Gunar Hohl
"Time is one thing that can never be retrieved. One may lose and regain friends. One may lose and regain money. Opportunity, once spurned, may come again. But the hours that are lost in idleness can never be brought back to be used in gainful pursuits." Winston Churchill
Em 2016, celebramos 50 anos de existência da nossa escola de São Paulo e 35 anos da escola de Curitiba. Festejamos nosso passado e honramos todos que tornaram possível alcançarmos o sucesso que hoje celebramos. Na ocasião, também externamos nossa preocupação com os grandes desafios que estamos vivendo, em adaptar a educação escolar e nosso currículo para fazer frente a um futuro marcado pelo ritmo cada vez mais rápido dos avanços tecnológicos e da multiplicação do conhecimento.
Em 2017, precisamos nos voltar para o futuro da educação, que é baseada em habilidades e conceitos e não apenas em uma quantidade enorme de fatos e dados segmentados em diferentes áreas do conhecimento; precisamos agir para minimizar o risco de oferecer uma educação voltada para o passado ao invés de cada vez mais para o futuro. Nesse sentido, nossas escolas receberam dois grandes “presentes” no ano de comemoração de nossos 50/35 anos: a lei de reforma do ensino médio e o início da aceitação, por universidades brasileiras, do diploma IB como critério de seleção e admissão.
A aceitação do Diploma IB por universidades brasileiras fala por si: com o currículo IB, podemos agora preparar nossos alunos para universidades brasileiras, suíças e internacionais, e não estamos mais presos à compartimentalização do nosso ensino em currículo suíço, IB Diploma e vestibular. Do mesmo modo, a reforma do ensino médio nos permitirá atualizar e modernizar a nossa grade curricular, integrando de fato o programa IB e o Ensino Médio. Temos agora mais liberdade para flexibilizar a oferta de matérias, aliviando a sobrecarga dos alunos durante os 2 anos do Diploma IB, distribuindo-as de modo mais eficiente ao longo dos 4 anos de Ensino Médio, bem como o número de aulas entre as matérias.
Devemos reforçar o currículo IB e suas características (habilidades e conceitos), nos afastando cada vez mais de um ensino conteudista, que não prepara o aluno para enfrentar os avanços tecnológicos e demandas sociais e profissionais.
Com isto, podemos nos antecipar e mudar o foco do ensino atual que visa a preparar os alunos para passarem em exames de admissão e vestibulares, e reforçar o Diploma IB, cuja filosofia, metodologia e abordagem se aproximam mais do ensino e da pedagogia suíça.
O que isto significa na prática para nós em 2017? Precisamos rever a grade curricular à luz da nova lei, modernizando-a e distribuindo matérias com mais propriedade nos 4 anos do Ensino Médio. Devemos implementar, desde o Ensino Fundamental, a mesma metodologia IB para que o aluno, quando entrar no EM e começar o Diploma, já esteja acostumado com o ensino focado em habilidades e conceitos. Finalmente, os alunos poderão assim, durante os 2 anos de Diploma, ter um aumento significativo no número de aulas das 6 matérias que o compõem e uma redução das aulas de matérias não IB, que poderão ser reforçadas nos outros anos. Temos certeza de que com isso elevaremos o nível acadêmico de nossos alunos e seu preparo para os desafios que os esperam na universidade e além.
Essa oportunidade está disponível, aqui e agora. Se não agirmos já, o tempo perdido não poderá ser recuperado! Cabe a nós fazer o que for preciso para aproveitá-la, de forma que já a partir de 2018, possamos nos beneficiar desses “presentes” que recebemos por ocasião da comemoração de nossos 50/35 anos. E dessa forma manter-nos à frente como uma instituição de ensino avançado, visionário e voltado ao futuro.
Finalmente, mas não menos importante, pela primeira vez em nossa história, temos uma estrutura de direção profissional completa, com a apontamento do Sr. Jürg Leuenberger como Diretor Geral das escolas de São Paulo e Curitiba, a contratação do Sr. Marc Schumacher, como novo Diretor de Curitiba além do atual Diretor de São Paulo, Sr. Marcel Brunner. Com este time, temos convicção que as escolas estarão à altura dos desafios e mudanças que teremos que enfrentar para adequar as escolas a uma nova realidade.
Conselho de Administração | |
Presidente | Gunar Hohl |
Vice-Presidente | Roberto Antonio Peredo Zürcher |
Conselheiros | Alfredo Attié Jr. Bruno Larsen Flávia de Queiroz Hesse Gabriela Hildegard Marcel Salzmann Manuela Esther Merki Ronald Felder |
Conselho Fiscal | |
Membros Efetivos | Sérgio Renato Tinguely Werner Stettler
|
Conselho Consultivo | |
Membros Obrigatórios | |
Consulado Geral da Suíça em São Paulo | Claudio Leoncavallo Xaver Schönbächler |
Diretor Geral | José Oberson Jürg Leuenberger |
Representantes do Corpo Docente | Heitor França |
Presidente anterior do Conselho de Administração | André Jakob Larsen
|
Membros Eleitos | Jacqueline Louise Hefti Caramurú |
"A única constante no universo é a mudança." ¹
É claro que essa afirmação é válida também para a escola ou principalmente para ela. Não é diferente em nossas escolas sobretudo na área pedagógica. Os nossos esforços de não apenas „enfiar conhecimentos na cabeça dos alunos“, mas de levá-los à aprendizagem responsável trazem mudanças. Isso requer adaptações em diversos níveis, primeiramente no pensamento e planejamento da Gestão. Novas estruturas precisam ser criadas para que as equipes de ensino e as visitas mútuas, por exemplo, e as respectivas reuniões e feedbacks possam acontecer. Também existem mudanças na infraestrutura para dar apoio a esse desenvolvimento (um exemplo é o study-room).
