RELATÓRIO ANUAL 2017
Gunar Hohl
Um novo Conselho de Administração será eleito em 18 de abril de 2018, e por sugestão do Cantão Patrono da escola de São Paulo, Basel Stadt, e de Educationsuisse (entidade suíça que assiste todas as 18 escolas suíças no exterior), o novo Conselho de Administração deverá seguir um outro modelo de gestão, mais participativo, e com conselheiros assumindo áreas e funções que estavam nas mãos de nossos Diretores-Gerais. Assim, com o retorno do Diretor-Geral, Sr. Jürg Leuenberger, para a Suíça, o cargo de Diretor-Geral, por enquanto, não será preenchido.
Esse modelo é comum em escolas públicas na Suíça e adotado em várias escolas suíças no exterior. É também o modelo original da fundação da maioria das escolas suíças e de outros países, onde expatriados, com o auxílio dos seus respectivos governos e empresas destes países, fundavam escolas que dessem aos seus filhos a possibilidade de continuar seus estudos e faculdade nos seus países de origem, anos depois.
Assim, várias famílias, incluindo a minha, fundaram a Escola Suíça do Rio de Janeiro, da mesma forma que outras famílias suíças fundaram as escolas suíças de São Paulo e de Curitiba. Meus colegas de classe, assim como eu, tivemos o privilégio de ser a primeira classe a completar a escola suíça do Rio do primeiro Jardim de Infância até o último ano do que hoje chamamos de Ensino Médio.
Nas nossas escolas de São Paulo e Curitiba ainda hoje, contamos com fundadores na Associação, e seus filhos e netos participando do Conselho de Administração. Tive o privilégio de poder servir no Conselho de Administração das Escolas de São Paulo e Curitiba por 26 anos. Inicialmente, de forma passiva, há cerca de 10 anos de forma mais ativa.
Quando boa parte do atual Conselho assumiu nossas escolas, tínhamos dois objetivos: aumentar a qualidade do ensino e, consequentemente, o resultado de nossos alunos, e integrar as duas escolas como uma única com duas unidades, tanto a nível de Conselho, como Direção, Gestão, corpo docente e todos os colaboradores.
Nos últimos 10 anos, entendo que as escolas conseguiram melhorar substancialmente os resultados e a performance de nossos alunos, sanear as dívidas financeiras, e ter hoje uma maior integração entre os membros do Conselho, da Direção, Gestão, corpo docente e colaboradores de cada uma das escolas. Como consequência dos bons resultados, o número de alunos e famílias cresceu substancialmente nos últimos anos, de forma que hoje nos encontramos bem acima do break even necessário para ter uma escola viável financeiramente.
Em São Paulo, em 2016 passamos a dispor de um terreno locado de cerca de 6.000 m2, nosso “Basler Wald”. Reformamos nosso auditório, de forma que hoje é um espaço multifuncional, que além de eventos artísticos e reuniões, está dentro dos padrões aceitos para poder abrigar as provas IB de nossos alunos. Em Curitiba, o planejamento do prédio novo no terreno que foi comprado há anos com a ajuda do nosso cantão Patrono, Aargau, chegou na fase final. Ainda em 2018, será construído o novo prédio, moderno e dentro dos mais avançados padrões pedagógicos, que ampliará a capacidade de expansão da escola de Curitiba para cerca de 900/1.000 alunos.
Nossos alunos, nos últimos anos, conseguiram entrar nas melhores universidades do mundo, por meio do nosso programa IB, assim como nas melhores universidades brasileiras.
Estamos no caminho certo e temos que continuar nele, pois nosso mundo, assim como o ensino, estão se transformando em uma velocidade jamais vista. Aspectos que antes eram importantes para a educação de nossos filhos, eventualmente hoje já não são mais. O mundo está mudando e temos que acompanhar as mudanças. Muitas outras escolas hoje também estão atentas e promovendo mudanças. Apenas para citar o exemplo de São Paulo, excelentes escolas, como o Colégio São Luiz (jesuíta), Avenues (abrindo no Brasil em meados de 2018, não oferecerá o IB, porém trará uma proposta educacional diferenciada ao Brasil), Benjamim Constant (de língua alemã), Colégio Soka (japonesa), Pueri Domus, Miguel de Cervantes (espanhola), e muitas outras, além das tradicionais escolas internacionais, estão adotando os programas IB (PYP, MYP e DP), que mundialmente cresce de forma significativa. Para não ficarmos para trás, é extremamente importante termos uma qualidade de ensino cada vez maior. E para nós, a boa educação de nossos alunos sempre foi, e deverá ser, a melhor educação possível, assim como a entendemos.
