RELATÓRIO ANUAL 2016

PALAVRA DO PRESIDENTE

Gunar Hohl 

"Time is one thing that can never be retrieved. One may lose and regain friends. One may lose and regain money. Opportunity, once spurned, may come again. But the hours that are lost in idleness can never be brought back to be used in gainful pursuits."   Winston Churchill

Em 2016, celebramos 50 anos de existência da nossa escola de São Paulo e 35 anos da escola de Curitiba. Festejamos nosso passado e honramos todos que tornaram possível alcançarmos o sucesso que hoje celebramos. Na ocasião, também externamos nossa preocupação com os grandes desafios que estamos vivendo, em adaptar a educação escolar e nosso currículo para fazer frente a um futuro marcado pelo ritmo cada vez mais rápido dos avanços tecnológicos e da multiplicação do conhecimento.
Em 2017, precisamos nos voltar para o futuro da educação, que é baseada em habilidades e conceitos e não apenas em uma quantidade enorme de fatos e dados segmentados em diferentes áreas do conhecimento; precisamos agir para minimizar o risco de oferecer uma educação voltada para o passado ao invés de cada vez mais para o futuro. Nesse sentido, nossas escolas receberam dois grandes “presentes” no ano de comemoração de nossos 50/35 anos: a lei de reforma do ensino médio e o início da aceitação, por universidades brasileiras, do diploma IB como critério de seleção e admissão.
A aceitação do Diploma IB por universidades brasileiras fala por si: com o currículo IB, podemos agora preparar nossos alunos para universidades brasileiras, suíças e internacionais, e não estamos mais presos à compartimentalização do nosso ensino em currículo suíço, IB Diploma e vestibular. Do mesmo modo, a reforma do ensino médio nos permitirá atualizar e modernizar a nossa grade curricular, integrando de fato o programa IB e o Ensino Médio. Temos agora mais liberdade para flexibilizar a oferta de matérias, aliviando a sobrecarga dos alunos durante os 2 anos do Diploma IB, distribuindo-as de modo mais eficiente ao longo dos 4 anos de Ensino Médio, bem como o número de aulas entre as matérias.
Devemos reforçar o currículo IB e suas características (habilidades e conceitos), nos afastando cada vez mais de um ensino conteudista, que não prepara o aluno para enfrentar os avanços tecnológicos e demandas sociais e profissionais.

Com isto, podemos nos antecipar e mudar o foco do ensino atual que visa a preparar os alunos para passarem em exames de admissão e vestibulares, e reforçar o Diploma IB, cuja filosofia, metodologia e abordagem se aproximam mais do ensino e da pedagogia suíça.
O que isto significa na prática para nós em 2017? Precisamos rever a grade curricular à luz da nova lei, modernizando-a e distribuindo matérias com mais propriedade nos 4 anos do Ensino Médio. Devemos implementar, desde o Ensino Fundamental, a mesma metodologia IB para que o aluno, quando entrar no EM e começar o Diploma, já esteja acostumado com o ensino focado em habilidades e conceitos. Finalmente, os alunos poderão assim, durante os 2 anos de Diploma, ter um aumento significativo no número de aulas das 6 matérias que o compõem e uma redução das aulas de matérias não IB, que poderão ser reforçadas nos outros anos. Temos certeza de que com isso elevaremos o nível acadêmico de nossos alunos e seu preparo para os desafios que os esperam na universidade e além.
Essa oportunidade está disponível, aqui e agora. Se não agirmos já, o tempo perdido não poderá ser recuperado! Cabe a nós fazer o que for preciso para aproveitá-la, de forma que já a partir de 2018, possamos nos beneficiar desses “presentes” que recebemos por ocasião da comemoração de nossos 50/35 anos. E dessa forma manter-nos à frente como uma instituição de ensino avançado, visionário e voltado ao futuro.
Finalmente, mas não menos importante, pela primeira vez em nossa história, temos uma estrutura de direção profissional completa, com a apontamento do Sr. Jürg Leuenberger como Diretor Geral das escolas de São Paulo e Curitiba, a contratação do Sr. Marc Schumacher, como novo Diretor de Curitiba além do atual Diretor de São Paulo, Sr. Marcel Brunner. Com este time, temos convicção que as escolas estarão à altura dos desafios e mudanças que teremos que enfrentar para adequar as escolas a uma nova realidade.

Conselho de Administração

Presidente

Gunar Hohl

Vice-Presidente

Roberto Antonio Peredo Zürcher

Conselheiros

Alfredo Attié Jr.

Bruno Larsen

Flávia de Queiroz Hesse

Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer

Marcel Salzmann

Manuela Esther Merki

Ronald Felder

Conselho Fiscal

Membros 

Efetivos

Sérgio Renato Tinguely

Werner Stettler

 

 

Conselho Consultivo

Membros Obrigatórios

Consulado Geral da Suíça em São Paulo

Claudio Leoncavallo

Xaver Schönbächler

Diretor Geral

José Oberson (até 07.16)

Jürg Leuenberger (desde 08.16)

Representantes do Corpo Docente

Heitor França

Presidente anterior do Conselho de Administração

André Jakob Larsen

 

Membros Eleitos

Jacqueline Louise Hefti Caramurú

 

PREFÁCIO DO DIRETOR-GERAL
Jürg Leuenberger

"A única constante no universo é a mudança." ¹
É claro que essa afirmação é válida também para a escola ou principalmente para ela. Não é diferente em nossas escolas sobretudo na área pedagógica. Os nossos esforços de não apenas „enfiar conhecimentos na cabeça dos alunos“, mas de levá-los à aprendizagem responsável trazem mudanças. Isso requer adaptações em diversos níveis, primeiramente no pensamento e planejamento da Gestão. Novas estruturas precisam ser criadas para que as equipes de ensino e as visitas mútuas, por exemplo, e as respectivas reuniões e feedbacks possam acontecer. Também existem mudanças na infraestrutura para dar apoio a esse desenvolvimento (um exemplo é o study-room).
Os professores também vivenciam mudanças. Eles aprendem novas formas de ensino (aprendizagem cooperativa) e devem aplicá-las. Para isso, eles precisam mudar alguns aspectos da sua aula habitual. Paralelamente, são inseridas cada vez mais ferramentas tecnológicas em sala de aula. Em Curitiba e São Paulo, vários tablets estão disponíveis para uso dos professores em sala de aula. Isso requer também uma adaptação na concepção das aulas. Mas provavelmente, são os alunos que presenciam as maiores mudanças, pois enfrentam novos desafios quase diariamente e precisam encará-los. Os alunos e a sua aprendizagem são cada vez mais o centro das atenções. Eles assumem a responsabilidade pela sua aprendizagem e desenvolvem além da proficiência, também as autocompetências e a competência social. E até mesmo os pais precisam se ocupar com as mudanças. Eles devem acompanhar os seus filhos no seu caminho até a autonomia sem descuidar deles. Não existem mais certificados para o melhor aluno, são avaliadas somente as competências. Todos nós que, de alguma forma, temos contato com as escolas devemos nos preocupar com as mudanças na sociedade, com as mídias sociais e tecnologias que mudam rapidamente e precisamos gerenciar as consequências da melhor forma possível.

