A pandemia do novo Coronavírus deixou o sistema de saúde mundial e a economia totalmente fora de ordem. Essa grave situação nos afeta diretamente e mudou completamente a nossa rotina. Empresas optaram pelo home office e as escolas tiveram de mudar para o ensino a distância. Reuniões são realizadas de forma on-line, por videoconferências ou webinars. No início, todos pensaram que o vírus da Covid-19 estaria erradicado até meados de 2020 e o mundo poderia retornar à normalidade a partir de 2021. Porém, devido a mutações do vírus e à dificuldade de manter as medidas higiênicas e de segurança em diversas localidades, isso se mostrou um grande equívoco. O mundo foi assolado pela segunda e terceira ondas. Ficou constatado que devemos nos preparar para um longo e árduo caminho e que precisamos aprender a conviver com o vírus.
A digitalização nas escolas, desde o início da pandemia, passou a fazer parte do nosso cotidiano. Como já destacado no ano passado, a tecnologia, mais do que nunca, fez-se necessária, propondo novos desafios e oferecendo aos alunos e aos professores novos potenciais para o ensino. Neste novo cenário que estamos vivendo, ficou comprovado que foi assertiva a nossa decisão de nos preocuparmos com o tema da digitalização durante os últimos anos e trabalharmos nisso sucessivamente para dominarmos o mundo tecnológico-virtual e nos inserirmos na modernidade, sem perdermos os princípios pedagógicos e os valores nos quais acreditamos.
Para assegurarmos a excelência de nossas escolas dentro da perspectiva “Swissness”, foi essencial manter a flexibilidade desde o início da pandemia, adaptar continuamente as operações escolares às novas exigências impostas pelo novo cenário, às diretrizes e às recomendações dos órgãos oficiais, ou seja, nos reinventar a todo momento. Para enfrentarmos esses grandes desafios, foi necessário um grande investimento adicional e o empenho de crianças, pais, professores, direção escolar e conselho de administração.
Graças ao incansável empenho de nossa equipe – Gestão Escolar e corpo docente – e à grande motivação por parte de nossos alunos, com o apoio e a confiança dos pais, conseguimos, apesar das limitações deste momento, repetir, em todas as áreas, o sucesso do ano anterior. Os alunos das duas escolas novamente atingiram excepcionais resultados no IB.
Reto Schafflützel, nosso novo diretor-executivo do Colégio Suíço de Curitiba, assumiu o seu cargo em 15 de julho de 2020 e se adaptou bem a Curitiba. É um diretor competente, que consegue dirigir o Colégio com “a cabeça, o coração e as mãos”. Com grande satisfação para o Conselho de Administração, as duas escolas, São Paulo e Curitiba, apresentam um trabalho muito positivo de cooperação entre os dois diretores. Damos a Reto as boas-vindas e manifestamos os nossos votos de sucesso. O Conselho de Administração também agradece ao diretor Marc Schumacher, que deixou o Colégio de Curitiba em maio de 2020, após dois anos e meio de dedicação.
Com relação à organização da estrutura da direção, foram concretizadas mudanças estratégicas já planejadas anteriormente. Depois de 15 anos e meio, encerraram-se em dezembro de 2020 as atividades da Sra. Karin Buelau (Diretora de Marketing e Administração) na nossa Associação. Foram anos de muita dedicação e engajamento. Com sua competente direção, a diretora Karin Buelau auxiliou as escolas a superar diversos períodos de crise e direcionou-as administrativa e financeiramente para uma trajetória de sucesso.
No fim de 2018, o Conselho de Administração decidiu que as duas escolas deveriam operar individualmente, ou seja, sem um diretor-geral e outro administrativo. Essa deliberação deveria ser colocada em prática no período de dois anos. Com isso, ambos os diretores executivos passariam a ser responsáveis pelas suas respectivas escolas, tanto na área pedagógica quanto na administrativa.
