RELATÓRIO ANUAL 2016
PALAVRA DO PRESIDENTE

Gunar Hohl 

"Time is one thing that can never be retrieved. One may lose and regain friends. One may lose and regain money. Opportunity, once spurned, may come again. But the hours that are lost in idleness can never be brought back to be used in gainful pursuits."   Winston Churchill

Em 2016, celebramos 50 anos de existência da nossa escola de São Paulo e 35 anos da escola de Curitiba. Festejamos nosso passado e honramos todos que tornaram possível alcançarmos o sucesso que hoje celebramos. Na ocasião, também externamos nossa preocupação com os grandes desafios que estamos vivendo, em adaptar a educação escolar e nosso currículo para fazer frente a um futuro marcado pelo ritmo cada vez mais rápido dos avanços tecnológicos e da multiplicação do conhecimento.
Em 2017, precisamos nos voltar para o futuro da educação, que é baseada em habilidades e conceitos e não apenas em uma quantidade enorme de fatos e dados segmentados em diferentes áreas do conhecimento; precisamos agir para minimizar o risco de oferecer uma educação voltada para o passado ao invés de cada vez mais para o futuro. Nesse sentido, nossas escolas receberam dois grandes “presentes” no ano de comemoração de nossos 50/35 anos: a lei de reforma do ensino médio e o início da aceitação, por universidades brasileiras, do diploma IB como critério de seleção e admissão.
A aceitação do Diploma IB por universidades brasileiras fala por si: com o currículo IB, podemos agora preparar nossos alunos para universidades brasileiras, suíças e internacionais, e não estamos mais presos à compartimentalização do nosso ensino em currículo suíço, IB Diploma e vestibular. Do mesmo modo, a reforma do ensino médio nos permitirá atualizar e modernizar a nossa grade curricular, integrando de fato o programa IB e o Ensino Médio. Temos agora mais liberdade para flexibilizar a oferta de matérias, aliviando a sobrecarga dos alunos durante os 2 anos do Diploma IB, distribuindo-as de modo mais eficiente ao longo dos 4 anos de Ensino Médio, bem como o número de aulas entre as matérias.
Devemos reforçar o currículo IB e suas características (habilidades e conceitos), nos afastando cada vez mais de um ensino conteudista, que não prepara o aluno para enfrentar os avanços tecnológicos e demandas sociais e profissionais.

Com isto, podemos nos antecipar e mudar o foco do ensino atual que visa a preparar os alunos para passarem em exames de admissão e vestibulares, e reforçar o Diploma IB, cuja filosofia, metodologia e abordagem se aproximam mais do ensino e da pedagogia suíça.
O que isto significa na prática para nós em 2017? Precisamos rever a grade curricular à luz da nova lei, modernizando-a e distribuindo matérias com mais propriedade nos 4 anos do Ensino Médio. Devemos implementar, desde o Ensino Fundamental, a mesma metodologia IB para que o aluno, quando entrar no EM e começar o Diploma, já esteja acostumado com o ensino focado em habilidades e conceitos. Finalmente, os alunos poderão assim, durante os 2 anos de Diploma, ter um aumento significativo no número de aulas das 6 matérias que o compõem e uma redução das aulas de matérias não IB, que poderão ser reforçadas nos outros anos. Temos certeza de que com isso elevaremos o nível acadêmico de nossos alunos e seu preparo para os desafios que os esperam na universidade e além.
Essa oportunidade está disponível, aqui e agora. Se não agirmos já, o tempo perdido não poderá ser recuperado! Cabe a nós fazer o que for preciso para aproveitá-la, de forma que já a partir de 2018, possamos nos beneficiar desses “presentes” que recebemos por ocasião da comemoração de nossos 50/35 anos. E dessa forma manter-nos à frente como uma instituição de ensino avançado, visionário e voltado ao futuro.
Finalmente, mas não menos importante, pela primeira vez em nossa história, temos uma estrutura de direção profissional completa, com a apontamento do Sr. Jürg Leuenberger como Diretor Geral das escolas de São Paulo e Curitiba, a contratação do Sr. Marc Schumacher, como novo Diretor de Curitiba além do atual Diretor de São Paulo, Sr. Marcel Brunner. Com este time, temos convicção que as escolas estarão à altura dos desafios e mudanças que teremos que enfrentar para adequar as escolas a uma nova realidade.

Conselho de Administração

Presidente

Gunar Hohl

Vice-Presidente

Roberto Antonio Peredo Zürcher

Conselheiros

Alfredo Attié Jr.

Bruno Larsen

Flávia de Queiroz Hesse

Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer

Marcel Salzmann

Manuela Esther Merki

Ronald Felder

Conselho Fiscal

Membros 

Efetivos

Sérgio Renato Tinguely

Werner Stettler

 

 

Conselho Consultivo

Membros Obrigatórios

Consulado Geral da Suíça em São Paulo

Claudio Leoncavallo

Xaver Schönbächler

Diretor Geral

José Oberson (até 07.16)

Jürg Leuenberger (desde 08.16)

Representantes do Corpo Docente

Heitor França

Presidente anterior do Conselho de Administração

André Jakob Larsen

 

Membros Eleitos

Jacqueline Louise Hefti Caramurú

 

PREFÁCIO DO DIRETOR-GERAL
Jürg Leuenberger

"A única constante no universo é a mudança." ¹
É claro que essa afirmação é válida também para a escola ou principalmente para ela. Não é diferente em nossas escolas sobretudo na área pedagógica. Os nossos esforços de não apenas „enfiar conhecimentos na cabeça dos alunos“, mas de levá-los à aprendizagem responsável trazem mudanças. Isso requer adaptações em diversos níveis, primeiramente no pensamento e planejamento da Gestão. Novas estruturas precisam ser criadas para que as equipes de ensino e as visitas mútuas, por exemplo, e as respectivas reuniões e feedbacks possam acontecer. Também existem mudanças na infraestrutura para dar apoio a esse desenvolvimento (um exemplo é o study-room).
Os professores também vivenciam mudanças. Eles aprendem novas formas de ensino (aprendizagem cooperativa) e devem aplicá-las. Para isso, eles precisam mudar alguns aspectos da sua aula habitual. Paralelamente, são inseridas cada vez mais ferramentas tecnológicas em sala de aula. Em Curitiba e São Paulo, vários tablets estão disponíveis para uso dos professores em sala de aula. Isso requer também uma adaptação na concepção das aulas. Mas provavelmente, são os alunos que presenciam as maiores mudanças, pois enfrentam novos desafios quase diariamente e precisam encará-los. Os alunos e a sua aprendizagem são cada vez mais o centro das atenções. Eles assumem a responsabilidade pela sua aprendizagem e desenvolvem além da proficiência, também as autocompetências e a competência social. E até mesmo os pais precisam se ocupar com as mudanças. Eles devem acompanhar os seus filhos no seu caminho até a autonomia sem descuidar deles. Não existem mais certificados para o melhor aluno, são avaliadas somente as competências. Todos nós que, de alguma forma, temos contato com as escolas devemos nos preocupar com as mudanças na sociedade, com as mídias sociais e tecnologias que mudam rapidamente e precisamos gerenciar as consequências da melhor forma possível.

