RELATÓRIO ANUAL 2017

PALAVRA DO PRESIDENTE

Gunar Hohl 

Um novo Conselho de Administração será eleito em 18 de abril de 2018, e por sugestão do Cantão Patrono da escola de São Paulo, Basel Stadt, e de Educationsuisse (entidade suíça que assiste todas as 18 escolas suíças no exterior), o novo Conselho de Administração deverá seguir um outro modelo de gestão, mais participativo, e com conselheiros assumindo áreas e funções que estavam nas mãos de nossos Diretores-Gerais. Assim, com o retorno do Diretor-Geral, Sr. Jürg Leuenberger, para a Suíça, o cargo de Diretor-Geral, por enquanto, não será preenchido.

Esse modelo é comum em escolas públicas na Suíça e adotado em várias escolas suíças no exterior. É também o modelo original da fundação da maioria das escolas suíças e de outros países, onde expatriados, com o auxílio dos seus respectivos governos e empresas destes países, fundavam escolas que dessem aos seus filhos a possibilidade de continuar seus estudos e faculdade nos seus países de origem, anos depois.

Assim, várias famílias, incluindo a minha, fundaram a Escola Suíça do Rio de Janeiro, da mesma forma que outras famílias suíças fundaram as escolas suíças de São Paulo e de Curitiba. Meus colegas de classe, assim como eu, tivemos o privilégio de ser a primeira classe a completar a escola suíça do Rio do primeiro Jardim de Infância até o último ano do que hoje chamamos de Ensino Médio. 

Nas nossas escolas de São Paulo e Curitiba ainda hoje, contamos com fundadores na Associação, e seus filhos e netos participando do Conselho de Administração. Tive o privilégio de poder servir no Conselho de Administração das Escolas de São Paulo e Curitiba por 26 anos.  Inicialmente, de forma passiva, há cerca de 10 anos de forma mais ativa.

Quando boa parte do atual Conselho assumiu nossas escolas, tínhamos dois objetivos: aumentar a qualidade do ensino e, consequentemente, o resultado de nossos alunos, e integrar as duas escolas como uma única com duas unidades, tanto a nível de Conselho, como Direção, Gestão, corpo docente e todos os colaboradores.

Nos últimos 10 anos, entendo que as escolas conseguiram melhorar substancialmente os resultados e a performance de nossos alunos, sanear as dívidas financeiras, e ter hoje uma maior integração entre os membros do Conselho, da Direção, Gestão, corpo docente e colaboradores de cada uma das escolas. Como consequência dos bons resultados, o número de alunos e famílias cresceu substancialmente nos últimos anos, de forma que hoje nos encontramos bem acima do break even necessário para ter uma escola viável financeiramente. 

Em São Paulo, em 2016 passamos a dispor de um terreno locado de cerca de 6.000 m2, nosso “Basler Wald”. Reformamos nosso auditório, de forma que hoje é um espaço multifuncional, que além de eventos artísticos e reuniões, está dentro dos padrões aceitos para poder abrigar as provas IB de nossos alunos. Em Curitiba, o planejamento do prédio novo no terreno que foi comprado há anos com a ajuda do nosso cantão Patrono, Aargau, chegou na fase final. Ainda em 2018, será construído o novo prédio, moderno e dentro dos mais avançados padrões pedagógicos, que ampliará a capacidade de expansão da escola de Curitiba para cerca de 900/1.000 alunos.

Nossos alunos, nos últimos anos, conseguiram entrar nas melhores universidades do mundo, por meio do nosso programa IB, assim como nas melhores universidades brasileiras.

Estamos no caminho certo e temos que continuar nele, pois nosso mundo, assim como o ensino, estão se transformando em uma velocidade jamais vista. Aspectos que antes eram importantes para a educação de nossos filhos, eventualmente hoje já não são mais. O mundo está mudando e temos que acompanhar as mudanças. Muitas outras escolas hoje também estão atentas e promovendo mudanças. Apenas para citar o exemplo de São Paulo, excelentes escolas, como o Colégio São Luiz (jesuíta), Avenues (abrindo no Brasil em meados de 2018, não oferecerá o IB, porém trará uma proposta educacional diferenciada ao Brasil), Benjamim Constant (de língua alemã), Colégio Soka (japonesa), Pueri Domus, Miguel de Cervantes (espanhola), e muitas outras, além das tradicionais escolas internacionais, estão adotando os programas IB (PYP, MYP e DP), que mundialmente cresce de forma significativa. Para não ficarmos para trás, é extremamente importante termos uma qualidade de ensino cada vez maior. E para nós, a boa educação de nossos alunos sempre foi, e deverá ser, a melhor educação possível, assim como a entendemos.