Desejo ao próximo Conselho muito sucesso e determinação em superar os novos desafios!
Aproveito também para agradecer ao nosso Diretor-Geral Sr. Jürg Leuenberger, por tudo o que ele fez pelas escolas, especialmente a de Curitiba, onde ele teve mais tempo de participar e promover as mudanças necessárias, que melhoraram substancialmente o nível da escola. Agradeço também aos Diretores Marcel Brunner e Marc Schumacher, pela incansável dedicação às nossas escolas, assim como a toda a Gestão, corpo docente e colaboradores.
Agradeço também o apoio e a confiança depositados por nossos pais e mães, e especialmente por nossos alunos, que tanto nos orgulham por seus resultados e que são a razão de nossa motivação, nosso empenho e nossa existência.
Por último, gostaria de agradecer ao Sr. Cripsin Hugenschmidt e Pierre Felder (do cantão patrono Basel Stadt), ao Sr. Frederic Voisard (do cantão patrono Aargau), à Sra. Barbara Sulzer Smith (Educationsuisse), ao Sr. Claudio Leoncavallo, nosso Cônsul Geral de São Paulo, ao Sr. Xaver Schönbächler (Cônsul da Suíça em São Paulo), por todo o apoio que nos têm dado ao longo destes anos todos, e ao nosso novo Cônsul Geral em São Paulo, Sr. Urs Brönimann, que assumiu em fevereiro de 2018 o Consulado Geral de São Paulo, a quem damos nossas mais calorosas boas-vindas.
Conselho de Administração | |
Presidente | Gunar Hohl |
Vice-Presidente | Roberto Antonio Peredo Zürcher |
Conselheiros | Alfredo Attié Jr. Bruno Larsen Flávia de Queiroz Hesse Gabriela Hildegard Marcel Salzmann Manuela Esther Merki Ronald Felder |
Conselho Fiscal | |
Membros Efetivos | Sérgio Renato Tinguely Werner Stettler
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Conselho Consultivo | |
Membros Obrigatórios | |
Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo Cônsul da Suíça em São Paulo | Claudio Leoncavallo Xaver Schönbächler |
Diretor-Geral | Jürg Leuenberger |
Representantes do Corpo | Heitor França |
Presidente anterior do Conselho de Administração | André Jakob Larsen
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Membros Eleitos | Jacqueline Louise Hefti Caramurú |
Jürg Leuenberger
"Quem não quer mudar nada, perderá também aquilo que quer conservar."
Gustav Heinemann, político alemão (1899 – 1976)
O Colégio conserva e se ocupa com o futuro: um campo de tensão.
Todos nós temos uma experiência de escola. Ela influencia a nossa ação como professor ou funcionário na escola. Ela forma a base das expectativas de pais para a formação escolar de seus filhos. Ela molda a ideia de “escola” do público. Mas, às vezes, essa experiência de escola foi adquirida há décadas e vem de uma escola que enfrentou outras condições e precisava considerar outras questões mais urgentes daquela época. Nesse contexto, temos a tarefa de organizar uma escola que se ocupa com os problemas urgentes de hoje e que tenta responder questões possíveis em relação ao futuro de seus alunos.
Principalmente os nossos professores são atingidos por esse campo de tensão. O desenvolvimento das diferentes competências acontece por meio de conteúdos e com instrumentos e procedimentos que deram bons resultados. Do outro lado, eles enfrentam uma variedade quase ilimitada de inovações e tendências que muitas vezes prometem muito. Pais e alunos impõem exigências, querem que essas formas e instrumentos novos sejam levados em consideração, que nada seja perdido e que o jovem não corra o risco de não receber o que teria sido importante para o seu desenvolvimento futuro.
É a nossa tarefa na direção escolar garantir a segurança dos professores para que possam realizar o seu trabalho e oferecer-lhes apoio no campo de tensão. Devemos assumir uma visão externa e ocupar-nos com os possíveis desenvolvimentos. Devemos cuidar dos processos do desenvolvimento, devemos definir e decidir sobre a direção do desenvolvimento das escolas. Mesmo nós não temos uma bola de cristal, mesmo nós devemos ponderar e tomar decisões sobre orientações futuras após um processo consultivo e discussão. Nisso, o bem-estar dos alunos e a sua boa formação e o seu desenvolvimento devem estar no centro da atenção. Os professores devem fazer o grande trabalho da adaptação e mudança. Agradecemos-lhes muito para isso.