Agradecimento

Como todo ano, um agradecimento especial vai para os dois cantões patronos das cidades de Basileia e de Argóvia. A Escola Suíço-Brasileira de São Paulo agradece ao Conselheiro do Governo, Dr. Christoph Eymann, e ao Secretário-Geral, Dr. Crispin Hugenschmidt. Gostaria de mencionar especialmente o Dr. Oswald Inglin que se despediu da sua função no final de janeiro de 2017. Durante quase 20 anos, ele acompanhou e apoiou a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo como representante do cantão de Basileia-Cidade com muito engajamento e carinho. Desejo muito sucesso ao seu sucessor, Dr. Pierre Felder, e alegro-me com o trabalho em conjunto.

O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba agradece ao Conselheiro do Governo, Alex Hürzeler, ao Secretário-Geral, Dr. Michael Umbricht, assim como ao Dr. Frédéric Voisard, Secretário do Conselho de Educação, pelo apoio benevolente nos projetos e na logística. Os dois cantões ajudam as escolas no que diz respeito ao trabalho da qualidade, sempre apoiando projetos no desenvolvimento escolar, na capacitação, intercâmbio e infraestrutura.
Agradecemos também ao Embaixador Suíço no Brasil, André Regli, pelo grande suporte dado pela Embaixada Suíça em Brasília; ao Consulado-Geral, representado pelo Cônsul-Geral, Claudio Leoncavallo, e ao Cônsul, Xaver Schönbächler; todos grandes apoiadores dos objetivos das escolas suíço-brasileiras, também neste ano. A Gerente da Educationsuisse, Barbara Sulzer-Smith, sempre oferece apoio ativo e com muito conhecimento referente às inúmeras dúvidas que surgem no dia a dia. Um agradecimento especial vai para Derrick Widmer, Presidente da Educationsuisse que se despediu da sua função. Gostaria de agradecê-lo pelo seu engajamento incansável em prol das escolas. Um agradecimento também às colaboradoras da Educationsuisse, Olivia Walani, Ruth von Gunen e Anja Lötscher, sempre prestativas em responder perguntas sobre contratação ou intercâmbio de alunos que desejam estudar na Suíça. O Ministério Federal de Cultura (BAK) é o órgão fiscal federal para as nossas escolas. David Vitali, Fiona Wigger e Andrea Spring merecem a nossa gratidão especial. Agradecemos também ao Dr. Gerold Brägger pelo seu apoio. Por meio do seu suporte, tivemos a possibilidade de usufruir do IQES para as nossas escolas e de continuar trabalhando na qualidade delas. Os diretores das escolas parceiras na Suíça (Denise Widmer, Suhr; David Lingg, Bern; Christian Joos, Burgdorf; Peter Wunderlin, Rekingen; Frido Koch, Wädenswil) merecem um grande agradecimento, pois, de forma ou outra, apoiam ativamente os nossos constantes esforços no desenvolvimento escolar e na capacitação.
Agradeço aos colaboradores das duas escolas pelo seu empenho diário em prol dos nossos alunos. Sem o seu engajamento não seria possível criar e manter as condições básicas para as crianças e adolescentes que possibilitam as mudanças mencionadas acima. E para finalizar, um agradecimento especial aos pais pela grande confiança que demonstram deixando seus filhos conosco.

¹ Heráclito de Éfeso (aprox. 540 - 480 a. C.), Filósofo Grego

 

EDITORIAL DA DIREÇÃO ESCOLAR
Infraestrutura

Em 2016, pudemos inaugurar diversos projetos dos quais não gostaríamos mais de abrir mão. Entre o prédio principal e o pátio a grande tenda branca chama atenção. Já no primeiro ano, a comunidade escolar pôde realizar vários eventos em baixo da nova cobertura. O chão macio também convida as crianças para permanecer durante as pausas e possibilita brincadeiras seguras, sob proteção de chuva.
O projeto do Bosque com uma trilha educacional e aparelhos para brincar foi finalizado e inaugurado.

Foi inaugurada pontualmente para o primeiro dia de aula uma nova sala do Acompanhamento Vespertino ao lado da sala de Werken. Dessa forma, foi liberada uma sala de aula ampla para as turmas do primeiro ano e duas salas pequenas para grupos menores.
A Sala dos Professores foi ampliada e recebeu uma pergola sob consultoria do professor Oliver Sprenger. Principalmente no verão, o corpo docente aproveita do novo espaço para almoçar, trabalhar e descansar.

Aprendizagem Cooperativa e UTs

No início do ano letivo, recebemos Markus Luterbacher e Beat Zopp, dois experts da Suíça, que abordaram o tema „Formas cooperativas de aprendizagem“ com os professores de forma prática. Exemplos práticos mostraram aos professores como aplicar os novos métodos em sala de aula. Com certeza, a aplicação dessas formas nos próprios professores contribuiu muito para a compreensão. Para que a implementação no dia a dia pudesse funcionar da melhor forma possível, a Gestão compôs equipes de ensino. Nessas equipes 4 a 7 professores realizaram um trabalho em grupo. Elas receberam a tarefa de fazer visitas mútuas e de dar feedback uns aos outros.

Durante as observações, foi solicitado que prestassem atenção principalmente na realização das formas cooperativas de aprendizagem. No final do ano, devido aos retornos positivos do novo trabalho de equipe, a Gestão e os professores tinham convicção de estar seguindo o caminho correto no desenvolvimento de ensino. O envolvimento direto dos professores na realização dos novos métodos de ensino se mostrou eficiente. Para muitos professores, a realização das formas de aprendizagem cooperativas já se tornou um hábito.

Desenvolvimento da avaliação de competências

Já no ano letivo de 2015, os professores tiveram um primeiro contato com a avaliação da competência social e da autocompetência dos alunos. Após pequenas adaptações no procedimento e na escolha das competências a serem avaliadas, a realização se tornou bem mais fácil em 2016. A avaliação das competências não é um julgamento definitivo. Trata-se de um parecer do momento e deve incentivar o aluno a refletir sobre o próprio desenvolvimento e a estabelecer seus próprios objetivos. Dependendo da idade, o aluno recebe mais ou menos acompanhamento do(a) Professor(a) Orientador(a).

Ele/ela dá o retorno por meio da avaliação de competência e conversa com todos os alunos individualmente. No final do ano, o Conselho de Classe definiu em cada turma aqueles alunos que na visão dos professores envolvidos, tiveram um bom desenvolvimento em uma das competências ao decorrer do ano. Não deve haver concorrência e também não são emitidos certificados, pois deve ser o interesse de cada um melhorar suas competências – mesmo sem incentivo e prêmio.

Alfabetização no 1º ano

Com a inclusão das crianças de 6 anos no Ensino Fundamental, houve a necessidade do Colégio adequar a sua alfabetização no primeiro ano da escolaridade às orientações do Ministério da Educação. Em anos anteriores, esse processo já ocorria, mas de maneira informal. Sendo assim, a sistematização, que anteriormente iniciava no 2º ano, passou a ser realizada no 1º ano, estendendo-se agora para os três primeiros anos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
Por meio de metodologias cooperativas e lúdicas, os alunos participaram com entusiasmo do processo de aprendizagem da leitura e escrita, tão importantes para suas vidas.