Desejo ao próximo Conselho muito sucesso e determinação em superar os novos desafios!

Aproveito também para agradecer ao nosso Diretor-Geral Sr. Jürg Leuenberger, por tudo o que ele fez pelas escolas, especialmente a de Curitiba, onde ele teve mais tempo de participar e promover as mudanças necessárias, que melhoraram substancialmente o nível da escola. Agradeço também aos Diretores Marcel Brunner e Marc Schumacher, pela incansável dedicação às nossas escolas, assim como a toda a Gestão, corpo docente e colaboradores.

Agradeço também o apoio e a confiança depositados por nossos pais e mães, e especialmente por nossos alunos, que tanto nos orgulham por seus resultados e que são a razão de nossa motivação, nosso empenho e nossa existência.

Por último, gostaria de agradecer ao Sr. Cripsin Hugenschmidt e Pierre Felder (do cantão patrono Basel Stadt), ao Sr. Frederic Voisard (do cantão patrono Aargau), à Sra. Barbara Sulzer Smith (Educationsuisse), ao Sr. Claudio Leoncavallo, nosso Cônsul Geral de São Paulo, ao Sr. Xaver Schönbächler (Cônsul da Suíça em São Paulo), por todo o apoio que nos têm dado ao longo destes anos todos, e ao nosso novo Cônsul Geral em São Paulo,  Sr. Urs Brönimann, que assumiu em fevereiro de 2018 o Consulado Geral de São Paulo, a quem damos nossas mais calorosas boas-vindas.

Conselho de Administração

Presidente

Gunar Hohl

Vice-Presidente

Roberto Antonio Peredo Zürcher

Conselheiros

Alfredo Attié Jr.

Bruno Larsen

Flávia de Queiroz Hesse

Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer

Marcel Salzmann

Manuela Esther Merki

Ronald Felder

Conselho Fiscal

Membros 

Efetivos

Sérgio Renato Tinguely

Werner Stettler

 

 

Conselho Consultivo

Membros Obrigatórios

Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo

Cônsul da Suíça em São Paulo

Claudio Leoncavallo

Xaver Schönbächler

Diretor-Geral

Jürg Leuenberger 

Representantes do Corpo Docente

Heitor França

Presidente anterior do Conselho de Administração

André Jakob Larsen

 

Membros Eleitos

Jacqueline Louise Hefti Caramurú

 

PREFÁCIO DO DIRETOR-GERAL

Jürg Leuenberger 

"Quem não quer mudar nada, perderá também aquilo que quer conservar."  

Gustav Heinemann, político alemão (1899 – 1976)

O Colégio conserva e se ocupa com o futuro: um campo de tensão.

Todos nós temos uma experiência de escola. Ela influencia a nossa ação como professor ou funcionário na escola. Ela forma a base das expectativas de pais para a formação escolar de seus filhos. Ela molda a ideia de “escola” do público. Mas, às vezes, essa experiência de escola foi adquirida há décadas e vem de uma escola que enfrentou outras condições e precisava considerar outras questões mais urgentes daquela época.  Nesse contexto, temos a tarefa de organizar uma escola que se ocupa com os problemas urgentes de hoje e que tenta responder questões possíveis em relação ao futuro de seus alunos. 

Principalmente os nossos professores são atingidos por esse campo de tensão. O desenvolvimento das diferentes competências acontece por meio de conteúdos e com instrumentos e procedimentos que deram bons resultados. Do outro lado, eles enfrentam uma variedade quase ilimitada de inovações e tendências que muitas vezes prometem muito. Pais e alunos impõem exigências, querem que essas formas e instrumentos novos sejam levados em consideração, que nada seja perdido e que o jovem não corra o risco de não receber o que teria sido importante para o seu desenvolvimento futuro.