Em todos estes anos, Karin Buelau contribuiu, com muita habilidade, para que essa mudança na estrutura fosse possível: deixou um setor administrativo-financeiro totalmente organizado. Manifestamos o nosso mais sincero agradecimento e o desejo de sucesso nos seus novos desafios.
Com o Senhor Luiz Henrique, nosso novo Gerente Administrativo-Financeiro, contratamos um profissional muito experiente e capacitado. Com o foco na excelência em seu setor, assume, nas duas escolas, responsabilidade pela área de administração e finanças, sendo conduzido pelos diretores-executivos. Ao Sr. Luiz Henrique da Silva Cordeiro, damos nossas boas-vindas.
Ainda em dezembro de 2020, o Diretor-Executivo de São Paulo, Marcel Brunner, anunciou o seu retorno para a Suíça em meados de 2021 para iniciar uma nova etapa de sua vida. Sua decisão baseia-se em motivos familiares. A comunidade escolar e o Conselho de Administração lamentam muito essa decisão. Marcel Brunner conseguiu realizar um trabalho de grande qualidade na Escola Suíço-Brasileira de São Paulo por meio de muitas inovações e uma direção com “a cabeça, o coração e as mãos”. Desde já, agradecemos a Marcel Brunner sua fidelidade de 10 anos com a Escola e sua competente direção. Assim que soube da decisão, o Conselho de Administração, em conjunto com Educationsuisse e nosso cantão patrono da Basileia-Cidade, iniciou o processo de seleção para uma substituição à altura do Sr. Brunner. Os candidatos passarão por um rigoroso processo de seleção.
Uma notícia muito triste nos assolou no fim do ano. No dia 28.11.2020, Marcel Salzmann, membro do Conselho de Administração, faleceu repentinamente e cedo demais. Expressamos nossas condolências à família, Sabrina e seus dois filhos, Ciro e Tiago, e muito agradecemos a Marcel e à sua família as inúmeras horas de competente trabalho investidas no Conselho de Administração ao longo de 14 anos.
O Conselho de Administração decidiu não substituir seu posto até a próxima Assembleia Geral Ordinária de 2022 (ano de eleição) e continuar o trabalho do Conselho com apenas oito membros.
O Conselho de Administração trabalha permanentemente, em conjunto com os diretores, no planejamento estratégico de nossas escolas. Mesmo a longo prazo, queremos garantir um alto nível, melhorar sempre e nos adaptar continuamente às mudanças mundiais e seus consequentes desafios.
Gostaríamos de agradecer a nossos Cantões Patronos o valioso suporte recebido ao longo de todos esses anos. Também gostaríamos de agradecer a todos os que ativamente apoiaram as nossas escolas desde a sua fundação. Também agradecemos aos diretores, coordenadores, professores, associados, membros do Conselho de Administração, o Consulado-Geral da Suíça, o Departamento Federal de Cultura, a organização geral educationsuisse, que sempre acompanham as escolas com muito empenho e competência.
Um agradecimento especial a todos os pais, que tiveram grande confiança em enviar seus filhos para a formação em nossas escolas. Em todos os anos, como sempre destaco e lembro aqui mais uma vez, as crianças estão e sempre estarão no centro da Escola.
Ronald Hugo Felder
Presidente do Conselho de Administração
Conselho de Administração | |
Presidente | Ronald Hugo Felder |
Vice-Presidente | Bruno Larsen |
Conselheiros | Alfredo Attié Jr. Brena Pimentel Bäumle Frédéric Roger Maurice Yannick Drouin Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer Jacqueline Louise Hefti Caramurú Manuela Esther Merki Marcel Salzmann (in memorian – até 11/2020)
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Conselho Fiscal | |
Membros Efetivos
| Sérgio Renato Tinguely Werner Stettler |
Conselho Consultivo | |
Membros Obrigatórios | |
Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo
| Urs Brönniman |
Representantes do Corpo Docente | Flávio Stresser Araújo Heitor França |