Novo formato da Feira de Conhecimento

Na Feira do Conhecimento, os alunos apresentaram uma parte do conteúdo trabalhado em sala de aula durante o ano. Para alguns alunos, esses conteúdos já estavam distantes e até mesmo os professores tinham dificuldades em encontrar temas adequados. Por esse motivo, em 2016, a Gestão decidiu que cada turma usasse o tema da Semana de Estudos como foco da apresentação. Já durante o planejamento da Semana de Estudos, professores e alunos refletiram sobre a melhor maneira de apresentar os acontecimentos e conhecimentos da semana.

Com isso, até a Semana de Estudos recebeu mais valorização, pois agora a apresentação da Feira do Conhecimento precisava ser elaborada de forma objetiva já durante a semana. Os visitantes das apresentações puderam notar a dedicação e alegria dos alunos enquanto contavam das suas vivências. Os retornos positivos reforçaram a ideia da Gestão de manter esse novo formato

Online na aula de Alemão por meio do tablet

No ano passado, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ampliaram seus conhecimentos da língua alemã por meio de mais um material didático, o Multidingsda. Na plataforma de aprendizagem, os alunos podem resolver exercícios de forma autônoma e observar o seu progresso. Também o(a) professor(a) consegue acompanhar os progressos de cada criança e liberar mais exercícios ou corrigir, se necessário.

A plataforma é online, possibilitando que os alunos trabalhem com ela também em casa. Para que os pais pudessem acompanhar os seus filhos e entender as possibilidades da nova ferramenta, eles foram convidados para uma demonstração no Colégio. Dessa forma, eles puderam fazer as suas primeiras experiências na ferramenta no tablet. Os primeiros resultados e retornos a respeito do novo material didático são positivos, de modo que a sua aplicação poderá ser estendida a outras turmas.

Novidades Alemão

No ano letivo de 2016, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental puderam iniciar suas aulas de Alemão com o material didático Hoppla. O livro para o 1º ano do Ensino Fundamental é adequado também para crianças que ainda não sabem ler e escrever. Ele é baseado numa nova didática de língua estrangeira. Os professores receberam as informações necessárias para sua aplicação. Para que eles pudessem trabalhar bem com o novo material e tirar as dúvidas a respeito, o Colégio convidou em maio Katharina Garcia, uma especialista da Suíça, que permaneceu uma semana.

Ela visitou diversas aulas oferecendo feedback específico e respondendo a perguntas. Durante a Semana da Lingua Alemã e a Semana da Literatura Alemã, os alunos realizaram e apresentaram em todos os grupos diferentes projetos, alguns maiores, alguns menores. Com isso, demos um primeiro passo para a presença ainda maior da língua alemã.

Simulação ONU

No ano de 2016, os alunos do Ensino Médio junto com a Coordenação Pedagógica organizaram uma simulação da Conferência da ONU. Chamamos o evento de SMUN (Swiss Model United Nations). Além do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, o evento contou com a participação da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo e da escola Humboldt de São Paulo, da escola alemã Corcovado, da International School do Rio de Janeiro e da International School de Curitiba.


Durante três dias no mês de novembro, os alunos transformaram a nossa escola em conferências que discutiam assuntos de importância mundial, representando chefes de estado de diversos países, defendendo suas ideias e ações. Todo o evento aconteceu em inglês e fez com que o nosso Colégio entrasse no circuito internacional das MUNs que acontecem nas melhores escolas internacionais do mundo.

2º Concurso Nacional - Jugend debattiert Brasil

Em setembro de 2016, 28 alunos de 14 escolas de todo o Brasil que oferecem aulas de alemão se encontraram no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba para realizar o 2º Concurso Nacional „Jugend debattiert Brasilien“ (Juventude debate – Brasil). Na Alemanha, o „Jugend debattiert“ já se estabeleceu como concurso estudantil há muitos anos. Aqui, ele é realizado desde 2012 como concurso de língua estrangeira alemã, inicialmente como evento de capacitação e concurso regional, e em 2014 foi pela primeira vez realizado como concurso nacional. Organizado pelos especialistas da ZfA (Agência Central das Escolas no Exterior), Wolfgang Theis e Gabriele Metz-Klein, o concurso contou com temas como "O número de carros por família deveria ser limitado a um?".

 Foram sorteados dois argumentadores "pro" e dois argumentadores „contra“ que realizaram o debate de 15 minutos. Todos os alunos participantes demonstraram habilidades impressionantes de debates em alemão.
O Diretor-Geral, Jürg Leuenberger, ressaltou no seu discurso de abertura que esse concurso não representa somente um desafio linguístico, mas educa também para se ouvir, responder uns aos outros e para o debate argumentativo

Francês no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba

Inspirados pelos diversos exemplos de sucesso na implementação da educação multilíngue, seguindo os padrões de educação suíços e entendendo que o francês é um idioma de extrema importância no mundo, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba anunciou no segundo semestre de 2016 seu novo programa de ensino em que o idioma francês comparece como disciplina obrigatória a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Atualmente o idioma é oferecido nas quatro séries do ensino médio e como disciplina extracurricular aos alunos do 4º, 5º, 6º e 9º anos do Fundamental.

A proposta central é que na metade do ensino médio os alunos tenham nível intermediário, podendo alcançar notas ainda superiores às atuais no programa IB e que ao final da 4ª série do Ensino Médio, detenham um nível avançado no idioma, obtendo o DELF B2 (Diplôme d'Etudes en Langue Française) ou DALF C1 (Diplôme Approfondi de Langue Française). Estas certificações internacionais os permitirão adentrar em qualquer universidade ou instituto francófono do mundo, bem como realizar estágios e trabalhos em agências internacionais que exijam o domínio do francês, como as da ONU por exemplo.

Orientação Internacional

Em 2016, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba intensificou mais uma vez seus esforços para trazer o mundo para dentro do Colégio. Alunos participaram de uma viagem de estudos ao Canadá e fizeram experiências importantes no exterior com a professora Maria Thereza.
Muitos representantes de universidades visitaram o Colégio e apresentaram suas faculdades e seus campi aos nossos alunos. Assim, informamos os jovens da melhor forma sobre as possibilidades de estudo também fora do Brasil.
Em 2016, cinco professores passaram várias semanas na Alemanha e na Suíça. O Colégio apoia essas visitas em até 100% e é responsável também pelo planejamento e pela procura de escolas parceiras.

Os professores passam a maior parte do tempo nas escolas e frequentam as aulas. Os passeios de turismo são feitos somente durante os finais de semana. Estamos convictos de que somente por meio da experiência pessoal de como a escola também pode funcionar, o conhecimento pode crescer para fazer mudanças de verdade e consolidá-las de forma sustentável.
O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba está aberto para estagiários da Alemanha e da Suíça, assim como de outros países. Mesmo em 2016, várias pessoas trouxeram novos pensamentos e um toque do mundo ao nosso Colégio.

Resultados IB

Todos os alunos do nosso Colégio participam do programa IB a partir da 2ª série do Ensino Médio e o terminam na 4ª série, após a realização de diversos trabalhos e exames durante os dois anos.
No ano de 2016, obtivemos 100% de aprovação do alunos, sendo que a pontuação média obtida pelos nossos alunos foi de 31 pontos (em uma extensão de 24 até 45) enquanto a média mundial foi de 30,5 pontos.

