RELATÓRIO ANUAL 2020

PALAVRA DO PRESIDENTE

Ronald Hugo Felder

A pandemia do novo Coronavírus deixou o sistema de saúde mundial e a economia totalmente fora de ordem. Essa grave situação nos afeta diretamente e mudou completamente a nossa rotina. Empresas optaram pelo home office e as escolas tiveram de mudar para o ensino a distância. Reuniões são realizadas de forma on-line, por videoconferências ou webinars. No início, todos pensaram que o vírus da Covid-19 estaria erradicado até meados de 2020 e o mundo poderia retornar à normalidade a partir de 2021. Porém, devido a mutações do vírus e à dificuldade de manter as medidas higiênicas e de segurança em diversas localidades, isso se mostrou um grande equívoco. O mundo foi assolado pela segunda e terceira ondas. Ficou constatado que devemos nos preparar para um longo e árduo caminho e que precisamos aprender a conviver com o vírus.

A digitalização nas escolas, desde o início da pandemia, passou a fazer parte do nosso cotidiano. Como já destacado no ano passado, a tecnologia, mais do que nunca, fez-se necessária, propondo novos desafios e oferecendo aos alunos e aos professores novos potenciais para o ensino. Neste novo cenário que estamos vivendo, ficou comprovado que foi assertiva a nossa decisão de nos preocuparmos com o tema da digitalização durante os últimos anos e trabalharmos nisso sucessivamente para dominarmos o mundo tecnológico-virtual e nos inserirmos na modernidade, sem perdermos os princípios pedagógicos e os valores nos quais acreditamos.

Para assegurarmos a excelência de nossas escolas dentro da perspectiva “Swissness”, foi essencial manter a flexibilidade desde o início da pandemia, adaptar continuamente as operações escolares às novas exigências impostas pelo novo cenário, às diretrizes e às recomendações dos órgãos oficiais, ou seja, nos reinventar a todo momento. Para enfrentarmos esses grandes desafios, foi necessário um grande investimento adicional e o empenho de crianças, pais, professores, direção escolar e conselho de administração.
Graças ao incansável empenho de nossa equipe – Gestão Escolar e corpo docente – e à grande motivação por parte de nossos alunos, com o apoio e a confiança dos pais, conseguimos, apesar das limitações deste momento, repetir, em todas as áreas, o sucesso do ano anterior. Os alunos das duas escolas novamente atingiram excepcionais resultados no IB.

Reto Schafflützel, nosso novo diretor-executivo do Colégio Suíço de Curitiba, assumiu o seu cargo em 15 de julho de 2020 e se adaptou bem a Curitiba. É um diretor competente, que consegue dirigir o Colégio com “a cabeça, o coração e as mãos”. Com grande satisfação para o Conselho de Administração, as duas escolas, São Paulo e Curitiba, apresentam um trabalho muito positivo de cooperação entre os dois diretores. Damos a Reto as boas-vindas e manifestamos os nossos votos de sucesso. O Conselho de Administração também agradece ao diretor Marc Schumacher, que deixou o Colégio de Curitiba em maio de 2020, após dois anos e meio de dedicação.

Com relação à organização da estrutura da direção, foram concretizadas mudanças estratégicas já planejadas anteriormente. Depois de 15 anos e meio, encerraram-se em dezembro de 2020 as atividades da Sra. Karin Buelau (Diretora de Marketing e Administração) na nossa Associação. Foram anos de muita dedicação e engajamento. Com sua competente direção, a diretora Karin Buelau auxiliou as escolas a superar diversos períodos de crise e direcionou-as administrativa e financeiramente para uma trajetória de sucesso.

No fim de 2018, o Conselho de Administração decidiu que as duas escolas deveriam operar individualmente, ou seja, sem um diretor-geral e outro administrativo. Essa deliberação deveria ser colocada em prática no período de dois anos. Com isso, ambos os diretores executivos passariam a ser responsáveis pelas suas respectivas escolas, tanto na área pedagógica quanto na administrativa. 