Agradecimento
Como todo ano, um agradecimento especial vai para os dois cantões patronos das cidades de Basileia e de Argóvia. A Escola Suíço-Brasileira de São Paulo agradece ao Conselheiro do Governo, Dr. Conradin Cramer, e ao Secretário-Geral, Dr. Crispin Hugenschmidt, assim como ao Sr. Pierre Felder pelo apoio ideal, financeiro e logístico.
O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba agradece ao Conselheiro do Governo, Dr. Michael Umbricht, assim como ao Dr. Frédéric Voisard pelo apoio benevolente nos projetos, especialmente na realização da amplificação do Colégio, e na logística. Os dois cantões ajudam as escolas no que diz respeito ao trabalho da qualidade, sempre apoiando projetos no desenvolvimento escolar, na capacitação, intercâmbio e infraestrutura.
Agradecemos também ao Embaixador Suíço no Brasil anterior, Sr. André Regli, pelo grande suporte dado pela Embaixada Suíça em Brasília. Ao novo Embaixador Suíço, Sr. Andrea Semadeni, damos as boas-vindas no Brasil e alegramo-nos com o bom trabalho em conjunto com a Embaixada. O nosso agradecimento mais caloroso vai para o Cônsul-Geral em São Paulo, Sr. Claudio Leoncavallo, assim como ao Cônsul, Sr. Xaver Schönbächler, todos grandes apoiadores dos objetivos das escolas suíço-brasileiras, também esse ano. Também o tempo do Sr. Leoncavallo no Brasil está terminando. Desejamos-lhe e à sua esposa felicidades no novo local de atuação. A Gerente da Educationsuisse, Barbara Sulzer-Smith, sempre oferece apoio ativo e com muito conhecimento referente às inúmeras dúvidas que surgem no dia a dia. Agradecemos também ao Sr. Hans Ambühl que assumiu a função do Sr. Derrick Widmer com muito engajamento. Um agradecimento também às colaboradoras da Educationsuisse, Olivia Walani, Ruth von Gunten e Anja Lötscher, sempre prestativas em responder perguntas sobre contratação ou intercâmbio de alunos que desejam estudar na Suíça. O Ministério Federal de Cultura (BAK) é o órgão fiscal federal para as nossas escolas. David Vitali, Fiona Wigger e Andrea Spring merecem a nossa gratidão especial.
Os diretores das escolas parceiras na Suíça (Denise Widmer, Suhr; David Lingg, Bern; Christian Joos, Burgdorf; Peter Wunderlin, Rekingen; Frido Koch, Wädenswil; Dominique Burger, nova escola cantonal de Aarau) merecem um grande agradecimento, pois, de forma ou outra, apoiam ativamente os nossos constantes esforços no desenvolvimento escolar e na capacitação.
Agradeço aos colaboradores das duas escolas pelo seu empenho diário em prol dos nossos alunos. Sem o seu engajamento não seria possível criar e manter as condições básicas para as crianças e adolescentes. E para finalizar, um agradecimento especial aos pais das duas escolas pela grande confiança que demonstram deixando seus filhos conosco.
Todos os anos, desde 2009, os diretores das Escolas Suíças da América Latina encontram-se durante quatro dias para uma conferência. De 03 a 06 de maio, os diretores das Escolas de Santiago de Chile, de Lima, de Bogotá, de Curitiba e do México encontraram-se na ESBSP. Além de conhecerem todas as nossas instalações, visitaram aulas, tiveram encontros com os nossos professores e funcionários e participaram de diversas reuniões.
A diretora da Escola Suíça de Santiago de Chile leu para os alunos do 3º ano do EF I um dos livros infantis de sua autoria. Houve também uma reunião oficial na Residência do Cônsul-Geral da Suíça, Sr. Claudio Leoncavallo, com a presença do Embaixador da Suíça, Sr. André Regli, e dos Membros do Conselho de Administração da Associação. No sábado, último dia do encontro, os diretores fizeram um programa cultural em São Paulo antes de retornarem aos seus países: conheceram vários pontos turísticos da cidade. Foi uma grande honra para nós receber os Representantes das outras Escolas Suíças e oferecer-lhes uma ampla visão sobre o nosso dia a dia aqui na Escola Suíço-Brasileira de São Paulo.