Semana de Economia

Na primeira semana de outubro de 2016, o Colégio Suíço-Brasileiro recebeu quatro experts da Suíça - Raul, Thomas, Lorenzo, e Christoph - para liderarem a Semana de Economia.
O objetivo dessa semana é de inserir os jovens no funcionamento de uma empresa, abordando todas as funções dentro dela por meio de uma simulação, na qual os alunos assumem os papeis de gestores e são instruídos de acordo com suas funções. Os alunos, divididos em grupos, criam um produto e suas empresas concorreram entre si.
Os alunos pensaram em um produto fácil de vender e que desse lucro. Dessa forma, optaram por Vodca e Tequila.
Diariamente eles decidiam sobre investimentos em cada área, aumento de salário ou demissão de funcionários, aumento da qualidade ou volume da produção, compra ou venda de maquinário, público-alvo do produto etc. Os valores estavam sujeitos à inflação que era divulgada aos alunos somente depois de terem realizado as escolhas estratégicas. Assim podiam ter muito sucesso ou então quase falir.
O encerramento desse evento bem-sucedido se deu por meio de uma cerimônia, em que os resultados finais de cada empresa foram divulgados. Os alunos surpreenderam com o profissionalismo e desempenho e foram muito elogiados.

DADOS 2016
Colaboradores
Da esquerda para a direita: Denise Spredemann Friesen, Jürg Leuenberger, Carlos Machado Jr., Petra Klara Katharina Blomeyer, Edgar Pereira dos Santos

Gestão do Colégio

Diretor-Geral

José Oberson (até 07/16)

Jürg Leuenberger (desde 08/16)

Diretora escolar

Denise Spredemann Friesen

Coordenador Pedagógico 8º ano do EF à 4ª série do EM

Carlos Machado Jr.

Coordenador Pedagógico EF 2º ao 7º ano

Jürg Leuenberger  (até 06/16)

Interina do 2º ao 5º ano do EF

Petra Klara Katharina Blomeyer 

(desde 08/16)

Interino do 6º e do 7º ano do EF

Carlos Machado Jr. (desde 08/16)

Coordenadora Pedagógica Educação Infantil e EF até 1º ano 

Petra Klara Katharina Blomeyer

Gerente Administrativo-Financeiro

Edgar Pereira dos Santos

Consultor IB 

Alistair Summers

Consultor Vestibular

Flávio Stresser Araújo

 

Setor Administrativo

Financeiro e Recursos Humanos

Edgar Pereira dos Santos

Danielle Bombachim Ribeiro

João Baptista Buzatto

Lucineia Rodrigues Silva Cit

Informática

Luiz Gustavo Ortigara

Tommy Cajuhy Carlesso

Rafael de Souza Alves

 

Recepção

Leliana Schommer

Secretaria

Christiane Luise Obst

Cintia Bino Dyck (desde 11/2016)

Hildegard Korte Facion

Karoline Von Paraski

Rosane Sabbi (até 10/2016)

Ursula Christina Schmid

Almoxarifado

Keli Cristina de Lucena Buscarons de Azevedo

Eduardo Ricardo Schultz

Aprendizagem

Amanda Cristina Oliveira (até 02/2016)

Eloisa Brisola Laskoski (desde 12/2016)

Rayssa Cristina Vieira (até 11/2016)

Thaís Gonçalves de Paulo

 

Setor Pedagógico

 

 

Biblioteca

Beatriz Padilha Buzatto

Anabelle Pereira

Consultora Educacional

Wanda Marina Chaguri de Oliveira

Assessoria em Psicologia e Orientação Educacional

Juçara Terezinha Pereira Gonçalves

José Raimundo Facion

Kátia Simone Torres dos Santos

Gabriele Beatriz de Souza Waack

Supervisão Operacional

Nelson da Silva Fontana

Vigilância dos alunos

Alcídio Renato Marques (até 03/2016)

José Fernando Xavier da Costa

Luis Gustavo Ferreira do Vale (desde 03/2016)

Kelly Cristina de Brito (até 10/2016)

Paulo Meneguete (desde 01/2016)

Rosely Dias (desde 11/2016)

Silvane Warela Camargo

Ambulatório

Marli Jacinta Hilgert

Auxiliar de Laboratório

Marco Aurélio Mattos de Souza Junior (desde 01/2016)

 

Serviços Gerais

 

 

Manutenção

Eliseu Almeida Ribeiro

Geraldo Alves da Silva

Mauricio Gomes Gonçalves (desde 12/2016)

Portaria

Elias Aparecido Simionato

Supervisão Limpeza

Adriana Alves Golias

Limpeza

Anézia José Eurinidio

Eva da Luz Planticow

Helena Pires de Morais Eurimidio

Ivone Aparecida Moreira Branco

Ivonete Rodrigues dos Santos

Jocilei Pires dos Santos (desde 11/2016)

Marcia Waltrick

Maria de Lourdes Oliveira Palma

Roseli Moreira Branco

Regiane Aparecida Hilario Leme

Tania Aparecida Ilario Rodrigues

Terezinha Aparecida Americo Sobieski

Tereza Francisca de Jesus Malta

Restaurante e Cantina

Risa

Segurança

Poliservice

 

Professores Brasileiros e de outras Nacionalidades

Nome

Nível

Desde

Adriana Friesen Janzen

EF 1

2005

Alistair Cooper Summers

EF 2 / EM

2010

Allan Michel Albuquerque da Silva

EF2 / EM

2016

Ana Beatriz Vasques de Araújo

EF 1

2003

Ana Cristina Pasini Branco

EI / EF / EM

2002

Ana Denise Ulrich

EF 1

2014

Ana Paula Lemler de Oliveira

EI

2010

Andrey Fillies do Nascimento

EF 2

2016

Armando Vinicius Anhucci Pedroti Gomes

EF / EM

2015

Camila de Lima

EM

2015

Carina Pries Souza Cavalcanti de Oliveira

EI

2016

Carla Nicole Rempel

EI / EF / EM

2015

Celia Regina Moreira Sunhog Orsi

AM / AV

2013

Christine Rosane Wieler Dyck

AM / AV

2006

Cintia Pries Gorz

EI

2014

Dagmar Lemler

EI

2010

Damaris Janzen Lander

EF1

2009

Denise Spredemann Friesen 

EF 1

1996

Elisabete Moreira Batista de Oliveira

EF 2

2005

Elisabete Wiebe Kasdorf

EF 1

2003

Elisabete Zilles

EF 1 / EF 2

2009

Eloá Luzia Pereira Purkot (até 06.16)

EM

2008

Filomena Elizete de Souza Waack

EF 2

2010

Fernanda Guimaraes Stefani Trabbold

Extrac.