É a nossa tarefa na direção escolar garantir a segurança dos professores para que possam realizar o seu trabalho e oferecer-lhes apoio no campo de tensão. Devemos assumir uma visão externa e ocupar-nos com os possíveis desenvolvimentos. Devemos cuidar dos processos do desenvolvimento, devemos definir e decidir sobre a direção do desenvolvimento das escolas. Mesmo nós não temos uma bola de cristal, mesmo nós devemos ponderar e tomar decisões sobre orientações futuras após um processo consultivo e discussão. Nisso, o bem-estar dos alunos e a sua boa formação e o seu desenvolvimento devem estar no centro da atenção. Os professores devem fazer o grande trabalho da adaptação e mudança. Agradecemos-lhes muito para isso.  

Agradecimento

Como todo ano, um agradecimento especial vai para os dois cantões patronos das cidades de Basileia e de Argóvia. A Escola Suíço-Brasileira de São Paulo agradece ao Conselheiro do Governo, Dr. Conradin Cramer, e ao Secretário-Geral, Dr. Crispin Hugenschmidt, assim como ao Sr. Pierre Felder pelo apoio ideal, financeiro e logístico.

O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba agradece ao Conselheiro do Governo, Dr. Michael Umbricht, assim como ao Dr. Frédéric Voisard pelo apoio benevolente nos projetos, especialmente na realização da amplificação do Colégio, e na logística. Os dois cantões ajudam as escolas no que diz respeito ao trabalho da qualidade, sempre apoiando projetos no desenvolvimento escolar, na capacitação, intercâmbio e infraestrutura.

Agradecemos também ao Embaixador Suíço no Brasil anterior, Sr. André Regli, pelo grande suporte dado pela Embaixada Suíça em Brasília. Ao novo Embaixador Suíço, Sr. Andrea Semadeni, damos as boas-vindas no Brasil e alegramo-nos com o bom trabalho em conjunto com a Embaixada. O nosso agradecimento mais caloroso vai para o Cônsul-Geral em São Paulo, Sr. Claudio Leoncavallo, assim como ao Cônsul, Sr. Xaver Schönbächler, todos grandes apoiadores dos objetivos das escolas suíço-brasileiras, também esse ano. Também o tempo do Sr. Leoncavallo no Brasil está terminando. Desejamos-lhe e à sua esposa felicidades no novo local de atuação. A Gerente da Educationsuisse, Barbara Sulzer-Smith, sempre oferece apoio ativo e com muito conhecimento referente às inúmeras dúvidas que surgem no dia a dia. Agradecemos também ao Sr. Hans Ambühl que assumiu a função do Sr. Derrick Widmer com muito engajamento. Um agradecimento também às colaboradoras da Educationsuisse, Olivia Walani, Ruth von Gunten e Anja Lötscher, sempre prestativas em responder perguntas sobre contratação ou intercâmbio de alunos que desejam estudar na Suíça. O Ministério Federal de Cultura (BAK) é o órgão fiscal federal para as nossas escolas. David Vitali, Fiona Wigger e Andrea Spring merecem a nossa gratidão especial.

Os diretores das escolas parceiras na Suíça (Denise Widmer, Suhr; David Lingg, Bern; Christian Joos, Burgdorf; Peter Wunderlin, Rekingen; Frido Koch, Wädenswil; Dominique Burger, nova escola cantonal de Aarau) merecem um grande agradecimento, pois, de forma ou outra, apoiam ativamente os nossos constantes esforços no desenvolvimento escolar e na capacitação.

Agradeço aos colaboradores das duas escolas pelo seu empenho diário em prol dos nossos alunos. Sem o seu engajamento não seria possível criar e manter as condições básicas para as crianças e adolescentes. E para finalizar, um agradecimento especial aos pais das duas escolas pela grande confiança que demonstram deixando seus filhos conosco.

EDITORIAL DA DIREÇÃO ESCOLAR

Encontro dos Diretores das Escolas Suíças da América Latina

Todos os anos, desde 2009, os diretores das Escolas Suíças da América Latina encontram-se durante quatro dias para uma conferência. De 03 a 06 de maio, os diretores das Escolas de Santiago de Chile, de Lima, de Bogotá, de Curitiba e do México encontraram-se na ESBSP. Além de conhecerem todas as nossas instalações, visitaram aulas, tiveram encontros com os nossos professores e funcionários e participaram de diversas reuniões.
A diretora da Escola Suíça de Santiago de Chile leu para os alunos do 3º ano do EF I um dos livros infantis de sua autoria. Houve também uma reunião oficial na Residência do Cônsul-Geral da Suíça, Sr. Claudio Leoncavallo, com a presença do Embaixador da Suíça, Sr. André Regli, e dos Membros do Conselho de Administração da Associação. No sábado, último dia do encontro, os diretores fizeram um programa cultural em São Paulo antes de retornarem aos seus países: conheceram vários pontos turísticos da cidade. Foi uma grande honra para nós receber os Representantes das outras Escolas Suíças e oferecer-lhes uma ampla visão sobre o nosso dia a dia aqui na Escola Suíço-Brasileira de São Paulo.

