção, a diretora Karin Buelau auxiliou as escolas a superar diversos períodos de crise e direcionou-as administrativa e financeiramente para uma trajetória de sucesso.
No fim de 2018, o Conselho de Administração decidiu que as duas escolas deveriam operar individualmente, ou seja, sem um diretor-geral e outro administrativo. Essa deliberação deveria ser colocada em prática no período de dois anos. Com isso, ambos os diretores executivos passariam a ser responsáveis pelas suas respectivas escolas, tanto na área pedagógica quanto na administrativa.
Em todos estes anos, Karin Buelau contribuiu, com muita habilidade, para que essa mudança na estrutura fosse possível: deixou um setor administrativo-financeiro totalmente organizado. Manifestamos o nosso mais sincero agradecimento e o desejo de sucesso nos seus novos desafios.
Com o Senhor Luiz Henrique, nosso novo Gerente Administrativo-Financeiro, contratamos um profissional muito experiente e capacitado. Com o foco na excelência em seu setor, assume, nas duas escolas, responsabilidade pela área de administração e finanças, sendo conduzido pelos diretores-executivos. Ao Sr. Luiz Henrique da Silva Cordeiro, damos nossas boas-vindas.
Ainda em dezembro de 2020, o Diretor-Executivo de São Paulo, Marcel Brunner, anunciou o seu retorno para a Suíça em meados de 2021 para iniciar uma nova etapa de sua vida. Sua decisão baseia-se em motivos familiares. A comunidade escolar e o Conselho de Administração lamentam muito essa decisão. Marcel Brunner conseguiu realizar um trabalho de grande qualidade na Escola Suíço-Brasileira de São Paulo por meio de muitas inovações e uma direção com “a cabeça, o coração e as mãos”. Desde já, agradecemos a Marcel Brunner sua fidelidade de 10 anos com a Escola e sua competente direção. Assim que soube da decisão, o Conselho de Administração, em conjunto com Educationsuisse e nosso cantão patrono da Basileia-Cidade, iniciou o processo de seleção para uma substituição à altura do Sr. Brunner. Os candidatos passarão por um rigoroso processo de seleção.
Uma notícia muito triste nos assolou no fim do ano. No dia 28.11.2020, Marcel Salzmann, membro do Conselho de Administração, faleceu repentinamente e cedo demais. Expressamos nossas condolências à família, Sabrina e seus dois filhos, Ciro e Tiago, e muito agradecemos a Marcel e à sua família as inúmeras horas de competente trabalho investidas no Conselho de Administração ao longo de 14 anos.
O Conselho de Administração decidiu não substituir seu posto até a próxima Assembleia Geral Ordinária de 2022 (ano de eleição) e continuar o trabalho do Conselho com apenas oito membros.
O Conselho de Administração trabalha permanentemente, em conjunto com os diretores, no planejamento estratégico de nossas escolas. Mesmo a longo prazo, queremos garantir um alto nível, melhorar sempre e nos adaptar continuamente às mudanças mundiais e seus consequentes desafios.
Gostaríamos de agradecer a nossos Cantões Patronos o valioso suporte recebido ao longo de todos esses anos. Também gostaríamos de agradecer a todos os que ativamente apoiaram as nossas escolas desde a sua fundação. Também agradecemos aos diretores, coordenadores, professores, associados, membros do Conselho de Administração, o Consulado-Geral da Suíça, o Departamento Federal de Cultura, a organização geral educationsuisse, que sempre acompanham as escolas com muito empenho e competência.
Um agradecimento especial a todos os pais, que tiveram grande confiança em enviar seus filhos para a formação em nossas escolas. Em todos os anos, como sempre destaco e lembro aqui mais uma vez, as crianças estão e sempre estarão no centro da Escola.
Ronald Hugo Felder
Presidente do Conselho de Administração
Conselho de Administração | |
Presidente | Ronald Hugo Felder |
Vice-Presidente | Bruno Larsen |
Conselheiros | Alfredo Attié Jr. Brena Pimentel Bäumle Frédéric Roger Maurice Yannick Drouin Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer Jacqueline Louise Hefti Caramurú Manuela Esther Merki Marcel Salzmann (in memorian – até 11/2020) |
Conselho Fiscal | |
Membros Efetivos
| Sérgio Renato Tinguely Werner Stettler |
Conselho Consultivo | |
Membros Obrigatórios | |
Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo
| Urs Brönniman |
Representantes do Corpo Docente | Flávio Stresser Araújo Heitor França |
Presidente anterior do Conselho de Administração | Gunar Hohl |
Membros Eleitos | Sergio Mestieri Chammas |
Em 2020, tivemos a segunda edição do TEDxYouth@CHPR. O objetivo desse evento é construir uma plataforma para disseminação de ideias e um ambiente de curiosidade e discussão. Desta vez, o tema foi “Mudanças Duradouras” e como podemos promovê-las em nossas vidas e nas de outros. Alguns alunos compartilharam suas ideias: Gabriela Kunii falou sobre como devemos apreciar as línguas e diferentes culturas e aprender o máximo com elas; Heloísa Ziolkowski falou sobre como vemos a
morte de maneira hipócrita e ressaltou como deveríamos nos comportar diante desse assunto; Mateo Miranda falou sobre o que a sociedade digital moderna esconde de nós; Paulo Miranda contou suas aventuras e desventuras em busca da produtividade e mostrou a profunda importância de aceitarmos a maneira que fazemos nossos trabalhos; por fim, Ashley Braz explorou o tema e fez um guia sobre como podemos fazer mudanças duradouras e sustentáveis na sociedade. Também tivemos palestrantes de fora do Colégio falando sobre o empreendedorismo de impacto, uma volta ao mundo de veleiro e como pensar para concretizar sonhos.