Em todos estes anos, Karin Buelau contribuiu, com muita habilidade, para que essa mudança na estrutura fosse possível: deixou um setor administrativo-financeiro totalmente organizado. Manifestamos o nosso mais sincero agradecimento e o desejo de sucesso nos seus novos desafios.

Com o Senhor Luiz Henrique, nosso novo Gerente Administrativo-Financeiro, contratamos um profissional muito experiente e capacitado. Com o foco na excelência em seu setor, assume, nas duas escolas, responsabilidade pela área de administração e finanças, sendo conduzido pelos diretores-executivos. Ao Sr. Luiz Henrique da Silva Cordeiro, damos nossas boas-vindas.

Ainda em dezembro de 2020, o Diretor-Executivo de São Paulo, Marcel Brunner, anunciou o seu retorno para a Suíça em meados de 2021 para iniciar uma nova etapa de sua vida. Sua decisão baseia-se em motivos familiares. A comunidade escolar e o Conselho de Administração lamentam muito essa decisão. Marcel Brunner conseguiu realizar um trabalho de grande qualidade na Escola Suíço-Brasileira de São Paulo por meio de muitas inovações e uma direção com “a cabeça, o coração e as mãos”. Desde já, agradecemos a Marcel Brunner sua fidelidade de 10 anos com a Escola e sua competente direção. Assim que soube da decisão, o Conselho de Administração, em conjunto com Educationsuisse e nosso cantão patrono da Basileia-Cidade, iniciou o processo de seleção para uma substituição à altura do Sr. Brunner. Os candidatos passarão por um rigoroso processo de seleção.

Uma notícia muito triste nos assolou no fim do ano. No dia 28.11.2020, Marcel Salzmann, membro do Conselho de Administração, faleceu repentinamente e cedo demais. Expressamos nossas condolências à família, Sabrina e seus dois filhos, Ciro e Tiago, e muito agradecemos a Marcel e à sua família as inúmeras horas de competente trabalho investidas no Conselho de Administração ao longo de 14 anos.

O Conselho de Administração decidiu não substituir seu posto até a próxima Assembleia Geral Ordinária de 2022 (ano de eleição) e continuar o trabalho do Conselho com apenas oito membros.

O Conselho de Administração trabalha permanentemente, em conjunto com os diretores, no planejamento estratégico de nossas escolas. Mesmo a longo prazo, queremos garantir um alto nível, melhorar sempre e nos adaptar continuamente às mudanças mundiais e seus consequentes desafios.

Gostaríamos de agradecer a nossos Cantões Patronos o valioso suporte recebido ao longo de todos esses anos. Também gostaríamos de agradecer a todos os que ativamente apoiaram as nossas escolas desde a sua fundação. Também agradecemos aos diretores, coordenadores, professores, associados, membros do Conselho de Administração, o Consulado-Geral da Suíça, o Departamento Federal de Cultura, a organização geral educationsuisse, que sempre acompanham as escolas com muito empenho e competência.

Um agradecimento especial a todos os pais, que tiveram grande confiança em enviar seus filhos para a formação em nossas escolas. Em todos os anos, como sempre destaco e lembro aqui mais uma vez, as crianças estão e sempre estarão no centro da Escola.

Ronald Hugo Felder

Presidente do Conselho de Administração

 

Conselho de Administração

Presidente

Ronald Hugo Felder

Vice-Presidente

Bruno Larsen

Conselheiros

Alfredo Attié Jr.

Brena Pimentel Bäumle

Frédéric Roger Maurice Yannick Drouin

Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer

Jacqueline Louise Hefti Caramurú

Manuela Esther Merki

Marcel Salzmann (in memorian – até 11/2020)

 

Conselho Fiscal

Membros Efetivos

 

Sérgio Renato Tinguely

Werner Stettler

 

Conselho Consultivo

Membros Obrigatórios

Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo

 

