RELATÓRIO ANUAL 2016
Gunar Hohl
"Time is one thing that can never be retrieved. One may lose and regain friends. One may lose and regain money. Opportunity, once spurned, may come again. But the hours that are lost in idleness can never be brought back to be used in gainful pursuits." Winston Churchill
Em 2016, celebramos 50 anos de existência da nossa escola de São Paulo e 35 anos da escola de Curitiba. Festejamos nosso passado e honramos todos que tornaram possível alcançarmos o sucesso que hoje celebramos. Na ocasião, também externamos nossa preocupação com os grandes desafios que estamos vivendo, em adaptar a educação escolar e nosso currículo para fazer frente a um futuro marcado pelo ritmo cada vez mais rápido dos avanços tecnológicos e da multiplicação do conhecimento.
Em 2017, precisamos nos voltar para o futuro da educação, que é baseada em habilidades e conceitos e não apenas em uma quantidade enorme de fatos e dados segmentados em diferentes áreas do conhecimento; precisamos agir para minimizar o risco de oferecer uma educação voltada para o passado ao invés de cada vez mais para o futuro. Nesse sentido, nossas escolas receberam dois grandes “presentes” no ano de comemoração de nossos 50/35 anos: a lei de reforma do ensino médio e o início da aceitação, por universidades brasileiras, do diploma IB como critério de seleção e admissão.
A aceitação do Diploma IB por universidades brasileiras fala por si: com o currículo IB, podemos agora preparar nossos alunos para universidades brasileiras, suíças e internacionais, e não estamos mais presos à compartimentalização do nosso ensino em currículo suíço, IB Diploma e vestibular. Do mesmo modo, a reforma do ensino médio nos permitirá atualizar e modernizar a nossa grade curricular, integrando de fato o programa IB e o Ensino Médio. Temos agora mais liberdade para flexibilizar a oferta de matérias, aliviando a sobrecarga dos alunos durante os 2 anos do Diploma IB, distribuindo-as de modo mais eficiente ao longo dos 4 anos de Ensino Médio, bem como o número de aulas entre as matérias.
Devemos reforçar o currículo IB e suas características (habilidades e conceitos), nos afastando cada vez mais de um ensino conteudista, que não prepara o aluno para enfrentar os avanços tecnológicos e demandas sociais e profissionais.
Com isto, podemos nos antecipar e mudar o foco do ensino atual que visa a preparar os alunos para passarem em exames de admissão e vestibulares, e reforçar o Diploma IB, cuja filosofia, metodologia e abordagem se aproximam mais do ensino e da pedagogia suíça.
O que isto significa na prática para nós em 2017? Precisamos rever a grade curricular à luz da nova lei, modernizando-a e distribuindo matérias com mais propriedade nos 4 anos do Ensino Médio. Devemos implementar, desde o Ensino Fundamental, a mesma metodologia IB para que o aluno, quando entrar no EM e começar o Diploma, já esteja acostumado com o ensino focado em habilidades e conceitos. Finalmente, os alunos poderão assim, durante os 2 anos de Diploma, ter um aumento significativo no número de aulas das 6 matérias que o compõem e uma redução das aulas de matérias não IB, que poderão ser reforçadas nos outros anos. Temos certeza de que com isso elevaremos o nível acadêmico de nossos alunos e seu preparo para os desafios que os esperam na universidade e além.
Essa oportunidade está disponível, aqui e agora. Se não agirmos já, o tempo perdido não poderá ser recuperado! Cabe a nós fazer o que for preciso para aproveitá-la, de forma que já a partir de 2018, possamos nos beneficiar desses “presentes” que recebemos por ocasião da comemoração de nossos 50/35 anos. E dessa forma manter-nos à frente como uma instituição de ensino avançado, visionário e voltado ao futuro.
Finalmente, mas não menos importante, pela primeira vez em nossa história, temos uma estrutura de direção profissional completa, com a apontamento do Sr. Jürg Leuenberger como Diretor Geral das escolas de São Paulo e Curitiba, a contratação do Sr. Marc Schumacher, como novo Diretor de Curitiba além do atual Diretor de São Paulo, Sr. Marcel Brunner. Com este time, temos convicção que as escolas estarão à altura dos desafios e mudanças que teremos que enfrentar para adequar as escolas a uma nova realidade.
Conselho de Administração | |
Presidente | Gunar Hohl |
Vice-Presidente | Roberto Antonio Peredo Zürcher |
Conselheiros | Alfredo Attié Jr. Bruno Larsen Flávia de Queiroz Hesse Gabriela Hildegard Marcel Salzmann Manuela Esther Merki Ronald Felder |
Conselho Fiscal | |
Membros Efetivos | Sérgio Renato Tinguely Werner Stettler
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Conselho Consultivo | |
Membros Obrigatórios | |
Consulado Geral da Suíça em São Paulo | Claudio Leoncavallo Xaver Schönbächler |
Diretor Geral | José Oberson Jürg Leuenberger |
Representantes do Corpo Docente | Heitor França |
Presidente anterior do Conselho de Administração | André Jakob Larsen
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Membros Eleitos | Jacqueline Louise Hefti Caramurú |
"A única constante no universo é a mudança." ¹
É claro que essa afirmação é válida também para a escola ou principalmente para ela. Não é diferente em nossas escolas sobretudo na área pedagógica. Os nossos esforços de não apenas „enfiar conhecimentos na cabeça dos alunos“, mas de levá-los à aprendizagem responsável trazem mudanças. Isso requer adaptações em diversos níveis, primeiramente no pensamento e planejamento da Gestão. Novas estruturas precisam ser criadas para que as equipes de ensino e as visitas mútuas, por exemplo, e as respectivas reuniões e feedbacks possam acontecer. Também existem mudanças na infraestrutura para dar apoio a esse desenvolvimento (um exemplo é o study-room).