Agradecimento

Como todo ano, um agradecimento especial vai para os dois cantões patronos das cidades de Basileia e de Argóvia. A Escola Suíço-Brasileira de São Paulo agradece ao Conselheiro do Governo, Dr. Christoph Eymann, e ao Secretário-Geral, Dr. Crispin Hugenschmidt. Gostaria de mencionar especialmente o Dr. Oswald Inglin que se despediu da sua função no final de janeiro de 2017. Durante quase 20 anos, ele acompanhou e apoiou a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo como representante do cantão de Basileia-Cidade com muito engajamento e carinho. Desejo muito sucesso ao seu sucessor, Dr. Pierre Felder, e alegro-me com o trabalho em conjunto.

O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba agradece ao Conselheiro do Governo, Alex Hürzeler, ao Secretário-Geral, Dr. Michael Umbricht, assim como ao Dr. Frédéric Voisard, Secretário do Conselho de Educação, pelo apoio benevolente nos projetos e na logística. Os dois cantões ajudam as escolas no que diz respeito ao trabalho da qualidade, sempre apoiando projetos no desenvolvimento escolar, na capacitação, intercâmbio e infraestrutura.
Agradecemos também ao Embaixador Suíço no Brasil, André Regli, pelo grande suporte dado pela Embaixada Suíça em Brasília; ao Consulado-Geral, representado pelo Cônsul-Geral, Claudio Leoncavallo, e ao Cônsul, Xaver Schönbächler; todos grandes apoiadores dos objetivos das escolas suíço-brasileiras, também neste ano. A Gerente da Educationsuisse, Barbara Sulzer-Smith, sempre oferece apoio ativo e com muito conhecimento referente às inúmeras dúvidas que surgem no dia a dia. Um agradecimento especial vai para Derrick Widmer, Presidente da Educationsuisse que se despediu da sua função. Gostaria de agradecê-lo pelo seu engajamento incansável em prol das escolas. Um agradecimento também às colaboradoras da Educationsuisse, Olivia Walani, Ruth von Gunen e Anja Lötscher, sempre prestativas em responder perguntas sobre contratação ou intercâmbio de alunos que desejam estudar na Suíça. O Ministério Federal de Cultura (BAK) é o órgão fiscal federal para as nossas escolas. David Vitali, Fiona Wigger e Andrea Spring merecem a nossa gratidão especial. Agradecemos também ao Dr. Gerold Brägger pelo seu apoio. Por meio do seu suporte, tivemos a possibilidade de usufruir do IQES para as nossas escolas e de continuar trabalhando na qualidade delas. Os diretores das escolas parceiras na Suíça (Denise Widmer, Suhr; David Lingg, Bern; Christian Joos, Burgdorf; Peter Wunderlin, Rekingen; Frido Koch, Wädenswil) merecem um grande agradecimento, pois, de forma ou outra, apoiam ativamente os nossos constantes esforços no desenvolvimento escolar e na capacitação.
Agradeço aos colaboradores das duas escolas pelo seu empenho diário em prol dos nossos alunos. Sem o seu engajamento não seria possível criar e manter as condições básicas para as crianças e adolescentes que possibilitam as mudanças mencionadas acima. E para finalizar, um agradecimento especial aos pais pela grande confiança que demonstram deixando seus filhos conosco.

¹ Heráclito de Éfeso (aprox. 540 - 480 a. C.), Filósofo Grego

 

EDITORIAL DA DIREÇÃO ESCOLAR

Desenvolvimento de metodologias: Formas de Aprendizado Cooperativo

A Escola, entre muitas funções atribuídas a ela, responsabiliza-se também pela formação continuada dos seus professores e valoriza muito isso. Um professor sempre precisa ter a oportunidade de conhecer novas práticas pedagógicas, refletir sobre seu trabalho, estar pronto para novos desafios.
Em janeiro deste ano, a Escola ofereceu uma capacitação interna aos professores. Especialistas suíços vieram especialmente para nossa Escola para apresentar e desenvolver o tema "Aprendizagem Cooperativa". Disponibilizaram aos nossos professores novas ferramentas e técnicas para a aplicação direta nas aulas. 

O workshop foi concebido de forma que os professores acabaram assumindo o papel dos alunos, uma experiência muito rica, com diferentes, inovadoras e interessantes metodologias de ensino. Após a capacitação na nossa Escola, os especialistas viajaram para Curitiba, onde fizeram o mesmo trabalho com os professores do Colégio Suíço-Brasileiro de lá.

Nova matéria: Métodos de Estudo

No início de 2016, nossa Escola introduziu uma nova disciplina no Ensino Fundamental II: Métodos de Estudo. Do 6º ao 9º ano, uma aula semanal, separada por nível linguístico, é integrada ao curso de Alemão. Nesses encontros, os alunos aprendem a aprender: desenvolvem técnicas de aprendizagem para os desafios do dia a dia escolar e aprimoram a organização do próprio estudo.
Um exempo prático do que acontece nessas aulas é o Mind Mapping, estratégia que ajuda a estruturar a leitura de textos complexos.

Além disso, os alunos refletem sobre o próprio estudo. Conhecem-se melhor e ganham mais autonomia e responsabilidade pelos estudos. Em determinados momentos, repensam as aulas da semana anterior, analisando o que deu certo e o que poderia ter funcionado melhor. Ou seja, pensam em outras estratégias para alcançar melhor os seus objetivos.

Olimpíada Brasileira de Alemão

Ainda em 2015, alguns dos nossos alunos do 8º e do 9º anos do EF2 iniciaram a sua participação na 5ª Olimpíada Brasileira de Alemão. No total, mais de 600 alunos de 14 a 18 anos participaram da 1ª fase do concurso, nível B1, na qual foram testadas diversas habilidades. Para a segunda fase, qualificaram-se 44 alunos, dos quais 10 eram da nossa Escola. Para a fase final, que aconteceu no Instituto Goethe de São Paulo e que qualificou os finalistas para a final mundial, em Berlim, 8 alunos foram selecionados. 

Desses 8, 4 alunos são da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo. São estes os nossos 4 candidatos: Carmen de Sena Manso Marcilio, Isabella Jordana Cipolla Perpetuo, Maria Leonor Azevedo Saramago e Maria Eduarda Ticianelli Lopes. Maria Eduarda acabou vencendo a final brasileira e viajou, em julho, para a final mundial em Berlin.

Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)

A OBA é um evento aberto à participação de todas as escolas para alunos desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a última série do Ensino Médio. A intenção é promover e difundir, a partir de um curso preparatório e de um exame, o estudo da Astronomia e da Astronáutica em todos os níveis escolares.
Anualmente, cerca de 800.000 alunos em todo o Brasil participam da OBA, dos quais aproximadamente 5% recebem medalha.

Na Escola Suíço-Brasileira, a participação dos alunos do EF2 e do Ensino Médio foi voluntária; os alunos do 5º ano do EF1 participaram obrigatoriamente, já que o conteúdo “Astronomia” faz parte do currículo dessa turma. Neste ano, um total de 100 alunos de nossa Escola fizeram a prova, dos quais 28 foram premiados com medalhas: 11 de bronze, 7 de prata e 10 de ouro. Ao final, todos os alunos participantes receberam um certificado de participação.

Estagiários da Suíça

Como já aconteceu no ano passado, recebemos também este ano estagiários da Suíça. Do final de maio até o final de junho, os estudantes de Pedagogia e futuros professores que atualmente estudam na Faculdade de Pedagogia de Zug fizeram na nossa Escola o seu penúltimo estágio profissionalizante. Os nossos professores do 2° e do 3° anos do EF1 e do 4° e do 5° anos do EF1 fizeram a supervisão do estágio. Do final de julho até o final de agosto, tivemos mais uma estagiária conosco. Era uma estudante da Faculdade de Pedagogia da Basileia.

Todos somam experiências com a vinda de estagiários da Suíça: eles próprios, que fazem uma vivência em um ambiente multicultural e internacional e podem usufruir da grande bagagem dos nossos professores; os alunos, que têm a oportunidade de contato com mais um professor em classe, e os nossos professores, que acabam tendo acesso às mais novas tendências relativas à formação de professores na Suíça.

Reconhecimento do Diploma IB no Brasil

Todo adolescente no Brasil que quiser ingressar em uma universidade aqui precisa prestar o Vestibular e/ou o Enem. Isso continuará sendo assim; porém, as primeiras  universidades brasileiras já começaram a aceitar o IB Diploma como forma de ingresso. Isso já aconteceu em 2016, na FIA (Fundação Instituto de Administração), que admitiu uma estudante IB. A partir de 2017, a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV - EESP) também aceitará alunos que apresentam o IB Diploma. Os critérios de admissão já foram definidos. Outras importantes faculdades, como FAAP, Ibmec e Insper, estão estudando a possibilidade do acesso de estudantes por meio do IB.

Programa de Estágio no Ensino Médio

Há muitos anos, os nossos alunos realizam o estágio na 2ª série do Ensino Médio. Os adolescentes retornam à Escola depois de terem passado por incríveis vivências. A partir deste ano, os nossos alunos da 4ª série do Ensino Médio também fizeram um estágio, dessa vez de duas semanas, logo após o término dos exames IB.
Temos contado muito com o apoio de diversos pais, que se colocam à disposição para compartilhar com os nossos alunos a sua experiência de carreira acadêmica e profissional. Organizamos eventos, nos quais alguns pais e mães fizeram apresentações para alunos e pais presentes. Além desses ricos momentos, o diretor e o coordenador IB apresentaram informações sobre as universidades de línguas alemã e inglesa.
Para completar, os nossos alunos tiveram a oportunidade de visitar diversas empresas, tais como a Volkswagen, em Taubaté, o centro de distribuição e uma loja das Casas Pernambucanas, a empresa Walter Tecnologias em Superfícies, que desenvolve ferramentas, entre outros produtos, e o Instituto Muda, que atua na gestão de resíduos. Os adolescentes também tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, vinculado à POLI.


II. Jogos Interescolares ESBSP

Pela segunda vez, este evento tomou conta do Ginásio de Esportes da Escola. De 16 a 30 de setembro, alunos de 24 escolas disputaram jogos amistosos e torneios em diversas modalidades esportivas, entre elas: ginástica artística, futsal, vôlei, basquete e handebol. Após a cerimônia de abertura oficial na manhã do sábado, 17 de setembro, os convidados puderam apreciar o festival e o torneio de Ginástica Artística e, logo em seguida, os jogos de futebol.

A Escola Suíço-Brasileira ficou muito contente por ter recebido tantas crianças e jovens da nossa Escola e de outras instituições. Para nós, é muito importante o incentivo à prática de esportes, seja em torneios e festivais, seja nas próprias aulas curriculares de Educação Física, seja nos diversos cursos extracurriculares oferecidos pela Escola.

Apresentação da peça teatral Guilherme Tell

A estreia da peça Guilherme Tell, de Friedrich Schiller, apresentada para famílias e amigos da Escola, aconteceu no dia 1º de agosto, primeiro dia letivo do segundo semestre e Dia Nacional da Suíça. Encenado por alunos, professores e funcionários da Escola, o espetáculo foi aplaudido de pé.  Os alunos do Ensino Fundamental 2° Ciclo e do Ensino Médio gostaram muito da ideia de ver seus professores sob outra perspectiva.
O projeto foi lançado em janeiro, quando os voluntários interessados foram convidados a se inscrever. Sob a direção de nosso ator Bastian Thurner e da professora Sonja Schüle, a peça foi construída durante os últimos meses em dois idiomas, Português e Alemão, um enorme desafio, já que nem todo o elenco dominava essa segunda língua. Mesmo assim, foi impressionante como o elenco conseguiu encenar e transmitir para a plateia o drama de Guilherme Tell.

Coleta Seletiva

A partir do mês de fevereiro, a Escola introduziu, em parceria com o Instituto Muda, a coleta seletiva. A partir desse momento, o lixo começou a ser separado: recicláveis e não recicláveis. O Instituto Muda iniciou a retirada do lixo duas vezes por semana para  encaminhá-lo para a reciclagem. O instituto responsabilizou-se pela inspeção e pela elaboração de um relatório para que o sucesso da nossa campanha pudesse ser acompanhado. O objetivo principal do projeto foi a conscientização de crianças, adolescentes e adultos sobre o dano que o lixo traz ao meio ambiente.
Durante três dias, o Instituto Muda fez um trabalho introdutório com todos os alunos para que compreendessem e aderissem ao projeto. Antes disso, tanto os professores quanto os demais colaboradores receberam todas as orientações necessárias.

Introduzimos, também, a separação de resíduos no refeitório. Os próprios alunos começaram a separar, na hora da devolução da bandeja e do prato, o lixo reciclável do não reciclável. Depositaram os restos alimentares, os líquidos, os talheres e os recicláveis em recipientes apropriados. Com essa medida, esperamos conscientizar os alunos da importância da diminuição do desperdício. Os restos alimentares foram pesados diariamente e o resultado divulgado regularmente, com a demonstração do peso dos alimentos desperdiçados convertidos em pacotes de alimentos: arroz, macarrão etc.