Urs Brönniman

Representantes do Corpo Docente

Flávio Stresser Araújo

Heitor França

Presidente anterior do Conselho de Administração

Gunar Hohl

Membros Eleitos

Sergio Mestieri Chammas

RELATÓRIO DA GESTÃO DE SÃO PAULO

O início do ano letivo

No início de janeiro, nossos alunos da 2ª série do Ensino Médio viajaram para a Europa pelo programa de intercâmbio. Após uma parada cultural na Suíça por 4 dias, os jovens viveram por 2 meses em casas de famílias anfitriãs no sul da Alemanha, onde também frequentaram uma escola. A programação do início do ano letivo seguiu conforme previsto: os dias de planejamento e a preparação dos professores, o início das aulas em 30 de janeiro, a tradicional Cerimônia do Cone no primeiro dia de aula para o 2º ano do Ensino Fundamental. No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia da Covid-19 e tivemos de interromper as aulas presenciais.

Transição para o Ensino a Distância

Por determinação do Governo do Estado de São Paulo e do Prefeito do Município de São Paulo, o ensino presencial foi interrompido a partir da semana de 23 de março.

Na semana anterior, enquanto a maioria dos alunos já permanecia em casa, os professores se prepararam para o ensino remoto. A direção da Escola optou pela plataforma Microsoft TEAMS como ferramenta de trabalho para as atividades remotas. Uma empresa especializada se incumbiu de introduzir o TEAMS para professores de todos os níveis. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, os alunos inicialmente recebiam materiais e instruções escritas para os trabalhos de casa. Depois de um curto período, as aulas on-line também começaram a ser realizadas no Ensino Fundamental 1º ciclo.

Uma das importantes decisões foi seguir o horário preestabelecido, o que ajudou a estruturar uma rotina para as crianças e os adolescentes. Desde o início, o ensino a distância possibilitou que os alunos planejassem o seu trabalho autônomo, além das aulas efetivas. Na Educação Infantil, demorou um pouco mais para que aulas on-line se concretizassem. Isso porque aprender a trabalhar em frente a uma tela de computador nessa idade demanda um tempo maior: além de as crianças serem mais dependentes, precisam de muita movimentação e variedade nas atividades. Aos poucos, as professoras conseguiram realizar pequenas sequências didáticas. Com o tempo, foram introduzidos encontros progressivos: pequenos grupos, grupo grande e individuais. O contínuo treinamento dos professores e a possibilidade da troca de experiência e ajuda mútua muito contribuíram para que todos conseguissem desenvolver suas habilidades e competências no ensino a distância.

Embora as escolas tivessem a expectativa do retorno às aulas curriculares presenciais, isso não aconteceu mais ao longo de 2020. A partir de outubro, de acordo com os decretos dos órgãos oficiais, até 20% dos alunos matriculados foram autorizados a participar de atividades extracurriculares presenciais. A decisão de frequentar ou não a Escola ficou a cargo das famílias.

Muitas atividades tiveram de ser canceladas: a Festa Junina, a Semana de Estudos, a Semana de Economia no Ensino Médio, o Programa de Vivência Profissional nas turmas da 2ª e da 4ª séries do Ensino Médio, a Semana da Educação Digital, o Bazar, a Formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e até mesmo os Exames IB em maio! No início de dezembro, foi possível oferecer para a 4ª série do EM, de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades, uma cerimônia híbrida de formatura. Apenas os alunos formandos estiveram presentes na Escola e puderam vivenciar um formato inédito e inesquecível momento. Os pais e familiares assistiram à cerimônia a distância.

Palestras virtuais em todos os níveis

Com o objetivo de diversificar e ampliar as atividades pedagógicas, a Escola ofereceu aos alunos, ao longo do ano, diversas e interessantes palestras sobre uma ampla gama de temas, ministradas por especialistas externos e entusiastas. Dinossauros, esportes radicais, educação financeira, expedições à Antártida e cavernas são apenas alguns exemplos desses diferentes momentos.

Projetos de Música

Graças aos canais digitais, também foi possível fazer música juntos a distância. Em casa, cada membro da Banda de Música do Ensino Médio, sob orientação remota de nossos professores, tocava algum instrumento ou cantava e gravava sua participação. Com a devida supervisão e edição, resultaram as músicas, compartilhadas com a comunidade escolar nas redes sociais. Em conjunto com a banda dos alunos do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, também foram criados incríveis projetos interescolares de Música.