O evento foi organizado pelos próprios alunos, auxiliados por alguns professores.
Entre os dias 27 e 29 de novembro, o clube de Model United Nations (MUN) do Colégio Suíço, DEMUNZ, sediou a quinta edição da nossa própria conferência, SMUN. Devido às condições atuais, ela foi feita em um meio digital, a plataforma Zoom. Isso permitiu que pessoas que moram muito longe e que não poderiam estar presentes participassem. O encontro contou com participantes da nossa escola-irmã do México, Colegio Suizo de México, e de outros colégios locais e de São Paulo. O tema central foi América Latina, em um esforço de conscientizar e valorizar a rica história da nossa região, algo que raramente ocorre no mundo de MUN. A conferência teve dois comitês, a fundação EU-LAC e o Conselho Cubano de Ministros situado em 1961, durante a Revolução Cubana.
Os alunos puderam, ao longo do ano, continuar seus estudos de idiomas e, no segundo semestre, realizar algumas das provas de proficiência nessas línguas estrangeiras: Inglês (Cambridge), Alemão (DSD I e II) e Francês (Alliance Française). Dessa forma, seguindo todos os protocolos de segurança, asseguraram seus certificados nesses idiomas.
“Aprender e ensinar com a cabeça, o coração e as mãos!” Com isso, o educador Heinrich Pestalozzi deixou esse importante legado: aprender não deve somente preencher, no sentido da formação intelectual, mas sim que a formação física e artística também faz parte do desenvolvimento e do crescimento; pensar integralmente, convencer com personalidade e agir com responsabilidade. Isso também significa que a formação não é um processo que produz resultados imediatos.
Nesse sentido, conhecer diversas culturas é necessário para que possamos vivê-las e fazer parte delas. Refletir sobre esse tema traz conhecimento de mundo. Durante o ano de 2020, apesar da distância, nossos alunos puderam vivenciar de diversas formas festas e comemorações relacionadas às culturas brasileira e suíça. Conheceram histórias, músicas, comidas típicas, roupas tradicionais, decoração e brincadeiras. As comemorações trazem alegria e união. Trabalhar com diferentes elementos da cultura e das regiões desenvolve a empatia, a colaboração e o respeito.
Dessa forma, mesmo com toda a atipicidade do ano de 2020, fez parte dos nossos planos a inclusão de temas relacionados à cultura dos países que representamos. No período da Páscoa, as famílias foram orientadas e convidadas a enfeitar suas casas com as casquinhas de ovos, fazendo suas próprias árvores, símbolo de vida e de alegria. Para o Dia das Mães e dos Pais, nossos alunos foram estimulados a homenagear com amor e carinho aqueles que tanto se dedicam à sua educação.
A tradicional Festa Junina do Colégio foi on-line, cada um pôde vir em um encontro com seu traje típico e trazer para o lanche algum prato típico desta festa, foram feitas brincadeiras e danças típicas.
Logo no início do 2º semestre, foi trabalhado o tema “Festa da Lanterna”. As professoras contaram a história do Martin, cantaram as tradicionais músicas que fazem parte desse momento. E, depois de tanto tempo sem se encontrar, foi feito o Drive thru Laternenfest. Para esse momento, cada família recebeu um kit com material para confeccionar a lanterna em casa. No dia da festa, as crianças receberam a vela de suas professoras. Para seguir o exemplo do bom Martin, cada família pôde trazer um quilo de alimento para doação. Foi um momento emocionante!!!
Em outubro, foi festejado o Dia da Criança e o Dia da Família. Mais uma vez nos encontramos, desta vez com um drive-in cheio de surpresas e de brincadeiras.
No fim do ano, pudemos voltar para o Colégio. Recebemos a visita do nosso bom Nikolaus. Com músicas e histórias, as crianças receberam uma lembrança, finalizando o tão diferente ano com a esperança de que o próximo seja repleto de novas oportunidades.
Apesar da pandemia, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba continuou valorizando o ensino das línguas, uma vez que o domínio dos idiomas é a chave para a educação e pré-requisito para a participação ativa na sociedade. É por esse motivo que o Colégio focou, nesse ano letivo atípico, no desenvolvimento de novos conceitos linguístico-didáticos para o ensino a distância, especialmente para continuar a estimular a motivação e as competências linguísticas dos alunos. Com o ensino a distância, tornou-se especialmente relevante criar novos caminhos para apoiar e estimular a leitura. Nesse sentido, os responsáveis pela disciplina de Alemão organizaram para o Ensino Fundamental II e para o Ensino Médio o encontro virtual com autores suíços (Katja Alves, Alice Gabathuler, Iyoti Guptara). Nesse contexto, os alunos leram sequências de livros, assistiram aos trailers dos livros e prepararam perguntas para o encontro com os autores. Entre outras atividades, foram organizadas competições de leitura em voz alta, as quais tiveram o objetivo de motivar os alunos para a língua alemã, em especial para a leitura recitativa, e promover o intercâmbio entre as escolas que incluem em seu currículo o ensino do idioma alemão. A escola atribuiu valor especial à formação contínua, com o objetivo de aprimorar o ensino de Alemão. Nesse contexto, os professores tiveram a possibilidade de participar de atividades de reciclagem on-line referentes às habilidades auditiva, oral e escrita e de conhecerem novas ferramentas para o ensino a distância. Um de nossos professores concluiu a formação pedagógica realizando um estágio do programa de trainee da ZfA. Por meio dessas multiplicações, houve um contínuo ingresso de novos inputs nessa área de ensino. A aprendizagem de uma língua não só inclui o desenvolvimento da capacidade comunicativa, mas também significa conhecer uma nova forma de vida. Por esse motivo, os professores de Alemão organizaram “a semana da língua alemã” em um formato on-line, com o objetivo de aproximar ainda mais esta cultura e língua à comunidade escolar.