50 anos da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo

Os 50 anos da Escola foram festejados durante o ano letivo com a participação de toda a comunidade escolar. Foram diversas ações para celebrar esta data tão especial.
Em fevereiro, inauguramos o novo Auditório, transformado em um moderno espaço multifuncional. Servimos um delicioso coquetel e tivemos a apresentação da Swiss College Jazzband.
Durante o mês de março, ocorreu o concurso para a escolha da capa do CD comemorativo, gravado pela banda dos alunos.
No dia 1º de agosto, dia Nacional da Suíça, um grupo formado por alunos, professores e funcionários apresentou, com sucesso, a peça “Willhelm Tell”, de Friedrich Schiller.
No dia 10 de setembro, recebemos a visita do conselheiro Federal, Sr. Alain Berset, acompanhado de uma delegação composta por sua esposa, Sra. Muriel Z. Berset, pelo Embaixador da Suíça no Brasil, Sr. André Regli, pelo Cônsul-Geral da Suíça, Sr. Claudio Leoncavallo, pelo Cônsul da Suíça, Sr. Xaver Schönbächler, e por dois assistentes pessoais. Com a presença de 300 convidados, Sr. Alain Berset teve a oportunidade de interagir com toda a comunidade durante um típico almoço suíço.

Em novembro, o Bazar encerrou as comemorações dos 50 anos. Tivemos a honra de contar com a presença dos representantes do Cantão Patrono de Basileia, Sr. Dr. Crispin Hugenschmidt, Secretário-Geral do Departamento de Educação, Sr. Dr. Oswald Inglin, responsável pela Escola no Departamento de Educação, e de seu sucessor, Sr. Pierre Felder. Durante o evento, os mais de 3000 convidados puderam participar das atividades planejadas para a celebração do aniversário da Escola:

  • Lançamento do livro comemorativo “Escola Suíço-Brasileira 50 anos”
  • Lançamento do CD gravado pela banda dos alunos
  • Exposição sobre os 50 anos de história da Escola
  • Inauguração do acesso ao terreno vizinho incorporado à área da Escola.

Informática e Infraestrutura

Para consolidar a comunicação com a comunidade escolar, foi lançada uma nova versão da Extranet, integrada às demais ferramentas existentes, mais ágil, mais segura e com novas funcionalidades.
Em mais uma etapa de integração dos processos administrativos, foi implantado o módulo financeiro de Contas a Pagar no Colégio de Curitiba.
A partir deste ano, a certificação Office da International Computer Driving Licence – ICDL foi oferecida também aos alunos do Ensino Médio.
Além da reforma do Auditório, realizada com apoio financeiro do Cantão da Basileia (fundo lotérico) e do Sr. Hermann Straub, foram trocadas as esquadrias e as janelas (antirruído) de mais 6 salas de aula e instalada uma nova rede de captação de águas pluviais na Educação Infantil.

DADOS 2016
Colaboradores
Da esquerda para a direita: Andréa Pimentel; Maurus Sommerer; Marcel Brunner; Rubens Henrique Camargo Bueno; Karin Michaelis Buelau; Andreas Panse

Gestão da Escola

 

 

Diretor-Geral

José Oberson (até 17/06/2016)

Jürg Leuenberger (desde 01/08/2016)

Diretor-Executivo

Marcel Brunner

Diretora de Marketing e Administração

Karin Lillian Michaelis Buelau

Diretora Escolar

Andréa Pimentel

Coordenador Pedagógico 9º ano do Ensino Fundamental à 4ª série do Ensino Médio

Rubens Henrique Camargo Bueno

Coordenador Pedagógico Ensino Fundamental 4º ao 8º ano

Andreas Panse

Coordenador Pedagógico Educação Infantil e Ensino Fundamental até 3º ano 

Maurus Martin Sommerer

Coordenador IB

Saulo Benjamim Vianna

 

Setor Administrativo

 

 

Contabilidade e Financeiro

José Alves Feitosa

Danielle Liberato Antonioli Branquinho

Fernanda Natiele de Carvalho dos Santos

Suzane Carvalho

Informática

Diogenes Dias da Rocha

Recepção

Maria Buser

Secretaria

Lilian Paula Aron

Sandra Läuffer

Susanna Gertrud Junker Altwegg

Almoxarifado

Orlando dos Santos Pereira

Edson de Jesus Farias

Marketing

Angélica Russo

Administração de Pessoal

Yoko Eiro Ribeiro

Aprendizagem

Gabrielly Rocha de Sousa (até 21/10/2016)

Larissa Domiciano Borges (desde 12/09/2016)

Stephen Barbosa Mendes (até 29/09/2016)

Wellington dos Santos Ferreira (desde 21/11/2016)

 

Setor Pedagógico

Assistente de Coordenação Pedagógica

Aparecida Maria Pompei de Oliveira

Atividades Extracurriculares

Edilson Grum Jaremciuc

Biblioteca

Vilma Regina Thomaz da Silva

Susana Fürholz

Inspetores de alunos

Jorge Luiz Garzon Baes (até 15/04/2016)

José Roberto Nicolau

Marcio Xavier da Silva (desde 14/06/2016)

Neusa de Jesus F. Germano

Silvana Barbosa de Santana 

Solange Aparecida da Silva 

Vagner Gomes da Silva Teodoro

Laboratório das Ciências Exatas

Karem Higa Rozada

Consultor de Projetos

Bastian Thurner

Psicólogo

Ricardo Frenkiel

Serviço Fonoaudiologico e Psicopedagógico

Birgit Möbus

 

Serviços Gerais

Manutenção

Orlando do Nascimento

Alberto Manoel de Lima

Clesio Reis Julio

José Moisés da Silva

Luiz Carlos Almeida Mota 

Marion Alves do Rozário

Sivaldo Valmir da Silva

Portaria

Joaquim Vicente dos Santos

Francisco Ezequiel da Silva

Francisco Tadeu Januário

José Hamilton Oliveira da Silva

José Vaudeira

Reginaldo José da Silva

 

Serviços Terceirizados

Tecnologia da Informação

JYF Consultoria

Grupo Onne

Coleta Seletiva

Instituto Muda

Limpeza

Alva Labor

Restaurante e Lanchonete

GRSA – Divisão Scolarest

Serviço Médico

Clin Kids

Segurança

Impacto Segurança

 

