Todas as obras e manutenções de infraestrutura planejadas foram executadas conforme previsto: ampliação e padronização de forros, pisos e portas das salas do corredor C; cobertura da varanda dos professores; instalação de um novo sistema de alarme de incêndio; troca das esquadrias do setor de manutenção; mais uma etapa da substituição das telhas existentes por telhas de aço galvalume, mais resistentes; pintura e manutenção dos brinquedos externos e poda das árvores.
Em fevereiro, recebemos a Exposição “Wunderschön: as maravilhas de Arabella e Irani”, gentilmente cedida pelo Instituto Martius Staden e desenvolvida em conjunto com a Embaixada da República Federal da Alemanha em homenagem aos 250 anos de Alexander von Humboldt. A mostra destaca o intercâmbio entre as duas culturas e conta a história dos viajantes e pesquisadores alemães no Brasil durante o século XIX. As personagens Arabella, uma arara azul, e Irani, uma menina de origem indígena, conduzem o público por uma viagem no tempo.
Ainda em fevereiro, foi lançado, em conjunto com a GRSA, empresa responsável pelo serviço de alimentação da Escola, o projeto “Comida de Verdade”, que teve como foco um novo conceito sobre educação alimentar e nutricional, com o objetivo de despertar em alunos, pais e colaboradores a consciência alimentar e, assim, reforçar a necessidade de refeições cada vez mais saudáveis. A renomada chef de cozinha e fundadora da “NOS Escola”, Anna Elisa de Castro, inaugurou o projeto com oficinas – “Teaching Kitchen” -para os alunos do 6º e do 9º anos, além de um bate-papo com os alunos do Ensino Médio. Foi um sucesso!
Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde decretou a pandemia do novo Coronavírus e, no dia 13, os órgãos oficiais do Estado e do Município de São Paulo determinaram a suspensão das aulas presenciais a partir de 23/03.
Graças à infraestrutura de software e hardware existentes, ao empenho de todos os colaboradores e ao apoio das famílias, em apenas uma semana a Escola conseguiu se organizar para as aulas remotas. A plataforma Teams, da Microsoft, foi definida como sistema padrão para as aulas a distância e para o home office. Professores e funcionários receberam treinamento, computadores foram configurados e disponibilizados, serviços suspensos, processos reorganizados e, no dia determinado pelas autoridades, começaram as aulas on-line, inicialmente apenas para o Ensino Médio.
A expectativa era que logo voltaríamos ao ensino presencial. No entanto, o retorno foi sendo postergado e, aos poucos, novas rotinas e palavras, como call, chats, Zoom, Teams, foram incorporadas ao dia a dia. Por um lado, a pandemia interrompeu aulas presenciais, projetos, viagens, convivências e vivências, eventos, obras e sonhos; por outro lado, criou oportunidades e novas experiências: acelerou o desenvolvimento tecnológico, estimulou a solidariedade e a criatividade, exigiu flexibilidade e capacidade de adaptação, uniu equipes, Escola e famílias, permitiu novos olhares e perspectivas.
Diante da grave crise econômica que assolou o país, a Escola, além do necessário apoio às famílias com dificuldades financeiras, cancelou a cobrança dos encargos financeiros sobre atrasos no pagamento das parcelas referentes aos meses de abril, maio e junho, suspendeu a cobrança das despesas escolares e concedeu descontos lineares, de 10 a 30%, sobre as mensalidades da Educação Infantil ao Ensino Médio, de junho a dezembro de 2020.
A campanha “Curumins do Bem”, lançada em abril, em parceria com a Casa dos Curumins, teve como objetivo arrecadar 1000 cestas básicas e mobilizou toda a comunidade escolar, pais, alunos, funcionários, professores e ex-alunos.
A Escola foi transferida para a casa das famílias de alunos e de colaboradores. O prédio ficou vazio, somente com os serviços essenciais de limpeza, manutenção e portaria. O trabalho foi intenso: pinturas, revisão de calhas, de telhados e dos sistemas hidráulico e elétrico e limpeza e desinfecção dos ambientes.
Foram diversas as novidades digitais durante o ano. Em julho, entrou no ar o aplicativo “Meu RH”, da TOTVS, que disponibilizou aos colaboradores, de modo fácil e transparente, a consulta ao informe de rendimentos, holerites, ponto eletrônico, férias, entre outros.
A Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Associação Escola Suíço-Brasileira, inicialmente prevista para abril, foi realizada on-line em 27 de julho, por meio de transmissão ao vivo diretamente do Auditório da Escola.
O processo de matrículas – envio dos documentos e assinatura dos contratos – foi realizado de maneira totalmente digital, evitando que as famílias precisassem se deslocar à Escola para a entrega dos documentos.
A edição especial da Revista Sabiá, exclusivamente em formato digital com o tema “Organizar para Facilitar”, foi publicada em novembro.
Para garantir o retorno seguro às aulas, contamos com a consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein para apoio na definição e na implantação dos protocolos de higiene, de distanciamento e de demais processos necessários: os corredores receberam bebedouros com sensores, torneiras comuns foram substituídas por torneiras de pressão, dispensers de álcool em gel foram espalhados pela Escola, corredores e pisos foram sinalizados, fluxos e protocolos de entrada e de saída foram definidos e os colaboradores, tanto próprios quanto terceirizados, receberam o devido treinamento.
Os grupos de risco foram mapeados e a implantação de uma checklist diária, de preenchimento obrigatório para todos que frequentam a Escola, possibilitou a coleta de importantes informações para manter o ambiente saudável. Foi criada uma Central de Monitoramento para acompanhar suspeitas e casos de covid-19, assim como um rol de indicadores para controle dos processos implantados.
A fim de que todos recebessem informações atualizadas sobre o novo Coronavírus e sobre o retorno seguro às aulas, foram realizados webinars com a equipe de Consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein para pais, professores e funcionários.
Quando o retorno parcial para atividades extracurriculares foi autorizado, em 19 de outubro, a Escola estava preparada para receber os alunos.
Encerramos o ano com a formatura virtual da 4ª série do Ensino Médio. Os alunos receberam seus diplomas no Auditório da Escola e as famílias e os professores assistiram à cerimônia em um canal exclusivo.