Os professores também vivenciam mudanças. Eles aprendem novas formas de ensino (aprendizagem cooperativa) e devem aplicá-las. Para isso, eles precisam mudar alguns aspectos da sua aula habitual. Paralelamente, são inseridas cada vez mais ferramentas tecnológicas em sala de aula. Em Curitiba e São Paulo, vários tablets estão disponíveis para uso dos professores em sala de aula. Isso requer também uma adaptação na concepção das aulas. Mas provavelmente, são os alunos que presenciam as maiores mudanças, pois enfrentam novos desafios quase diariamente e precisam encará-los. Os alunos e a sua aprendizagem são cada vez mais o centro das atenções. Eles assumem a responsabilidade pela sua aprendizagem e desenvolvem além da proficiência, também as autocompetências e a competência social. E até mesmo os pais precisam se ocupar com as mudanças. Eles devem acompanhar os seus filhos no seu caminho até a autonomia sem descuidar deles. Não existem mais certificados para o melhor aluno, são avaliadas somente as competências. Todos nós que, de alguma forma, temos contato com as escolas devemos nos preocupar com as mudanças na sociedade, com as mídias sociais e tecnologias que mudam rapidamente e precisamos gerenciar as consequências da melhor forma possível.
Agradecimento
Como todo ano, um agradecimento especial vai para os dois cantões patronos das cidades de Basileia e de Argóvia. A Escola Suíço-Brasileira de São Paulo agradece ao Conselheiro do Governo, Dr. Christoph Eymann, e ao Secretário-Geral, Dr. Crispin Hugenschmidt. Gostaria de mencionar especialmente o Dr. Oswald Inglin que se despediu da sua função no final de janeiro de 2017. Durante quase 20 anos, ele acompanhou e apoiou a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo como representante do cantão de Basileia-Cidade com muito engajamento e carinho. Desejo muito sucesso ao seu sucessor, Dr. Pierre Felder, e alegro-me com o trabalho em conjunto.
O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba agradece ao Conselheiro do Governo, Alex Hürzeler, ao Secretário-Geral, Dr. Michael Umbricht, assim como ao Dr. Frédéric Voisard, Secretário do Conselho de Educação, pelo apoio benevolente nos projetos e na logística. Os dois cantões ajudam as escolas no que diz respeito ao trabalho da qualidade, sempre apoiando projetos no desenvolvimento escolar, na capacitação, intercâmbio e infraestrutura.
Agradecemos também ao Embaixador Suíço no Brasil, André Regli, pelo grande suporte dado pela Embaixada Suíça em Brasília; ao Consulado-Geral, representado pelo Cônsul-Geral, Claudio Leoncavallo, e ao Cônsul, Xaver Schönbächler; todos grandes apoiadores dos objetivos das escolas suíço-brasileiras, também neste ano. A Gerente da Educationsuisse, Barbara Sulzer-Smith, sempre oferece apoio ativo e com muito conhecimento referente às inúmeras dúvidas que surgem no dia a dia. Um agradecimento especial vai para Derrick Widmer, Presidente da Educationsuisse que se despediu da sua função. Gostaria de agradecê-lo pelo seu engajamento incansável em prol das escolas. Um agradecimento também às colaboradoras da Educationsuisse, Olivia Walani, Ruth von Gunen e Anja Lötscher, sempre prestativas em responder perguntas sobre contratação ou intercâmbio de alunos que desejam estudar na Suíça. O Ministério Federal de Cultura (BAK) é o órgão fiscal federal para as nossas escolas. David Vitali, Fiona Wigger e Andrea Spring merecem a nossa gratidão especial. Agradecemos também ao Dr. Gerold Brägger pelo seu apoio. Por meio do seu suporte, tivemos a possibilidade de usufruir do IQES para as nossas escolas e de continuar trabalhando na qualidade delas. Os diretores das escolas parceiras na Suíça (Denise Widmer, Suhr; David Lingg, Bern; Christian Joos, Burgdorf; Peter Wunderlin, Rekingen; Frido Koch, Wädenswil) merecem um grande agradecimento, pois, de forma ou outra, apoiam ativamente os nossos constantes esforços no desenvolvimento escolar e na capacitação.
Agradeço aos colaboradores das duas escolas pelo seu empenho diário em prol dos nossos alunos. Sem o seu engajamento não seria possível criar e manter as condições básicas para as crianças e adolescentes que possibilitam as mudanças mencionadas acima. E para finalizar, um agradecimento especial aos pais pela grande confiança que demonstram deixando seus filhos conosco.
¹ Heráclito de Éfeso (aprox. 540 - 480 a. C.), Filósofo Grego
A Escola, entre muitas funções atribuídas a ela, responsabiliza-se também pela formação continuada dos seus professores e valoriza muito isso. Um professor sempre precisa ter a oportunidade de conhecer novas práticas pedagógicas, refletir sobre seu trabalho, estar pronto para novos desafios.
Em janeiro deste ano, a Escola ofereceu uma capacitação interna aos professores. Especialistas suíços vieram especialmente para nossa Escola para apresentar e desenvolver o tema "Aprendizagem Cooperativa". Disponibilizaram aos nossos professores novas ferramentas e técnicas para a aplicação direta nas aulas.
O workshop foi concebido de forma que os professores acabaram assumindo o papel dos alunos, uma experiência muito rica, com diferentes, inovadoras e interessantes metodologias de ensino. Após a capacitação na nossa Escola, os especialistas viajaram para Curitiba, onde fizeram o mesmo trabalho com os professores do Colégio Suíço-Brasileiro de lá.
No início de 2016, nossa Escola introduziu uma nova disciplina no Ensino Fundamental II: Métodos de Estudo. Do 6º ao 9º ano, uma aula semanal, separada por nível linguístico, é integrada ao curso de Alemão. Nesses encontros, os alunos aprendem a aprender: desenvolvem técnicas de aprendizagem para os desafios do dia a dia escolar e aprimoram a organização do próprio estudo.
Um exempo prático do que acontece nessas aulas é o Mind Mapping, estratégia que ajuda a estruturar a leitura de textos complexos.
Além disso, os alunos refletem sobre o próprio estudo. Conhecem-se melhor e ganham mais autonomia e responsabilidade pelos estudos. Em determinados momentos, repensam as aulas da semana anterior, analisando o que deu certo e o que poderia ter funcionado melhor. Ou seja, pensam em outras estratégias para alcançar melhor os seus objetivos.
Ainda em 2015, alguns dos nossos alunos do 8º e do 9º anos do EF2 iniciaram a sua participação na 5ª Olimpíada Brasileira de Alemão. No total, mais de 600 alunos de 14 a 18 anos participaram da 1ª fase do concurso, nível B1, na qual foram testadas diversas habilidades. Para a segunda fase, qualificaram-se 44 alunos, dos quais 10 eram da nossa Escola. Para a fase final, que aconteceu no Instituto Goethe de São Paulo e que qualificou os finalistas para a final mundial, em Berlim, 8 alunos foram selecionados.