De janeiro a março, alguns dos nossos alunos do Ensino Médio partem para o intercâmbio na Alemanha. Os adolescentes de 15 a 16 anos de idade vivem em casas de famílias alemãs e frequentam uma escola local. Pela primeira vez, a programação teve início na Suíça. Durante os três dias iniciais da semana de introdução, o grupo visitou diversas atrações, como o museu da FIFA em Zurique, a fábrica de chocolates da Lindt, as quedas d’água do Rio Reno.
Sem dúvida, um dos highlights foi a descida de uma pista especialmente preparada com os trenós, na Suíça central. A segunda metade da semana introdutória aconteceu em Stuttgart, na Alemanha, onde os alunos visitaram, entre outros lugares, o museu da Mercedes-Benz. Depois disso, todos os alunos foram conduzidos às suas famílias anfitriãs, cuidadosamente selecionadas pela nossa parceira na Alemanha, a ONG DJO (Deutsche Jugend in Europa).
Aconteceu, de 03 a 07 de abril, a Semana da Língua Alemã. Como iniciativa das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica e Luxemburgo, eventos envolvendo a Língua Alemã e a cultura dos países de Língua Alemã foram promovidos por todo o Brasil.
Durante esse período, nossos alunos participaram de diversas atividades internas. Por exemplo, os alunos da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental I trabalharam em uma “oficina de Páscoa”. Ainda no EF I, alunos mais velhos contaram histórias em Alemão para os mais jovens. Alunos do Ensino Fundamental II fizeram brincadeiras e trabalhos manuais, em Alemão, com as crianças do Jardim I. Os alunos do EF II também fizeram diversas apresentações para alunos do EF I. A Banda da Escola tocou músicas em Alemão na pausa das 11 horas. Adolescentes do Ensino Médio apresentaram “flashmobs” – curtas apresentações espontâneas em Alemão, em salas de aula e nos corredores da Escola. O restaurante serviu, todos os dias, especialidades provenientes dos países germânicos.
Temos a convicção de que todas essas ações contribuíram para que os nossos alunos pudessem se conscientizar ainda mais, e de variadas formas, da importância e do diferencial que o conhecimento da Língua Alemã significa.
No dia 15 de maio, aconteceu o tradicional concurso de leitura em Alemão. Participaram, além da nossa Escola, os Colégios Benjamin Constant e Imperatriz Leopoldina.
Como objetivo dessa atividade, além da parceria entre os colégios, os alunos do 7º e do 9º anos do Ensino Fundamental II tiveram mais uma oportunidade para o aprendizado da Língua Alemã e para a prática da leitura. Neste ano, o Colégio Benjamin Constant sediou a final do concurso, quando os candidatos puderam apresentar um texto preparado e outro desconhecido. Uma aluna do 7º ano, classificou-se em segundo lugar de sua categoria.
Entre os candidatos do 9º ano, destacou-se uma aluna nossa, que ficou com o primeiro lugar.
Todos os anos, acontece o concurso de debate em Alemão, “Jugend debattiert”, do qual participam escolas de todas as regiões do Brasil. Nos dias 22 e 23 de junho, ocorreu em Joinville a primeira fase eliminatória, as quartas de final, a semifinal e a final, da qual participaram 13 escolas, representadas sempre por dois alunos. Os quatro melhores candidatos participaram da final sul-americana, que este ano aconteceu em São Paulo, no Colégio Benjamin Constant, de 24 a 28 de outubro. Um de nossos alunos classificou-se entre os finalistas. A língua não engloba apenas a fala, a língua é um ser vivo. No debate, esta ideia se manifesta de forma especialmente clara, sendo que a linguagem não abrange apenas a formação linguística, mas também a formação da personalidade (compreender e ser compreendido, ser crítico); formação de opinião (posicionar-se); e, na maioria das vezes, também a formação política. O ponto de partida de um debate é uma polêmica (iniciando-se com um questionamento), a qual os alunos devem abordar, começando com uma seleção de argumentos prós e contras e dos respectivos motivos e exemplos antes de defender à frente dos demais participantes suas posições de forma convincente e de enfrentar o posicionamento da parte adversária. Nesse sentido, debates também convidam a contemplar os assuntos de uma maneira nova ou diferente e, talvez, a reanalisar pensamentos aparentemente já consolidados.