Exames IB

Em consequência da pandemia da Covid-19, os exames IB da sessão de maio foram cancelados no mundo todo. Mesmo assim, os alunos da 4ª série do Ensino Médio puderam conhecer seus resultados em 6 de julho. Na sequência, receberam o IB Diploma, que possibilita a eles acesso a universidades em todo o mundo. Os resultados foram calculados pela Organização do IB, com base em critérios definidos pela própria organização, utilizando-se dos “Predicted Grades” e das notas de “Internal Assessments”. Todos os alunos tiveram a oportunidade de fazer os Exames Retake durante a sessão de novembro. Essa oportunidade foi aproveitada pela maioria dos candidatos, uma vez que as escolas já estavam autorizadas a promover exames escritos no local. Após esses exames, alguns alunos conseguiram melhorar seus resultados.

Conclusão do processo de Autoavaliação do IB

A cada 5 anos, as escolas IB são avaliadas pela Organização do IB. Trata-se de um processo de autoavaliação, validado pela IBO. Após a avaliação do nosso processo de autoavaliação, iniciado em 2019, o feedback recebido foi analisado e, ao longo do segundo semestre, os pontos de desenvolvimento indicados pela IBO foram discutidos em conjunto com os professores. As evidências fornecidas pela Escola foram todas aceitas e o processo foi oficialmente declarado como finalizado com sucesso. A partir deste momento, a Escola dará continuidade à implementação do Plano de Ação, que vigorará pelos próximos cinco anos.

Feira Virtual do Livro

Embora várias atividades tivessem de ser canceladas devido à pandemia, outros eventos puderam ser realizados de forma virtual, como a Feira do Livro. Crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer e encontrar, virtualmente, escritores e contadores de histórias. As habituais apresentações musicais, parte integrante da Feira do Livro, não foram possíveis, bem como, é claro, a exposição das criativas produções dos alunos, e a venda de livros. Mesmo assim, as crianças e as famílias desfrutaram de várias atividades interessantes em torno da leitura e da escrita.

Apresentação de universidades estrangeiras

Todos os anos, diversas universidades estrangeiras se apresentam aos nossos alunos.  Nessas apresentações, representantes de renomadas universidades alemãs, americanas, canadenses, francesas e britânicas informam os nossos jovens sobre os estudos e a vida no exterior e esclarecem as dúvidas. Neste ano, todos os eventos ocorreram virtualmente, o que, pela primeira vez, possibilitou também um evento com a renomada Universidade de Basileia, a universidade do nosso Cantão Patrono.

e-Swiss Model United Nations São Paulo (e-SMUNSP)

2

Há vários anos, a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo administra o SMUN-Club, um grupo de alunos interessados pela simulação das Nações Unidas. O SMUN-Club prepara-se para eventos Model United Nations (MUN) que acontecem em todo o Brasil. No ano passado, por exemplo, os alunos participantes fizeram parte de simulações de conferências da ONU em Curitiba (PR), Ivoti (RS), Salvador (BA) e, claro, São Paulo. Devido à pandemia, tais eventos se tornaram inviáveis, o que levou o nosso SMUN-Club a realizar, virtualmente, uma simulação interna no fim do primeiro semestre. Estudantes de diferentes turmas do Ensino Médio puderam se inscrever. Em várias comissões, debateram questões políticas e econômicas da atualidade. No segundo semestre, o nosso SMUN-Club realizou mais uma simulação virtual da ONU, agora com a participação de alunos de outras escolas também. Todos os debates ocorrem exclusivamente em inglês, o que fortalece ainda mais os jovens em suas habilidades linguísticas.

O Grupo de Qualidade Pedagógica

Neste ano, o Grupo de Qualidade Pedagógica continuou focado no Sucesso Escolar dos alunos. Fatores que podem contribuir para este sucesso foram abordados com maior profundidade. Após atividades internas de formação continuada no ano passado, além de inputs teóricos e momentos de troca de experiência entre o corpo docente sobre a Autonomia e a Motivação, o foco neste ano foi a Organização. O Grupo de Qualidade Pedagógica é composto pelo Diretor e por um professor representante de cada nível escolar.