Desses 8, 4 alunos são da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo. São estes os nossos 4 candidatos: Carmen de Sena Manso Marcilio, Isabella Jordana Cipolla Perpetuo, Maria Leonor Azevedo Saramago e Maria Eduarda Ticianelli Lopes. Maria Eduarda acabou vencendo a final brasileira e viajou, em julho, para a final mundial em Berlin.
A OBA é um evento aberto à participação de todas as escolas para alunos desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a última série do Ensino Médio. A intenção é promover e difundir, a partir de um curso preparatório e de um exame, o estudo da Astronomia e da Astronáutica em todos os níveis escolares.
Anualmente, cerca de 800.000 alunos em todo o Brasil participam da OBA, dos quais aproximadamente 5% recebem medalha.
Na Escola Suíço-Brasileira, a participação dos alunos do EF2 e do Ensino Médio foi voluntária; os alunos do 5º ano do EF1 participaram obrigatoriamente, já que o conteúdo “Astronomia” faz parte do currículo dessa turma. Neste ano, um total de 100 alunos de nossa Escola fizeram a prova, dos quais 28 foram premiados com medalhas: 11 de bronze, 7 de prata e 10 de ouro. Ao final, todos os alunos participantes receberam um certificado de participação.
Como já aconteceu no ano passado, recebemos também este ano estagiários da Suíça. Do final de maio até o final de junho, os estudantes de Pedagogia e futuros professores que atualmente estudam na Faculdade de Pedagogia de Zug fizeram na nossa Escola o seu penúltimo estágio profissionalizante. Os nossos professores do 2° e do 3° anos do EF1 e do 4° e do 5° anos do EF1 fizeram a supervisão do estágio. Do final de julho até o final de agosto, tivemos mais uma estagiária conosco. Era uma estudante da Faculdade de Pedagogia da Basileia.
Todos somam experiências com a vinda de estagiários da Suíça: eles próprios, que fazem uma vivência em um ambiente multicultural e internacional e podem usufruir da grande bagagem dos nossos professores; os alunos, que têm a oportunidade de contato com mais um professor em classe, e os nossos professores, que acabam tendo acesso às mais novas tendências relativas à formação de professores na Suíça.
Todo adolescente no Brasil que quiser ingressar em uma universidade aqui precisa prestar o Vestibular e/ou o Enem. Isso continuará sendo assim; porém, as primeiras universidades brasileiras já começaram a aceitar o IB Diploma como forma de ingresso. Isso já aconteceu em 2016, na FIA (Fundação Instituto de Administração), que admitiu uma estudante IB. A partir de 2017, a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV - EESP) também aceitará alunos que apresentam o IB Diploma. Os critérios de admissão já foram definidos. Outras importantes faculdades, como FAAP, Ibmec e Insper, estão estudando a possibilidade do acesso de estudantes por meio do IB.
Há muitos anos, os nossos alunos realizam o estágio na 2ª série do Ensino Médio. Os adolescentes retornam à Escola depois de terem passado por incríveis vivências. A partir deste ano, os nossos alunos da 4ª série do Ensino Médio também fizeram um estágio, dessa vez de duas semanas, logo após o término dos exames IB.
Temos contado muito com o apoio de diversos pais, que se colocam à disposição para compartilhar com os nossos alunos a sua experiência de carreira acadêmica e profissional. Organizamos eventos, nos quais alguns pais e mães fizeram apresentações para alunos e pais presentes. Além desses ricos momentos, o diretor e o coordenador IB apresentaram informações sobre as universidades de línguas alemã e inglesa.
Para completar, os nossos alunos tiveram a oportunidade de visitar diversas empresas, tais como a Volkswagen, em Taubaté, o centro de distribuição e uma loja das Casas Pernambucanas, a empresa Walter Tecnologias em Superfícies, que desenvolve ferramentas, entre outros produtos, e o Instituto Muda, que atua na gestão de resíduos. Os adolescentes também tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, vinculado à POLI.
Pela segunda vez, este evento tomou conta do Ginásio de Esportes da Escola. De 16 a 30 de setembro, alunos de 24 escolas disputaram jogos amistosos e torneios em diversas modalidades esportivas, entre elas: ginástica artística, futsal, vôlei, basquete e handebol. Após a cerimônia de abertura oficial na manhã do sábado, 17 de setembro, os convidados puderam apreciar o festival e o torneio de Ginástica Artística e, logo em seguida, os jogos de futebol.
A Escola Suíço-Brasileira ficou muito contente por ter recebido tantas crianças e jovens da nossa Escola e de outras instituições. Para nós, é muito importante o incentivo à prática de esportes, seja em torneios e festivais, seja nas próprias aulas curriculares de Educação Física, seja nos diversos cursos extracurriculares oferecidos pela Escola.
A estreia da peça Guilherme Tell, de Friedrich Schiller, apresentada para famílias e amigos da Escola, aconteceu no dia 1º de agosto, primeiro dia letivo do segundo semestre e Dia Nacional da Suíça. Encenado por alunos, professores e funcionários da Escola, o espetáculo foi aplaudido de pé. Os alunos do Ensino Fundamental 2° Ciclo e do Ensino Médio gostaram muito da ideia de ver seus professores sob outra perspectiva.
O projeto foi lançado em janeiro, quando os voluntários interessados foram convidados a se inscrever. Sob a direção de nosso ator Bastian Thurner e da professora Sonja Schüle, a peça foi construída durante os últimos meses em dois idiomas, Português e Alemão, um enorme desafio, já que nem todo o elenco dominava essa segunda língua. Mesmo assim, foi impressionante como o elenco conseguiu encenar e transmitir para a plateia o drama de Guilherme Tell.
A partir do mês de fevereiro, a Escola introduziu, em parceria com o Instituto Muda, a coleta seletiva. A partir desse momento, o lixo começou a ser separado: recicláveis e não recicláveis. O Instituto Muda iniciou a retirada do lixo duas vezes por semana para encaminhá-lo para a reciclagem. O instituto responsabilizou-se pela inspeção e pela elaboração de um relatório para que o sucesso da nossa campanha pudesse ser acompanhado. O objetivo principal do projeto foi a conscientização de crianças, adolescentes e adultos sobre o dano que o lixo traz ao meio ambiente.