2015

Flávio Stresser Araujo

EF 2 / EM

2015

Gabriel Roji Anaya

EF 2

2015

Giliane Scheguschevski Bavaresco

EF 1

2004

Gilson César Schubert 

EF 2 / EM

1998

Gisele Ana Rezler Pianaro Löwen

EF 2

2010

Hanns Jurgen Zoch Neto

EF 2 / EM

2014

Jaqueline Braun Loewen

EF / EM

2016

Joel Dewes

EF 2 / EM

2008

Joelma Graciano Roessle

EF / EM

2014

Jorge Pryjmak

EF 2

2003

Jorge Salles dos Santos 

EF 2

1980

Juliane Heinrichs

EI / EF 1

2013

 

 

 

 

Nome

Nível

Desde

Karin Dück Penner 

EF 2 / EM

1999

Katia Ariane Paumer

EF 1

2013

Kelly Cristiany Gutseit

EM

2011

Laura de Mattos Cunha

Extrac.

2015

Leonardo Allen Wilczek (até 01/2016)

EF 2

2010

Lisangela Schommer

EF 1 / EF 2

2014

Lisete Olinda Rempel

EI

2010

Lisolete Cardoso Gomes 

EF 2

1999

Ludmila Oliveira de Carvalho

EM

2016

Luiza dos Santos Souza

EM

2015

Márcia Sangaletti

EI

2009

Marcia de Jesus Stoianov Straube Medeiros

EF1

2016

Maria Thereza David João

EM

2015

Mariana Marques Cardoso Machay

AV

2006

Marina Mora Ayoub

EF2 / EM

2012

Nathalia Schneider Borges

EF 2 / EM

2014

Neusa Finkler Hörbe (até 01/2016)

EF 1 / EF2

2009

Neuzili Lançoni (até 03/2016)

AV

1993

Patrícia Pauls

AV

2009

Patricia Altenhofen

EF 1

2015

Petra Epp Penner

EI

2016

Priscila Chupil

EF 1

2004

Roseli Lenz 

EI

2009

Rosemeri Siebert Comin Duek

EI 

2012

Suelene Pauls Waltrick (até 01/2016)

EI

2002

Susana Sommer Passos (até 06/2016)

EF 1

1995

Thais Jasper Klassen

EI / AV

2013

Tommy Cajuhy Carlesso

Extrac. / EM

2015

Vânia Regina Werner

EF 1

2016

Vilmar Fernandes de Oliveira Sobrinho (até 08/2016)

EM

2014

Waldete Rodrigues Bazzo

EF 1

2000

Willian Ricardo de Souza

Extrac.

2016

 

Professores Suíços

Nome

Nível

Desde

Barbara Sabel

EI

2015

Dorothea Schneiter

EI

2015

Monique Veith Oviedo Guarderas

EF1 / EF 2

2016

Oliver Sprenger

EF / EM

2013

Rahel Kuert

EF 1 / EF 2

2013

Susana Duarte Francisco

EF1

2014

Sven Andreas Hörner

EF 2

2011

Ueli Walter

EF2 / EM

2016

Abreviações

EI - Educação Infantil

EF1 - Ensino Fundamental 1

EF2 - Ensino Fundamental 2 

EM – Ensino Médio

AM - Acompanhamento Matutino

AV - Acompanhamento Vespertino

 

Estrutura e Matrículas

Estrutura Pedagógica

 

 

 

 

Nível

Idade

Série / Ano

 

 

 

 

 

Educação Infantil

2

Maternal I + II

 

 

 

 

 

 

 

3

Maternal III

 

 

 

 

 

 

 

4

Pré I

 

 

 

 

 

 

 

5

Pré II

 

 

 

 

 

 

 

Ensino Fundamental I

6

 ano

Certificação Externa de Exames de Língua

 

 

 

 

7

2º ano

 

 

 

 

8

3º ano

Alemão

Francês

Inglês

 

 

 

 

9

4º ano

 

 

 

 

10

5º ano

A1

 

 

 

 

 

 

Ensino Fundamental ll

 

11

6º ano

A1

 

 

 

 

 

12

7º ano

A2

 

 

 

 

 

13

8º ano

 

 

 

 

 

14

9º ano

A2 / B1

PET

 

 

 

 

Ensino Médio

15

1ª série

B1

A2

FCE

 

 

 

 

16

2ª série

B1

FCE / CAE

 

 

 

 

17

3ª série 

B2 / C1

B2

CAE

 

 

 

 

18

4ª série 

B2 / C1

 

 

 

 

 Vestibular - Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Preparação para Ingresso em Universidades Brasileiras

 

 

 

 

Diploma do Bacharelado Internacional (IB), reconhecido em diversas Universidades no Exterior. Do 2º semestre da 2ª série EM ao 1º semestre da 4ª série EM.

 

 

 

 

 

 

Alunos matriculados

 

Suíços

Brasileiros e 

Outras Nacionalidades

Total

Maternal I, II, III

4

50

54

Pré I, II

6

74

80

Educação Infantil

10

124

134

1º ano

2

41

43

2º ano

2

38

40

3º ano

2

43

45

4º ano

1

42

43

5º ano

5

42

47

Ensino Fundamental I

12

206

218

6º ano

4

46

50

7º ano

4

40

44

8º ano

6

29

35

9º ano

3

37

40

Ensino Fundamental ll

17

152

169

1ª série

3

32

35

2ª série

3

21

24

3ª série

3

19

22

4ª série

2

24

26

Ensino Médio

11

96

107

Total - Início do Ano Letivo

50

578

628

 

Alunos

Formandos 9º Ano A

 

Ashley Caroline Pamplona Braz

Juan Ignacio Furió

 

Beatriz Rosana Favaro de Morais

Julia Camila Kishi Centeno

 

Eduardo Rasêra do Amaral

Laura Sans de Menezes

 

Enzo Castagna

Lorenzo Marcelo Maiolino Molento

 

Gabriel da Silva Amaro

Luigi Sterza Marczak

 

Giovane Borges Cruz

Luka Paladino Matevski

 

Giulia Neubauer

Maria Eduarda Ososki Nicolau

 

Irena Maria Lenzi Jahnke

Maria Luiza Linazzi Peracchi

 

Isabella Bastos da Silva

Paulo Andrés de Souza Miranda

 

Isadora Calderon De Marco

Valéria Godoy de Aguiar e Sousa

 

 

Formandos 9º Ano B

 

Alexandre Arrata Pohl de Souza

João Pedro de Macedo Biasi

 

Beatriz de Paula Ribeiro Langowiski

José Irineu Dias Chede

 

David Antonio Olinisky Guillebeau

Manuela Parpineli de Souza

 

Ernesto Caron Leidens

Maria Julia de Souza Simão

 

Felipe Pinotti de Moura Leite

Maryana Gava Gênova de Mattos

 

Gabriela Johnsson Gomes Lobo

Matheus Hote Hayashi

 

Guilherme Ribas da Silveira

Ricardo Boutin Moreira

 

Gustavo Machado Peredo

Sebastian Pries Gorz

 

Gustavo Tasca Lazzari

Thiago Angelo Fávaro Setim

 

Joana da Rocha Favoreto Klass

Victoria da Silva

 

 