Os professores também vivenciam mudanças. Eles aprendem novas formas de ensino (aprendizagem cooperativa) e devem aplicá-las. Para isso, eles precisam mudar alguns aspectos da sua aula habitual. Paralelamente, são inseridas cada vez mais ferramentas tecnológicas em sala de aula. Em Curitiba e São Paulo, vários tablets estão disponíveis para uso dos professores em sala de aula. Isso requer também uma adaptação na concepção das aulas. Mas provavelmente, são os alunos que presenciam as maiores mudanças, pois enfrentam novos desafios quase diariamente e precisam encará-los. Os alunos e a sua aprendizagem são cada vez mais o centro das atenções. Eles assumem a responsabilidade pela sua aprendizagem e desenvolvem além da proficiência, também as autocompetências e a competência social. E até mesmo os pais precisam se ocupar com as mudanças. Eles devem acompanhar os seus filhos no seu caminho até a autonomia sem descuidar deles. Não existem mais certificados para o melhor aluno, são avaliadas somente as competências. Todos nós que, de alguma forma, temos contato com as escolas devemos nos preocupar com as mudanças na sociedade, com as mídias sociais e tecnologias que mudam rapidamente e precisamos gerenciar as consequências da melhor forma possível.
Agradecimento
Como todo ano, um agradecimento especial vai para os dois cantões patronos das cidades de Basileia e de Argóvia. A Escola Suíço-Brasileira de São Paulo agradece ao Conselheiro do Governo, Dr. Christoph Eymann, e ao Secretário-Geral, Dr. Crispin Hugenschmidt. Gostaria de mencionar especialmente o Dr. Oswald Inglin que se despediu da sua função no final de janeiro de 2017. Durante quase 20 anos, ele acompanhou e apoiou a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo como representante do cantão de Basileia-Cidade com muito engajamento e carinho. Desejo muito sucesso ao seu sucessor, Dr. Pierre Felder, e alegro-me com o trabalho em conjunto.
O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba agradece ao Conselheiro do Governo, Alex Hürzeler, ao Secretário-Geral, Dr. Michael Umbricht, assim como ao Dr. Frédéric Voisard, Secretário do Conselho de Educação, pelo apoio benevolente nos projetos e na logística. Os dois cantões ajudam as escolas no que diz respeito ao trabalho da qualidade, sempre apoiando projetos no desenvolvimento escolar, na capacitação, intercâmbio e infraestrutura.
Agradecemos também ao Embaixador Suíço no Brasil, André Regli, pelo grande suporte dado pela Embaixada Suíça em Brasília; ao Consulado-Geral, representado pelo Cônsul-Geral, Claudio Leoncavallo, e ao Cônsul, Xaver Schönbächler; todos grandes apoiadores dos objetivos das escolas suíço-brasileiras, também neste ano. A Gerente da Educationsuisse, Barbara Sulzer-Smith, sempre oferece apoio ativo e com muito conhecimento referente às inúmeras dúvidas que surgem no dia a dia. Um agradecimento especial vai para Derrick Widmer, Presidente da Educationsuisse que se despediu da sua função. Gostaria de agradecê-lo pelo seu engajamento incansável em prol das escolas. Um agradecimento também às colaboradoras da Educationsuisse, Olivia Walani, Ruth von Gunen e Anja Lötscher, sempre prestativas em responder perguntas sobre contratação ou intercâmbio de alunos que desejam estudar na Suíça. O Ministério Federal de Cultura (BAK) é o órgão fiscal federal para as nossas escolas. David Vitali, Fiona Wigger e Andrea Spring merecem a nossa gratidão especial. Agradecemos também ao Dr. Gerold Brägger pelo seu apoio. Por meio do seu suporte, tivemos a possibilidade de usufruir do IQES para as nossas escolas e de continuar trabalhando na qualidade delas. Os diretores das escolas parceiras na Suíça (Denise Widmer, Suhr; David Lingg, Bern; Christian Joos, Burgdorf; Peter Wunderlin, Rekingen; Frido Koch, Wädenswil) merecem um grande agradecimento, pois, de forma ou outra, apoiam ativamente os nossos constantes esforços no desenvolvimento escolar e na capacitação.
Agradeço aos colaboradores das duas escolas pelo seu empenho diário em prol dos nossos alunos. Sem o seu engajamento não seria possível criar e manter as condições básicas para as crianças e adolescentes que possibilitam as mudanças mencionadas acima. E para finalizar, um agradecimento especial aos pais pela grande confiança que demonstram deixando seus filhos conosco.
¹ Heráclito de Éfeso (aprox. 540 - 480 a. C.), Filósofo Grego
Em 2016, pudemos inaugurar diversos projetos dos quais não gostaríamos mais de abrir mão. Entre o prédio principal e o pátio a grande tenda branca chama atenção. Já no primeiro ano, a comunidade escolar pôde realizar vários eventos em baixo da nova cobertura. O chão macio também convida as crianças para permanecer durante as pausas e possibilita brincadeiras seguras, sob proteção de chuva.
O projeto do Bosque com uma trilha educacional e aparelhos para brincar foi finalizado e inaugurado.
Foi inaugurada pontualmente para o primeiro dia de aula uma nova sala do Acompanhamento Vespertino ao lado da sala de Werken. Dessa forma, foi liberada uma sala de aula ampla para as turmas do primeiro ano e duas salas pequenas para grupos menores.
A Sala dos Professores foi ampliada e recebeu uma pergola sob consultoria do professor Oliver Sprenger. Principalmente no verão, o corpo docente aproveita do novo espaço para almoçar, trabalhar e descansar.
No início do ano letivo, recebemos Markus Luterbacher e Beat Zopp, dois experts da Suíça, que abordaram o tema „Formas cooperativas de aprendizagem“ com os professores de forma prática. Exemplos práticos mostraram aos professores como aplicar os novos métodos em sala de aula. Com certeza, a aplicação dessas formas nos próprios professores contribuiu muito para a compreensão. Para que a implementação no dia a dia pudesse funcionar da melhor forma possível, a Gestão compôs equipes de ensino. Nessas equipes 4 a 7 professores realizaram um trabalho em grupo. Elas receberam a tarefa de fazer visitas mútuas e de dar feedback uns aos outros.
Durante as observações, foi solicitado que prestassem atenção principalmente na realização das formas cooperativas de aprendizagem. No final do ano, devido aos retornos positivos do novo trabalho de equipe, a Gestão e os professores tinham convicção de estar seguindo o caminho correto no desenvolvimento de ensino. O envolvimento direto dos professores na realização dos novos métodos de ensino se mostrou eficiente. Para muitos professores, a realização das formas de aprendizagem cooperativas já se tornou um hábito.