Recebemos, nos dias 23 e 24 de novembro, coordenadores de Língua Alemã de instituições do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Paraná. O encontro, realizado anualmente e que aconteceu pela segunda vez na nossa Escola, contou com a participação de 13 escolas PASCH e de Wolfgang Theis, Coordenador de Ensino da Língua Alemã como Idioma Estrangeiro da ZfA (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen). No dia 24 à tarde, houve um encontro sobre o tema “Estudar na Alemanha – das Studienkolleg”.
A cada ano, todos os nossos alunos realizam exames externos de Alemão, de Francês e de Inglês, as línguas estrangeiras estudadas aqui na Escola. O objetivo é que alcancem o nível linguístico exigido pelas universidades de línguas alemã, francesa e inglesa. O nível a ser alcançado é sempre o C1, conforme o Quadro Europeu de Referência Comum. Isso significa que um aluno, ao alcançar esse nível avançado, estará apto a frequentar os estudos universitários nesses idiomas, atendendo completamente às exigências das universidades. Por ocasião da entrega dos diplomas de Francês, tivemos a grande honra de receber o Sr. Frédéric Frament, attaché de coopération pour le français e representante do Consulado-Geral da França, e da Sra. Anne-Laure Miné, Diretora Acadêmica e da Midiateca da Aliança Francesa. A presença dessas autoridades conferiu ao aprendizado de uma língua estrangeira um peso ainda maior, abrilhantou o evento e deixou alunos e professores muito orgulhosos.
De 20 a 24 de março, a Escola introduziu no calendário a “Semana de Educação Alimentar”. Todas as séries, da Educação Infantil ao Ensino Médio, foram envolvidas nesse projeto. Nosso objetivo foi conscientizar os alunos sobre a relação entre alimentação e saúde, sensibilizando-os a esse respeito e motivando-os a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis e equilibradas. Durante toda a semana, foram desenvolvidas diversas atividades educativas, adaptadas a cada faixa etária. Para esse importante trabalho, nossos professores contaram com o apoio de nutricionistas, que visitaram todas as salas de aula.
Pela segunda vez, os nossos alunos participaram de uma simulação da ONU, chamada Model United Nations. Os participantes assumem o papel de representantes do país ao qual são designados, defendendo os interesses dessa nação. O programa recebe esse nome “Swiss Model United Nations” por ter ocorrido, pela 2ª vez consecutiva, no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. Da nossa Escola, participou uma delegação de 15 pessoas, que foram devidamente preparadas pelos nossos professores em um curso extracurricular.
Pela 12ª vez consecutiva, ocorreu para os nossos alunos da 4ª série do Ensino Médio a Semana da Economia. Durante uma semana inteira, fizeram uma imersão no mundo corporativo. Criaram e dirigiram, a partir de uma simulação, a sua própria empresa. Sob a direção e as instruções de especialistas vindos da Suíça, transformaram-se em CEOs, CFOs, especialistas de marketing, entre outros. A Semana da Economia é um programa criado pela Fundação Suíça Ernst-Schmidheiny em 1973, que continua sendo incentivado em escolas de Ensino Médio na Suíça e em Escolas Suíças distribuídas pelo mundo.
No dia 31 de julho, como parte dos dias de planejamento, os 80 professores da nossa Escola participaram do workshop “Técnicas de Apresentação”. Divididos em grupos, tiveram a oportunidade de refletir sobre os seguintes temas:
1) Linguagem: O professor e consultor de Português enfatizou a importância do bom uso do Português em apresentações para os diversos públicos. Destacou a importância de slides sem desvios das regras gramaticais e, de uma forma objetiva e dinâmica, discutiu os principais erros do dia a dia.
2) Oratória: O psicólogo escolar abordou, de forma lúdica e dinâmica, a importância da comunicação clara e segura nas apresentações. Além disso, trouxe algumas dicas para falar bem em público, como: preparar- se para falar, conhecer o público, ficar atentos à postura e aos gestos e, principalmente, falar com emoção.
3) Design de Slides: O consultor pedagógico focou na necessidade de seguir alguns dos conceitos de design mais importantes (efeito superior de imagens, simplicidade, contraste, espaço vazio e alinhamento) para facilitar a comunicação nas apresentações. Também lembrou os professores que quem está no foco da apresentação é o palestrante, já que o slide deve servir apenas para aumentar a compreensão da mensagem.