Conclusão do Ensino Médio

International Baccalaureate Diploma: 100% de Aprovação

Ana Julia Guzzo Lemke

Henrique Schlatter

André Neidert de Loyola e Silva

João Vitor Gosende Latini

Arthur Barbosa Bulhões

Karin Hauer Doetzer

Aryadne Gomes de Macedo

Leonardo Antonio Dias Pereira

Bárbara Suss Ehler

Lídia Deifelt de Lima

Bruno Geiger Hauser

Lucas Gerken Starepravo

Bruno Wiebe Kasdorf

Luis Gabriel Rocha Dias

Dereck Funk de Andrade Carvalho

Maria Teresa C.-Scherner Dal-Ri Moreira

Eleonor Geneviéve Laure Dupont Lobato

Marina Guimarães Gunther

Elisa Guimarães Forchezatto

Oona Salomão Erdmann

Felipe Della Giustina

Raissa Meruvia Hümmelgen

Fernanda Carvalho Duarte

Stephanie Caxiado Gutschow

Henrique Ceccato Mulinari

Vitória Guimarães Valente

 

Diplomas

DIPLOMAS DE LÍNGUAS

Língua

Exame / Prova

Participantes

Aprovados

Aprovados %

Alemão

 

A1

47

43

92%

A2

49

40

82%

DSD – I (A2/B1)

39

36

93%

DSD – II (B2/C1)

13

11

82%

Francês

DELF A1

1

1

100%

DELF A2

7

5

71%

DELF B1

4

3

75%

DELF B2

4

3

75%

Inglês

PET

34

33

97%

CAE

23

20

87%

 

Diploma ICDL – 3ª série Ensino Médio

(International Computer Driving Licence)

Letícia Machado Peredo

Isabella Patrizzi Merolli

Isabella Prati

Stephanie Spredemann Friesen

Patrick Zukovski Wichert

 

Provas Internas de Alemão - A1 (5º Ano)

 

Alexandre Vicentin Pizzatto

João Pedro Protz Vicente

 

Ana Beatriz Koliski Taguchi

Joaquim dos Anjos Faraco

 

Ana Julia Favaro Setim

Julia Janzen  

 

Anna Carolina Pscheidt

Júlia Manzalli dos Santos

 

Anna Laura Whatley Dias Machado

Letícia Barth Costamilan Muñoz

 

Ariadne Bodnar Ferrari

Luiz Felipe Rubin Marques

 

Beatriz Mendes Schibler

Luiza Gair Volaco

 

Benjamin de Toni Santos

Marina França Correia

 

Bernardo Lobo Marques

Mirela Gouginski Camboim

 

Breno Keller Lie

Nicolas Medeiros Guimarães

 

Caio Akira Morikami Brusamolin

Nicolas Pries Gorz

 

Carolina Dal Negro Reque

Raphael Furtado Herrera

 

Carolina Souza Pinter

Rebecca Hote Hayashi

 

Cesar Yoshio Tsushima Neto

Renato Alves de Souza Neto

 

Danilo Ferronato Volaco

Ricardo Suplicy Nickel

 

Eduardo Ferreira Betiol

Rodolfo Caron Leidens

 

Gabriel Piñeiro Nogueira

Sofia Siegel  Aires 

 

Gabriella Zamponi

Sophia Laura Stec Liblik

 

George Augusto Pscheidt

Stephanie Santos Cachia

 

Giovanna Barbosa Dallagnol

Victor Hugo Aleixo do Amaral

 

Giovanna Gomes Baggio de Araujo

Victória Pioli Venturi Pereira

 

Isabela Mariam Gonçalves Hussein

 

 

 

Provas Internas de Alemão - A2

Nome

Turma

Nome

Turma

Alexandre Arrata Pohl de Souza

9 B

Julia Paris Haller

7 A

Ana Carolina Hüebl Januario

7 B

Kevin Michael Dyck

7 A

André Winkler Heemann

8 A

Klaus Schäffer Peci

7 A

Arthur Arrata Pohl de Souza

7 B

Lucas Ogura Ito

7 A

Augusta Thomé Hanke

7 B

Luigi Sperza Marczak

9 A

Beatriz Rosana Favaro de Morais

9 A

Luís Fernando Fangini Cobo

7 B

Caroline Ohf Campos

7 A

Luka Paladino Matevski

9 A

David Lorenz Guillebeau

7 B

Luna Paula Rodrigues Niewerth

7 B

Eduardo Rasêra do Amaral

9 A

Marco Kenji M. Brusamolin

7 A

Flávia Regina Alves Pojda

7 B

Maria Cecilia Vieira Carvalho

8 B

Francisco Ochôa Bonato

8 B

Maria Luiza Linazzi Peracchi

9 A

Gabriel da Silva Amaro

9 A

Maryana Gava Genova de Mattos

9 B

Gabriela Lucas Arruda

7 B

Michael Spredemann Friesen

7 A

Gabriela Toscani Fernandes

7 B

Miguel Ernesto Buba Lasarte

8 A

Giovane Borges Cruz

9 A

Oliver Schäffer Peci

7 A

Giovanni Mathias S. Müller

7 B

Renan Nunes de Oliveira

7 A

Gisele Cirino dos Santos

7 A

Ricardo Boutin Moreira

9 B

Heitor Tetsuo Nakao Zanata

7 A

Tiago Toledo D'Elia

7 B

Isabela Araújo Hasse

7 A

Vitória Martins V. P. de Carvalho

7 A

Isabela dos Santos Malucelli 

7 A

Lisete Olinda Rempel

Prof.

José Irineu Dias Chede

9 B

 

 

 

Deutsches Sprachdiplom Stufe 1 

DSD I A2/B1

Nome

Turma

Nível

Nome

Turma

Nível

Amanda Prudêncio Rebeschini

3 EM

A2

Julia Camila Kishi Centeno

9 A

B1

Ashley Caroline Pamplona Braz

9 A

B1

Julia Karayannopoulos

2 EM

B1

Beatriz de Paula R. Langowiski

9 B

B1

Kamila Janiscki

2 EM

A2

Bernardo Suplicy Nickel

2 EM

A2

Leonardo Antônio Dias Pereira

4 EM

B1

Bruno Wiebe Kasdorf

4 EM

B1

Letícia Machado Peredo

2 EM

B1

David Antonio Olinisky Guillebeau

9 B

B1

Lorenzo Marcelo M. Molento

9 A

A2

Eduardo Alcantara Machado

3 EM

A2

Luis Gabriel Rocha Dias

4 EM

A2

Ernesto Caron Leidens

9 B

A2

Marcelo Kraft Becker

2 EM

A2

Felipe Pinotti de Moura Leite

9 B

A2

Maria Eduarda Ososki Nicolau

9 A

A2

Fernanda Carvalho Duarte

4 EM

A2

Maria Julia de Souza Simão

9 B

B1

Gabriela Johnsson Gomes Lobo

9 B

A2

Maria Teresa C.-S. Dal-Ri Moreira

4 EM

B1

Gregory Champoski Keller

3 EM

A2

Natália Weibel Cavassin

3 EM

A2

Guilherme Ribas da Silveira

9 B

B1

Nathalia Ceccato Mulinari

1  EMA

B1

Gustavo Machado Peredo

9 B

A2

Pedro Neidert de Loyola e Silva

2 EM

A2

Irena Maria Lenzi Jahnke

9 A

B1

Samyr De Rocco Guérios

1  EMA

B1

Isabella Bastos da Silva

9 A

B1

Thiago Angelo Favaro Setim

9 B

A2

Joana da Rocha Favoreto Klass

9 B

A2

Thiago Fossatti

1  EMA

B1

João Pedro de Macedo Biasi

9 B

A2

Tulio Tareszkiewicz

3 EM

A2

 