Já no ano letivo de 2015, os professores tiveram um primeiro contato com a avaliação da competência social e da autocompetência dos alunos. Após pequenas adaptações no procedimento e na escolha das competências a serem avaliadas, a realização se tornou bem mais fácil em 2016. A avaliação das competências não é um julgamento definitivo. Trata-se de um parecer do momento e deve incentivar o aluno a refletir sobre o próprio desenvolvimento e a estabelecer seus próprios objetivos. Dependendo da idade, o aluno recebe mais ou menos acompanhamento do(a) Professor(a) Orientador(a).
Ele/ela dá o retorno por meio da avaliação de competência e conversa com todos os alunos individualmente. No final do ano, o Conselho de Classe definiu em cada turma aqueles alunos que na visão dos professores envolvidos, tiveram um bom desenvolvimento em uma das competências ao decorrer do ano. Não deve haver concorrência e também não são emitidos certificados, pois deve ser o interesse de cada um melhorar suas competências – mesmo sem incentivo e prêmio.
Com a inclusão das crianças de 6 anos no Ensino Fundamental, houve a necessidade do Colégio adequar a sua alfabetização no primeiro ano da escolaridade às orientações do Ministério da Educação. Em anos anteriores, esse processo já ocorria, mas de maneira informal. Sendo assim, a sistematização, que anteriormente iniciava no 2º ano, passou a ser realizada no 1º ano, estendendo-se agora para os três primeiros anos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
Por meio de metodologias cooperativas e lúdicas, os alunos participaram com entusiasmo do processo de aprendizagem da leitura e escrita, tão importantes para suas vidas.
Na Feira do Conhecimento, os alunos apresentaram uma parte do conteúdo trabalhado em sala de aula durante o ano. Para alguns alunos, esses conteúdos já estavam distantes e até mesmo os professores tinham dificuldades em encontrar temas adequados. Por esse motivo, em 2016, a Gestão decidiu que cada turma usasse o tema da Semana de Estudos como foco da apresentação. Já durante o planejamento da Semana de Estudos, professores e alunos refletiram sobre a melhor maneira de apresentar os acontecimentos e conhecimentos da semana.
Com isso, até a Semana de Estudos recebeu mais valorização, pois agora a apresentação da Feira do Conhecimento precisava ser elaborada de forma objetiva já durante a semana. Os visitantes das apresentações puderam notar a dedicação e alegria dos alunos enquanto contavam das suas vivências. Os retornos positivos reforçaram a ideia da Gestão de manter esse novo formato
No ano passado, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ampliaram seus conhecimentos da língua alemã por meio de mais um material didático, o Multidingsda. Na plataforma de aprendizagem, os alunos podem resolver exercícios de forma autônoma e observar o seu progresso. Também o(a) professor(a) consegue acompanhar os progressos de cada criança e liberar mais exercícios ou corrigir, se necessário.
A plataforma é online, possibilitando que os alunos trabalhem com ela também em casa. Para que os pais pudessem acompanhar os seus filhos e entender as possibilidades da nova ferramenta, eles foram convidados para uma demonstração no Colégio. Dessa forma, eles puderam fazer as suas primeiras experiências na ferramenta no tablet. Os primeiros resultados e retornos a respeito do novo material didático são positivos, de modo que a sua aplicação poderá ser estendida a outras turmas.
No ano letivo de 2016, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental puderam iniciar suas aulas de Alemão com o material didático Hoppla. O livro para o 1º ano do Ensino Fundamental é adequado também para crianças que ainda não sabem ler e escrever. Ele é baseado numa nova didática de língua estrangeira. Os professores receberam as informações necessárias para sua aplicação. Para que eles pudessem trabalhar bem com o novo material e tirar as dúvidas a respeito, o Colégio convidou em maio Katharina Garcia, uma especialista da Suíça, que permaneceu uma semana.
Ela visitou diversas aulas oferecendo feedback específico e respondendo a perguntas. Durante a Semana da Lingua Alemã e a Semana da Literatura Alemã, os alunos realizaram e apresentaram em todos os grupos diferentes projetos, alguns maiores, alguns menores. Com isso, demos um primeiro passo para a presença ainda maior da língua alemã.
No ano de 2016, os alunos do Ensino Médio junto com a Coordenação Pedagógica organizaram uma simulação da Conferência da ONU. Chamamos o evento de SMUN (Swiss Model United Nations). Além do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, o evento contou com a participação da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo e da escola Humboldt de São Paulo, da escola alemã Corcovado, da International School do Rio de Janeiro e da International School de Curitiba.
Durante três dias no mês de novembro, os alunos transformaram a nossa escola em conferências que discutiam assuntos de importância mundial, representando chefes de estado de diversos países, defendendo suas ideias e ações. Todo o evento aconteceu em inglês e fez com que o nosso Colégio entrasse no circuito internacional das MUNs que acontecem nas melhores escolas internacionais do mundo.
Em setembro de 2016, 28 alunos de 14 escolas de todo o Brasil que oferecem aulas de alemão se encontraram no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba para realizar o 2º Concurso Nacional „Jugend debattiert Brasilien“ (Juventude debate – Brasil). Na Alemanha, o „Jugend debattiert“ já se estabeleceu como concurso estudantil há muitos anos. Aqui, ele é realizado desde 2012 como concurso de língua estrangeira alemã, inicialmente como evento de capacitação e concurso regional, e em 2014 foi pela primeira vez realizado como concurso nacional. Organizado pelos especialistas da ZfA (Agência Central das Escolas no Exterior), Wolfgang Theis e Gabriele Metz-Klein, o concurso contou com temas como "O número de carros por família deveria ser limitado a um?".
Foram sorteados dois argumentadores "pro" e dois argumentadores „contra“ que realizaram o debate de 15 minutos. Todos os alunos participantes demonstraram habilidades impressionantes de debates em alemão.
O Diretor-Geral, Jürg Leuenberger, ressaltou no seu discurso de abertura que esse concurso não representa somente um desafio linguístico, mas educa também para se ouvir, responder uns aos outros e para o debate argumentativo
Inspirados pelos diversos exemplos de sucesso na implementação da educação multilíngue, seguindo os padrões de educação suíços e entendendo que o francês é um idioma de extrema importância no mundo, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba anunciou no segundo semestre de 2016 seu novo programa de ensino em que o idioma francês comparece como disciplina obrigatória a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Atualmente o idioma é oferecido nas quatro séries do ensino médio e como disciplina extracurricular aos alunos do 4º, 5º, 6º e 9º anos do Fundamental.