Programa de Intercâmbio com visita à Suíça

De janeiro a março, alguns dos nossos alunos do Ensino Médio partem para o intercâmbio na Alemanha. Os adolescentes de 15 a 16 anos de idade vivem em casas de famílias alemãs e frequentam uma escola local. Pela primeira vez, a programação teve início na Suíça. Durante os três dias iniciais da semana de introdução, o grupo visitou diversas atrações, como o museu da FIFA em Zurique, a fábrica de chocolates da Lindt, as quedas d’água do Rio Reno.
Sem dúvida, um dos highlights foi a descida de uma pista especialmente preparada com os trenós, na Suíça central. A segunda metade da semana introdutória aconteceu em Stuttgart, na Alemanha, onde os alunos visitaram, entre outros lugares, o museu da Mercedes-Benz. Depois disso, todos os alunos foram conduzidos às suas famílias anfitriãs, cuidadosamente selecionadas pela nossa parceira na Alemanha, a ONG DJO (Deutsche Jugend in Europa).

Semana de Língua Alemã

Aconteceu, de 03 a 07 de abril, a Semana da Língua Alemã. Como iniciativa das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica e Luxemburgo, eventos envolvendo a Língua Alemã e a cultura dos países de Língua Alemã foram promovidos por todo o Brasil.
Durante esse período, nossos alunos participaram de diversas atividades internas. Por exemplo, os alunos da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental I trabalharam em uma “oficina de Páscoa”. Ainda no EF I, alunos mais velhos contaram histórias em Alemão para os mais jovens. Alunos do Ensino Fundamental II fizeram brincadeiras e trabalhos manuais, em Alemão, com as crianças do Jardim I. Os alunos do EF II também fizeram diversas apresentações para alunos do EF I. A Banda da Escola tocou músicas em Alemão na pausa das 11 horas. Adolescentes do Ensino Médio apresentaram “flashmobs” – curtas apresentações espontâneas em Alemão, em salas de aula e nos corredores da Escola. O restaurante serviu, todos os dias, especialidades provenientes dos países germânicos.
Temos a convicção de que todas essas ações contribuíram para que os nossos alunos pudessem se conscientizar ainda mais, e de variadas formas, da importância e do diferencial que o conhecimento da Língua Alemã significa.

Incentivo da Língua Alemã – Concurso de Leitura

No dia 15 de maio, aconteceu o tradicional concurso de leitura em Alemão. Participaram, além da nossa Escola, os Colégios Benjamin Constant e Imperatriz Leopoldina.
Como objetivo dessa atividade, além da parceria entre os colégios, os alunos do 7º e do 9º anos do Ensino Fundamental II tiveram mais uma oportunidade para o aprendizado da Língua Alemã e para a prática da leitura. Neste ano, o Colégio Benjamin Constant sediou a final do concurso, quando os candidatos puderam apresentar um texto preparado e outro desconhecido. Uma aluna do 7º ano, classificou-se em segundo lugar de sua categoria.
Entre os candidatos do 9º ano, destacou-se uma aluna nossa, que ficou com o primeiro lugar.

Debate em Alemão

 

Todos os anos, acontece o concurso de debate em Alemão, “Jugend debattiert”, do qual participam escolas de todas as regiões do Brasil. Nos dias 22 e 23 de junho, ocorreu em Joinville a primeira fase eliminatória, as quartas de final, a semifinal e a final, da qual participaram 13 escolas, representadas sempre por dois alunos. Os quatro melhores candidatos participaram da final sul-americana, que este ano aconteceu em São Paulo, no Colégio Benjamin Constant, de 24 a 28 de outubro. Um de nossos alunos classificou-se entre os finalistas. A língua não engloba apenas a fala, a língua é um ser vivo. No debate, esta ideia se manifesta de forma especialmente clara, sendo que a linguagem não abrange apenas a formação linguística, mas também a formação da personalidade (compreender e ser compreendido, ser crítico); formação de opinião (posicionar-se); e, na maioria das vezes, também a formação política.  O ponto de partida de um debate é uma polêmica (iniciando-se com um questionamento), a qual os alunos devem abordar, começando com uma seleção de argumentos prós e contras e dos respectivos motivos e exemplos antes de defender à frente dos demais participantes suas posições de forma convincente e de enfrentar o posicionamento da parte adversária. Nesse sentido, debates também convidam a contemplar os assuntos de uma maneira nova ou diferente e, talvez, a reanalisar pensamentos aparentemente já consolidados.