Deutsches Sprachdiplom Stufe 2

DSD II B2/C1

4ª Série do Ensino Médio

Nome

Nível

Ana Julia Guzzo Lemke

B2

André Neidert de Loyola e Silva

B2

Bárbara Suss Ehler

C1

Bruno Geiger Hauser

B2

Elisa Guimarães Forchezatto

B2

Henrique Ceccato Mulinari

C1

Henrique Schlatter

B2

Karin Hauer Doetzer

C1

Marina Guimarães Gunther

C1

Oona Salomão Erdmann

B2

Stephanie Caxiado Gutschow

C1

 

Goethe Zertifikat A2 

Pais

Nome

Ana Cecilia Suplicy Nickel

Marina Moraes Barbosa

Luci Mara França Correia

Rubens Correia Filho

 

Diplôme d’Études en Langue Française - DELF

Nome

Turma

Nível

Amanda Zukovski Wichert

2 EM

A2

Alexandre Queiroz T. de Castro

3 EM

A2

Dereck Funk de Andrade Carvalho

4 EM

B2

Edison Luís de Oliveira Medeiros Junior

3 EM

A1

Eleonor Geneviéve Laure Dupont Lobato

4 EM

B2

Igor Löwen Sahr

3 EM

A2

Isabela Garcez Chipon

2 EM

A2

Júlia Renata Veloso

3 EM

B1

Patrick Zokovski Wichert

2 EM

A2

Raissa Meruvia Hümmelgen

4 EM

B2

Ulf Thorsten Kemmsies

3 EM

B1

Victoria Schiwinski Verussa 

3 EM

B1

 

DIPLOMAS DA UNIVERSIDADE CAMBRIDGE - PET

Nome

Turma

Nível

Nome

Turma

Nível

Beatriz de Paula R. Langowiski

9  B

B2

Julia Camila Kishi Centeno

9  A

B2

David Antonio Olinisky Guillebeau

9  B

B2 

Julia Nagel Cabral

1 EMA

B1

Eduardo Rasêra do Amaral

9  A

B1

Julia Peixoto Leske

1 EMA

B1 

Enzo Sennhauser

1 EMB

B1 

Laura Sans de Menezes

9  A

B1

Ernesto Caron Leidens

9  B

B2 

Lorenzo Marcelo M. Molento

9  A

B1

Felipe Pinotti de Moura Leite

9  B

B1 

Luigi Sperza Marczak

9  A

B1

Gabriela Johnsson Gomes Lobo

9  B

B1 

Luka Paladino Matevski

9  A

B1

Giovane Borges Cruz

9  A

B1

Manuela Parpineli de Souza

9  B

B2 

Giulia Neubauer

9  A

A2

Maria Eduarda Ososki Nicolau

9  A

B1

Guilherme Augusto Frenzel

1 EMA

B1 

Maria Julia de Souza Simão

9  B

B1 

Guilherme Ribas da Silveira

9  B

B2 

Maryana Gava Genova de Mattos

9  B

B1 

Gustavo Machado Peredo

9  B

B1 

Matheus Hote Hayashi

9  B

B1 

Gustavo Tasca Lazzari

9  B

B1

Michele Faria Melo

1 EMA

B1 

Isabella Bastos da Silva

9  A

B1

Paulo Andrés de Souza Miranda

9  A

B2 

Joana da Rocha Favoreto Klass

9  B

B1

Saskya Sennhauser

1 EMB

B1 

João Pedro de Macedo Biasi

9  B

B1 

Sebastian Pries Gorz

9  B

B1

José Irineu Dias Chede

9  B

B1 

Thiago Angelo Favaro Setim

9  B

B1 

 

DIPLOMAS DA UNIVERSIDADE CAMBRIDGE - FCE

 

Nome

 

Nível

Ana Beatriz V. Araujo

Prof.

B2

Christiane Luise Obst

Colab.

C1

 

DIPLOMAS DA UNIVERSIDADE CAMBRIDGE - CAE

Nome

Turma

Nível

Nome

Turma

Nível

Ana Julia Guzzo Lemke

4 EM

C1

Karin Hauer Doetzer

4 EM

C1

André Neidert de Loyola e Silva

4 EM

C2

Leonardo Antônio Dias Pereira

4 EM

C1

Arthur Barbosa Bulhões

4 EM

C2

Lídia Deifelt de Lima

4 EM

C1

Aryadne Gomes de Macedo

4 EM

B2

Lucas Gerken Starepravo

4 EM

C1

Bruno Geiger Hauser

4 EM

C1

Luis Gabriel Rocha Dias

4 EM

C1

Bruno Wiebe Kasdorf

4 EM

B2

Luiza dos Santos Souza

Prof.

C1

Dereck Funk de Andrade Carvalho

4 EM

C1

Maria Teresa C.-S. Dal-Ri Moreira

4 EM

C1

Eleonor Geneviéve Laure Dupont Lobato

4 EM

C1

Marina Guimarães Gunther

4 EM

C1

Elisa Guimarães Forchezatto

4 EM

C1

Raissa Meruvia Hümmelgen

4 EM

C1

Felipe Della Giustina

4 EM

C1

Stephanie Caxiado Gutschow

4 EM

C1

Fernanda Carvalho Duarte

4 EM

B2

Vitória Guimarães Valente

4 EM

C1

Henrique Ceccato Mulinari

4 EM

C2

 

 

 

 

Carreira dos Formandos

Formandos 2016 - Aprovados nas seguintes universidades

Ana Julia Guzzo Lemke

UP 

André Neidert de Loyola e Silva

PUCPR / UFPR

Arthur Barbosa Bulhões

PUCPR

Aryadne Gomes de Macedo

PUCPR

Bárbara Suss Ehler

City University of London, UK

Bruno Geiger Hauser

PUCPR / UP

Bruno Wiebe Kasdorf

 

Dereck Funk de Andrade Carvalho

UniSantos / UP

Eleonor Geneviéve Laure Dupont Lobato

 

Elisa Guimarães Forchezatto

 

Felipe Della Giustina

 

Fernanda Carvalho Duarte

PUCPR

Henrique Ceccato Mulinari

Hult International Business School, USA

University of Pennsylvania, USA

Henrique Schlatter

University of Surrey, UK / University of Exeter, UK

João Vitor Gosende Latini

PUCPR 

Karin Hauer Doetzer

 

Leonardo Antonio Dias Pereira

UFPR

Lídia Deifelt de Lima

UP / PUCPR

Lucas Gerken Starepravo

UP / PUCPR  / University of Manchester, UK

Luis Gabriel Rocha Dias

PUCPR

Maria Teresa Caldeira-Scherner Dal-Ri Moreira

UP / PUCPR

Marina Guimarães Gunther

 

Oona Salomão Erdmann

Rollins College, USA

Raissa Meruvia Hümmelgen

 

Stephanie Caxiado Gutschow

UFPR

Vitória Guimarães Valente

 

 

Áreas de Interesse (2011-2016)