O projeto musical “Quarentena Sessions” foi desenvolvido nos primeiros dias da quarentena e consiste na criação de clipes musicais produzidos a partir de áudios e vídeos gravados em casa pelos integrantes dos projetos de bandas e pelos demais convidados. O objetivo inicial desse projeto foi manter os alunos em contato com a atividade musical. Tamanho foi o sucesso que o ampliamos para todos os membros da comunidade escolar, com objetivos bem maiores. Com a continuidade da pandemia, preocupamo-nos com o bem-estar emocional das pessoas e sabemos que essa atividade proporciona conforto a quem a acompanha. No total, foram produzidos 21 clipes musicais – uma média superior a dois por semana – e conseguimos envolver e atingir toda a comunidade escolar, que vai desde alunos a professores, ex-professores, pais, coordenadores e até colaboradores, gestores e artistas convidados. Criou-se uma verdadeira estrutura de produção, que abrange a seguinte logística: a decisão da música que servirá de base para o clipe; o ensaio pelos integrantes do projeto de bandas e artistas convidados; desenvolvimento do roteiro de gravação e do clipe, inclusive com narrativa; captação do áudio; captação das imagens; envio do material à nuvem; edição de áudio; edição de vídeo; postagem e divulgação do material nas redes sociais e plataformas de vídeo. Os feedbacks recebidos pelos canais oficiais de comunicação possibilitaram o conhecimento da abrangência dessa atividade totalmente virtual. Com o retorno parcial das atividades presenciais para as atividades extracurriculares a partir de novembro de 2020, algumas das etapas de produção do “Quarentena Sessions” passaram a ocorrer na sala de aula da Banda. Claro que foi necessário nos adaptarmos às normas e protocolos para que a atividade pudesse continuar com o mesmo êxito.
O projeto “Swiss School Channel”, idealizado pelo setor de Mídia Digital do Colégio, consiste na produção de conteúdo digital informativo para o canal da nossa plataforma de vídeo. O objetivo é manter a comunidade escolar informada sobre os principais eventos escolares e envolvê-la em todos os passos do processo de produção do conteúdo. Dentro do Swiss School Channel, há variadas playlists, dentre as quais o Swiss School News, que é a versão digital oficial do nosso jornal mensal. Para a produção desse material, contamos com o trabalho da equipe de alunos que se inscrevem para a atividade extracurricular de produção de vídeo digital, desempenhando funções clássicas de um jornal televisivo, como a de repórter, de âncora, de cameraman, de iluminador, de maquiador, de roteirista, de revisor, de editor de áudio e de vídeo, de redator, entre outros. A comunidade escolar, além de ser informada por meio de um conteúdo autêntico e genuinamente orgânico, participa de todas as etapas do processo da produção: exalunos são entrevistados para o quadro “Por onde anda?”; membros da Gestão Escolar são apresentados à comunidade escolar por meio do quadro “Aluno pergunta”; pais participam da captação de áudio e de vídeo no dia da gravação dos âncoras; colaboradores fazem a maquiagem nos alunos e participam da escrita dos roteiro e da revisão e correção de textos. Até para o comunicado oficial mais aguardado do ano de 2020, o Jornal Swiss School News foi ativado para produzir uma edição especial sobre o retorno parcial presencial das atividades extracurriculares, no mês de novembro. #instagram #ficaemcasa #quarentena projeto (psicologia)
O ano foi muito desafiador para toda a comunidade escolar, porém todas as responsabilidades legais permaneceram em andamento normal. Em 2020, vivenciamos um projeto muito trabalhoso de registro diário de todas as aulas desenvolvidas na Instituição no período ERE (Educação Remota Emergencial) e depois no período ERI (Educação Remota Intencional). Este dossiê foi elaborado por todos os envolvidos com o setor pedagógico do Colégio. No fim do ano letivo, este documento, fundamental para a validação do ano letivo de 2020, foi encaminhado para a Secretaria de Educação e Esporte do Paraná e foi aprovado pelo município de Pinhais pelo Conselho Municipal de Educação e de Curitiba por meio do Núcleo de Educação. Com a necessidade de ajustes nos aspectos teóricos e pedagógicos, o Projeto Político Pedagógico do Colégio sofreu uma atualização. Questões relacionadas a pandemias, catástrofes, aulas remotas, proteção de dados, entre outros, foram contempladas. O Colégio se destacou em 2020 na agilidade em cumprir todas as exigências legais. Foi um ano de estabelecimento de muitas parcerias com outras instituições de ensino. O sistema remoto, que distanciou as pessoas, também aproximou instituições e famílias. Todos puderam conversar virtualmente em reuniões.
Ainda no início de 2020, na primeira Reunião de Pais e Professores Orientadores, o ensino da Geometria chegou a ser questionado por alguns, em especial pelo fato de a disciplina ser ministrada em Alemão. Assim, logo de início, a situação mostrou-se desafiadora. Porém, apoiamo-nos na principal razão para empreender este desafio didático-pedagógico: motivar os alunos no aprendizado de Geometria.