Durante três dias, o Instituto Muda fez um trabalho introdutório com todos os alunos para que compreendessem e aderissem ao projeto. Antes disso, tanto os professores quanto os demais colaboradores receberam todas as orientações necessárias.
Introduzimos, também, a separação de resíduos no refeitório. Os próprios alunos começaram a separar, na hora da devolução da bandeja e do prato, o lixo reciclável do não reciclável. Depositaram os restos alimentares, os líquidos, os talheres e os recicláveis em recipientes apropriados. Com essa medida, esperamos conscientizar os alunos da importância da diminuição do desperdício. Os restos alimentares foram pesados diariamente e o resultado divulgado regularmente, com a demonstração do peso dos alimentos desperdiçados convertidos em pacotes de alimentos: arroz, macarrão etc.
Os 50 anos da Escola foram festejados durante o ano letivo com a participação de toda a comunidade escolar. Foram diversas ações para celebrar esta data tão especial.
Em fevereiro, inauguramos o novo Auditório, transformado em um moderno espaço multifuncional. Servimos um delicioso coquetel e tivemos a apresentação da Swiss College Jazzband.
Durante o mês de março, ocorreu o concurso para a escolha da capa do CD comemorativo, gravado pela banda dos alunos.
No dia 1º de agosto, dia Nacional da Suíça, um grupo formado por alunos, professores e funcionários apresentou, com sucesso, a peça “Willhelm Tell”, de Friedrich Schiller.
No dia 10 de setembro, recebemos a visita do conselheiro Federal, Sr. Alain Berset, acompanhado de uma delegação composta por sua esposa, Sra. Muriel Z. Berset, pelo Embaixador da Suíça no Brasil, Sr. André Regli, pelo Cônsul-Geral da Suíça, Sr. Claudio Leoncavallo, pelo Cônsul da Suíça, Sr. Xaver Schönbächler, e por dois assistentes pessoais. Com a presença de 300 convidados, Sr. Alain Berset teve a oportunidade de interagir com toda a comunidade durante um típico almoço suíço.
Em novembro, o Bazar encerrou as comemorações dos 50 anos. Tivemos a honra de contar com a presença dos representantes do Cantão Patrono de Basileia, Sr. Dr. Crispin Hugenschmidt, Secretário-Geral do Departamento de Educação, Sr. Dr. Oswald Inglin, responsável pela Escola no Departamento de Educação, e de seu sucessor, Sr. Pierre Felder. Durante o evento, os mais de 3000 convidados puderam participar das atividades planejadas para a celebração do aniversário da Escola:
Para consolidar a comunicação com a comunidade escolar, foi lançada uma nova versão da Extranet, integrada às demais ferramentas existentes, mais ágil, mais segura e com novas funcionalidades.
Em mais uma etapa de integração dos processos administrativos, foi implantado o módulo financeiro de Contas a Pagar no Colégio de Curitiba.
A partir deste ano, a certificação Office da International Computer Driving Licence – ICDL foi oferecida também aos alunos do Ensino Médio.
Além da reforma do Auditório, realizada com apoio financeiro do Cantão da Basileia (fundo lotérico) e do Sr. Hermann Straub, foram trocadas as esquadrias e as janelas (antirruído) de mais 6 salas de aula e instalada uma nova rede de captação de águas pluviais na Educação Infantil.
Gestão da Escola | |
|
|
Diretor-Geral | José Oberson Jürg Leuenberger |
Diretor-Executivo | Marcel Brunner |
Diretora de Marketing e Administração | Karin |
Diretora Escolar | Andréa Pimentel |
Coordenador Pedagógico 9º ano do Ensino Fundamental à 4ª série do Ensino Médio | Rubens Henrique Camargo Bueno |
Coordenador Pedagógico Ensino Fundamental 4º ao 8º ano | Andreas Panse |
Coordenador Pedagógico Educação Infantil e Ensino Fundamental até 3º ano | Maurus Martin Sommerer |
Coordenador IB | Saulo Benjamim Vianna |
Setor Administrativo | |
|
|
Contabilidade e Financeiro | José Alves Feitosa Danielle Liberato Antonioli Branquinho Fernanda Natiele de Carvalho dos Santos Suzane Carvalho |
Informática | Diogenes Dias da Rocha |
Recepção | Maria Buser |
Secretaria | Lilian Paula Aron Sandra Läuffer Susanna Gertrud Junker Altwegg |
Almoxarifado | Orlando dos Santos Pereira Edson de Jesus Farias |
Marketing | Angélica Russo |
Administração de Pessoal | Yoko Eiro Ribeiro |
Aprendizagem | Gabrielly Rocha de Sousa Larissa Domiciano Borges Stephen Barbosa Mendes Wellington dos Santos Ferreira |
Setor Pedagógico | |
Assistente de Coordenação Pedagógica | Aparecida Maria Pompei de Oliveira |
Atividades Extracurriculares | Edilson Grum Jaremciuc |
Biblioteca | Vilma Regina Thomaz da Susana Fürholz |
Inspetores de alunos | Jorge Luiz Garzon Baes José Roberto Nicolau Marcio Xavier da Silva Neusa de Jesus F. Germano Silvana Barbosa de Santana Solange Aparecida da Silva Vagner Gomes da Silva |