Professores Brasileiros 

e de outras Nacionalidades

Nome

Nível

Desde

Adriene Fredegotto Weingrill

EFI

2006

Alexandre Murashima

EFII / EM

2006

André Barreto C. Pereira

EFII / EM

1999

Andrea C. Buchholtz Noetzel

EFI

2001

Andréa Pimentel

EFI

1994

Andrea Rodrigues

EFII / EM

2012

Astrid Müller Rossger 

EF I

2015

Clarice Inês Schneider Bresslau

EFI

2003

Claudio Eduardo Germano Patto

EM

2009

Diana Nasser Avilla

EFI

2007

Edilson Grum Jaremciuc 

EM

2015

Edson Donizeti Isse

EFII / EM

1998

Elaine Cristina Pereira 

EM

2013

Elisa Hitomi Imamura Hediger

EM

2007

Elisa Schunemann Vianna

EFI

1991

Ellen Klasing Pandolfi

EFII / EM

2005

Ênio Mondella Junior

EFII / EM

2007

Fernando Mathias

EFII

2009

Gisela Gauss 

EFI

2004

Gisela Richter

EI

1996

Guaraciaba S. F. B. Oliveira da Paz

EFI

2002

Hannelore M. Bretzke Lima Leandro

EI

1987

Heitor J. Siqueira França

EFII / EM

1985

Ibere Wendel de Padua Lopes

EFII

2005

Ingrid Johanna Streger

EFI / EFII

2002

Isabella Neto Bianchi 

EI

2016

Jefferson Marcondes de Carvalho

EFII / EM

2012

John Patrick O'Brien 

EFII / EM

2013

Karin Antje Genter Junqueira

EFII / EM

2006

Lauricio Diniz Vaz 

EFII / EM

2013

Luis Antonio Gagliardi Prado

EM

2011

Luiz Carlos Dias Oliveira da Paz

EFI / EFII

1989

Maren Beyer Coronel 

EI / EFI

2016

 

 

Nome

Nível

Desde

Maria Paula Brandileone

EFI / EFII

2007

Maria Thereza Penteado Aranha Campos

EFII / EM

2009

Marlies R. Zemann

EFI

1995

Max Filipe Nigro Rocha

EM

2011

Maya Szmick Kopp

EFI / EFII / EM

2006

Meire de Jesus Marion

EM

2000

Michelle Cristina Hofmann 

EFI

2013

Neusa Finkler Horbe 

EF II

2016

Pamella Ingrid Vaders (até 15/04/2016)

EI

2016

Paula de Moraes Mateus

EFII / EM

2011

Regina Shimizu Tamai Ishimoto

EFII

2010

Renata Balbão R. de O. Montanher 

EI

2015

Roland Scott Sprackling

EFII / EM

2007

Rosa Luiza Zambelli

EM

1997

Rubens H. Camargo Bueno

EM

1994

Saulo Benjamim Vianna

EM

2009

Sonia Braga de Castro

EFI

1999

Suely Jose Thomaz

EFI

1969

Susanne Bartlewski

EFI

2012

Valéria Munhoz Vaz Link

EFI

2001

Vanessa Sigaud Pays 

EFII / EM

2013

Vera Machado de Oliveira

EFII / EM

2012

Vera Povoa Di Fonso

EFI

1996

Veronica Hoch de Proença

EFI

2002

Verônica Maria de Araújo

EM

2010

Victoriano Fernandes Neto

EM

1990

Viviane Moraes Alves 

EM

2013

 

Professores Suíços

Nome

Nível

Desde

Alessia Lo Faro

EF I

2014

Andreas Panse

EF II

2005

Angela Heuberger

EF I

2009

Beat Meier

EF I

1995

Carolin Dietrich (desde 27/02/2016)

EI / EF I

2016

Esther Teixeira Jossi

EF I

2001

Florian Alfred Gründler

EF I / EF II

2014

Johannes Becker

EF II / EM

2008

Mario Erb 

EF I / EF II

2016

Martin Bucher 

EF I

2015

Maurus Martin Sommerer

EI / EF I

2012

Sabina Ecknauer

EF II / EM

2011

Sabine Regula Linder 

EF II / EM

2015

Sonja Ursula Schüle 

EF II

2015

Torsten Jenkel

EM

2011

Yves Boris Jacot 

EF II

2016

Abreviações

EI - Educação Infantil

EF1 - Ensino Fundamental 1

EF2 - Ensino Fundamental 2

EM – Ensino Médio

AV - Acompanhamento Vespertino

 

Auxiliares de Ensino

Acompanhamento Vespertino

Nome

Desde

 

 

Aline Claudino dos Santos

2013

 

 

Ana Cristina de Brito Raimundo 

2015

 

 

Maria Camaris

2001

 

 

Patricia Maria dos Santos (Estagiária)

2015

 

 

 

Estrutura e Matrículas

Estrutura Pedagógica

 

 

 

 

Nível

Idade

Série / Ano

 

 

 

 

 

Educação Infantil

4

Jardim I

 

 

 

 

 

 

 

 

5

Jardim II

 

 

 

 

 

 

 

Ensino Fundamental I

6

1º ano

 

 

 

 

 

7

2º ano

 

 

 

 

8

3º ano

 

 

 

 

 

 

 

9

4º ano

Certificação Externa de Exames de Língua

 

 

 

 

10

5º ano

 

 

 

 

Ensino Fundamental ll

 

11

6º ano

Alemão

Francês

Inglês

 

 

 

 

12

7º ano

 

 

 

 

13

8º ano

IVA A2

 

 

 

 

 

 

14

9º ano

DELF A1

 

 

 

 

 

Ensino Médio

15

1ª série

DSD A2/B1

DELF A2

 

 

 

 

 

16

2ª série

DSD A2/B1

DELF B1

 

 

 

 

 

17

3ª série 

DSD B2/C1

DELF B2

 

 

 

 

 

18

4ª série 

DSD B2/C1

DELF B2 | DALF C1

CAE/CPE B2/C1/C2

 

 

 

 

 Vestibular - Certificado de Conclusão do Ensino Médio e 

Preparação para Ingresso em Universidades Brasileiras

 

 

 

 

Diploma do Bacharelado Internacional (IB), reconhecido em diversas Universidades no Exterior. Do 2º semestre da 2ª série EM ao 1º semestre da 4ª série EM.

 

 

 

 

 

 

Alunos matriculados

 

Suíços

Brasileiros e

Outras Nacionalidades

Total

Jardim I

9

35

44

Jardim II

11

51

62

Educação Infantil

20

86

106

1º ano

9

54

63

2º ano

14

47

61

3º ano

16

47

63

4º ano

10

48

58

5º ano

9

48

57

Ensino Fundamental I

58

244

302

6º ano

8

44

52

7º ano

8

45

53

8º ano

7

37

44

9º ano

9

35

44

Ensino Fundamental ll

32

161

193

1ª série

10

28

38

2ª série

6

32

38

3ª série

6

27

33

4ª série

4

21

25

Ensino Médio

26

108

134

Total - Início do Ano Letivo

136

599

735

 

Alunos

Formandos 9º Ano

 