Diante do contexto, decidimos trabalhar com uma abordagem orientada para a ação, que começasse com uma reflexão inicial acerca da disciplina. Como introdução, foram discutidas questões como: “O que é Geometria?” e “Por que é importante conhecê-la?” Após esse período introdutório, os alunos passaram a perceber que “A Geometria existe por toda a parte. É preciso, porém, olhos para vê-la, inteligência para compreendê-la e alma para admirá-la”, para retomar aqui o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler.
Em decorrência da quarentena e das medidas restritivas em combate à Covid-19, as aulas logo passaram a ser ministradas no formato remoto, o que impossibilitou a realização das atividades de acordo com o planejamento. Os alunos do 7º ano, por exemplo, estavam começando a trabalhar com a construção dos diferentes tipos de triângulos. No entanto, todos sabem como a linguagem e as instruções dos livros de Matemática e Geometria podem ser um grande desafio, mesmo para uma pessoa que domine aquele idioma. No caso dos nossos alunos, tratava-se, para a maioria, de uma língua estrangeira que eles ainda não dominavam perfeitamente.
Portanto, trabalhar com base no livro de exercícios tornou-se impraticável, visto que havia uma dificuldade em ler e compreender as atividades sem o apoio presencial do professor. Tampouco seria viável colocar-se diante das câmeras durante as videoconferências para explicar a construção de um triângulo isósceles aos alunos. A partir desse problema, surgiu a seguinte solução: criar vídeos tutoriais para os alunos. A programação semanal para as aulas do 6º e do 7º anos era disponibilizada no Google Classroom, onde havia sempre uma indicação da atividade proposta, objetivos e materiais necessários para concluir a tarefa, além das respostas para que os alunos pudessem conferir seus resultados. Além disso, foram gravados vários vídeos para apresentar as atividades, facilitando a visualização e a compreensão dos alunos. Tal metodologia permitiu que os alunos trabalhassem no seu próprio ritmo. Ainda, sempre no início e no fim de cada aula, era destinado um momento para introduzir e concluir os temas abordados.
Após longos meses de quarentena e ensino remoto emergencial, foi possível notar como os alunos se tornaram protagonistas de seu próprio aprendizado, conquistando grande autonomia. Além disso, foi muito positivo ver os alunos motivados e interessados no estudo da Geometria. Inclusive, não seria nenhuma surpresa saber que essa disciplina se tornou uma das favoritas de alguns deles.
O ano de 2020 iniciou com muitas expectativas, sobretudo em relação à inauguração do novo prédio escolar: novas salas, espaços mais amplos e um ganho de qualidade para todos os nossos alunos. No entanto, a pandemia nos obrigou a mudanças. O que era expectativa virou um misto de incertezas e preocupações.
A partir da notícia do fechamento das escolas, as aulas presenciais precisaram ser paralisadas e passaram a ser ministradas no formato virtual, uma situação nova e muito desafiadora para o ensino básico. Em um primeiro momento, o medo e as dúvidas tomaram conta de todos.
Após algumas reuniões preliminares e alinhamentos estratégicos, somadas às capacitações referentes ao uso das tecnologias, realizadas de forma intensiva, a equipe foi adquirindo a confiança necessária para trabalhar neste novo modelo de ensino.
A base tecnológica ajudou na transformação para o on-line
A transição das aulas presenciais para o mundo totalmente virtual ocorreu de uma forma muito rápida, O Colégio, alinhado ao seu departamento de TI (Tecnologia da Informação), há muito tempo vem trabalhando estrategicamente, contando com a pró-atividade e a eficiência da sua organização, estruturando bases que atendem não somente ao presente, mas sim, ao futuro da instituição como um todo. Estamos certos de que este modelo nos proporcionou a condição de estarmos com uma base tecnológica completamente capaz de suportar situações adversas e sustentado para as mudanças.
Treinamentos e acompanhamento diário junto à equipe pedagógica
Durante todo o período da educação remota emergencial, o departamento de TI acompanhou a equipe de professores e a Coordenação Pedagógica de cada nível, ajudando a resolver as dificuldades operacionais e prestando atendimento em tempo real. Foi constante o trabalho em atualizações, revisões e adaptações no uso de plataformas digitais: Google Drive, Google Meet, Google Classroom, Google Apresentações, Documentos e Planilhas, Jogos educativos, Quadros virtuais, entre tantas outras.
Para o trabalho dos coordenadores, a Gestão de TI participou das definições em relação à padronização de uso dos softwares e equipamentos e da seleção de temas dos treinamentos contínuos. Esse trabalho multidisciplinar foi muito valioso e necessário para possibilitar entender e nivelar os conhecimentos de toda a equipe. O departamento de Tecnologia continua trabalhando em capacitações relacionadas à segurança e à ética digital.
Perspectivas
Existe a expectativa de ampliação das ofertas de soluções, para que as aulas em 2021, sejam em que formato forem – on-line, híbrido ou presencial -, possam incluir mais opções tecnológicas nos currículos regulares. Assim, ampliaremos a gama de possibilidades e desenvolveremos novas habilidades tecnológicas junto aos alunos, de forma a expandir as perspectivas profissionais.
Em setembro, foi contratada a Consultoria do Hospital Albert Einstein de São Paulo para elaborar protocolos e procedimentos baseados no conhecimento de especialistas e com embasamento científico e para um retorno seguro às aulas presenciais.