A proposta central é que na metade do ensino médio os alunos tenham nível intermediário, podendo alcançar notas ainda superiores às atuais no programa IB e que ao final da 4ª série do Ensino Médio, detenham um nível avançado no idioma, obtendo o DELF B2 (Diplôme d'Etudes en Langue Française) ou DALF C1 (Diplôme Approfondi de Langue Française). Estas certificações internacionais os permitirão adentrar em qualquer universidade ou instituto francófono do mundo, bem como realizar estágios e trabalhos em agências internacionais que exijam o domínio do francês, como as da ONU por exemplo.
Em 2016, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba intensificou mais uma vez seus esforços para trazer o mundo para dentro do Colégio. Alunos participaram de uma viagem de estudos ao Canadá e fizeram experiências importantes no exterior com a professora Maria Thereza.
Muitos representantes de universidades visitaram o Colégio e apresentaram suas faculdades e seus campi aos nossos alunos. Assim, informamos os jovens da melhor forma sobre as possibilidades de estudo também fora do Brasil.
Em 2016, cinco professores passaram várias semanas na Alemanha e na Suíça. O Colégio apoia essas visitas em até 100% e é responsável também pelo planejamento e pela procura de escolas parceiras.
Os professores passam a maior parte do tempo nas escolas e frequentam as aulas. Os passeios de turismo são feitos somente durante os finais de semana. Estamos convictos de que somente por meio da experiência pessoal de como a escola também pode funcionar, o conhecimento pode crescer para fazer mudanças de verdade e consolidá-las de forma sustentável.
O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba está aberto para estagiários da Alemanha e da Suíça, assim como de outros países. Mesmo em 2016, várias pessoas trouxeram novos pensamentos e um toque do mundo ao nosso Colégio.
Todos os alunos do nosso Colégio participam do programa IB a partir da 2ª série do Ensino Médio e o terminam na 4ª série, após a realização de diversos trabalhos e exames durante os dois anos.
No ano de 2016, obtivemos 100% de aprovação do alunos, sendo que a pontuação média obtida pelos nossos alunos foi de 31 pontos (em uma extensão de 24 até 45) enquanto a média mundial foi de 30,5 pontos.
Na primeira semana de outubro de 2016, o Colégio Suíço-Brasileiro recebeu quatro experts da Suíça - Raul, Thomas, Lorenzo, e Christoph - para liderarem a Semana de Economia.
O objetivo dessa semana é de inserir os jovens no funcionamento de uma empresa, abordando todas as funções dentro dela por meio de uma simulação, na qual os alunos assumem os papeis de gestores e são instruídos de acordo com suas funções. Os alunos, divididos em grupos, criam um produto e suas empresas concorreram entre si.
Os alunos pensaram em um produto fácil de vender e que desse lucro. Dessa forma, optaram por Vodca e Tequila.
Diariamente eles decidiam sobre investimentos em cada área, aumento de salário ou demissão de funcionários, aumento da qualidade ou volume da produção, compra ou venda de maquinário, público-alvo do produto etc. Os valores estavam sujeitos à inflação que era divulgada aos alunos somente depois de terem realizado as escolhas estratégicas. Assim podiam ter muito sucesso ou então quase falir.
O encerramento desse evento bem-sucedido se deu por meio de uma cerimônia, em que os resultados finais de cada empresa foram divulgados. Os alunos surpreenderam com o profissionalismo e desempenho e foram muito elogiados.
Gestão do Colégio | |
Diretor-Geral | José Oberson Jürg Leuenberger |
Diretora escolar | Denise Spredemann Friesen |
Coordenador Pedagógico 8º ano do EF à 4ª série | Carlos Machado Jr. |
Coordenador Pedagógico EF 2º ao 7º ano | Jürg Leuenberger |
Interina do 2º ao 5º ano do EF | Petra Klara Katharina Blomeyer (desde 08/16) |
Interino do 6º e do 7º ano do EF | Carlos Machado Jr. |
Coordenadora | Petra Klara Katharina Blomeyer |
Gerente Administrativo-Financeiro | Edgar Pereira dos Santos |
Consultor IB | Alistair Summers |
Consultor Vestibular | Flávio Stresser Araújo |
Setor Administrativo | |
Financeiro e Recursos Humanos | Edgar Pereira dos Santos Danielle Bombachim Ribeiro João Baptista Buzatto Lucineia Rodrigues Silva Cit |
Informática | Luiz Gustavo Tommy Cajuhy Carlesso Rafael de Souza Alves
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Recepção | Leliana Schommer |
Secretaria | Christiane Luise Obst Cintia Bino Dyck Hildegard Korte Facion Karoline Von Paraski Rosane Sabbi Ursula Christina Schmid |
Almoxarifado | Keli Cristina de Lucena Buscarons de Azevedo Eduardo Ricardo Schultz |
Aprendizagem | Amanda Cristina Oliveira Eloisa Brisola Laskoski Rayssa Cristina Vieira Thaís Gonçalves de Paulo |
Setor Pedagógico | |