A parceria com os Pais durante a Pandemia

A comunicação direta e contínua entre a Escola e os Pais foi de enorme importância para o sucesso deste ano letivo a distância. A partir de meados de março, todas as conversas, reuniões e eventos com pais ocorreram apenas virtualmente. Reuniões de feedback muito construtivas ocorreram regularmente entre a Coordenação Pedagógica e os Representantes dos Pais, os quais tinham o papel de conhecer melhor e discutir o dia a dia virtual das crianças das famílias que representavam, trazendo importantes questões para a Coordenação e para a Gestão da Escola. Por meio desses encontros, todos conseguiram lidar cada vez melhor com o momento. Com base nesses feedbacks, melhorias e otimizações puderam ser planejadas e implementadas. Além dessas reuniões, inúmeros encontros individuais ocorreram entre professores e pais, grupos de pais e o psicólogo escolar, bem como reuniões de pais coletivas.

Campanha Curumins do Bem

Por meio do projeto social “Casa dos Curumins”, fundado e dirigido pelo suíço Alberto Eisenhardt e sua esposa Adriana Eisenhardt, a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo participou de uma campanha de arrecadação de cestas básicas como forma de apoio a famílias socialmente desfavorecidas em São Paulo. O objetivo era que nossa comunidade escolar arrecadasse 1000 cestas básicas até o fim do primeiro semestre. Graças à ajuda de inúmeras famílias da nossa Escola, esse objetivo foi alcançado. No ano passado, a banda jovem do projeto social Curumins apresentou-se em um concerto realizado em nossa Escola com o cantor e músico suíço Sebalter.

Administração

Todas as obras e manutenções de infraestrutura planejadas foram executadas conforme previsto: ampliação e padronização de forros, pisos e portas das salas do corredor C; cobertura da varanda dos professores; instalação de um novo sistema de alarme de incêndio; troca das esquadrias do setor de manutenção; mais uma etapa da substituição das telhas existentes por telhas de aço galvalume, mais resistentes; pintura e manutenção dos brinquedos externos e poda das árvores.

Em fevereiro, recebemos a Exposição “Wunderschön: as maravilhas de Arabella e Irani”, gentilmente cedida pelo Instituto Martius Staden e desenvolvida em conjunto com a Embaixada da República Federal da Alemanha em homenagem aos 250 anos de Alexander von Humboldt. A mostra destaca o intercâmbio entre as duas culturas e conta a história dos viajantes e pesquisadores alemães no Brasil durante o século XIX. As personagens Arabella, uma arara azul, e Irani, uma menina de origem indígena, conduzem o público por uma viagem no tempo.

Ainda em fevereiro, foi lançado, em conjunto com a GRSA, empresa responsável pelo serviço de alimentação da Escola, o projeto “Comida de Verdade”, que teve como foco um novo conceito sobre educação alimentar e nutricional, com o objetivo de despertar em alunos, pais e colaboradores a consciência alimentar e, assim, reforçar a necessidade de refeições cada vez mais saudáveis. A renomada chef de cozinha e fundadora da “NOS Escola”, Anna Elisa de Castro, inaugurou o projeto com oficinas – “Teaching Kitchen” -para os alunos do 6º e do 9º anos, além de um bate-papo com os alunos do Ensino Médio. Foi um sucesso!

Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde decretou a pandemia do novo Coronavírus e, no dia 13, os órgãos oficiais do Estado e do Município de São Paulo determinaram a suspensão das aulas presenciais a partir de 23/03.

Graças à infraestrutura de software e hardware existentes, ao empenho de todos os colaboradores e ao apoio das famílias, em apenas uma semana a Escola conseguiu se organizar para as aulas remotas. A plataforma Teams, da Microsoft, foi definida como sistema padrão para as aulas a distância e para o home office. Professores e funcionários receberam treinamento, computadores foram configurados e disponibilizados, serviços suspensos, processos reorganizados e, no dia determinado pelas autoridades, começaram as aulas on-line, inicialmente apenas para o Ensino Médio.