Foi formada uma equipe responsável para implantação dos protocolos no Colégio, consistindo em representantes administrativas (por exemplo manutenção / RH / marketing) e pedagógicas.
Depois da primeira visita técnica de um médico e duas enfermeiras, o Colégio recebeu um relatório sobre as primeiras providências a tomar. Por exemplo a arrumação das salas – tirar todos os itens que não são de extrema necessidade para as aulas; a sinalização interna; a colocação de dispensers de álcool gel em pontos estratégicos; procedimentos de entrada e saída; monitoramento; entre outras.
Várias reuniões virtuais foram agendadas e realizadas com especialistas do Hospital Albert Einstein e tivemos webinars para os nossos pais e colaboradores, como também visitas de auditoria da Consultoria e os treinamentos dos colaboradores.
Para o retorno das atividades extracurriculares no final do ano letivo de 2020 se fez necessário o mapeamento dos alunos e colaboradores. Com isso foi possível atentar especialmente para as pessoas que podem desenvolver um quadro mais grave da doença, ou seja, pessoas do chamado grupo de risco.
Para os alunos e colaboradores que retornaram ao ambiente escolar, o colégio foi estruturado dentro dos requisitos do “novo normal”. Por exemplo:
Os ambientes ficaram mais organizados para facilitar a higienização do espaço e de todo o material que fica na sala.
Todos os materiais compartilhados foram identificados para alertar sobre a necessidade de higienizar as mãos antes e depois do uso, além de serem frequentemente higienizados conforme o protocolo estabelecido.
Foi aumentada a quantidade de dispensers de álcool em gel e disponibilizados pulverizadores de álcool 70% com panos de microfibra em todos os ambientes.
A sinalização com placas informativas e adesivos em lugares estratégicos focou na importância da higienização correta das mãos, do uso de máscara em tempo integral dentro do ambiente escolar e do distanciamento social necessário, além de informar sobre a capacidade máxima de pessoas em cada ambiente.
Os lugares corretos das cadeiras dos alunos foram marcados para garantir o distanciamento de 1,5m.
O espaço do professor também foi marcado para 2m da primeira fileira de alunos.
As coordenações pedagógicas organizaram os grupos/as bolhas de alunos de uma maneira que garantisse um escalonamento na entrada e saída dos alunos da escola, para o primeiro momento do retorno
Uma das mais importantes tarefas dos pais e colaboradores foi o preenchimento diário do checklist pelo aplicativo.
Conforme protocolo do estado, do município e da Consultoria Einstein aferimos a temperatura de todos na entrada do Colégio.
Tivemos alguns casos suspeitos da COVID-19 em 2020, que foram monitorados e acompanhados pela nossa Central Covid, porém não tivemos nenhum caso confirmado dentro do Colégio, graças aos nossos protocolos rígidos de higiene, elaborados pela Consultoria Einstein e publicados em nosso Aplicativo como informação e para consulta de toda comunidade escolar.
A leitura em voz alta é uma importante contribuição ao desenvolvimento da competência de leitura. Somente quem lê poderá entender; a leitura fornece acesso a uma competência que é decisiva para o desenvolvimento do indivíduo e para um caminho de formação bem-sucedido.
O lema “Você não nasce para ser leitor, você se torna leitor” foi o lema escolhido para a tradicional competição de leitura em voz alta de PASCH (Escolas: parceiros do futuro) organizada pela Escola Suíço-Brasileira de Curitiba. A Escola Suíço-Brasileira de Curitiba considerou extremamente importante realizar a competição de leitura também nesse ano letivo, apesar da pandemia, e optou pela realização da competição em formato de evento virtual. No cerne da competição estavam a alegria e a motivação dos alunos com a leitura, assim como a promoção e o desenvolvimento contínuo do intercâmbio entre as escolas.
Primeiramente, foram procurados(as) os(as) melhores leitores(as) da 5ª e da 7ª série por meio de competições de leitura realizadas nas próprias turmas, respectivamente. Na sequência, os três melhores foram escolhidos para participarem na competição oficial.
Mais tarde, em 10 de novembro de 2020, os melhores leitores e leitoras da Escola Alemã, do Colégio Imperatriz Leopoldina, do Colégio Fritz Kliever e da Escola Suíço-Brasileira competiram uns com os outros na arte de leitura em voz alta. Os oito representantes de nossa escola demonstraram um ótimo desempenho na leitura e três alunos inclusive conquistaram o título de melhores do dia com sua recitação impecável.
Por meio de sua participação nas competições, os alunos conseguiram fortalecer sua própria autoestima e adquirir competências linguísticas, uma vez que falar em público exige e promove a capacidade de comunicação clara. No âmbito do ensino do idioma, os alunos e as alunas aprenderam as técnicas necessárias para a boa leitura e, além do mais, receberam estímulos para aprimorarem suas habilidades de leitura atuais. Portanto, a escola continuará as atividades de leitura em voz alta de modo que os alunos continuem tendo a possibilidade de demonstrarem sua arte de leitura.
As atividades CAS também precisaram ser adaptadas durante o período de pandemia. As visitas às instituições foram substituídas por campanhas virtuais de arrecadação. Além disso, as atividades de criatividade e atividade foram integradas ao estudo remoto, sendo realizadas de forma individual nas casas dos alunos e reportadas à Coordenação CAS por meio de fotos, vídeos, relatos, entre outros.