Laboratório das Ciências Exatas | Karem Higa Rozada |
Consultor de Projetos | Bastian Thurner |
Psicólogo | Ricardo Frenkiel |
Serviço Fonoaudiologico e Psicopedagógico | Birgit Möbus |
Serviços Gerais | |
Manutenção | Orlando do Nascimento Alberto Manoel de Lima Clesio Reis Julio José Moisés da Silva Luiz Carlos Almeida Mota Marion Alves do Rozário Sivaldo Valmir da |
Portaria | Joaquim Vicente dos Santos Francisco Ezequiel da Silva Francisco Tadeu Januário José Hamilton Oliveira da Silva José Vaudeira Reginaldo José da Silva |
Serviços Terceirizados | |
Tecnologia da Informação | JYF Consultoria Grupo Onne |
Coleta Seletiva | Instituto Muda |
Limpeza | Alva Labor |
Restaurante e Lanchonete | GRSA – Divisão Scolarest |
Serviço Médico | Clin Kids |
Segurança | Impacto Segurança |
Professores Brasileiros e de outras Nacionalidades | ||
Nome | Nível | Desde |
Adriene Fredegotto Weingrill | EFI | 2006 |
Alexandre Murashima | EFII / EM | 2006 |
André Barreto C. Pereira | EFII / EM | 1999 |
Andrea C. Buchholtz Noetzel | EFI | 2001 |
Andréa Pimentel | EFI | 1994 |
Andrea Rodrigues | EFII / EM | 2012 |
Astrid Müller Rossger | EF I | 2015 |
Clarice Inês Schneider Bresslau | EFI | 2003 |
Claudio Eduardo Germano Patto | EM | 2009 |
Diana Nasser Avilla | EFI | 2007 |
Edilson | EM | 2015 |
Edson Donizeti Isse | EFII / EM | 1998 |
Elaine Cristina Pereira | EM | 2013 |
Elisa Hitomi Imamura Hediger | EM | 2007 |
Elisa Schunemann Vianna | EFI | 1991 |
Ellen Klasing Pandolfi | EFII / EM | 2005 |
Ênio Mondella Junior | EFII / EM | 2007 |
Fernando | EFII | 2009 |
Gisela Gauss | EFI | 2004 |
Gisela Richter | EI | 1996 |
Guaraciaba S. F. B. Oliveira da Paz | EFI | 2002 |
Hannelore M. Bretzke Lima Leandro | EI | 1987 |
Heitor J. Siqueira França | EFII / EM | 1985 |
Ibere Wendel de Padua Lopes | EFII | 2005 |
Ingrid Johanna | EFI / EFII | 2002 |
Isabella Neto Bianchi | EI | 2016 |
Jefferson Marcondes de Carvalho | EFII / EM | 2012 |
John Patrick O'Brien | EFII / EM | 2013 |
Karin Antje Genter Junqueira | EFII / EM | 2006 |
Lauricio Diniz Vaz | EFII / EM | 2013 |
Luis Antonio Gagliardi Prado | EM | 2011 |
Luiz Carlos Dias Oliveira da Paz | EFI / EFII | 1989 |
Maren Beyer Coronel | EI / EFI | 2016 |
| ||
Nome | Nível | Desde |
Maria Paula Brandileone | EFI / EFII | 2007 |
Maria Thereza Penteado Aranha Campos | EFII / EM | 2009 |
Marlies R. Zemann | EFI | 1995 |
Max Filipe Nigro Rocha | EM | 2011 |
Maya | EFI / EFII / EM | 2006 |
Meire de Jesus Marion | EM | 2000 |
Michelle Cristina Hofmann | EFI | 2013 |
Neusa Finkler Horbe | EF II | 2016 |
Pamella Ingrid Vaders | EI | 2016 |
Paula de Moraes Mateus | EFII / EM | 2011 |
Regina Shimizu Tamai Ishimoto | EFII | 2010 |
Renata Balbão R. de O. Montanher | EI | 2015 |
Roland Scott Sprackling | EFII / EM | 2007 |
Rosa Luiza Zambelli | EM | 1997 |
Rubens H. Camargo Bueno | EM | 1994 |
Saulo Benjamim Vianna | EM | 2009 |
Sonia Braga de Castro | EFI | 1999 |
Suely Jose Thomaz | EFI | 1969 |
Susanne | EFI | 2012 |
Valéria Munhoz Vaz Link | EFI | 2001 |
Vanessa Sigaud Pays | EFII / EM | 2013 |
Vera Machado de Oliveira | EFII / EM | 2012 |
Vera Povoa Di Fonso | EFI | 1996 |
Veronica Hoch de Proença | EFI | 2002 |
Verônica Maria de Araújo | EM | 2010 |
Victoriano Fernandes | EM | 1990 |
Viviane Moraes Alves | EM | 2013 |
Professores Suíços | ||
Nome | Nível | Desde |
Alessia Lo Faro | EF I | 2014 |
Andreas Panse | EF II | 2005 |
Angela Heuberger | EF I | 2009 |
Beat Meier | EF I | 1995 |
Carolin Dietrich | EI | 2016 |
Esther Teixeira Jossi | EF I | 2001 |
Florian Alfred Gründler | EF I / EF II | 2014 |
Johannes Becker | EF II / EM | 2008 |
Mario Erb | EF I / EF II | 2016 |
Martin Bucher | EF I | 2015 |
Maurus Martin Sommerer | EI / EF I | 2012 |
Sabina Ecknauer | EF II / EM | 2011 |
Sabine | EF II / EM | 2015 |
Sonja Ursula Schüle | EF II | 2015 |
Torsten Jenkel | EM | 2011 |
Yves Boris Jacot | EF II | 2016 |
Abreviações EI - Educação Infantil EF1 - Ensino Fundamental 1 EF2 - Ensino Fundamental 2 EM – Ensino Médio AV - Acompanhamento Vespertino |
Auxiliares de Ensino Acompanhamento Vespertino | |||
Nome | Desde |
|
|
Aline Claudino dos Santos | 2013 |
|
|
Ana Cristina de Brito Raimundo | 2015 |
|
|
Maria Camaris | 2001 |
|
|
Patricia Maria dos | 2015 |
|
|
Estrutura Pedagógica |
|
|
|
| |||||||
Nível | Idade | Série / Ano |
|
|
|
|
| ||||
Educação Infantil | 4 | Jardim I |
|
|
|
|
|
|
| ||
| 5 | Jardim II |
|
|
|
|
|
|
| ||
Ensino Fundamental I | 6 | 1º ano |
|
|
|
|
| ||||
7 | 2º ano |
|
|
|
| ||||||
8 | 3º ano |
|
|
|
|
|
|
| |||
9 | 4º ano | Certificação Externa de Exames de Língua |