A expectativa era que logo voltaríamos ao ensino presencial.  No entanto, o retorno foi sendo postergado e, aos poucos, novas rotinas e palavras, como call, chats, Zoom, Teams, foram incorporadas ao dia a dia. Por um lado, a pandemia interrompeu aulas presenciais, projetos, viagens, convivências e vivências, eventos, obras e sonhos; por outro lado, criou oportunidades e novas experiências: acelerou o desenvolvimento tecnológico, estimulou a solidariedade e a criatividade, exigiu flexibilidade e capacidade de adaptação, uniu equipes, Escola e famílias, permitiu novos olhares e perspectivas.

Diante da grave crise econômica que assolou o país, a Escola, além do necessário apoio às famílias com dificuldades financeiras, cancelou a cobrança dos encargos financeiros sobre atrasos no pagamento das parcelas referentes aos meses de abril, maio e junho, suspendeu a cobrança das despesas escolares e concedeu descontos lineares, de 10 a 30%, sobre as mensalidades da Educação Infantil ao Ensino Médio, de junho a dezembro de 2020.

A campanha “Curumins do Bem”, lançada em abril, em parceria com a Casa dos Curumins, teve como objetivo arrecadar 1000 cestas básicas e mobilizou toda a comunidade escolar, pais, alunos, funcionários, professores e ex-alunos.

A Escola foi transferida para a casa das famílias de alunos e de colaboradores. O prédio ficou vazio, somente com os serviços essenciais de limpeza, manutenção e portaria. O trabalho foi intenso: pinturas, revisão de calhas, de telhados e dos sistemas hidráulico e elétrico e limpeza e desinfecção dos ambientes.

Foram diversas as novidades digitais durante o ano. Em julho, entrou no ar o aplicativo “Meu RH”, da TOTVS, que disponibilizou aos colaboradores, de modo fácil e transparente, a consulta ao informe de rendimentos, holerites, ponto eletrônico, férias, entre outros.

A Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Associação Escola Suíço-Brasileira, inicialmente prevista para abril, foi realizada on-line em 27 de julho, por meio de transmissão ao vivo diretamente do Auditório da Escola.

O processo de matrículas – envio dos documentos e assinatura dos contratos – foi realizado de maneira totalmente digital, evitando que as famílias precisassem se deslocar à Escola para a entrega dos documentos.

A edição especial da Revista Sabiá, exclusivamente em formato digital com o tema “Organizar para Facilitar”, foi publicada em novembro.

Para garantir o retorno seguro às aulas, contamos com a consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein para apoio na definição e na implantação dos protocolos de higiene, de distanciamento e de demais processos necessários: os corredores receberam bebedouros com sensores, torneiras comuns foram substituídas por torneiras de pressão, dispensers de álcool em gel foram espalhados pela Escola, corredores e pisos foram sinalizados, fluxos e protocolos de entrada e de saída foram definidos e os colaboradores, tanto próprios quanto terceirizados, receberam o devido treinamento.

Os grupos de risco foram mapeados e a implantação de uma checklist diária, de preenchimento obrigatório para todos que frequentam a Escola, possibilitou a coleta de importantes informações para manter o ambiente saudável. Foi criada uma Central de Monitoramento para acompanhar suspeitas e casos de covid-19, assim como um rol de indicadores para controle dos processos implantados.

A fim de que todos recebessem informações atualizadas sobre o novo Coronavírus e sobre o retorno seguro às aulas, foram realizados webinars com a equipe de Consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein para pais, professores e funcionários.

Quando o retorno parcial para atividades extracurriculares foi autorizado, em 19 de outubro, a Escola estava preparada para receber os alunos.

Encerramos o ano com a formatura virtual da 4ª série do Ensino Médio. Os alunos receberam seus diplomas no Auditório da Escola e as famílias e os professores assistiram à cerimônia em um canal exclusivo.