Alessandra Midori Awaji Suzuki

Juliette Luciana Caduc

Ana Luisa Ferreira da Costa Papp

Laura de Mattos Tinguely

Anaïs Lien Buser

Leonardo Assis Ramalho

Anna Beatriz Cortez Schauff

Lucas Peixoto Marques

Anna Paula Nicole Teixeira Toggweiler

Lucas Weilenmann

Carolina Uberreich Eisenbraun

Manuela Tendolini Ribeiro

Caroline Therese Ulrike Décamps

Maria Eduarda Ticianelli Lopes

Cauê Anker

Maria Leonor Azevedo Saramago

Daniella Prando Zebele

Martin Smith de Oliveira Martins

Deborah Christofe Borba

Mathias Rezende Mahnke

Dennis Nicolas Freeman

Michael Maurice O'Brien

Esteban Wilches Lara

Patrick Bauer Durand-Mura

Frederico Lang Mitteldorf

Paulo Henrique Motta

Frederico Pilatti Laffitte

Pedro Ferreira da Silva Fernandes

Gabriela de Magalhães Barros Villavecchia

Philip Civitareale Widmann

Gustavo Kliukas Escocard Mirandola

Raquel Marcelino Rombauer

Isabel Coelho Govier

Renato Socorro Mendes

Isabela Teixeira da Luz Bighe

Ricardo Eickhoff Haag

Isabella de Rezende Brechtbühl

Sophia Betenson Barbosa

Isadora Martins Zuffo

Victoria Leon

João Pedro Campos Ferezin

Victória Weckl Pardi

João Victor Cavalcante Montagna

William Whitaker de Carvalho Pfeiffer

Júlia Carvalho Pegorini

 

 

Conclusão do Ensino Médio

Ana Carolina Nogueira Beda

Leonardo Lamberti

Beatriz Hofer Lavieri

Letícia Yumi Ishimoto

Carolina de Abreu Waack

Lucas Ribeiro Schneider

Catharina Brenner Doria

Marc Niklaus Egger Desfontaine

Clara Petraglia Ribeiro

Mariah Pires Possebon e Silva

Dalila Melman Caldas

Melanie Urech Soeiro Cabral

Daniela Rafael Simões de Oliveira

Nathalia Müller Agrelo Lusquiños

Gloria Maria Augusta Eleonora Angela Schönburg

Nicolas Feltrin Mendes

Gustavo Amaral Santos Köhnen

Nicole Neves de Magalhães Barros

Henrique do Amaral Cardia Angelucci

Nina Reis Rabe

Julia Farina Voegels

Paula Wolf Hasserodt

Juliana Moura de Faria

Vanessa Ricard Rochat

Katharina Wolf Hasserodt

 

 

Diplomas

International BAccalaureate Diploma

Ana Carolina Nogueira Beda

Katharina Wolf Hasserodt

Beatriz Hofer Lavieri

Leonardo Lamberti

Carolina de Abreu Waack

Letícia Yumi Ishimoto

Catharina Brenner Doria

Lucas Ribeiro Schneider

Clara Petraglia Ribeiro

Marc Niklaus Egger Desfontaine

Dalila Melman Caldas

Mariah Pires Possebon e Silva

Daniela Rafael Simões de Oliveira

Nathalia Müller Agrelo Lusquiños

Gloria Maria Augusta Eleonora Angela Schönburg

Nicolas Feltrin Mendes

Gustavo Amaral Santos Köhnen

Nicole Neves de Magalhães Barros

Henrique do Amaral Cardia Angelucci

Nina Reis Rabe

Julia Farina Voegels

Paula Wolf Hasserodt

Juliana Moura de Faria

Vanessa Ricard Rochat

 

DIPLOMAS DE LÍNGUAS

Língua

Exame / Prova

Participantes

Aprovados

Aprovados %

Alemão

 

IVA

A2

52

39

75%

DSD I

B1

44

30

68%

DSD – II

B2

20

15

75%

C1

Francês

DELF

A1

44

44

100%

DELF

A2

35

35

100%

DELF

B1

16

16

100%

DELF

B2

9

8

90%

DALF

C1

5

3

60%

Inglês

CAE

B2

2

2

100%

C1

17

17

100%

C2

4

4

100%

 

Deutsches Sprachdiplom 

Internationale Vergleichsarbeit A2 (IVA A2)

 

Nome

Turma

Nome

Turma

 

Aila Liv Buser

7º ano

Ludovico da Riva Neto

8º ano

 

André Amadio Rodriguez

8º ano

Luiz Felipe Neves de Magalhães Barros

7º ano

 

Anna Beatriz Cortez Schauff

9º ano

Luiza Marra Gonzalez

8º ano

 

Arthur George Falchet Macrander

8º ano

Maia de Moraes Pimenta

8º ano

 

Barbara Lambermont

7º ano

Maiara Bucher

7º ano

 

Beatriz Szalontai Grandolpho

8º ano

Maria Gabriela Medeiros von Adamek

7º ano

 

Bruno Francisco Barth

7º ano

Marina de Moraes Fló

7º ano

 

Eduardo Fregonesi Macieira

8º ano

Nina Marie Lopes Sidler

7º ano

 

Erik Häfeli Knudsen

7º ano

Paulo Henrique Motta

9º ano

 

Fernando Barboza Braga de Melo

7º ano

Rafael Negraes Crespo

8º ano

 

Isabella de Rezende Brechtbühl

9º ano

Rafael Teixeira Moreira

7º ano

 

Isadora Moreira Krukoski

7º ano

Samuel Endres Berlinger

8º ano

 

João Frederico Martins Zuffo

7º ano

Sophia Sprackling

7º ano

 

João Pedro Campos Ferezin

9º ano

Stella Secches Pestalozzi

7º ano

 

Jordi D'Addio Sabadell

8º ano

Thomas Sakae Fasting

7º ano

 

Julie Schünemann Vianna

7º ano

Thomas Sierro Cavalcante

7º ano

 

Laura Kliukas Escocard Mirandola

7º ano

Valentina Zalaf Dolce Perri

7º ano

 

Loren D'Elboux Oliveira

8º ano

Victor Louzada Villaça Azevedo

7º ano

 

Lucas de Souza Buholzer

7º ano

Victor Monteiro Lopes

7º ano

 

Lucca Couto Callegari

7º ano

 

 

 

 

Deutsches Sprachdiplom Stufe 1 

DSD I B1

Nome

Turma

Nome

Turma

Ana Carolina Baier Firmo

1 EM

Lucas Schlatter

1 EM

Anna Carolina Holopainen

1 EM

Luisa Almeida Rey

2 EM

Beatriz Boch Vezneyan

1 EM

Luma Rohr

1 EM

Bernhard Cedric Honegger

1 EM

Maria Elisa de Almeida Magnoni

1 EM

Caio Rosa Rocha

1 EM

Marina Yamamoto

1 EM

Carmen de Sena Manso Marcilio

1 EM

Matheus Lettieri Dezan Cochrane

1 EM

Eduardo Neto Bianchi

1 EM

Matheus Marques Zanforlin Gonçalves

1 EM

Felipe Franco Bucci Cintra

1 EM

Nathália Montagna Danielides

1 EM

Guy Kreis

1 EM

Oliver Sierro Cavalcante

1 EM

Henrique Morais Jones

2 EM

Olivia Gomez Rosso

1 EM

Henrique Vieira Gomes da Costa

1 EM

Renan Antunes Mazaro

1 EM

Isabella Jordana Cipolla Perpetuo

1 EM

Sofia de Freitas Veríssimo Vieira

1 EM

João Gabriel Calil Cavalcanti de Araújo

2 EM

Thiago Cobra Ortiz Bögli

1 EM

Julia Alonso Bilfinger

1 EM

Tiago Franco Bucci Cintra

1 EM

Lorenzo Schulze Burti

1 EM

Valéria de Santana Nascimento

1 EM

 