Presidente anterior do Conselho de Administração | Gunar Hohl |
Membros Eleitos | Sergio Mestieri Chammas |
No início de janeiro, nossos alunos da 2ª série do Ensino Médio viajaram para a Europa pelo programa de intercâmbio. Após uma parada cultural na Suíça por 4 dias, os jovens viveram por 2 meses em casas de famílias anfitriãs no sul da Alemanha, onde também frequentaram uma escola. A programação do início do ano letivo seguiu conforme previsto: os dias de planejamento e a preparação dos professores, o início das aulas em 30 de janeiro, a tradicional Cerimônia do Cone no primeiro dia de aula para o 2º ano do Ensino Fundamental. No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia da Covid-19 e tivemos de interromper as aulas presenciais.
Por determinação do Governo do Estado de São Paulo e do Prefeito do Município de São Paulo, o ensino presencial foi interrompido a partir da semana de 23 de março.
Na semana anterior, enquanto a maioria dos alunos já permanecia em casa, os professores se prepararam para o ensino remoto. A direção da Escola optou pela plataforma Microsoft TEAMS como ferramenta de trabalho para as atividades remotas. Uma empresa especializada se incumbiu de introduzir o TEAMS para professores de todos os níveis. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, os alunos inicialmente recebiam materiais e instruções escritas para os trabalhos de casa. Depois de um curto período, as aulas on-line também começaram a ser realizadas no Ensino Fundamental 1º ciclo.
Uma das importantes decisões foi seguir o horário preestabelecido, o que ajudou a estruturar uma rotina para as crianças e os adolescentes. Desde o início, o ensino a distância possibilitou que os alunos planejassem o seu trabalho autônomo, além das aulas efetivas. Na Educação Infantil, demorou um pouco mais para que aulas on-line se concretizassem. Isso porque aprender a trabalhar em frente a uma tela de computador nessa idade demanda um tempo maior: além de as crianças serem mais dependentes, precisam de muita movimentação e variedade nas atividades. Aos poucos, as professoras conseguiram realizar pequenas sequências didáticas. Com o tempo, foram introduzidos encontros progressivos: pequenos grupos, grupo grande e individuais. O contínuo treinamento dos professores e a possibilidade da troca de experiência e ajuda mútua muito contribuíram para que todos conseguissem desenvolver suas habilidades e competências no ensino a distância.
Embora as escolas tivessem a expectativa do retorno às aulas curriculares presenciais, isso não aconteceu mais ao longo de 2020. A partir de outubro, de acordo com os decretos dos órgãos oficiais, até 20% dos alunos matriculados foram autorizados a participar de atividades extracurriculares presenciais. A decisão de frequentar ou não a Escola ficou a cargo das famílias.
Muitas atividades tiveram de ser canceladas: a Festa Junina, a Semana de Estudos, a Semana de Economia no Ensino Médio, o Programa de Vivência Profissional nas turmas da 2ª e da 4ª séries do Ensino Médio, a Semana da Educação Digital, o Bazar, a Formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e até mesmo os Exames IB em maio! No início de dezembro, foi possível oferecer para a 4ª série do EM, de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades, uma cerimônia híbrida de formatura. Apenas os alunos formandos estiveram presentes na Escola e puderam vivenciar um formato inédito e inesquecível momento. Os pais e familiares assistiram à cerimônia a distância.
Com o objetivo de diversificar e ampliar as atividades pedagógicas, a Escola ofereceu aos alunos, ao longo do ano, diversas e interessantes palestras sobre uma ampla gama de temas, ministradas por especialistas externos e entusiastas. Dinossauros, esportes radicais, educação financeira, expedições à Antártida e cavernas são apenas alguns exemplos desses diferentes momentos.