|
|
|
| |||||
10 | 5º ano |
|
|
|
| ||||||
Ensino Fundamental ll
| 11 | 6º ano | Alemão | Francês | Inglês |
|
|
|
| ||
12 | 7º ano |
|
|
|
| ||||||
13 | 8º ano | IVA A2 |
|
|
|
|
|
| |||
14 | 9º ano | DELF A1 |
|
|
|
|
| ||||
Ensino Médio | 15 | 1ª série | DSD A2/B1 | DELF A2 |
|
|
|
|
| ||
16 | 2ª série | DSD A2/B1 | DELF B1 |
|
|
|
|
| |||
17 | 3ª série | DSD B2/C1 | DELF B2 |
|
|
|
|
| |||
18 | 4ª série | DSD B2/C1 | DELF B2 | DALF C1 | CAE/CPE B2/C1/C2 |
|
|
|
| |||
Preparação para Ingresso em Universidades |
|
|
|
| |||||||
|
|
|
|
|
Alunos matriculados | |||
| Suíços | Brasileiros e Outras Nacionalidades | Total |
Jardim I | 9 | 35 | 44 |
Jardim II | 11 | 51 | 62 |
Educação Infantil | 20 | 86 | 106 |
1º ano | 9 | 54 | 63 |
2º ano | 14 | 47 | 61 |
3º ano | 16 | 47 | 63 |
4º ano | 10 | 48 | 58 |
5º ano | 9 | 48 | 57 |
Ensino Fundamental I | 58 | 244 | 302 |
6º ano | 8 | 44 | 52 |
7º ano | 8 | 45 | 53 |
8º ano | 7 | 37 | 44 |
9º ano | 9 | 35 | 44 |
Ensino Fundamental ll | 32 | 161 | 193 |
1ª série | 10 | 28 | 38 |
2ª série | 6 | 32 | 38 |
3ª série | 6 | 27 | 33 |
4ª série | 4 | 21 | 25 |
Ensino Médio | 26 | 108 | 134 |
Total - Início do Ano Letivo | 136 | 599 | 735 |
Formandos 9º Ano
| |
Alessandra Midori Awaji Suzuki | Juliette Luciana Caduc |
Ana Luisa Ferreira da Costa Papp | Laura de Mattos Tinguely |
Anaïs Lien Buser | Leonardo Assis Ramalho |
Anna | Lucas Peixoto Marques |
Anna Paula Nicole Teixeira Toggweiler | Lucas Weilenmann |
Carolina Uberreich Eisenbraun | Manuela Tendolini Ribeiro |
Caroline Therese Ulrike Décamps | Maria Eduarda Ticianelli Lopes |
Cauê Anker | Maria Leonor Azevedo |
Daniella Prando Zebele | Martin Smith de Oliveira Martins |
Deborah Christofe Borba | Mathias Rezende Mahnke |
Dennis Nicolas Freeman | Michael Maurice O'Brien |
Esteban Wilches Lara | Patrick Bauer Durand-Mura |
Frederico Lang Mitteldorf | Paulo Henrique |
Frederico Pilatti Laffitte | Pedro Ferreira da Silva Fernandes |
Gabriela de Magalhães Barros Villavecchia | Philip Civitareale Widmann |
Gustavo Kliukas Escocard Mirandola | Raquel Marcelino Rombauer |
Isabel Coelho Govier | Renato Socorro Mendes |
Isabela | Ricardo Eickhoff Haag |
Isabella de Rezende Brechtbühl | Sophia Betenson Barbosa |
Isadora Martins Zuffo | Victoria Leon |
João Pedro Campos Ferezin | Victória Weckl Pardi |
João Victor Cavalcante Montagna | William Whitaker de Carvalho Pfeiffer |
Júlia Carvalho Pegorini |
|
Conclusão do Ensino Médio | |
Ana Carolina Nogueira Beda | Leonardo Lamberti |
Beatriz Hofer Lavieri | Letícia Yumi Ishimoto |
Carolina de Abreu Waack | Lucas Ribeiro Schneider |
Catharina Brenner | Marc Niklaus Egger Desfontaine |
Clara Petraglia Ribeiro | Mariah Pires Possebon e Silva |
Dalila Melman Caldas | Melanie Urech Soeiro Cabral |
Daniela Rafael Simões de Oliveira | Nathalia Müller Agrelo Lusquiños |
Gloria Maria Augusta Eleonora Angela | Nicolas Feltrin Mendes |
Gustavo Amaral Santos Köhnen | Nicole Neves de Magalhães Barros |
Henrique do Amaral Cardia Angelucci | Nina Reis Rabe |
Julia Farina Voegels | Paula Wolf Hasserodt |
Juliana Moura de Faria | Vanessa Ricard Rochat |
Katharina Wolf |
|
International BAccalaureate Diploma | |
Ana Carolina Nogueira Beda | Katharina Wolf Hasserodt |
Beatriz Hofer Lavieri | Leonardo Lamberti |
Carolina de Abreu Waack | Letícia Yumi Ishimoto |
Catharina Brenner Doria | Lucas Ribeiro Schneider |
Clara Petraglia Ribeiro | Marc Niklaus Egger Desfontaine |
Dalila Melman Caldas | Mariah Pires Possebon e Silva |
Daniela Rafael Simões de Oliveira | Nathalia Müller Agrelo Lusquiños |
Gloria Maria Augusta Eleonora | Nicolas Feltrin Mendes |
Gustavo Amaral Santos Köhnen | Nicole Neves de Magalhães Barros |
Henrique do Amaral Cardia Angelucci | Nina Reis Rabe |
Julia Farina Voegels | Paula Wolf Hasserodt |
Juliana Moura de Faria | Vanessa Ricard Rochat |
DIPLOMAS DE LÍNGUAS | |||||
Língua | Exame / Prova | Participantes | Aprovados | Aprovados % | |
Alemão
| IVA | A2 | 52 | 39 | 75% |
DSD I | B1 | 44 | 30 | 68% | |
DSD – II | B2 | 20 | 15 | 75% | |
C1 | |||||
Francês | DELF | A1 | 44 | 44 | 100% |
DELF | A2 | 35 | 35 | 100% | |
DELF | B1 | 16 | 16 | 100% | |
DELF | B2 | 9 | 8 | 90% | |
DALF | C1 | 5 | 3 | 60% | |
Inglês | CAE | B2 | 2 | 2 | 100% |
C1 | 17 | 17 | 100% | ||
C2 | 4 | 4 | 100% |
Deutsches Sprachdiplom
|
| |||
Nome | Turma | Nome | Turma |
|
Aila Liv Buser | 7º ano | Ludovico da Riva Neto | 8º ano |
|
André Amadio Rodriguez | 8º ano | Luiz | 7º ano |
|
Anna Beatriz Cortez Schauff | 9º ano | Luiza Marra Gonzalez | 8º ano |
|
Arthur George Falchet Macrander | 8º ano | Maia de Moraes Pimenta | 8º ano |
|