Durante o ano, alguns alunos IB, embora estivessem estudando de forma remota, conseguiram utilizar os laboratórios para prosseguir com suas pesquisas em Física, Biologia ou Química. Dentro de todos os protocolos de segurança, inclusive garantindo uso individualizado do espaço, os trabalhos internos (IAs) e as monografias finais continuaram a se desenvolver (Extended Essays).
Ensino Fundamental II
Ensinar uma língua estrangeira a distância para crianças e adolescentes foi desafiador, sobretudo aos que estavam, pela primeira vez, tendo contato com o FLE (Francês como Língua Estrangeira).
Tivemos de adaptar as atividades avaliativas e criar novas formas de cativar os estudantes.
Passado o primeiro semestre, iniciamos uma nova etapa e a organização das equipes foi revista a partir da aprendizagem auto-organizada, algo que, a nosso ver, auxiliou alunos e professores.
Em 2020, pela primeira vez, tivemos alunos a completar o ciclo de 4 anos de estudo da língua francesa.
Para medirmos, de algum modo, o nível destes adolescentes, propusemos que realizassem o teste DELF A2 (Diplôme d’Études en Langue Française) junto à Aliança Francesa.
Assim, entre os três grupos do 9º ano, verificamos quais alunos teriam o perfil e poderiam atingir as marcas de pontuação para obtenção do diploma.
Em outubro, iniciamos as aulas preparatórias e, dos 16 candidatos, 15 foram aprovados nos exames, que ocorreram em novembro.
Também pedimos aos alunos que respondessem a um formulário referente às aulas de preparação e recebemos feedbacks bastante positivos.
Assim, mesmo com um ano letivo peculiar, podemos afirmar que tivemos bons resultados e conseguimos cativar e engajar nossos estudantes.
Ensino Médio:
Os mesmos desafios que tivemos no Ensino Fundamental 2 foram, de certo modo, vividos no Ensino Médio.
Com a pandemia como pano de fundo, nosso contexto foi alterado: as provas do IB não aconteceram na data prevista e alunos e professores não tinham respostas sobre o que estaria por vir.
No primeiro semestre, as aulas por videoconferência eram em menor quantidade, o que mudou no segundo semestre.
Sabemos que nem todos os alunos se adaptaram ao sistema de educação remota, no entanto continuamos a trabalhar de modo que eles tivessem maior proximidade com a língua e resultados satisfatórios relativos à aprendizagem.
Os alunos da 4ª série obtiveram bons resultados nos exames do IB e foram aprovados no exame do DELF B2.
2020 foi um ano atípico e complexo, mas aprendemos a lidar com as adversidades e conseguimos realizar o que foi proposto no planejamento anual.
Ensino Fundamental I
Em decorrência da Covid-19, a Semana de Estudos foi realizada em um formato on-line. Os alunos tiveram oportunidade para estudar os temas “Corpo, Saúde e Mente” e “Uma viagem pelo mundo em 5 dias”.
Também tiveram a possibilidade de trabalhar intensamente um determinado tema em ateliês, com participantes de diferentes faixas etárias. Com isso, adquiriram muitos novos conhecimentos e competências.
A semana foi encerrada com o evento “Drive Thru”. A participação de pais e alunos foi muito grande. Nesse reencontro pessoal após seis meses, houve muita emoção por parte dos professores e dos alunos.
Ensino Fundamental II
Na semana de 5 a 9 de outubro, foi realizada a “Semana de Estudos Virtual” ou “Semana de Workshops”. Diariamente, das 10h às 12h, os alunos puderam escolher diversas atividades que normalmente não têm espaço na nossa grade curricular durante o período regular de aulas. Os professores selecionaram e prepararam esses workshops relacionados com as disciplinas ou com algum hobby ou outro interesse pessoal. O resultado foi uma mistura colorida de tópicos muito diversificados.
Ensino Médio
Durante o período da Semana de Estudos, os alunos organizaram diversas atividades em várias disciplinas. Nas aulas da 2ª série, foram apresentados assuntos criados, desenvolvidos e preparados pelos próprios alunos, de acordo com as aptidões. Dessa forma, puderam dividir experiências pessoais e de conhecimentos entre os colegas de turma (tudo realizado de forma on-line). Assim aconteceu nas aulas da 3ª série, que tiveram atividades ligadas a idiomas (com conversas em idiomas estrangeiros com outros colegas de outras escolas internacionais). Já a 1ª série trabalhou com temas de Geografia: mudanças climáticas e relevo
O CODE (Comitê de Desenvolvimento Escolar), composto por membros da Gestão, funcionários e um professor de cada nível, buscou em 2020 dar continuidade aos estudos iniciados na primeira reunião oficial, em setembro de 2019.
O foco foi conhecer e analisar as estruturas que organizam as escolas da Suíça, as diretrizes dessas escolas (Leitbild e Schulprogramm) e a forma como acompanham e mensuram seu desenvolvimento.
O Comitê buscou, em paralelo a essa análise, visualizar questões a serem ampliadas para garantir a qualidade administrativa, pedagógica e social do nosso Colégio.
A partir dos exemplos estudados, o ano finalizou com a expansão dos conhecimentos e a certeza de que constantes análises e reavaliações nos levam a alcançar, cada vez mais, excelência no trabalho desenvolvido. E esse é um dos principais objetivos do CODE.
O caminho a ser trilhado é muito rico e bastante diversificado em possibilidades de desenvolvimento.