Deutsches Sprachdiplom Stufe 2 

DSD II B2/C1

Nome

Turma

Beatriz Hofer Lavieri

4 EM

Clara Petraglia Ribeiro

4 EM

Daniela Rafael Simões de Oliveira

4 EM

Desirée Belga

3 EM

Fernando Alonso Bilfinger

3 EM

João Augusto Ferreira Lisboa

3 EM

Juliana Moura de Faria

4 EM

Letícia Yumi Ishimoto

4 EM

Luca Rochat Ramunno

3 EM

Lucas Ribeiro Schneider

4 EM

Marco Marzola Koblinsky

3 EM

Nicole Neves de Magalhães Barros

4 EM

Paula Wolf Hasserodt

4 EM

Rodrigo Henrique Ros

3 EM

Victória Affonso dos Santos Ferreira

3 EM

 

Diplôme d’Études en Langue Française – DELF A1

9º ano

 

Nome

Nome

 

Alessandra Midori Awaji Suzuki

Juliette Luciana Caduc

 

Ana Luisa Ferreira da Costa Papp

Laura de Mattos Tinguely

 

Anaïs Lien Buser

Leonardo Assis Ramalho

 

Anna Beatriz Cortez Schauff

Lucas Peixoto Marques

 

Anna Paula Nicole Teixeira Toggweiler

Lucas Weilenmann

 

Carolina Uberreich Eisenbraun

Manuela Tendolini Ribeiro

 

Caroline Therese Ulrike Décamps

Maria Eduarda Ticianelli Lopes

 

Cauê Anker

Maria Leonor Azevedo Saramago

 

Daniella Prando Zebele

Martin Smith de Oliveira Martins

 

Deborah Christofe Borba

Mathias Rezende Mahnke

 

Dennis Nicolas Freeman

Michael Maurice O'Brien

 

Esteban Wilches Lara

Patrick Bauer Durand-Mura

 

Frederico Lang Mitteldorf

Paulo Henrique Motta

 

Frederico Pilatti Laffitte

Pedro Ferreira da Silva Fernandes

 

Gabriela de Magalhães Barros Villavecchia

Philip Civitareale Widmann

 

Gustavo Kliukas Escocard Mirandola

Raquel Marcelino Rombauer

 

Isabel Coelho Govier

Renato Socorro Mendes

 

Isabela Teixeira da Luz Bighe

Ricardo Eickhoff Haag

 

Isadora Martins Zuffo

Sophia Betenson Barbosa

 

João Pedro Campos Ferezin

Victoria Leon

 

João Victor Cavalcante Montagna

Victória Weckl Pardi

 

Júlia Carvalho Pegorini

William Whitaker de Carvalho Pfeiffer

 

 

Diplôme d’Études en Langue Française – DELF A2

1ª série do Ensino Médio

Nome

Nome

Ana Carolina Baier Firmo

Marcelo Fredegotto Weingrill

Beatriz Boch Vezneyan

Maria Elisa de Almeida Magnoni

Bernhard Cedric Honegger

Mariana Amadio Rodriguez

Caio Rosa Rocha

Marina Yamamoto

Carmen de Sena Manso Marcilio

Matheus Lettieri Dezan Cochrane

Eduardo Neto Bianchi

Matheus Marques Zanforlin Gonçalves

Felipe Franco Bucci Cintra

Nathália Montagna Danielides

Guy Kreis

Oliver Sierro Cavalcante

Henrique Vieira Gomes da Costa

Olivia Gomez Rosso

Ian Freitag

Pedro Augusto Higa Nascimento

Isabella Jordana Cipolla Perpetuo

Renan Antunes Mazaro

João Vitor Lima Assumpção

Ricardo Farina Voegels

Julia Alonso Bilfinger

Sofia de Freitas Veríssimo Vieira

Lorenzo Schulze Burti

Thiago Cobra Ortiz Bögli

Lucas Altwegg de Almeida

Thiago José Cocco Roque

Lucas Schlatter

Tiago Franco Bucci Cintra

Luis Felipe Clezar Bom Angelo

Valéria De Santana Nascimento

Luma Rohr

Marcelo Fredegotto Weingrill

 

Diplôme d’Études en Langue Française

DELF B1

Nome

Turma

Antônia de Athayde Mendonça

3 EM

Daniel de Souza Bittar

2 EM

Edmond Nessim Azar

3 EM

Fernando Alonso Bilfinger

3 EM

Isabella Louise Hefti Caramurú

2 EM

João Pedro Martins Rodriguez

2 EM

Karina Schünemann Vianna

2 EM

Luca Rochat Ramunno

3 EM

Lucas Pereira Silva Ramos Freitas

2 EM

Marco Marzola Koblinsky

3 EM

Matheus Palavras Hartschuh

3 EM

Nina de Moraes Pimenta

2 EM

Pedro Martins Zuffo

2 EM

Pedro Toledo

3 EM

Thomas de Freitas Marzagão Barbuto Attié

2 EM

Vitória de Labetta

2 EM

 

Diplôme d’Études en Langue Française

DELF B2 / DALF C1

Nome

Turma

Catalina Egger Desfontaine

3 EM

Gustavo Pilatti Laffitte

3 EM

Henrique do Amaral Cardia Angelucci

4 EM

Isabella Maria Brandileone Marques

3 EM

João Augusto Ferreira Lisboa

3 EM

Mariah Pires Possebon e Silva

4 EM

Nathalia Müller Agrelo Lusquiños

4 EM

Patrick Valdivia Terzis

3 EM

Piera Pelicano Trevisan

3 EM

Rodrigo Henrique Ros

3 EM

Victória Affonso dos Santos Ferreira

3 EM

 