Barbara Lambermont | 7º ano | Maiara Bucher | 7º ano |
|
Beatriz Szalontai Grandolpho | 8º ano | Maria Gabriela Medeiros von Adamek | 7º ano |
|
Bruno Francisco Barth | 7º ano | Marina de Moraes Fló | 7º ano |
|
Eduardo Fregonesi Macieira | 8º ano | Nina Marie Lopes Sidler | 7º ano |
|
Erik Häfeli Knudsen | 7º ano | Paulo Henrique Motta | 9º ano |
|
Fernando Barboza | 7º ano | Rafael Negraes Crespo | 8º ano |
|
Isabella de Rezende Brechtbühl | 9º ano | Rafael Teixeira Moreira | 7º ano |
|
Isadora Moreira Krukoski | 7º ano | Samuel Endres Berlinger | 8º ano |
|
João Frederico Martins Zuffo | 7º ano | Sophia Sprackling | 7º ano |
|
João | 9º ano | Stella Secches Pestalozzi | 7º ano |
|
Jordi D'Addio Sabadell | 8º ano | Thomas Sakae Fasting | 7º ano |
|
Julie Schünemann Vianna | 7º ano | Thomas Sierro Cavalcante | 7º ano |
|
Laura Kliukas Escocard Mirandola | 7º ano | Valentina Zalaf Dolce Perri | 7º ano |
|
Loren D'Elboux Oliveira | 8º ano | Victor Louzada Villaça Azevedo | 7º ano |
|
Lucas de Souza Buholzer | 7º ano | Victor Monteiro Lopes | 7º ano |
|
Lucca Couto Callegari | 7º ano |
|
|
|
Deutsches Sprachdiplom Stufe 1
| |||
Nome | Turma | Nome | Turma |
Ana Carolina Baier Firmo | 1 | Lucas Schlatter | 1 |
Anna Carolina Holopainen | 1 | Luisa Almeida Rey | 2 |
Beatriz Boch Vezneyan | 1 | Luma Rohr | 1 |
Bernhard Cedric Honegger | 1 | Maria Elisa de Almeida Magnoni | 1 |
Caio Rosa Rocha | 1 | Marina Yamamoto | 1 |
Carmen de Sena Manso Marcilio | 1 | Matheus Lettieri Dezan Cochrane | 1 |
Eduardo Neto Bianchi | 1 | Matheus Marques Zanforlin Gonçalves | 1 |
Felipe Franco Bucci Cintra | 1 | Nathália Montagna Danielides | 1 |
Guy Kreis | 1 | Oliver Sierro Cavalcante | 1 |
Henrique Morais Jones | 2 | Olivia Gomez Rosso | 1 |
Henrique Vieira Gomes da Costa | 1 | Renan Antunes Mazaro | 1 |
Isabella Jordana Cipolla Perpetuo | 1 | Sofia de Freitas Veríssimo Vieira | 1 |
João Gabriel Calil Cavalcanti de Araújo | 2 | Thiago Cobra Ortiz Bögli | 1 |
Julia Alonso Bilfinger | 1 | Tiago Franco Bucci Cintra | 1 |
Lorenzo Schulze Burti | 1 | Valéria de Santana Nascimento | 1 |
Deutsches Sprachdiplom Stufe 2
| |
Nome | Turma |
Beatriz Hofer Lavieri | 4 |
Clara Petraglia Ribeiro | 4 |
Daniela Rafael Simões de Oliveira | 4 |
Desirée Belga | 3 |
Fernando Alonso Bilfinger | 3 |
João Augusto Ferreira Lisboa | 3 |
Juliana Moura de Faria | 4 |
Letícia Yumi Ishimoto | 4 |
Luca Rochat Ramunno | 3 |
Lucas Ribeiro Schneider | 4 |
Marco Marzola Koblinsky | 3 |
Nicole Neves de Magalhães Barros | 4 |
Paula Wolf Hasserodt | 4 |
Rodrigo Henrique Ros | 3 |
Victória Affonso dos Santos Ferreira | 3 |
9º ano |
| |
Nome | Nome |
|
Alessandra Midori Awaji Suzuki | Juliette Luciana Caduc |
|
Ana Luisa Ferreira da Costa Papp | Laura de Mattos |
|
Anaïs Lien Buser | Leonardo Assis Ramalho |
|
Anna Beatriz Cortez Schauff | Lucas Peixoto Marques |
|
Anna Paula Nicole Teixeira Toggweiler | Lucas Weilenmann |
|
Carolina Uberreich Eisenbraun | Manuela Tendolini Ribeiro |
|
Caroline Therese Ulrike Décamps | Maria Eduarda Ticianelli Lopes |
|
Cauê Anker | Maria Leonor Azevedo Saramago |
|
Daniella Prando Zebele | Martin Smith de Oliveira Martins |
|
Deborah Christofe Borba | Mathias Rezende Mahnke |
|
Dennis Nicolas Freeman | Michael Maurice O'Brien |
|
Esteban Wilches Lara | Patrick Bauer Durand-Mura |
|
Frederico Lang Mitteldorf | Paulo Henrique Motta |
|
Frederico Pilatti Laffitte | Pedro Ferreira da Silva Fernandes |
|
Gabriela de Magalhães Barros Villavecchia | Philip Civitareale Widmann |
|
Gustavo Kliukas Escocard Mirandola | Raquel |
|
Isabel Coelho Govier | Renato Socorro Mendes |
|
Isabela Teixeira da Luz Bighe | Ricardo Eickhoff Haag |
|
Isadora Martins Zuffo | Sophia Betenson Barbosa |
|
João Pedro Campos Ferezin | Victoria Leon |
|
João Victor Cavalcante Montagna | Victória Weckl |
|
Júlia Carvalho Pegorini | William Whitaker de Carvalho Pfeiffer |
|
1ª série do Ensino | |
Nome | Nome |
Ana Carolina Baier Firmo | Marcelo Fredegotto Weingrill |
Beatriz Boch Vezneyan | Maria Elisa de Almeida |
Bernhard Cedric Honegger | Mariana Amadio Rodriguez |
Caio Rosa Rocha | Marina Yamamoto |
Carmen de Sena Manso Marcilio | Matheus Lettieri Dezan Cochrane |
Eduardo Neto Bianchi | Matheus Marques Zanforlin Gonçalves |
Felipe Franco Bucci Cintra | Nathália |
Guy Kreis | Oliver Sierro Cavalcante |
Henrique Vieira Gomes da Costa | Olivia Gomez Rosso |
Ian Freitag | Pedro Augusto Higa Nascimento |
Isabella Jordana Cipolla Perpetuo | Renan Antunes Mazaro |
João Vitor Lima Assumpção | Ricardo Farina Voegels |
Julia Alonso Bilfinger | Sofia de Freitas Veríssimo Vieira |
Lorenzo Schulze Burti | Thiago Cobra Ortiz Bögli |