O conhecimento adquirido já inspirou vários professores a repensarem algumas estratégias para suas apresentações, tanto em eventos escolares quanto em sala de aula.
Entre os dias 15 e 23 de agosto, nossa Escola recebeu o Doutor Anthony Wong para um conjunto de palestras para Pais, Alunos e Professores sobre o tema “Álcool e drogas – o que você precisa saber?”. O objetivo foi trazer à tona um tema tão importante e trabalhar com os alunos e suas famílias as questões relacionadas à prevenção do uso das drogas e suas consequências para a vida.
O evento para os pais contou com cerca de 150 participantes, que puderam ouvir e discutir sobre o impacto do uso das drogas no desenvolvimento social e cognitivo das crianças e adolescentes e o papel da família na educação preventiva.
Os professores da Escola também puderam participar da palestra, cuja abordagem contemplou a neurociência das drogas e seus impactos na aprendizagem do adolescente. Em outro momento, Dr. Wong também se dirigiu aos alunos sobre os diferentes tipos de drogas, seus efeitos e consequências.
Acreditamos que a informação e a prevenção sejam o caminho para a educação sobre o álcool e as drogas e temos certeza de que só conseguiremos trilhar esse caminho se envolvermos os alunos, suas famílias e a Escola.
No dia 20/09, recebemos novamente a Dra. Patricia Peck, advogada especializada em Direito Digital. Com o principal objetivo de informar e mostrar aos Pais Representantes a importância do controle parental no mundo digital e seus impactos na vida escolar e social das famílias, a Dra. Patricia abordou o assunto com muita competência e segurança. Pudemos ainda discutir e retomar o tema que já havíamos discutido em reunião de Pais Representantes sobre normas de conduta no uso das mídias sociais, o papel dos pais, dos alunos e da Escola.
A Dra. Patricia trouxe ainda alguns casos de cyberbullying e suas resoluções e apresentou também perigosas situações envolvendo grupos de conversas de whatsapp. Possibilitou aos presentes discutir o papel e a responsabilidade das famílias e da Escola nesses casos.
A infraestrutura de uma escola sofre constante desgaste e demanda manutenções e melhorias contínuas para garantir a funcionalidade e a qualidade das instalações. Além da renovação rotineira de equipamentos, móveis escolares, serviços de impermeabilização e pintura geral, entre outros, em 2017 tivemos alguns destaques:
Em mais uma etapa de consolidação dos processos automatizados do sistema ERP (Enterprise Resource Planning) utilizado na Escola, foram implantados o módulo de automação do ponto eletrônico em São Paulo e o módulo contábil e de patrimônio nas duas escolas. Aproveitamos a ocasião para reformular o plano de contas, de forma a estruturá-lo de um modo mais prático e compreensível.
Na área pedagógica, iniciamos o projeto de arquitetura dos cargos e a adequação dos níveis de carreira e salários, com apoio de uma consultoria especializada.
Gestão Escolar | |
Diretor-Geral | Jürg Leuenberger |
Diretor-Executivo | Marcel Brunner |
Diretora de Administração e Marketing | Karin Lillian Michaelis Buelau |
Diretora Escolar | Andréa Pimentel |
Coordenador Pedagógico 9º ano do EF à 4ª série do EM | Rubens Henrique Camargo Bueno |
Coordenador Pedagógico EF 4º ao 8º ano | Maurus Martin Sommerer |
Coordenador Pedagógico Educação Infantil e EF até 3º ano | Martin Bucher |
Consultor IB | Saulo Benjamim Vianna |
Estrutura Pedagógica |
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Nível | Idade | Série / Ano |
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Educação Infantil | 4 | Jardim I |
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| 5 | Jardim II |
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Ensino Fundamental I | 6 | 1º ano |
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7 | 2º ano |
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8 | 3º ano |
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9 | 4º ano | Certificação Externa de Exames de Língua |
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10 | 5º ano |
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Ensino Fundamental ll