 

Encontro de Consultores de Língua Alemã

 

Recebemos, nos dias 23 e 24 de novembro, coordenadores de Língua Alemã de instituições do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Paraná. O encontro, realizado anualmente e que aconteceu pela segunda vez na nossa Escola, contou com a participação de 13 escolas PASCH e de Wolfgang Theis, Coordenador de Ensino da Língua Alemã como Idioma Estrangeiro da ZfA (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen). No dia 24 à tarde, houve um encontro sobre o tema “Estudar na Alemanha – das Studienkolleg”.

Certificações de Línguas

A cada ano, todos os nossos alunos realizam exames externos de Alemão, de Francês e de Inglês, as línguas estrangeiras estudadas aqui na Escola. O objetivo é que alcancem o nível linguístico exigido pelas universidades de línguas alemã, francesa e inglesa. O nível a ser alcançado é sempre o C1, conforme o Quadro Europeu de Referência Comum. Isso significa que um aluno, ao alcançar esse nível avançado, estará apto a frequentar os estudos universitários nesses idiomas, atendendo completamente às exigências das universidades. Por ocasião da entrega dos diplomas de Francês, tivemos a grande honra de receber o Sr. Frédéric Frament, attaché de coopération pour le français e representante do Consulado-Geral da França, e da Sra. Anne-Laure Miné, Diretora Acadêmica e da Midiateca da Aliança Francesa. A presença dessas autoridades conferiu ao aprendizado de uma língua estrangeira um peso ainda maior, abrilhantou o evento e deixou alunos e professores muito orgulhosos.


Semana de Educação Alimentar

De 20 a 24 de março, a Escola introduziu no calendário a “Semana de Educação Alimentar”. Todas as séries, da Educação Infantil ao Ensino Médio, foram envolvidas nesse projeto. Nosso objetivo foi conscientizar os alunos sobre a relação entre alimentação e saúde, sensibilizando-os a esse respeito e motivando-os a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis e equilibradas. Durante toda a semana, foram desenvolvidas diversas atividades educativas, adaptadas a cada faixa etária. Para esse importante trabalho, nossos professores contaram com o apoio de nutricionistas, que visitaram todas as salas de aula.

SMUN (Swiss Model United Nations)

Pela segunda vez, os nossos alunos participaram de uma simulação da ONU, chamada Model United Nations. Os participantes assumem o papel de representantes do país ao qual são designados, defendendo os interesses dessa nação. O programa recebe esse nome “Swiss Model United Nations” por ter ocorrido, pela 2ª vez consecutiva, no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. Da nossa Escola, participou uma delegação de 15 pessoas, que foram devidamente preparadas pelos nossos professores em um curso extracurricular.

Semana de Economia

Pela 12ª vez consecutiva, ocorreu para os nossos alunos da 4ª série do Ensino Médio a Semana da Economia.  Durante uma semana inteira, fizeram uma imersão no mundo corporativo. Criaram e dirigiram, a partir de uma simulação, a sua própria empresa. Sob a direção e as instruções de especialistas vindos da Suíça, transformaram-se em CEOs, CFOs, especialistas de marketing, entre outros. A Semana da Economia é um programa criado pela Fundação Suíça Ernst-Schmidheiny em 1973, que continua sendo incentivado em escolas de Ensino Médio na Suíça e em Escolas Suíças distribuídas pelo mundo.

Workshop Técnicas de Apresentação

No dia 31 de julho, como parte dos dias de planejamento, os 80 professores da nossa Escola participaram do workshop “Técnicas de Apresentação”. Divididos em grupos, tiveram a oportunidade de refletir sobre os seguintes temas:

1) Linguagem: O professor e consultor de Português enfatizou a importância do bom uso do Português em apresentações para os diversos públicos. Destacou a importância de slides sem desvios das regras gramaticais e, de uma forma objetiva e dinâmica, discutiu os principais erros do dia a dia.