Dados referentes ao ano letivo 2020

Gestão do Colégio

Diretor-Executivo

Marcel Brunner

Diretora de Marketing e Administração

Karin Lillian Michaelis Buelau

Diretora Escolar

Andréa Pimentel

Coordenador Pedagógico do 9º ano do Ensino

Fundamental e do Ensino Médio

Rubens Henrique Camargo Bueno

Coordenador Pedagógico do 4º ao 8º ano

do Ensino Fundamental 

Maurus Martin Sommerer

Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil

ao 3º ano do Ensino Fundamental 

Dominique Steiner

Coordenação IB

Andreas Panse 

  

Estrutura Pedagógica e Alunos Matriculados

Alunos matriculados

 

Suíços

Brasileiros e

Outras Nacionalidades

Total

Jardim I

6

39

45

Jardim II

8

51

59

Educação Infantil

14

90

104

1º ano

13

46

59

2º ano

12

52

60

3º ano

13

51

59

4º ano

8

53

66

5º ano

9

46

55

Ensino Fundamental I

55

248

303

6º ano

10

45

55

7º ano

11

41

52

8º ano

8

45

53

9º ano

10

40

50

Ensino Fundamental ll

39

171

210

1ª série

7

39

46

2ª série

6

33

39

3ª série

8

27

35

4ª série

6

28

34

Ensino Médio

27

127

154

Total – Início do Ano Letivo

135

636

771

 

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS NO PRIMEIRO DIA LETIVO

Diplomas

Diplomas de língua

Língua

Exame

Prova

Participantes

Aprovados

Aprovados %

Alemão

 Resultado de imagem para bandeira alemanha

IVA

A2

57

48

84%

DSD I

B1

40

34

85%

DSD II

B2 / C1

83

18

90%

Francês

Resultado de imagem para bandeira frança

DELF

A1

A2

B1

48

41

27

48

41

27

100%

100%

100%

DELF

B2

3

3

100%

DALF

C1

8

8

100%

Inglês

Resultado de imagem para bandeira inglaterra

CAE

B2

C1

C2

6

19

7

6

19

7

100%

100%

100%

APROVAÇÃO DIPLOMA IB

IB 2020 PORT

APROVAÇÃO ICDL (International Computer Driving Licence)

ICDL 2020 PORT

Carreira dos Formandos

ÁREAS DE INTERESSE  2016 a 2020

Base de Cálculo: dos 159 formandos no período, 108 alunos (68%) já ingressaram em uma universidade.

Universidades frequentadas no Brasil – 2016 a 2020

Base de cálculo: dos 108 alunos nas universidades – 70 entraram em universidades brasileiras.

OUTRAS UNIVERSIDADES FREQUENTADAS NO BRASIL

  • EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas
  • Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Escola Superior de Artes Célia Helena
  • FEI – Faculdade de Engenharia Industrial
  • FIA – Fundação Instituto de Administração
  • UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
  • Universidade Anhembi Morumbi

Universidades frequentadas no exterior – 2016 a 2020

Base de cálculo: dos 108 alunos nas universidades – 38 entraram em universidades no exterior.

 

Suíça

EHL – Ecole Hôtelière Lausanne

EPFL – École Polytechnique Fédérale Lausanne

HSG – Universität St. Gallen

 

EUA

ASU – Arizona State University

Michigan State University

New York University

Purdue University

USF – University of South Florida

Yale University

 

 

 

 

 

 

 

 

Canadá

UBC – The University of British Columbia

University of Toronto

Vancouver Film School

 

Alemanha

Akademie für Künste ASK Berlin

Humboldt Universität zu Berlin

TU – Technische Universität Berlin

TUM – Technische Universität München

 

Inglaterra

Imperial College London

King’s College London

University of Reading

 

 

 

 

 

Itália

Università Bocconi – Milano

 

Holanda

Erasmus University Rotterdam

 

Espanha

IE University

 

Suécia

Malmö Universitet

Stockholms Universitet

 

Outras

Austrália

The University of Sydney

Portugal

UC – Universidade de Coimbra

EVENTOS