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Biblioteca | Beatriz Padilha Buzatto Anabelle Pereira |
Consultora Educacional | Wanda Marina Chaguri de Oliveira |
Assessoria em Psicologia e Orientação Educacional | Juçara Terezinha Pereira Gonçalves José Raimundo Facion Kátia Simone Torres dos Santos Gabriele Beatriz de Souza Waack |
Supervisão Operacional | Nelson da Silva Fontana |
Vigilância dos alunos | Alcídio Renato Marques José Fernando Xavier da Costa Luis Gustavo Ferreira do Vale Kelly Cristina de Brito Paulo Meneguete Rosely Dias Silvane Warela Camargo |
Ambulatório | Marli Jacinta Hilgert |
Auxiliar de Laboratório | Marco Aurélio Mattos de |
Serviços Gerais | |
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Manutenção | Eliseu Almeida Ribeiro Geraldo Alves da Silva Mauricio Gomes Gonçalves |
Portaria | Elias Aparecido Simionato |
Supervisão Limpeza | Adriana |
Limpeza | Anézia José Eurinidio Eva da Luz Planticow Helena Pires de Morais Eurimidio Ivone Aparecida Moreira Branco Ivonete Rodrigues dos Santos Jocilei Pires dos Santos Marcia Waltrick Maria de Lourdes Oliveira Palma Roseli Regiane Aparecida Hilario Leme Tania Aparecida Ilario Rodrigues Terezinha Aparecida Americo Sobieski Tereza Francisca de Jesus Malta |
Restaurante e Cantina | Risa |
Segurança | Poliservice |
Professores Brasileiros e de outras Nacionalidades | ||
Nome | Nível | Desde |
Adriana Friesen Janzen | EF 1 | 2005 |
Alistair Cooper Summers | EF 2 / EM | 2010 |
Allan Michel Albuquerque da Silva | EF2 / | 2016 |
Ana Beatriz Vasques de Araújo | EF 1 | 2003 |
Ana Cristina Pasini Branco | EI / EF / EM | 2002 |
Ana Denise Ulrich | EF 1 | 2014 |
Ana Paula Lemler de Oliveira | EI | 2010 |
Andrey Fillies do Nascimento | EF 2 | 2016 |
Armando Vinicius Anhucci Pedroti Gomes | EF / EM | 2015 |
Camila de Lima | EM | 2015 |
Carina Pries Souza Cavalcanti de Oliveira | EI | 2016 |
Carla Nicole Rempel | EI / EF / EM | 2015 |
Celia Regina Moreira Sunhog Orsi | AM / AV | 2013 |
Christine Rosane Wieler Dyck | AM / AV | 2006 |
Cintia Pries Gorz | EI | 2014 |
Dagmar Lemler | EI | 2010 |
Damaris Janzen Lander | EF1 | 2009 |
Denise Spredemann Friesen | EF 1 | 1996 |
Elisabete Moreira Batista de Oliveira | EF 2 | 2005 |
Elisabete Wiebe Kasdorf | EF 1 | 2003 |
Elisabete Zilles | EF 1 / EF 2 | 2009 |
Eloá Luzia Pereira Purkot | EM | 2008 |
Filomena Elizete de | EF 2 | 2010 |
Fernanda Guimaraes Stefani Trabbold | Extrac. | 2015 |
Flávio Stresser Araujo | EF 2 / EM | 2015 |
Gabriel Roji Anaya | EF 2 | 2015 |
Giliane Scheguschevski Bavaresco | EF 1 | 2004 |
Gilson César Schubert | EF 2 / EM | 1998 |
Gisele Ana Rezler | EF 2 | 2010 |
Hanns Jurgen Zoch Neto | EF 2 / EM | 2014 |
Jaqueline Braun Loewen | EF / EM | 2016 |
Joel Dewes | EF 2 / EM | 2008 |
Joelma Graciano Roessle | EF / EM | 2014 |
Jorge Pryjmak | EF 2 | 2003 |
Jorge Salles dos Santos | EF 2 | 1980 |
Juliane Heinrichs | EI / EF 1 | 2013 |
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Nome | Nível | Desde |
Karin Dück Penner | EF 2 / EM | 1999 |
Katia Ariane Paumer | EF 1 | 2013 |
Kelly Cristiany Gutseit | EM | 2011 |
Laura de Mattos Cunha | Extrac. | 2015 |
Leonardo Allen Wilczek | EF 2 | 2010 |
Lisangela Schommer | EF 1 / EF 2 | 2014 |
Lisete Olinda Rempel | EI | 2010 |
Lisolete Cardoso Gomes | EF 2 | 1999 |
Ludmila Oliveira de Carvalho | EM | 2016 |
Luiza dos Santos Souza | EM | 2015 |
Márcia Sangaletti | EI | 2009 |
Marcia de Jesus Stoianov Straube | EF1 | 2016 |
Maria Thereza David João | EM | 2015 |
Mariana Marques Cardoso Machay | AV | 2006 |
Marina Mora Ayoub | EF2 / EM | 2012 |
Nathalia Schneider Borges | EF 2 / EM | 2014 |
Neusa Finkler Hörbe | EF 1 / EF2 | 2009 |
Neuzili Lançoni | AV | 1993 |
Patrícia Pauls | AV | 2009 |
Patricia Altenhofen | EF 1 | 2015 |
Petra Epp Penner | EI | 2016 |
Priscila Chupil | EF 1 | 2004 |
Roseli Lenz | EI | 2009 |
Rosemeri Siebert Comin Duek | EI | 2012 |
Suelene Pauls Waltrick | EI | 2002 |
Susana Sommer Passos | EF 1 | 1995 |
Thais Jasper Klassen | EI / AV | 2013 |
Tommy Cajuhy Carlesso | Extrac. / EM | 2015 |
Vânia Regina Werner | EF 1 | 2016 |
Vilmar Fernandes de Oliveira Sobrinho | EM | 2014 |
Waldete Rodrigues Bazzo | EF 1 | 2000 |
Willian Ricardo de Souza | Extrac. | 2016 |
Professores Suíços | ||
Nome | Nível | Desde |
Barbara Sabel | EI | 2015 |
Dorothea Schneiter | EI | 2015 |
Monique Veith Oviedo Guarderas | EF1 / EF 2 | 2016 |
Oliver Sprenger | EF / EM | 2013 |
Rahel Kuert | EF 1 | 2013 |
Susana Duarte Francisco | EF1 | 2014 |
Sven Andreas Hörner | EF 2 | 2011 |
Ueli Walter | EF2 / EM | 2016 |
Abreviações EI - Educação Infantil EF1 - Ensino Fundamental 1 EF2 - Ensino Fundamental 2 EM – Ensino Médio AM - Acompanhamento Matutino AV - |
Estrutura Pedagógica |