2) Oratória: O psicólogo escolar abordou, de forma lúdica e dinâmica, a importância da comunicação clara e segura nas apresentações. Além disso, trouxe algumas dicas para falar bem em público, como: preparar- se para falar, conhecer o público, ficar atentos à postura e aos gestos e, principalmente, falar com emoção.

3) Design de Slides: O consultor pedagógico focou na necessidade de seguir alguns dos conceitos de design mais importantes (efeito superior de imagens, simplicidade, contraste, espaço vazio e alinhamento) para facilitar a comunicação nas apresentações. Também lembrou os professores que quem está no foco da apresentação é o palestrante, já que o slide deve servir apenas para aumentar a compreensão da mensagem.

O conhecimento adquirido já inspirou vários professores a repensarem algumas estratégias para suas apresentações, tanto em eventos escolares quanto em sala de aula.

Álcool e Drogas – O que você precisa saber?

Entre os dias 15 e 23 de agosto, nossa Escola recebeu o Doutor Anthony Wong para um conjunto de palestras para Pais, Alunos e Professores sobre o tema “Álcool e drogas – o que você precisa saber?”. O objetivo foi trazer à tona um tema tão importante e trabalhar com os alunos e suas famílias as questões relacionadas à prevenção do uso das drogas e suas consequências para a vida.
O evento para os pais contou com cerca de 150 participantes, que puderam ouvir e discutir sobre o impacto do uso das drogas no desenvolvimento social e cognitivo das crianças e adolescentes e o papel da família na educação preventiva.
Os professores da Escola também puderam participar da palestra, cuja abordagem contemplou a neurociência das drogas e seus impactos na aprendizagem do adolescente. Em outro momento, Dr. Wong também se dirigiu aos alunos sobre os diferentes tipos de drogas, seus efeitos e consequências.
Acreditamos que a informação e a prevenção sejam o caminho para a educação sobre o álcool e as drogas e temos certeza de que só conseguiremos trilhar esse caminho se envolvermos os alunos, suas famílias e a Escola.

Segurança Digital

No dia 20/09, recebemos novamente a Dra. Patricia Peck, advogada especializada em Direito Digital. Com o principal objetivo de informar e mostrar aos Pais Representantes a importância do controle parental no mundo digital e seus impactos na vida escolar e social das famílias, a Dra. Patricia abordou o assunto com muita competência e segurança. Pudemos ainda discutir e retomar o tema que já havíamos discutido em reunião de Pais Representantes sobre normas de conduta no uso das mídias sociais, o papel dos pais, dos alunos e da Escola.

A Dra. Patricia trouxe ainda alguns casos de cyberbullying e suas resoluções e apresentou também perigosas situações envolvendo grupos de conversas de whatsapp. Possibilitou aos presentes discutir o papel e a responsabilidade das famílias e da Escola nesses casos.

Administração

A infraestrutura de uma escola sofre constante desgaste e demanda manutenções e melhorias contínuas para garantir a funcionalidade e a qualidade das instalações. Além da renovação rotineira de equipamentos, móveis escolares, serviços de impermeabilização e pintura geral, entre outros, em 2017 tivemos alguns destaques:

  • As áreas de Coordenação e de Administração mudaram de local e foram totalmente renovadas, com a padronização de mobiliário, mais adequado e funcional.
  • Além de uma nova sala de reunião ao lado da Secretaria, as salas existentes receberam um novo layout.
  • Foi construída uma nova lanchonete, mais ampla e moderna, melhorando significativamente o atendimento aos alunos.
  • O terreno vizinho, locado em 2016, recebeu um muro em toda a sua volta e o Pit-Stop ganhou um novo calçamento.
  • Teve início o projeto de substituição das telhas existentes por outras, mais modernas e resistentes.
  • Realizou-se mais uma etapa da troca das esquadrias de ferro por esquadrias de PVC, com vidros especiais, as quais oferecem um melhor isolamento acústico e térmico.

Em mais uma etapa de consolidação dos processos automatizados do sistema ERP (Enterprise Resource Planning) utilizado na Escola, foram implantados o módulo de automação do ponto eletrônico em São Paulo e o módulo contábil e de patrimônio nas duas escolas. Aproveitamos a ocasião para reformular o plano de contas, de forma a estruturá-lo de um modo mais prático e compreensível.

Na área pedagógica, iniciamos o projeto de arquitetura dos cargos e a adequação dos níveis de carreira e salários, com apoio de uma consultoria especializada.