Por isso, o CODE em 2021 trabalhará para que a história do Colégio e sua estrutura organizacional permaneçam com todas as suas características e qualidades, porém sempre atentos às demandas do mundo atual. A revisão dos nossos indicadores e objetivos será iniciada pelos aspectos pedagógicos internos que alicerçam nossa qualidade de ensino, como a comunicação que ocorre por meio do Manual dos Professores e Funcionários, documento que personaliza o trabalho e direciona para um mesmo caminho todos os envolvidos no dia a dia escolar.
O ano passado foi marcado por muitas adaptações. Assim também ocorreu com a Formatura dos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Impossibilitados de realizarmos um evento presencial, organizamos um drive-thru para que os formandos recebessem os certificados de conclusão. O importante foi que conseguimos manter essa celebração tão importante para todos e, ao mesmo tempo, seguimos os protocolos de segurança.
Gestão do
Colégio |
|
Diretor-Executivo |
Marc
Schumacher – Até
junho de 2020 Reto
Schafflützel – A
partir de Julho de 2020 |
Diretora Escolar |
Denise
Spredemann Friesen |
Coordenador Pedagógico do
Ensino Médio e IB |
Carlos
Machado Jr. |
Coordenador Pedagógico do Ensino
Fundamental II |
Alexander
Steiner |
Coordenadora Pedagógica do Ensino
Fundamental I |
Monique
Simone Veith Oviedo Guarderas |
Coordenadora Pedagógica da Educação
Infantil |
Cintia
Pries Gorz |
Gerente
Financeiro |
Edgar
Pereira dos Santos |
Gerente
Administrativa |
Christiane
Luise Obst |
Gerente TI |
Luiz
Gustavo Ortigara |
Estrutura pedagógica
Stufe Nível | Alter Idade | Klasse Série/Ano | |||
Kindergarten Educação Infantil | 2 | Kindergarten II Infantil II | |||
3 | Kindergarten III Infantil III | ||||
4 | Kindergarten IV Infantil IV | ||||
5 | Kindergarten V Infantil V | ||||
Primarstufe Ensino Fundamental I | 6 | 1. Klasse 1º ano | Stufen und externe Sprachdiplome Níveis e Certificações Externas de Exames de Línguas | ||
7 | 2.Klasse 2º ano | ||||
8 | 3.Klasse 3º ano | Deutsch Alemão | Französisch Francês | Englisch Inglês | |
9 | 4.Klasse 4º ano | ||||
10 | 5.Klasse 5º ano | A1 | – | – | |
Sekundarstufe Ensino Fundamental II | 11 | 6.Klasse 6º ano | |||
12 | 7.Klasse 7º ano | A2 | – | – | |
13 | 8.Klasse 8º ano | ||||
14 | 9.Klasse 9º ano | A2/B1 | PET optional| opcional | ||
Gymnasialstufe Ensino Médio | 15 | 1. Klasse 1ª série | B2 | A2 |
|
16 | 2. Klasse 2ª série | B1 | FCE | ||
17 | 3. Klasse 3ª série | B2/C1 | B2 | CAE / IELTS | |
18 | 4. Klasse 4ª série | B2/C1 | |||
Vestibular – Abgangsdiplom der brasilianischen Gymnasialstufe und Vorbereitung zum Eintritt an brasilianische Universitäten. Vestibular – Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Preparação para lngresso em Universidades Brasileiras. | |||||
Diplom des International Baccalaureate (IB), weltweite Zulassung zu diversen Universitäten. 2. Semester der 2. Klasse des Gymnasiums bis und mit 1. Semester der 4. Klasse des Gymnasiums. Diploma do Bacharelado Internacional (IB), reconhecido em diversas Universidades no Exterior. Do 2° semestre da 2ª série EM ao 1° semestre da 4ª série EM. |
alunos matriculados | |||
| Suíços | Brasileiros e Outras Nacionalidades | Total |
Infantil II e III | – | 64 | 64 |
Infantil IV e V | 4 | 110 | 114 |
Educação Infantil | 4 | 174 | 178 |
1º ano | 1 | 45 | 46 |
2º ano | 3 | 47 | 50 |
3º ano | 2 | 48 | 50 |
4º ano | 5 | 35 | 40 |
5º ano | 2 | 44 | 46 |
Ensino Fundamental I | 13 | 219 | 232 |
6º ano | 4 | 42 | 46 |
7º ano | 1 | 38 | 39 |
8º ano | – | 34 | 34 |
9º ano | 3 | 36 | 39 |
Ensino Fundamental ll | 8 | 149 | 157 |
1ª série | 1 | 46 | 47 |
2ª série | 1 | 29 | 30 |
3ª série | 3 | 20 | 23 |
4ª série | 2 | 30 | 32 |
Ensino Médio | 7 | 121 | 128 |
Total – Início do Ano Letivo | 32 | 668 | 700 |
EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS NO PRIMEIRO DIA LETIVO |
diplomas de língua | ||||
Língua | Exame | Participantes | Aprovados | Aprovados % |
Alemão | A1 | – | – | – |
A2 | – | – | – | |
DSD – I (A2/B1) | 9 | Ergebnisse noch nicht vorhanden | – | |
DSD – II (B2/C1) | 20 | Ergebnisse noch nicht vorhanden | – | |
Francês
| DELF A2 | 17 | 16 | 94,2% |
DELF B2 | 2 | 2 | 100% | |
TCF | – | – | – | |
Inglês
| PET /FCE | – | – | – |
CAE | 26 | 21 | 80% – C1 | |
IELTS | – | – | – |
aprovação diploma ib |
ÁREAS DE INTERESSE – 2016 A 2020 |
Base: 52 Formandos no período de 2016 a 2020
Universidades frequentadas no Brasil – 2016 a 2020 |
Base de cálculo: de 52 Formandos, no período de 2016 a 2020, 30 alunos entraram em universidades brasileiras.