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Nível | Idade | Série / Ano |
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Educação Infantil | 2 | Maternal I + II |
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3 | Maternal III |
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4 | Pré I |
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5 | Pré II |
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Ensino Fundamental I | 6 | 1º | Certificação Externa de Exames de Língua |
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7 | 2º ano |
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8 | 3º ano | Alemão | Francês | Inglês |
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9 | 4º ano |
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10 | 5º ano | A1 |
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Ensino Fundamental ll
| 11 | 6º ano | A1 |
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12 | 7º ano | A2 |
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13 | 8º ano |
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14 | 9º ano | A2 / B1 | PET |
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Ensino Médio | 15 | 1ª série | B1 | A2 | FCE |
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16 | 2ª série | B1 | FCE / CAE |
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17 | 3ª série | B2 / C1 | B2 | CAE |
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18 | 4ª série | B2 / C1 |
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Diploma do Bacharelado Internacional (IB), reconhecido em diversas Universidades no Exterior. Do 2º semestre da 2ª série EM ao 1º semestre da 4ª série EM. |
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Alunos matriculados | |||
| Suíços | Brasileiros e Outras Nacionalidades | Total |
Maternal I, II, III | 4 | 50 | 54 |
Pré I, II | 6 | 74 | 80 |
Educação Infantil | 10 | 124 | 134 |
1º ano | 2 | 41 | 43 |
2º ano | 2 | 38 | 40 |
3º ano | 2 | 43 | 45 |
4º ano | 1 | 42 | 43 |
5º ano | 5 | 42 | 47 |
Ensino Fundamental I | 12 | 206 | 218 |
6º ano | 4 | 46 | 50 |
7º ano | 4 | 40 | 44 |
8º ano | 6 | 29 | 35 |
9º ano | 3 | 37 | 40 |
Ensino Fundamental ll | 17 | 152 | 169 |
1ª série | 3 | 32 | 35 |
2ª série | 3 | 21 | 24 |
3ª série | 3 | 19 | 22 |
4ª série | 2 | 24 | 26 |
Ensino Médio | 11 | 96 | 107 |
Total - Início do Ano Letivo | 50 | 578 | 628 |
Formandos 9º Ano A
| ||
Ashley Caroline Pamplona Braz | Juan Ignacio Furió |
|
Beatriz Rosana Favaro de Morais | Julia Camila Kishi Centeno |
|
Eduardo Rasêra do Amaral | Laura Sans de Menezes |
|
Enzo | Lorenzo Marcelo Maiolino Molento |
|
Gabriel da Silva Amaro | Luigi Sterza Marczak |
|
Giovane Borges Cruz | Luka Paladino Matevski |
|
Giulia Neubauer | Maria Eduarda Ososki Nicolau |
|
Irena Maria Lenzi Jahnke | Maria Luiza Linazzi Peracchi |
|
Isabella Bastos da | Paulo Andrés de Souza Miranda |
|
Isadora Calderon De Marco | Valéria Godoy de Aguiar e Sousa |
|
Formandos 9º Ano B
| ||
Alexandre Arrata Pohl de Souza | João Pedro de Macedo Biasi |
|
Beatriz de Paula Ribeiro Langowiski | José Irineu Dias Chede |
|
David Antonio Olinisky Guillebeau | Manuela |
|
Ernesto Caron Leidens | Maria Julia de Souza Simão |
|
Felipe Pinotti de Moura Leite | Maryana Gava Gênova de Mattos |
|
Gabriela Johnsson Gomes Lobo | Matheus Hote Hayashi |
|
Guilherme Ribas da Silveira | Ricardo Boutin Moreira |
|
Gustavo Machado Peredo | Sebastian Pries Gorz |
|
Gustavo Tasca Lazzari | Thiago Angelo Fávaro Setim |
|
Joana da Rocha Favoreto Klass | Victoria da Silva |
|
Conclusão do Ensino Médio International Baccalaureate Diploma: 100% de Aprovação | |
Ana Julia Guzzo Lemke | Henrique Schlatter |
André Neidert de Loyola e Silva | João Vitor Gosende Latini |
Arthur Barbosa Bulhões | Karin Hauer Doetzer |
Aryadne Gomes de Macedo | Leonardo Antonio Dias Pereira |
Bárbara Suss Ehler | Lídia Deifelt de Lima |
Bruno Geiger Hauser | Lucas Gerken Starepravo |
Bruno Wiebe Kasdorf | Luis Gabriel Rocha Dias |
Dereck Funk de Andrade | Maria Teresa C.-Scherner Dal-Ri Moreira |
Eleonor Geneviéve Laure Dupont Lobato | Marina Guimarães Gunther |
Elisa Guimarães Forchezatto | Oona Salomão Erdmann |
Felipe Della Giustina | Raissa Meruvia Hümmelgen |
Fernanda Carvalho Duarte | Stephanie |
Henrique Ceccato Mulinari | Vitória Guimarães Valente |
DIPLOMAS DE LÍNGUAS | ||||
Língua | Exame / Prova | Participantes | Aprovados | Aprovados % |
Alemão
| A1 | 47 | 43 | 92% |
A2 | 49 | 40 | 82% | |
DSD – I (A2/B1) | 39 | 36 | 93% | |
DSD – II (B2/C1) | 13 | 11 | 82% | |
Francês | DELF A1 | 1 | 1 | 100% |
DELF A2 | 7 | 5 | 71% | |
DELF B1 | 4 | 3 | 75% | |
DELF B2 | 4 | 3 | 75% | |
Inglês | PET | 34 | 33 | 97% |
CAE | 23 | 20 | 87% |