Graças aos canais digitais, também foi possível fazer música juntos a distância. Em casa, cada membro da Banda de Música do Ensino Médio, sob orientação remota de nossos professores, tocava algum instrumento ou cantava e gravava sua participação. Com a devida supervisão e edição, resultaram as músicas, compartilhadas com a comunidade escolar nas redes sociais. Em conjunto com a banda dos alunos do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, também foram criados incríveis projetos interescolares de Música.
Em consequência da pandemia da Covid-19, os exames IB da sessão de maio foram cancelados no mundo todo. Mesmo assim, os alunos da 4ª série do Ensino Médio puderam conhecer seus resultados em 6 de julho. Na sequência, receberam o IB Diploma, que possibilita a eles acesso a universidades em todo o mundo. Os resultados foram calculados pela Organização do IB, com base em critérios definidos pela própria organização, utilizando-se dos “Predicted Grades” e das notas de “Internal Assessments”. Todos os alunos tiveram a oportunidade de fazer os Exames Retake durante a sessão de novembro. Essa oportunidade foi aproveitada pela maioria dos candidatos, uma vez que as escolas já estavam autorizadas a promover exames escritos no local. Após esses exames, alguns alunos conseguiram melhorar seus resultados.
A cada 5 anos, as escolas IB são avaliadas pela Organização do IB. Trata-se de um processo de autoavaliação, validado pela IBO. Após a avaliação do nosso processo de autoavaliação, iniciado em 2019, o feedback recebido foi analisado e, ao longo do segundo semestre, os pontos de desenvolvimento indicados pela IBO foram discutidos em conjunto com os professores. As evidências fornecidas pela Escola foram todas aceitas e o processo foi oficialmente declarado como finalizado com sucesso. A partir deste momento, a Escola dará continuidade à implementação do Plano de Ação, que vigorará pelos próximos cinco anos.
Embora várias atividades tivessem de ser canceladas devido à pandemia, outros eventos puderam ser realizados de forma virtual, como a Feira do Livro. Crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer e encontrar, virtualmente, escritores e contadores de histórias. As habituais apresentações musicais, parte integrante da Feira do Livro, não foram possíveis, bem como, é claro, a exposição das criativas produções dos alunos, e a venda de livros. Mesmo assim, as crianças e as famílias desfrutaram de várias atividades interessantes em torno da leitura e da escrita.
Todos os anos, diversas universidades estrangeiras se apresentam aos nossos alunos. Nessas apresentações, representantes de renomadas universidades alemãs, americanas, canadenses, francesas e britânicas informam os nossos jovens sobre os estudos e a vida no exterior e esclarecem as dúvidas. Neste ano, todos os eventos ocorreram virtualmente, o que, pela primeira vez, possibilitou também um evento com a renomada Universidade de Basileia, a universidade do nosso Cantão Patrono.
Há vários anos, a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo administra o SMUN-Club, um grupo de alunos interessados pela simulação das Nações Unidas. O SMUN-Club prepara-se para eventos Model United Nations (MUN) que acontecem em todo o Brasil. No ano passado, por exemplo, os alunos participantes fizeram parte de simulações de conferências da ONU em Curitiba (PR), Ivoti (RS), Salvador (BA) e, claro, São Paulo. Devido à pandemia, tais eventos se tornaram inviáveis, o que levou o nosso SMUN-Club a realizar, virtualmente, uma simulação interna no fim do primeiro semestre. Estudantes de diferentes turmas do Ensino Médio puderam se inscrever. Em várias comissões, debateram questões políticas e econômicas da atualidade. No segundo semestre, o nosso SMUN-Club realizou mais uma simulação virtual da ONU, agora com a participação de alunos de outras escolas também. Todos os debates ocorrem exclusivamente em inglês, o que fortalece ainda mais os jovens em suas habilidades linguísticas.