DIPLOMAS DA UNIVERSIDADE CAMBRIDGE - CAE

Nome

Nível

Ana Carolina Nogueira Beda

C1

Beatriz Hofer Lavieri

C1

Catharina Brenner Doria

C1

Clara Petraglia Ribeiro

C2

Dalila Melman Caldas

C1

Daniela Rafael Simões de Oliveira

C1

Gloria Maria Augusta Eleonora Angela Schönburg

C1

Gustavo Amaral Santos Köhnen

C1

Henrique do Amaral Cardia Angelucci

C1

Julia Farina Voegels

C2

Juliana Moura de Faria

C1

Katharina Wolf Hasserodt

C1

Leonardo Lamberti

C1

Lucas Ribeiro Schneider

C2

Marc Niklaus Egger Desfontaine

C1

Mariah Pires Possebon e Silva

C2

Melanie Urech Soeiro Cabral

B2

Nathalia Müller Agrelo Lusquiños

C1

Nicolas Feltrin Mendes

C1

Nicole Neves de Magalhães Barros

C1

Nina Reis Rabe

C1

Paula Wolf Hasserodt

B2

Vanessa Ricard Rochat

C1

 

Carreira dos Formandos

Formandos 2016 - Aprovados nas seguintes universidades

(status em fevereiro 2017)

Ana Carolina Nogueira Beda

FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado

Desenho Industrial

Beatriz Hofer Lavieri

FGV – Fundação Getúlio Vargas

Administração Pública

Catharina Brenner Doria

ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

Publicidade e Propaganda

Clara Petraglia Ribeiro

PUC Campinas – Pontifícia Universidade Católica

Artes Visuais

Dalila Melman Caldas

ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

Publicidade e Propaganda

Daniela Rafael Simões de Oliveira

UNESP- Universidade Estadual Paulista 

Biologia

Gloria Maria Augusta Eleonora Angela Schönburg

IE University - España

Arquitetura

Gustavo Amaral Santos Köhnen

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Direito

Julia Farina Voegels

The University of Sydney - Australia

Engenharia Civil 

Juliana Moura de Faria

University of Reading - Inglaterra

Finance and Investment in Property

Lucas Ribeiro Schneider

University of Toronto - Canadá

Psicologia e Economia

Nathalia Müller Agrelo Lusquiños

ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

Relações Internacionais

Nicolas Feltrin Mendes

AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras

Oficial do exército

Nicole Neves de Magalhães Barros

Aplicação: Estados Unidos

Economia ou Administração de Empresas

 

Áreas de Interesse (2012-2016)

 

Área de interesse dos 94 formandos = 61% do total de 155 no período de 2012 a 2016

Outras áreas de Interesse

 Administração Pública

 Design de Interiores

 Marketing

 Artes Visuais

 Educação Física

 Medicina

 Aviação

 Engenharia Automobilística

 Design de Moda

 Biologia

 Engenharia Mecânica

 Relações e Negócios Internacionais

 Ciências das Comunicações

 Engenharia Química

 Oficial do exército

 Ciências do Esporte

 Estatística

 Marketing e Propaganda

 Ciências Humanas

 Finance and Investment in Property

 Veterinária

 Cinema

 Gastronomia

 

 Desenho Industrial

 Hotelaria

 

 

Faculdades Frequentadas no Brasil

 

Base de cálculo dos 94 alunos nas universidades - 73 entraram em universidades brasileiras

Outras Faculdades frequentadas no Brasil

AMAN - Academia dos Agulhas Negras do Exército

 

Universidade Anhembi Morumbi

 

Faculdade Cásper Líbero

 

EJ - Escola de Aeronáutica Civil

 

PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica

 

PUC RJ - Pontifícia Universidade Católica

 

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

 

 

Faculdades Frequentadas em outros países

 

Base de cálculo dos 94 alunos nas universidades - 21 entraram em universidades estrangeiras

 

EUA

George Washington University

Hult International Business School San Francisco

NY Film Academy

Parsons The New School for Design

Stanford University

UF - University of Florida

 

Suíça

École Hôtelière de Lausanne

University of St.Gallen

Universität Zürich

Universita della Svizzera

Canadá

UBC - The University of British Columbia

University of Toronto

 

Argentina

UCA - Pontifícia Universidad Católica da Argentina

Outras

IE University (Espanha)

Science Po - L'Institut d'Ètudes Politiques de Paris (França)

TU - Technische Universität Berlin (Alemanha)

University of Reading (Inglaterra)

University of Sydney (Austrália)

 

EVENTOS
Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Janeiro

  • Abertura Oficial do Ano Letivo
  • Entrega do Cone – 2º ano EF I

Fevereiro

  • Semana de Enfoque Curricular Mamanguá – 4ª série EM
  • Carnaval – Educação Infantil
  • Carnaval – Ensino Fundamental I
  • Inauguração do novo Auditório

Março

  • Projeto “Vamos reciclar?”
  • Exames Orais IB de Línguas – 4ª série EM
  • Dia de Integração – 3º e 4º anos EF I
  • European University – 3ª Série EM
  • Programa de Estágio – visita da 2ª Série EM à Volkswagen

Abril

  • Entrega dos certificados de Alemão DSD B1 e C1 – 2ª e 4ª séries EM
  • Procura de ovos na Chácara Flora e no Clube de Campo São Paulo – Jardim ll e 1º ano
  • Passeio ao Pet Zoo – 2º ano EF I
  • Projeto “Alma de Batera” – 7º ao 9º ano EF II

Maio

  • Semana de Enfoque Interdisciplinar – 3º ano EF I
  • Semana de Enfoque Interdisciplinar – 1º ano EF I
  • Exames IB – 4ª série EM
  • Projeto “Profissões” – Jardim II

Junho

  • Festa Junina
  • Passeio das Lanternas
  • Apresentação de Teatro – 9º ano
  • Semana de Oficinas EF II
  • Churrasco da salsicha

 

 

 

Julho

  • Competição de Leitura em Alemão
  • Coquetel Encerramento 1º Semestre
  • Dias de Planejamento
  • Volta às aulas - 2º semestre 2016

Agosto

  • 01 de Agosto - Dia Nacional da Suíça – Apresentação de Teatro “Guilherme Tell”
  • Entrega dos certificados de Francês – 2ª série EM
  • Apresentação do Projeto “Chega de Bullying” – 6º ano
  • Dia de Integração – Jardim I
  • Dia de Integração – Jardim II e 1º ano

Setembro

  • Visita do Conselheiro Federal da Suíça, Sr. Alain Berset
  • Apresentações de “PP – Personal Project” – 1ª série EM
  • Apresentação de Teatro - 3º ano D4
  • Abertura do II Jogos Interescolares da ESBSP  

 

Outubro

  • 25ª Feira do Livro
  • Mostra de Música – 5º ano EF I
  • Sarau Literário – Ensino Médio
  • Halloween - 9º ano EF II

Novembro

  • Bazar - 50 anos da Escola
  • Especial 50 anos
  • Dia Esportivo - Rapel em Mairiporã - 1ª série EM
  • Festa de Encerramento Jardim I
  • Concerto do 3º ano

Dezembro

  • 32ª Olimpíada Escolar
  • Formatura - 9º ano EF II
  • Formatura - 4ª série EM

MURAL DE FOTOS

Relatório Anual 2016 | Jahresbericht 2016 - Desenvolvido e Hospedado por: Pecorari Digital

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