Diploma ICDL – 3ª série Ensino Médio (International Computer Driving Licence) |
Letícia Machado Peredo |
Isabella Patrizzi Merolli |
Isabella Prati |
Stephanie Spredemann Friesen |
Patrick |
Provas Internas de Alemão - |
| |
Alexandre Vicentin Pizzatto | João Pedro Protz Vicente |
|
Ana Beatriz Koliski Taguchi | Joaquim dos Anjos Faraco |
|
Ana Julia Favaro Setim | Julia |
|
Anna Carolina Pscheidt | Júlia Manzalli dos Santos |
|
Anna Laura Whatley Dias Machado | Letícia Barth Costamilan Muñoz |
|
Ariadne Bodnar Ferrari | Luiz Felipe Rubin Marques |
|
Beatriz Mendes Schibler | Luiza Gair Volaco |
|
Benjamin de Toni Santos | Marina |
|
Bernardo Lobo Marques | Mirela Gouginski Camboim |
|
Breno Keller Lie | Nicolas Medeiros Guimarães |
|
Caio Akira Morikami Brusamolin | Nicolas Pries Gorz |
|
Carolina Dal Negro Reque | Raphael Furtado Herrera |
|
Carolina Souza Pinter | Rebecca Hote |
|
Cesar Yoshio Tsushima Neto | Renato Alves de Souza Neto |
|
Danilo Ferronato Volaco | Ricardo Suplicy Nickel |
|
Eduardo Ferreira Betiol | Rodolfo Caron Leidens |
|
Gabriel Piñeiro Nogueira | Sofia Siegel |
|
Gabriella Zamponi | Sophia Laura Stec Liblik |
|
George Augusto Pscheidt | Stephanie Santos Cachia |
|
Giovanna Barbosa Dallagnol | Victor Hugo Aleixo do Amaral |
|
Giovanna Gomes Baggio de Araujo | Victória Pioli Venturi Pereira |
|
Isabela Mariam Gonçalves Hussein |
|
|
Provas Internas de Alemão - | |||
Nome | Turma | Nome | Turma |
Alexandre Arrata Pohl de Souza | 9 B | Julia Paris Haller | 7 A |
Ana Carolina Hüebl Januario | 7 B | Kevin Michael Dyck | 7 A |
André Winkler Heemann | 8 A | Klaus Schäffer Peci | 7 A |
Arthur Arrata Pohl de Souza | 7 B | Lucas Ogura Ito | 7 A |
Augusta Thomé Hanke | 7 B | Luigi Sperza Marczak | 9 A |
Beatriz Rosana Favaro de Morais | 9 A | Luís Fernando Fangini Cobo | 7 B |
Caroline Ohf Campos | 7 A | Luka Paladino Matevski | 9 A |
David Lorenz Guillebeau | 7 B | Luna Paula Rodrigues Niewerth | 7 B |
Eduardo Rasêra do Amaral | 9 A | Marco Kenji M. Brusamolin | 7 A |
Flávia Regina Alves Pojda | 7 B | Maria Cecilia Vieira Carvalho | 8 B |
Francisco Ochôa Bonato | 8 B | Maria Luiza Linazzi Peracchi | 9 A |
Gabriel da Silva Amaro | 9 A | Maryana Gava Genova de Mattos | 9 B |
Gabriela Lucas Arruda | 7 B | Michael Spredemann Friesen | 7 A |
Gabriela Toscani Fernandes | 7 B | Miguel Ernesto Buba Lasarte | 8 A |
Giovane Borges Cruz | 9 A | Oliver Schäffer Peci | 7 A |
Giovanni Mathias S. Müller | 7 B | Renan Nunes de Oliveira | 7 A |
Gisele Cirino dos Santos | 7 A | Ricardo Boutin Moreira | 9 B |
Heitor Tetsuo Nakao Zanata | 7 A | Tiago Toledo D'Elia | 7 B |
Isabela Araújo Hasse | 7 A | Vitória Martins V. P. de Carvalho | 7 A |
Isabela dos Santos Malucelli | 7 A | Lisete Olinda Rempel | Prof. |
José Irineu Dias Chede | 9 B |
|
|
Deutsches Sprachdiplom Stufe 1 DSD I A2/B1 | |||||
Nome | Turma | Nível | Nome | Turma | Nível |
Amanda Prudêncio Rebeschini | 3 EM | A2 | Julia Camila Kishi Centeno | 9 A | B1 |
Ashley Caroline Pamplona Braz | 9 | B1 | Julia Karayannopoulos | 2 EM | B1 |
Beatriz de Paula R. Langowiski | 9 B | B1 | Kamila Janiscki | 2 EM | A2 |
Bernardo Suplicy Nickel | 2 EM | A2 | Leonardo Antônio Dias Pereira | 4 EM | B1 |
Bruno Wiebe Kasdorf | 4 EM | B1 | Letícia Machado Peredo | 2 EM | B1 |
David Antonio Olinisky | 9 B | B1 | Lorenzo Marcelo M. Molento | 9 A | A2 |
Eduardo Alcantara Machado | 3 EM | A2 | Luis Gabriel Rocha Dias | 4 EM | A2 |
Ernesto Caron Leidens | 9 B | A2 | Marcelo Kraft Becker | 2 EM | A2 |
Felipe Pinotti de Moura Leite | 9 B | A2 | Maria Eduarda Ososki Nicolau | 9 A | A2 |
Fernanda Carvalho Duarte | 4 EM | A2 | Maria Julia de Souza Simão | 9 B | B1 |
Gabriela Johnsson Gomes Lobo | 9 B | A2 | Maria Teresa C.-S. Dal-Ri Moreira | 4 EM | B1 |
Gregory Champoski Keller | 3 EM | A2 | Natália Weibel Cavassin | 3 EM | A2 |
Guilherme Ribas da Silveira | 9 B | B1 | Nathalia | 1 | B1 |
Gustavo Machado Peredo | 9 B | A2 | Pedro Neidert de Loyola e Silva | 2 EM | A2 |
Irena Maria Lenzi Jahnke | 9 A | B1 | Samyr De Rocco Guérios | 1 | B1 |
Isabella Bastos da Silva | 9 A | B1 | Thiago Angelo Favaro Setim | 9 B | A2 |
Joana da Rocha Favoreto | 9 B | A2 | Thiago Fossatti | 1 | B1 |
João Pedro de Macedo Biasi | 9 B | A2 | Tulio Tareszkiewicz | 3 EM | A2 |
Deutsches Sprachdiplom Stufe 2 DSD II B2/C1 4ª Série do Ensino Médio | |
Nome | Nível |
Ana Julia Guzzo Lemke | B2 |
André Neidert de Loyola e Silva | B2 |
Bárbara Suss Ehler | C1 |
Bruno Geiger | B2 |
Elisa Guimarães Forchezatto | B2 |
Henrique Ceccato Mulinari | C1 |
Henrique Schlatter | B2 |
Karin Hauer Doetzer | C1 |
Marina Guimarães Gunther | C1 |
Oona Salomão Erdmann | B2 |
Stephanie Caxiado Gutschow | C1 |
Goethe Zertifikat Pais |
Nome |
Ana Cecilia Suplicy Nickel |
Marina Moraes Barbosa |
Luci Mara França Correia |