Neste ano, o Grupo de Qualidade Pedagógica continuou focado no Sucesso Escolar dos alunos. Fatores que podem contribuir para este sucesso foram abordados com maior profundidade. Após atividades internas de formação continuada no ano passado, além de inputs teóricos e momentos de troca de experiência entre o corpo docente sobre a Autonomia e a Motivação, o foco neste ano foi a Organização. O Grupo de Qualidade Pedagógica é composto pelo Diretor e por um professor representante de cada nível escolar.
A comunicação direta e contínua entre a Escola e os Pais foi de enorme importância para o sucesso deste ano letivo a distância. A partir de meados de março, todas as conversas, reuniões e eventos com pais ocorreram apenas virtualmente. Reuniões de feedback muito construtivas ocorreram regularmente entre a Coordenação Pedagógica e os Representantes dos Pais, os quais tinham o papel de conhecer melhor e discutir o dia a dia virtual das crianças das famílias que representavam, trazendo importantes questões para a Coordenação e para a Gestão da Escola. Por meio desses encontros, todos conseguiram lidar cada vez melhor com o momento. Com base nesses feedbacks, melhorias e otimizações puderam ser planejadas e implementadas. Além dessas reuniões, inúmeros encontros individuais ocorreram entre professores e pais, grupos de pais e o psicólogo escolar, bem como reuniões de pais coletivas.
Por meio do projeto social “Casa dos Curumins”, fundado e dirigido pelo suíço Alberto Eisenhardt e sua esposa Adriana Eisenhardt, a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo participou de uma campanha de arrecadação de cestas básicas como forma de apoio a famílias socialmente desfavorecidas em São Paulo. O objetivo era que nossa comunidade escolar arrecadasse 1000 cestas básicas até o fim do primeiro semestre. Graças à ajuda de inúmeras famílias da nossa Escola, esse objetivo foi alcançado. No ano passado, a banda jovem do projeto social Curumins apresentou-se em um concerto realizado em nossa Escola com o cantor e músico suíço Sebalter.
Todas as obras e manutenções de infraestrutura planejadas foram executadas conforme previsto: ampliação e padronização de forros, pisos e portas das salas do corredor C; cobertura da varanda dos professores; instalação de um novo sistema de alarme de incêndio; troca das esquadrias do setor de manutenção; mais uma etapa da substituição das telhas existentes por telhas de aço galvalume, mais resistentes; pintura e manutenção dos brinquedos externos e poda das árvores.
Em fevereiro, recebemos a Exposição “Wunderschön: as maravilhas de Arabella e Irani”, gentilmente cedida pelo Instituto Martius Staden e desenvolvida em conjunto com a Embaixada da República Federal da Alemanha em homenagem aos 250 anos de Alexander von Humboldt. A mostra destaca o intercâmbio entre as duas culturas e conta a história dos viajantes e pesquisadores alemães no Brasil durante o século XIX. As personagens Arabella, uma arara azul, e Irani, uma menina de origem indígena, conduzem o público por uma viagem no tempo.
Ainda em fevereiro, foi lançado, em conjunto com a GRSA, empresa responsável pelo serviço de alimentação da Escola, o projeto “Comida de Verdade”, que teve como foco um novo conceito sobre educação alimentar e nutricional, com o objetivo de despertar em alunos, pais e colaboradores a consciência alimentar e, assim, reforçar a necessidade de refeições cada vez mais saudáveis. A renomada chef de cozinha e fundadora da “NOS Escola”, Anna Elisa de Castro, inaugurou o projeto com oficinas – “Teaching Kitchen” -para os alunos do 6º e do 9º anos, além de um bate-papo com os alunos do Ensino Médio. Foi um sucesso!
Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde decretou a pandemia do novo Coronavírus e, no dia 13, os órgãos oficiais do Estado e do Município de São Paulo determinaram a suspensão das aulas presenciais a partir de 23/03.
Graças à infraestrutura de software e hardware existentes, ao empenho de todos os colaboradores e ao apoio das famílias, em apenas uma semana a Escola conseguiu se organizar para as aulas remotas. A plataforma Teams, da Microsoft, foi definida como sistema padrão para as aulas a distância e para o home office. Professores e funcionários receberam treinamento, computadores foram configurados e disponibilizados, serviços suspensos, processos reorganizados e, no dia determinado pelas autoridades, começaram as aulas on-line, inicialmente apenas para o Ensino Médio.
A expectativa era que logo voltaríamos ao ensino presencial. No entanto, o retorno foi sendo postergado e, aos poucos, novas rotinas e palavras, como call, chats, Zoom, Teams, foram incorporadas ao dia a dia. Por um lado, a pandemia interrompeu aulas presenciais, projetos, viagens, convivências e vivências, eventos, obras e sonhos; por outro lado, criou oportunidades e novas experiências: acelerou o desenvolvimento tecnológico, estimulou a solidariedade e a criatividade, exigiu flexibilidade e capacidade de adaptação, uniu equipes, Escola e famílias, permitiu novos olhares e perspectivas.
Diante da grave crise econômica que assolou o país, a Escola, além do necessário apoio às famílias com dificuldades financeiras, cancelou a cobrança dos encargos financeiros sobre atrasos no pagamento das parcelas referentes aos meses de abril, maio e junho, suspendeu a cobrança das despesas escolares e concedeu descontos lineares, de 10 a 30%, sobre as mensalidades da Educação Infantil ao Ensino Médio, de junho a dezembro de 2020.
A campanha “Curumins do Bem”, lançada em abril, em parceria com a Casa dos Curumins, teve como objetivo arrecadar 1000 cestas básicas e mobilizou toda a comunidade escolar, pais, alunos, funcionários, professores e ex-alunos.
A Escola foi transferida para a casa das famílias de alunos e de colaboradores. O prédio ficou vazio, somente com os serviços essenciais de limpeza, manutenção e portaria. O trabalho foi intenso: pinturas, revisão de calhas, de telhados e dos sistemas hidráulico e elétrico e limpeza e desinfecção dos ambientes.
Foram diversas as novidades digitais durante o ano. Em julho, entrou no ar o aplicativo “Meu RH”, da TOTVS, que disponibilizou aos colaboradores, de modo fácil e transparente, a consulta ao informe de rendimentos, holerites, ponto eletrônico, férias, entre outros.
A Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Associação Escola Suíço-Brasileira, inicialmente prevista para abril, foi realizada on-line em 27 de julho, por meio de transmissão ao vivo diretamente do Auditório da Escola.
O processo de matrículas – envio dos documentos e assinatura dos contratos – foi realizado de maneira totalmente digital, evitando que as famílias precisassem se deslocar à Escola para a entrega dos documentos.
A edição especial da Revista Sabiá, exclusivamente em formato digital com o tema “Organizar para Facilitar”, foi publicada em novembro.
Para garantir o retorno seguro às aulas, contamos com a consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein para apoio na definição e na implantação dos protocolos de higiene, de distanciamento e de demais processos necessários: os corredores receberam bebedouros com sensores, torneiras comuns foram substituídas por torneiras de pressão, dispensers de álcool em gel foram espalhados pela Escola, corredores e pisos foram sinalizados, fluxos e protocolos de entrada e de saída foram definidos e os colaboradores, tanto próprios quanto terceirizados, receberam o devido treinamento.