Universidades frequentadas no exterior – 2016 a 2020 |
Base
de cálculo: de 52 Formandos, no perído de 2016 a 2020, 22 alunos entraram em
universidades no exterior
Dias de Planejamento
Reunião de Pais 2020
Simulado IB
Erster Schultag
Primeiro dia de aula
Sitzung der Gymnasial-Clubs – TED, GIN und SMUN
Reunião dos clubes pedagógicos do Ensino Médio – TED, GIN e SMUN
Reunião Informativa da Gestão para Pais interessados
Reunião Regular dos Membros do Conselho de Administração
Reunião do Schülerparlament
Reunião de Pais Representantes
Reunião Regular dos Membros do Conselho de Administração
Entrega de presentes no Dia das Mulheres
Campanha do Schülerparlament sobre higienização das mãos
Apresentação dos alunos do Ensino Médio aos alunos do Ensino Fundamental II sobre o IB Learning Profile Risk Takers
Planejamento e capacitação para o Ensino Remoto Emergencial
Primeira Pesquisa de Avaliação das atividades na quarentena com os pais dos alunos
Férias de Outono
Reunião on-line com os alunos do TED – TED talks e SMUN – Simulação da ONU
Reunião com os alunos do Clube GIN – Global Issues Network
Reunião on-line com algumas escolas do grupo GERMUN (Escolas de língua alemã que organizam simulações da ONU em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná) para definição das conferências do ano de 2020
Reunião on-line do Schülerparlament
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração sobre assuntos relacionados à Covid-19
Capacitações de professores: utilização das videoconferências e da organização no Google Drive
Envio da comunicação oficial sobre COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração sobre assuntos relacionados à Covid-19
Envio da comunicação oficial sobre COVID e o Ensino Remoto Emergencial
Participação do Colégio na elaboração do decreto sobre a COVID-19 em Pinhais
Reunião on-line do Clube TED
Participação do GIN na conferência on-line internacional GIN. Inicialmente, ela seria realizada na Colômbia
Reunião com a Coordenação do EM e os alunos do GIN, SMUN e TED para atualizações das atividades
Publicação do FAQ (Covid-19) no site e App Oficial do Colégio
Segunda Pesquisa de Avaliação das atividades na quarentena com os pais
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração sobre assuntos relacionados à Covid-19
Envio da comunicação oficial sobre COVID e o Ensino Remoto Emergencial
Credenciação on-line oficial do TED para um evento on-line em 2020
Concurso on-line de Matemática no 4° e 5° anos do Ensino Fundamental I
Festas Juninas virtuais na Educação Infantil
Semana de Férias
Simulação da Conferência GIN
Entrega de material e empréstimo de livros da Biblioteca no formato Drive Thru
Reunião on-line do Schülerparlament
Reunião Informativa on-line da Gestão para Pais interessados
Webinar “Ainda podemos aplicar para estudar no exterior e bolsas em universidades americanas?” pela Grade UP, com a participação dos alunos do Ensino Médio
Palestras do departamento de Psicologia para os Pais
Jornada da Educação, promovida pela Editora Moderna para a Educação Infantil
Término do 1º semestre
Envio do comunicado oficial de despedida do diretor Marc Schumacher
Semana da língua alemã
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração sobre assuntos relacionados à Covid-19
Assembleia Geral do Conselho de Administração
Início das atividades do novo Diretor, Reto Schafflützel
Envio da comunicação oficial sobre COVID e o Ensino Remoto Emergencial
Atividades on-line no Ensino Fundamental I referentes à semana de língua alemã
Terceira pesquisa de Avaliação das atividades na quarentena com os pais dos alunos
Férias de Inverno
Semana de Planejamento para os Professores
Reunião Informativa on-line da Gestão para Pais interessados
Início do 2º semestre
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração sobre assuntos relacionados à Covid
Envio da comunicação oficial sobre COVID e o Ensino Remoto Emergencial
Participação dos alunos do clube TED na reunião on-line com a organização mundial do evento
Reunião on-line do Schülerparlament
Reunião on-line de Pais Representantes
Festa da Lanterna (Drive Thru) na Educação Infantil
Reunião do GIN
Reunião do SMUN
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração sobre assuntos relacionados à Covid-19
Envio da comunicação oficial sobre COVID e o Ensino Remoto Emergencial
Semana de Rematrícula
Semana de Estudos em formato virtual
Drive Thru: Volta ao mundo em 5 dias
Drive Thru: Corpo e mente saudáveis
Férias de Primavera
Reunião Informativa on-line da Gestão para Pais interessados
Mapeamento dos alunos para participação em atividades presenciais
Reunião on-line do clube TED
Reunião on-line do GIN
Webinar da Consultoria Einstein para os Pais
Reunião on-line regular dos Membros do Conselho de Administração
Envio da comunicação oficial sobre COVID e o Ensino Remoto Emergencial
Atividades extracurriculares e de acolhimento no sistema presencial
Realização das provas de proficiência em Alemão DSD
Reunião on-line sobre a transição para o 6º ano – Pais do 5º ano
Concurso interno on-line de leitura na disciplina de Alemão para o 5º ano