| 11 | 6º ano | Alemão | Francês | Inglês |
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12 | 7º ano |
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13 | 8º ano | IVA A2 |
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14 | 9º ano | DELF A1 |
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Ensino Médio | 15 | 1ª série | DSD A2/B1 | DELF A2 |
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16 | 2ª série | DSD A2/B1 | DELF B1 |
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17 | 3ª série | DSD B2/C1 | DELF B2 |
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18 | 4ª série | DSD B2/C1 | DELF B2 | DALF C1 | CAE/CPE B2/C1/C2 |
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Preparação para Ingresso em Universidades |
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Diploma do Bacharelado Internacional (IB), reconhecido em diversas Universidades no Exterior. |
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Alunos matriculados | |||
| Suíços | Brasileiros e Outras Nacionalidades | Total |
Maternal I, II, III | 8 | 36 | 44 |
Pré I, II | 9 | 47 | 56 |
Educação Infantil | 17 | 83 | 100 |
1º ano | 12 | 54 | 66 |
2º ano | 9 | 48 | 57 |
3º ano | 13 | 48 | 61 |
4º ano | 13 | 48 | 61 |
5º ano | 10 | 48 | 58 |
Ensino Fundamental I | 57 | 246 | 303 |
6º ano | 10 | 43 | 53 |
7º ano | 8 | 44 | 52 |
8º ano | 7 | 45 | 52 |
9º ano | 8 | 38 | 46 |
Ensino Fundamental ll | 33 | 170 | 203 |
1ª série | 12 | 32 | 44 |
2ª série | 9 | 27 | 36 |
3ª série | 5 | 34 | 39 |
4ª série | 6 | 23 | 29 |
Ensino Médio | 32 | 116 | 148 |
Total - Início do Ano Letivo | 139 | 615 | 754 |
Diplomas de Línguas | |||||
Língua | Exame | Participantes | Aprovados | Aprovados% | |
Alemão
| IVA - A2 | 69 | 56 | 82% | |
DSD I | 49 | 35 | 72% | ||
DSD – II – B2, C1 | 23 | 19 | 83% | ||
Francês | DELF A1 | 45 | 44 | 98% | |
DELF A2 | 41 | 40 | 98% | ||
DELF B1 | 14 | 14 | 100% | ||
DELF B2 | 15 | 13 | 87% | ||
DALF C1 | 7 | 5 | 72% | ||
Inglês | CAE | B2 | 3 | 3 | 100% |
C1 | 18 | 18 | 100% | ||
C2 | 5 | 5 | 100% |
International Baccalaureate DiplomA
Resultados 2017
Candidatos | Aprovados | % | Média Geral |
29 | 26 | 90 | 31,48 |
Áreas de Interesse 2013 a 2017
Área de interesse dos 85 formandos = 51% do total de 166 no período de 2013 a 2017
Outros: | ||
Animação 3D |
| Oficial do exército |
Biologia |
| Hotelaria |
Engenharia Química |
| Ciências Humanas |
Ciências da Computação |
| Desenho Industrial - Design |
Artes Cênicas |
| Design de |
Engenharia Eletrônica |
| Relações e Negócios Internacionais |
Finance and Investment in Property |
| Artes Visuais |
Gastronomia |
| Aviação |
Universidades frequentadas no Brasil
Período de 2013 a 2017
Base de cálculo dos 85 alunos nas universidades - 69 entraram em universidades brasileiras
OUTRAS FACULDADES FREQUENTADAS NO BRASIL | |
AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras | PUC RS – Ciências Aeronáuticas |
Centro Universitário FEI | SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial |
Faculdade Cásper Líbero | UINFEI - Universidade Federal de Itajubá |
Faculdade Melies de Tecnologia | UNISA - Universidade de Santo Amaro |
PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica | Universidade Anhembi Morumbi |
Universidades frequentadas em outros países
Período de 2013 a 2017
Base de cálculo dos 85 alunos nas universidades - 16 entraram em universidades estrangeiras
EUA | Inglaterra |
George Washington University (EUA) | Imperial College Londres (Inglaterra) |
Hult International Business School San Francisco (EUA) | University of Reading |
University South of Florida (EUA) |
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| Outras |
Suíça | Erasmus University Rotterdam (Holanda) |
École Hôtelière de Lausanne (Suíça) | IE University (Espanha) |
University of St. Gallen (Suíça) | TU - Technische Universität Berlin |
| UCA - Pontifícia Universidad Católica da Argentina (Argentina) |
Canadá | Universidade de Coimbra (Portugal) |
UBC - The University of British Columbia (Canadá) | University of Sydney (Austrália) |
University of Toronto (Canadá) |
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