Rubens Correia Filho |
Diplôme d’Études en Langue Française - DELF | ||
Nome | Turma | Nível |
Amanda Zukovski Wichert | 2 EM | A2 |
Alexandre Queiroz T. de Castro | 3 EM | A2 |
Dereck Funk de Andrade Carvalho | 4 EM | B2 |
Edison Luís de Oliveira Medeiros Junior | 3 EM | A1 |
Eleonor Geneviéve Laure Dupont Lobato | 4 EM | B2 |
Igor Löwen Sahr | 3 EM | A2 |
Isabela Garcez Chipon | 2 EM | A2 |
Júlia Renata Veloso | 3 EM | B1 |
Patrick Zokovski Wichert | 2 EM | A2 |
Raissa Meruvia Hümmelgen | 4 EM | B2 |
Ulf | 3 EM | B1 |
Victoria Schiwinski Verussa | 3 EM | B1 |
DIPLOMAS DA UNIVERSIDADE CAMBRIDGE - | |||||
Nome | Turma | Nível | Nome | Turma | Nível |
Beatriz de Paula R. Langowiski | 9 | B2 | Julia Camila Kishi Centeno | 9 | B2 |
David Antonio Olinisky | 9 | B2 | Julia Nagel Cabral | 1 EMA | B1 |
Eduardo Rasêra do Amaral | 9 | B1 | Julia Peixoto Leske | 1 EMA | B1 |
Enzo Sennhauser | 1 EMB | B1 | Laura Sans de Menezes | 9 | B1 |
Ernesto Caron Leidens | 9 | B2 | Lorenzo Marcelo M. Molento | 9 | B1 |
Felipe Pinotti de | 9 | B1 | Luigi Sperza Marczak | 9 | B1 |
Gabriela Johnsson Gomes Lobo | 9 | B1 | Luka Paladino Matevski | 9 | B1 |
Giovane Borges Cruz | 9 | B1 | Manuela Parpineli de Souza | 9 | B2 |
Giulia Neubauer | 9 | A2 | Maria Eduarda Ososki Nicolau | 9 | B1 |
Guilherme Augusto Frenzel | 1 EMA | B1 | Maria Julia de Souza Simão | 9 | B1 |
Guilherme Ribas da Silveira | 9 | B2 | Maryana Gava Genova de Mattos | 9 | B1 |
Gustavo Machado Peredo | 9 | B1 | Matheus Hote Hayashi | 9 | B1 |
Gustavo Tasca Lazzari | 9 | B1 | Michele Faria | 1 EMA | B1 |
Isabella Bastos da Silva | 9 | B1 | Paulo Andrés de Souza Miranda | 9 | B2 |
Joana da Rocha Favoreto Klass | 9 | B1 | Saskya Sennhauser | 1 EMB | B1 |
João Pedro de Macedo Biasi | 9 | B1 | Sebastian Pries Gorz | 9 | B1 |
José Irineu Dias Chede | 9 | B1 | Thiago Angelo Favaro Setim | 9 | B1 |
DIPLOMAS |
| ||
Nome |
| Nível | |
Ana Beatriz V. Araujo | Prof. | B2 | |
Christiane Luise Obst | Colab. | C1 |
DIPLOMAS DA UNIVERSIDADE CAMBRIDGE - | |||||
Nome | Turma | Nível | Nome | Turma | Nível |
Ana Julia Guzzo Lemke | 4 EM | C1 | Karin Hauer Doetzer | 4 EM | C1 |
André Neidert de Loyola e Silva | 4 EM | C2 | Leonardo Antônio Dias Pereira | 4 EM | C1 |
Arthur Barbosa Bulhões | 4 EM | C2 | Lídia Deifelt de Lima | 4 EM | C1 |
Aryadne Gomes de Macedo | 4 EM | B2 | Lucas Gerken Starepravo | 4 EM | C1 |
Bruno Geiger Hauser | 4 EM | C1 | Luis Gabriel Rocha Dias | 4 EM | C1 |
Bruno Wiebe Kasdorf | 4 EM | B2 | Luiza dos Santos Souza | Prof. | C1 |
Dereck Funk de Andrade Carvalho | 4 EM | C1 | Maria Teresa C.-S. Dal-Ri Moreira | 4 EM | C1 |
Eleonor Geneviéve Laure Dupont Lobato | 4 EM | C1 | Marina Guimarães Gunther | 4 EM | C1 |
Elisa Guimarães Forchezatto | 4 EM | C1 | Raissa Meruvia | 4 EM | C1 |
Felipe Della Giustina | 4 EM | C1 | Stephanie Caxiado Gutschow | 4 EM | C1 |
Fernanda Carvalho Duarte | 4 EM | B2 | Vitória Guimarães Valente | 4 EM | C1 |
Henrique Ceccato Mulinari | 4 EM | C2 |
|
|
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Formandos 2016 - Aprovados nas seguintes universidades | |
Ana Julia Guzzo Lemke | UP |
André Neidert de Loyola e Silva | PUCPR / UFPR |
Arthur Barbosa Bulhões | PUCPR |
Aryadne Gomes de Macedo | PUCPR |
Bárbara Suss Ehler | City University of London, UK |
Bruno Geiger Hauser | PUCPR / UP |
Bruno Wiebe Kasdorf |
|
Dereck Funk de Andrade Carvalho | UniSantos / UP |
Eleonor Geneviéve Laure Dupont Lobato |
|
Elisa Guimarães Forchezatto |
|
Felipe Della Giustina |
|
Fernanda Carvalho Duarte | PUCPR |
Henrique Ceccato Mulinari | Hult International Business School, USA University of Pennsylvania, USA |
Henrique Schlatter | University of Surrey, UK / University of Exeter, UK |
João Vitor Gosende Latini | PUCPR |
Karin Hauer Doetzer |
|
Leonardo Antonio Dias Pereira | UFPR |
Lídia Deifelt de Lima | UP / PUCPR |
Lucas Gerken Starepravo | UP / PUCPR |
Luis Gabriel Rocha Dias | PUCPR |
Maria Teresa Caldeira-Scherner Dal-Ri Moreira | UP / PUCPR |
Marina Guimarães Gunther |
|
Oona Salomão Erdmann | Rollins College, USA |
Raissa Meruvia Hümmelgen |
|
Stephanie Caxiado Gutschow | UFPR |
Vitória Guimarães Valente |
|
Áreas de Interesse (2011-2016) |
Base: 87 Alunos
Outras áreas de Interesse | ||
Agronomia | Comunicação Organizacional | Letras Inglês |
Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade | Composição e | Nutrição |
Biotecnologia | Engenharia Biomédica | Pilotagem Profissional de Aeronaves |
Cinema e Audiovisual | Física | Relações Internacionais e Integração |
Sistemas da Informação |
|
|
Primeiro dia de aula
Entrega dos certificados de Alemão A1/A2
Assembleia do Schülerparlament
Relatório Anual 2016 | Jahresbericht 2016 - Desenvolvido e Hospedado por: Pecorari Digital