Lucas Altwegg de Almeida | Thiago José Cocco Roque |
Lucas Schlatter | Tiago Franco Bucci Cintra |
Luis Felipe Clezar Bom Angelo | Valéria De Santana |
Luma Rohr | Marcelo Fredegotto Weingrill |
DELF B1 | |
Nome | Turma |
Antônia de Athayde Mendonça | 3 |
Daniel de Souza Bittar | 2 |
Edmond Nessim Azar | 3 |
Fernando Alonso Bilfinger | 3 |
Isabella Louise Hefti Caramurú | 2 |
João Pedro Martins Rodriguez | 2 |
Karina Schünemann Vianna | 2 |
Luca Rochat Ramunno | 3 |
Lucas Pereira Silva Ramos Freitas | 2 |
Marco Marzola Koblinsky | 3 |
Matheus Palavras Hartschuh | 3 |
Nina de | 2 |
Pedro Martins Zuffo | 2 |
Pedro Toledo | 3 |
Thomas de Freitas Marzagão Barbuto Attié | 2 |
Vitória de Labetta | 2 |
DELF B2 / DALF C1 | |
Nome | Turma |
Catalina Egger Desfontaine | 3 |
Gustavo Pilatti Laffitte | 3 |
Henrique do Amaral Cardia Angelucci | 4 |
Isabella Maria Brandileone Marques | 3 |
João Augusto Ferreira Lisboa | 3 |
Mariah Pires Possebon e Silva | 4 |
Nathalia Müller Agrelo Lusquiños | 4 |
Patrick Valdivia Terzis | 3 |
Piera Pelicano Trevisan | 3 |
Rodrigo Henrique Ros | 3 |
Victória | 3 |
| |
Nome | Nível |
Ana Carolina Nogueira Beda | C1 |
Beatriz Hofer Lavieri | C1 |
Catharina Brenner Doria | C1 |
Clara Petraglia Ribeiro | C2 |
Dalila Melman | C1 |
Daniela Rafael Simões de Oliveira | C1 |
Gloria Maria Augusta Eleonora Angela Schönburg | C1 |
Gustavo Amaral Santos Köhnen | C1 |
Henrique do Amaral Cardia Angelucci | C1 |
Julia Farina Voegels | C2 |
Juliana Moura de Faria | C1 |
Katharina Wolf Hasserodt | C1 |
Leonardo Lamberti | C1 |
Lucas Ribeiro Schneider | C2 |
Marc Niklaus Egger Desfontaine | C1 |
Mariah Pires Possebon e Silva | C2 |
Melanie Urech Soeiro Cabral | B2 |
Nathalia Müller Agrelo Lusquiños | C1 |
Nicolas Feltrin Mendes | C1 |
Nicole Neves de Magalhães Barros | C1 |
Nina | C1 |
Paula Wolf Hasserodt | B2 |
Vanessa Ricard Rochat | C1 |
Formandos 2016 - Aprovados nas seguintes universidades (status em fevereiro 2017) | |
Ana Carolina Nogueira Beda | FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado Desenho Industrial |
Beatriz | FGV – Fundação Getúlio Vargas Administração Pública |
Catharina Brenner Doria | ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing Publicidade e Propaganda |
Clara Petraglia Ribeiro | PUC Campinas – Pontifícia Universidade Católica Artes Visuais |
Dalila Melman Caldas | ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing Publicidade e Propaganda |
Daniela Rafael Simões de Oliveira | UNESP- Biologia |
Gloria Maria Augusta | IE University - España Arquitetura |
Gustavo Amaral Santos Köhnen | Universidade Presbiteriana Mackenzie Direito |
Julia Farina Voegels | The University of Sydney - Australia Engenharia Civil |
Juliana Moura de Faria | University of Finance and Investment in Property |
Lucas Ribeiro Schneider | University of Toronto - Canadá Psicologia e Economia |
Nathalia Müller Agrelo Lusquiños | ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing Relações Internacionais |
Nicolas | AMAN – Oficial do exército |
Nicole Neves de Magalhães Barros | Aplicação: Estados Unidos Economia ou Administração de Empresas |
Áreas de Interesse (2012-2016) |
Área de interesse dos 94 formandos = 61% do total de 155 no período de 2012 a 2016
Outras áreas de Interesse | ||
| ||
|
Faculdades Frequentadas no Brasil |
Base de cálculo dos 94 alunos nas universidades - 73 entraram em universidades brasileiras
Outras Faculdades frequentadas no Brasil | |
AMAN - |
|
Universidade Anhembi Morumbi |
|
Faculdade Cásper Líbero |
|
EJ - Escola de Aeronáutica Civil |
|
PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica |
|
PUC RJ - Pontifícia Universidade Católica |
|
Senac - Serviço Nacional de |
|
Faculdades Frequentadas em outros países |
Base de cálculo dos 94 alunos nas universidades - 21 entraram em universidades estrangeiras
EUA George Washington University Hult NY Film Academy Parsons The New School for Design Stanford University UF - University of Florida
| Suíça École Hôtelière de Lausanne University of St.Gallen Universität Zürich Universita della Svizzera |
Canadá UBC University of Toronto
| Argentina UCA - Pontifícia Universidad Católica da Argentina |
Outras IE University (Espanha) Science Po - L'Institut d'Ètudes Politiques de Paris (França) TU - Technische Universität Berlin University of Reading (Inglaterra) University of Sydney (Austrália) |
Semana de Enfoque Curricular Mamanguá – 4ª série EM
Carnaval – Educação Infantil
Carnaval – Ensino Fundamental I
Inauguração do novo Auditório
Relatório Anual 2016 | Jahresbericht 2016 - Desenvolvido e Hospedado por: Pecorari Digital