DADOS 2017

Colaboradores

Gestão Escolar

Diretor-Geral

Jürg Leuenberger

Diretor-Executivo

Marcel Brunner

Diretora de Administração e Marketing

Karin Lillian Michaelis Buelau

Diretora Escolar

Andréa Pimentel

Coordenador Pedagógico 9º ano do EF à 4ª série do EM

Rubens Henrique Camargo Bueno

Coordenador Pedagógico EF 4º ao 8º ano

Maurus Martin Sommerer

Coordenador Pedagógico Educação Infantil e EF até 3º ano 

Martin Bucher

Consultor IB

Saulo Benjamim Vianna

 

 

 

 

 

 

Estrutura e Matrículas

Estrutura Pedagógica

 

 

 

 

Nível

Idade

Série / Ano

 

 

 

 

 

Educação Infantil

4

Jardim I

 

 

 

 

 

 

 

 

5

Jardim II

 

 

 

 

 

 

 

Ensino Fundamental I

6

1º ano

 

 

 

 

 

7

2º ano

 

 

 

 

8

3º ano

 

 

 

 

 

 

 

9

4º ano

Certificação Externa de Exames de Língua

 

 

 

 

10

5º ano

 

 

 

 

Ensino Fundamental ll

 

11

6º ano

Alemão

Francês

Inglês

 

 

 

 

12

7º ano

 

 

 

 

13

8º ano

IVA A2

 

 

 

 

 

 

14

9º ano

DELF A1

 

 

 

 

 

Ensino Médio

15

1ª série

DSD A2/B1

DELF A2

 

 

 

 

 

16

2ª série

DSD A2/B1

DELF B1

 

 

 

 

 

17

3ª série 

DSD B2/C1

DELF B2

 

 

 

 

 

18

4ª série 

DSD B2/C1

DELF B2 | DALF C1

CAE/CPE B2/C1/C2

 

 

 

 

 Vestibular - Certificado de Conclusão do Ensino Médio e 

Preparação para Ingresso em Universidades Brasileiras

 

 

 

 

Diploma do Bacharelado Internacional (IB), reconhecido em diversas Universidades no Exterior. Do 2º semestre da 2ª série EM ao 1º semestre da 4ª série EM.

 

 

 

 

 

 

Alunos matriculados

 

Suíços

Brasileiros e 

Outras Nacionalidades

Total

Maternal I, II, III

8

36

44

Pré I, II

9

47

56

Educação Infantil

17

83

100

1º ano

12

54

66

2º ano

9

48

57

3º ano

13

48

61

4º ano

13

48

61

5º ano

10

48

58

Ensino Fundamental I

57

246

303

6º ano

10

43

53

7º ano

8

44

52

8º ano

7

45

52

9º ano

8

38

46

Ensino Fundamental ll

33

170

203

1ª série

12

32

44

2ª série

9

27

36

3ª série

5

34

39

4ª série

6

23

29

Ensino Médio

32

116

148

Total - Início do Ano Letivo

139

615

754

 

 

 

Diplomas

Diplomas de Línguas

Língua

Exame

Participantes

Aprovados

Aprovados%

Alemão

 

IVA - A2

69

56

82%

DSD I  - B1

49

35

72%

DSD – II – B2, C1

23

19

83%

Francês

DELF A1

45

44

98%

DELF A2

41

40

98%

DELF B1

14

14

100%

DELF B2

15

13

87%

DALF C1

7

5

72%

Inglês

CAE

B2

3

3

100%

C1

18

18

100%

C2

5

5

100%

 

International Baccalaureate DiplomA

Resultados 2017

Candidatos

Aprovados

% de Aprovados

Média Geral

29

26

90

31,48

 

Carreira dos Formandos

Áreas de Interesse 2013 a 2017

Área de interesse dos 85 formandos = 51% do total de 166 no período de 2013 a 2017

Outros:

Animação 3D

 

Oficial do exército

Biologia

 

Hotelaria

Engenharia Química

 

Ciências Humanas

Ciências da Computação

 

Desenho Industrial - Design

Artes Cênicas

 

Design de Interiores

Engenharia Eletrônica

 

Relações e Negócios Internacionais

Finance and Investment in Property

 

Artes Visuais

Gastronomia

 

Aviação

 

Universidades frequentadas no Brasil

Período de 2013 a 2017

Base de cálculo dos 85 alunos nas universidades - 69 entraram em universidades brasileiras