Base: 87 Alunos

Outras áreas de Interesse

Agronomia

Comunicação Organizacional

Letras Inglês

Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade

Composição e Regência

Nutrição

Biotecnologia

Engenharia Biomédica

Pilotagem Profissional de Aeronaves

Cinema e Audiovisual

Física

Relações Internacionais e Integração

Sistemas da Informação

 

 

 

EVENTOS
Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Janeiro

  • Semana de planejamento

Fevereiro

Março

  • Passeio ao Parque “Vila dos Animais” - Acomp.Mat.
  • Passeio ao Rancho “Caminho das Águas” - Acomp.Vesp.
  • Palestra “Relação educacional entre família e escola” - pais do 1º ano EF
  • Dia Esportivo na Fazenda Thalia - EF2 e EM 
  • Dia de Integração - pais da EI
  • Palestra sobre os estudos na Alemanha - alunos da 2ª, 3ª e 4ª séries EM

Abril

  • Reunião sobre o projeto “Educação Infantil sem brinquedos industrializados” - pais do Pré II
  • Simulados do DSD (Deutsches Sprachdiplom) - 8º e 9º anos e 1ª a 4ª série do EM
  • Passeio ao Parque “Vila dos Animais” - Mat. III e Pré I 
  • Semana de Estudos - 1º ao 5º ano
  • Tema do 1º ano: Abelhas
  • Tema do 2º ano: Meio ambiente: A vida no campo
  • Tema do 3º ano: Plantas
  • Tema do 4º ano: Consciência ambiental
  • Tema do 5º ano: História do Paraná
  • Passeio Mat. I e II à Reserva Ambiental “Serelepe”
  • Semana de Língua Alemã

Maio

  • Início provas IB - 4ª série EM
  • Festa de inauguração da cobertura e do bosque
  • Dia da Família
  • Visita ao Museu Oscar Niemeyer - Acomp.Vesp.
  • Simulados DELF A1 - 2ª série EM
  • Visita ao Planetário instalado no pátio do Colégio - alunos a partir do 6º ano
  • Entrega dos diplomas de língua

Junho

  • Visita ao espaço “Turma da Vivi” - Maternal e Pré 
  • Reunião de fechamento do projeto “Educação Infantil sem brinquedos industrializados“ - pais de alunos do Pré II
  • Festa Junina
  • Palestra “Educação com limites” - pais do Maternal I e II
  • Término do 1º semestre

Julho

  • Semana de Planejamento
  • CAS - Início dos projetos - 2ª série do Ensino Médio
  • Início do 2º semestre

Agosto

  • Comemoração do Dia Nacional da Suíça
  • Aulas específicas na Escola de Trânsito do D.E.R. - 5º ano 
  • Início das atividades do projeto Muuvit - 5º ano
  • Simulados de Inglês - 9º ano e Ensino Médio
  • Provas escritas de Alemão DSD 1/2
  • Participação na simulação da ONU organizada pelo Colégio Militar do Paraná - Ensino Médio 
  • Participação no HMCLA – Simulação do Congresso Americano organizado por Harvard em São Paulo - Ensino Médio
  • Visita à Feira de Cursos e Profissões da UFPR - 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Médio
  • Trabalho de fieldwork em Geografia (programa IB) junto com os alunos da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo - 3ª série do Ensino Médio
  • Festa da Lanterna

Setembro

  • Viagem ao Rio de Janeiro para assistir aos jogos das Paraolimpíadas - 7º ano
  • Semana da literatura alemã - Ensino Fundamental
  • Visita do Ônibus do Museu de Vida Marinha no Colégio
  • Dia Esportivo - Ensino Fundamental 1
  • Visita dos alunos ao Zoológico - Pré II 
  • Passeio à Chácara Mata Nativa - Acomp. Matutino e Vespertino 
  • Semana de rematrícula
  • Passeio ao Parque Vila dos Animais - Maternal I e II 
  • Evento “Jugend debattiert” no Colégio

Outubro

  • Dia da Família - Educação Infantil
  • Semana de Estudos - 6º ano à 3ª série do Ensino Médio
  • Tema do 6º ano: Vivência na Fazenda – Bocaiúva do Sul-PR
  • Tema do 7º ano: Uma semana de Ecologia - Gaspar-SC
  • Tema do 8º ano: Ecossistemas litorâneos - Ilha de Cananeia-SP
  • Tema do 9º ano: Estudos ambientais: Foz do Iguaçu-PR
  • Tema do Ensino Médio, 1ª série: Área litorânea e História - Florianópolis-SC
  • Tema do Ensino Médio, 2ª série: Rio de Janeiro-RJ
  • Tema do Ensino Médio, 3ª série: Petrópolis-RJ
  • Semana de Economia no Colégio - 4ª série EM 
  • Passeio ao “Rancho Caminho das Águas” - Educação Infantil 
  • Entrevista coletiva para pais interessados
  • Reunião sobre a transição para o 1º ano - pais do Pré II 
  • Palestra para os pais sobre “Bullying”
  • Feira de Conhecimento e feira do livro
  • Acantonamento - Ensino Fundamental e Médio

Novembro

  • Visita ao Solar do Barão (Museu da Gravura) - 9º ano 
  • Provas orais de Alemão DSD A2
  • Provas de nivelamento em Alemão - Ensino Fundamental 1
  • Coquetel para os Pais Representantes
  • Visita ao teatro „A Cigarra e a Formiga“ - 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental 
  • Evento SMUN (Simulação das Nações Unidas) - Ensino Médio
  • Provas Delf na Alliance Française
  • Programa CAS - trabalho no projeto da Associação das Mulheres em Ação de Pinhais - 3ª série do Ensino Médio 
  • Piquenique no Bosque Municipal de Pinhais - Maternal III 
  • Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração
  • Bazar e Mercado de Pulga
  • Passeio ao Parque Mikewood - Acomp. Matutino e Vespertino 
  • Reunião sobre o currículo do Ensino Médio e o programa IB - pais do 9º ano 
  • Passeio ao Parque „Mikewood“ - 2º ano do Ensino Fundamental

 
 

 

Dezembro

  • Almoço de integração - 3º ano A e B do Ensino Fundamental
  • Apresentação de canções natalinas - Pré I
  • Passeio à Chácara Terra Viva - Pré I 
  • Visita do São Nicolau - Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
  • Passeio de integração à Chácara “Terra Viva” - 3º ano do Ensino Fundamental 
  • Visita a Paranaguá - 5º ano do Ensino Fundamental 
  • Confecção do cone escolar pelos alunos  junto com seus pais - Pré II
  • Passeio ao “Rancho Caminho das Águas” - 4º ano do Ensino Fundamental 
  • Feira de livros usados
  • Passeio ao “Rancho Caminho das Águas” - 1º ano do Ensino Fundamental 
  • Encerramento do ano letivo
  • Formatura no Restaurante Madalosso - 9º ano e da 4ª série do Ensino Médio
  • Festa de confraternização de fim de ano dos colaboradores e Membros do Conselho de Administração de Curitiba

 

MURAL DE FOTOS

Relatório Anual 2016 | Jahresbericht 2016 - Desenvolvido e Hospedado por: Pecorari Digital

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