Os grupos de risco foram mapeados e a implantação de uma checklist diária, de preenchimento obrigatório para todos que frequentam a Escola, possibilitou a coleta de importantes informações para manter o ambiente saudável. Foi criada uma Central de Monitoramento para acompanhar suspeitas e casos de covid-19, assim como um rol de indicadores para controle dos processos implantados.
A fim de que todos recebessem informações atualizadas sobre o novo Coronavírus e sobre o retorno seguro às aulas, foram realizados webinars com a equipe de Consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein para pais, professores e funcionários.
Quando o retorno parcial para atividades extracurriculares foi autorizado, em 19 de outubro, a Escola estava preparada para receber os alunos.
Encerramos o ano com a formatura virtual da 4ª série do Ensino Médio. Os alunos receberam seus diplomas no Auditório da Escola e as famílias e os professores assistiram à cerimônia em um canal exclusivo.
Gestão do Colégio | |
Diretor-Executivo | Marcel Brunner |
Diretora de Marketing e Administração | Karin Lillian Michaelis Buelau |
Diretora Escolar | Andréa Pimentel |
Coordenador Pedagógico do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio | Rubens Henrique Camargo Bueno |
Coordenador Pedagógico do 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental | Maurus Martin Sommerer |
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental | Dominique Steiner |
Coordenação IB | Andreas Panse |
Alunos matriculados | |||
| Suíços | Brasileiros e Outras Nacionalidades | Total |
Jardim I | 6 | 39 | 45 |
Jardim II | 8 | 51 | 59 |
Educação Infantil | 14 | 90 | 104 |
1º ano | 13 | 46 | 59 |
2º ano | 12 | 52 | 60 |
3º ano | 13 | 51 | 59 |
4º ano | 8 | 53 | 66 |
5º ano | 9 | 46 | 55 |
Ensino Fundamental I | 55 | 248 | 303 |
6º ano | 10 | 45 | 55 |
7º ano | 11 | 41 | 52 |
8º ano | 8 | 45 | 53 |
9º ano | 10 | 40 | 50 |
Ensino Fundamental ll | 39 | 171 | 210 |
1ª série | 7 | 39 | 46 |
2ª série | 6 | 33 | 39 |
3ª série | 8 | 27 | 35 |
4ª série | 6 | 28 | 34 |
Ensino Médio | 27 | 127 | 154 |
Total – Início do Ano Letivo | 135 | 636 | 771 |
EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS NO PRIMEIRO DIA LETIVO |
Diplomas de língua | |||||
Língua | Exame | Prova | Participantes | Aprovados | Aprovados % |
Alemão | IVA | A2 | 57 | 48 | 84% |
DSD I | B1 | 40 | 34 | 85% | |
DSD II | B2 / C1 | 83 | 18 | 90% | |
Francês
| DELF | A1 A2 B1 | 48 41 27 | 48 41 27 | 100% 100% 100% |
DELF | B2 | 3 | 3 | 100% | |
DALF | C1 | 8 | 8 | 100% | |
Inglês
| CAE | B2 C1 C2 | 6 19 7 | 6 19 7 | 100% 100% 100% |
Base de Cálculo: dos 159 formandos no período, 108 alunos (68%) já ingressaram em uma universidade.
Universidades frequentadas no Brasil – 2016 a 2020 |
Base de cálculo: dos 108 alunos nas universidades – 70 entraram em universidades brasileiras.
OUTRAS UNIVERSIDADES FREQUENTADAS NO BRASIL
Universidades frequentadas no exterior – 2016 a 2020 |
Base de cálculo: dos 108 alunos nas universidades – 38 entraram em universidades no exterior.
Suíça
EHL – Ecole Hôtelière Lausanne
EPFL – École Polytechnique Fédérale Lausanne
HSG – Universität St. Gallen
EUA
ASU – Arizona State University
Michigan State University
New York University
Purdue University
USF – University of South Florida
Yale University
Canadá
UBC – The University of British Columbia
University of Toronto
Vancouver Film School
Alemanha
Akademie für Künste ASK Berlin
Humboldt Universität zu Berlin
TU – Technische Universität Berlin
TUM – Technische Universität München
Inglaterra
Imperial College London
King’s College London
University of Reading
Itália
Università Bocconi – Milano
Holanda
Erasmus University Rotterdam
Espanha
IE University
Suécia
Malmö Universitet
Stockholms Universitet
Outras
Austrália
The University of Sydney
Portugal
UC – Universidade de Coimbra