 

OUTRAS FACULDADES FREQUENTADAS NO BRASIL

AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras 

PUC RS – Ciências Aeronáuticas

Centro Universitário FEI

SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Faculdade Cásper Líbero

UINFEI - Universidade Federal de Itajubá

Faculdade Melies de Tecnologia

UNISA - Universidade de Santo Amaro

PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica

Universidade Anhembi Morumbi

 

Universidades frequentadas em outros países

Período de 2013 a 2017

Base de cálculo dos 85 alunos nas universidades - 16 entraram em universidades estrangeiras

 

EUA

Inglaterra

George Washington University (EUA)

Imperial College Londres (Inglaterra)

Hult International Business School San Francisco (EUA)

University of Reading (Inglaterra)

University South of Florida (EUA)

 

 

Outras

Suíça

Erasmus University Rotterdam (Holanda)

École Hôtelière de Lausanne (Suíça)

IE University (Espanha)

University of St. Gallen (Suíça)

TU - Technische Universität Berlin (Alemanha)

 

UCA - Pontifícia Universidad Católica da Argentina (Argentina)

Canadá

Universidade de Coimbra (Portugal)

UBC - The University of British Columbia (Canadá)

University of Sydney (Austrália)

University of Toronto (Canadá)

 

 

EVENTOS
Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Janeiro

  • Programa de intercâmbio na Alemanha com visita à Suíça
  • Abertura Oficial do Ano Letivo
  • Entrega do Cone – 2º ano EF I

Fevereiro

  • Semana de Enfoque Curricular Mamanguá – 4ª série EM
  • Carnaval – Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Março

  • Palestra sobre Reciclagem - Instituto Muda
  • Dia Esportivo (DESP) 8º ano – Polo Ecoturismo
  • Semana de Educação Alimentar
  • Dia Esportivo (DESP) 9º ano EF II e 1ª série EM – Ranieri

Abril

  • Semana da Língua Alemã
  • Dia de Integração – 3º e 4º anos EF I
  • Entrega dos certificados de Alemão DSD A1 – 6º ano do EF II
  • Procura de ovos – Jardim ll e 1º ano
  • Dia de Enfoque Curricular (DEC) de Redação
  • Dia Esportivo (DESP) 7º ano – Ciclismo – Parque do Ibirapuera

   

Maio

  • Encontro dos diretores das Escolas Suíças da América Latina
  • Incentivo da Língua Alemã – Concurso de Leitura
  • Dia Esportivo (DESP) 6ª ano – Caminhada – Atibaia
  • Exames IB – 4ª série EM
  • Projeto “Profissões” – Jardim II

Junho

  • Debate em Alemão
  • Festa Junina
  • Passeio das Lanternas
  • Semana de Oficinas do EF II - Pontes De Macarrão
  • Semana de oficinas do EF II – “Atelier des quiches et crepes”
  • Churrasco da salsicha
  • Projeto “Educação Infantil sem Brinquedos Industrializados”
  • Coquetel Encerramento 1º Semestre

 

 

Julho

  • Dias de Planejamento Julho

Agosto

  • Volta às aulas – 2º semestre
  • 01 de Agosto – Dia Nacional da Suíça
  • Entrega dos certificados de Francês – 2ª série EM
  • Dia de Integração – Jardim I
  • Dia de Integração – Jardim II
  • Dia de Integração – 1º ano do EF I
  • Dia Esportivo (DESP) 1ª série – Rapel – Mairiporã

Setembro

 

  • Apresentação de Teatro – 3º ano D2
  • Abertura do III Jogos Interescolares da ESBSP
  • Semana de Enfoque Curricular – 7º ano - Brotas

Outubro

  • Semana de Estudos de Economia – 4ª série EM
  • 26ª Feira do Livro
  • Sarau Literário – Ensino Médio
  • Halloween – 9º ano EF II

Novembro

  • Bazar “Folclore”
  • Mostra de Música
  • O Festival do Minuto

Dezembro

  • São Nicolau - Jardim II
  • Concerto do 5º ano
  • 33ª Olimpíada Escolar
  • Formatura – 9º ano EF II
  • Formatura – 4ª série EM
  • Churrasco da salsicha
  • Coquetel Encerramento 2º Semestre

Relatório Anual 2017 | Jahresbericht 2017 - Desenvolvido e Hospedado por: Pecorari Digital

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