½ Dia de Enfoque Curricular (DEC) Extended Essay – 3ª série Ensino Médio
Exposição Itinerante e Projeto Cultural – “Wunderschön: as maravilhas de Arabella e Irani”

Projeto “Comida de Verdade” com a chef Anna Elisa de Castro

Café da manhã do Diretor com professores e funcionários
Palestra: Inclusão e Transtornos relacionados à Educação
Carnaval – Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental I

Comemoração do Dia da Bibliotecária – Alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I

½ Dia de Enfoque Curricular (DEC) Extended Essay – 1ª série Ensino Médio
Mini-MUN (Model United Nations) – Alunos do Ensino Médio
Exames Orais de Línguas – 4ª série do Ensino Médio

Doação das 100 primeiras cestas básicas da campanha “Curumins do Bem”
Lançamento do novo single da campanha “Curumins do Bem”

Festa Junina – Homenagem dos alunos da banda da Escola

Projeto musical dos alunos – realizado na disciplina de música
“A vida de um estudante durante o isolamento social” – Projeto dos alunos de Fotografia do Ensino Médio
eSMUNSP – On-line Model United Nations

Doação de 992 cestas básicas para a campanha “Curumins do Bem”
“Projeto Virtual Junino” – iniciativa de professores e alunos para celebrar a Festa Junina

Ciclo de Palestras Virtuais – EF II e EM


Encerramento do eSMUNSP – On-line Model United Nations
“Have it all” versão ESBSP – projeto virtual idealizado pela professora Daniela Apolo
Projeto musical dos alunos – realizado na disciplina de música
Dias de Planejamento Virtual – 2º semestre

Projeto virtual de Educação Física “Desafio do Equilíbrio”

Projeto virtual de Educação Física “Desafio de Atividades: Futebol”
Projeto virtual de Educação Física “Desafio de Atividades: Basquetebol”
Consultoria Einstein – Escola Segura “Treinamento dos protocolos:
“Higiene e Resíduos”
“Higiene de Brinquedos”
“Webinar com professores”

Consultoria Einstein – Escola Segura Treinamento dos protocolos:
“Barreiras Físicas e Padrões de Acesso e Vans Escolares”
“Alimentação Escolar e Guia rápido de EPI’s”
“Suspeita Covid e Central de Monitoramento”
“Retorno as atividades presenciais”

Projeto virtual de Educação Física “EF II – Atividade virtual em grupo – 10 esportes olímpicos”
Retorno as atividades presenciais

Intercambio musical virtual – Bandas da Escola de São Paulo e do Colégio de Curitiba
Apresentações Orais do Projeto de Pesquisa (PP) – 1ª Série EM
Consultoria Einstein – Escola Segura:
“Webinar com a comunidade escolar – famílias”
“Webinar com colaboradores”
“Encontro virtual com os professores”


Aulas extracurriculares de Hip Hop – ministradas pela empresa parceira UGGI Ambiental
Exames de Francês DELF e DALF (provas orais e escritas)
Aulas extracurriculares de Parkour (iniciantes) – ministradas pela empresa parceira UGGI Ambiental
Aulas extracurriculares de Kung Fu Tradicional – ministradas pela Escola de Artes Marciais Kung Fu 5 animais)

XII Edição do Festival do Minuto

Aulas extracurriculares de Capoeira – ministradas pela empresa parceira “Brincadeira de Capoeira”
“Quarentena Sessions” – vídeo colaborativo entre as bandas da Escola de São Paulo e o Colégio de Curitiba

“Here comes the sun” – projeto virtual realizado pelos alunos de Flauta Transversal do Ensino Fundamental II
“We are the world “– projeto musical virtual do 9º ano em comemoração à conclusão do Ensino Fundamental
“Mensagem de Fim de Ano” – Projeto virtual dos professores e colaboradores da ESBSP
Comemoração Virtual de São Nicolau – Educação Infantil até 3º ano do Ensino Fundamental I

